Em meio à recessão técnica que a economia nacional atravessa, os empresários vão na contramão do pessimismo e estão mais confiantes no país, , segundo a conclusão do índice de confiança do empresário industrial (ICEI) do mês de agosto, estudo divulgado pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). Segundo informações repassadas pelas assessoria da Fiepe, em esfera nacional, o índice de confiança do empresário industrial registrou um avanço, quase estável, de 0,1 ponto, enquanto o nível estadual cresceu 1,2 pontos, chegando a marca de 50,9 pontos.
Cenário recessivo não derruba confiança dos empresários das indústrias pernambucanas. Foto: Juliana Leitão/DP |
Na pesquisa também são avaliadas as condições atuais de Pernambuco, que apresentaram aumento próximo da estabilidade de 0,5 ponto. Esse crescimento foi influenciado pela melhoria da análise da economia brasileira por parte dos empresários locais, que avançou 1,0 ponto. Já os outros itens pesquisados tiveram pouco ou nenhum avanço. A avaliação da economia pernambucana teve alta quase estável de 0,1 ponto e a avaliação das condições da empresa permaneceu inalterada.
As expectativas até janeiro de 2015 tiveram variação positiva entre os empresários da indústria. O estudo mostrou aumento de 1,5 pontos nesse ponto, atingindo o índice de 54,6 pontos. Tal avanço foi consequência dos aumentos na expectativa em relação a economia do estado de 1,6 pontos e na expectativa em relação a economia da empresa, que teve alta de 2,0 pontos.
Fonte: Diário de Pernambuco
Fonte: Diário de Pernambuco