Você é daqueles que sua frio e começa a tremer quando tem que falar em público? Estar exposto diante de uma plateia é sempre um desafio. O objetivo de contagiar e despertar a admiração das pessoas às vezes é trapaceado por nossos maiores inimigos; o medo e a autocrítica. Ele age como um “freio de mão” na autoconfiança. Tremedeiras, suores, “vozes internas” questionando e duvidando da nossa capacidade, são alguns dos sintomas. Por mais eficientes que os recursos sejam, é necessário trabalho e determinação para vencer o nervosismo. Veja 5 dicas de como acabar com o medo de falar em público segundo a professora de teatro Lena Whitaker.
1- Visualize a cena, veja de que maneira você quer estimular e provocar a plateia. Veja a sua presença ocupando com propriedade o palco (ou a sala de apresentações, ou mesmo a mesa de reuniões). Imagine a plateia reagindo aos seus estímulos, te aplaudindo, te admirando.
2- Acredite naquilo que está dizendo, quanto mais isso fizer sentido pra você e quanto mais isso te envolver, menos espaço existe para o medo entrar.
3- Você só passa força se você se sente forte. A comunicação está intimamente ligada a autoestima. Para isso é necessário saber da sua capacidade e conectar-se a ela. Lembre-se de momentos em que sentiu orgulho de você em sua vida. Detecte qual foi a força que te fez agir e fazer acontecer naquela situação. Traga para esta apresentação esta força propulsora.
4- Treine várias vezes antes. A repetição é fundamental para que a apresentação se torne orgânica. Ensaie para alguém e peça um feedback.
5- Converse com o medo. Pergunte a você: Tenho medo de que? De ser desinteressante? De não saber responder as perguntas da plateia? De passar insegurança? Depois de detectados, treine especificamente estes medos. (No caso das perguntas realizadas pela plateia, escreva várias possíveis questões sobre o assunto e responda. No caso da insegurança e de ser desinteressante, treine a naturalidade e vá procurando ter prazer ao falar. Quando conseguir, tenha certeza que você será interessante. A “cura” da insegurança é o prazer! Neste caso, sugiro mostrar para alguém antes da apresentação.
Fonte: Exame