Case nacional, a 18ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana gerou R$24,15 milhões em vendas, atraiu 600 lojistas de 20 estados brasileiros, reunindo fabricantes de 17 municípios de Pernambuco. Evento registrou mais de 1,4 milhões de produtos vendidos e 5.600 pedidos fechados, movimentando a economia do polo Agreste até dezembro de 2014
18ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana supera expectativas no mercado têxtil nacional com aumento de 24%. Foto: Banner/Divulgação. |
O mercado parece se surpreender com o que acontece no Agreste de Pernambuco. Há muito não se fala em preço baixo e produtos de modinha. O cenário atual em Pernambuco envolve um trabalho continuo de aprimoramento e desenvolvimento de empresas, projetos de gestão e qualificação junto a entidades e associações regionais e estaduais, além de redes varejistas de todo o país, num vasto trabalho de posicionamento de imagem ao mercado.
Realizada de 20 a 22 de agosto em Caruaru (PE), a 18ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana apresentou os lançamentos das confecções do Agreste para a temporada Primavera-Verão 2015 nos segmentos de jeanswear, moda masculina e feminina, infantil, bebê, surfwear, streetwear, praia, fitness e lingerie, superou as expectativas, com um crescimento de 24% em relação à última edição de verão, sinalizando um aquecimento do varejo para o final de 2014 com cerca de 1.433.136 peças comercializadas.
Cenário em expansão
Segundo Ricardo Montenegro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – ACIC, realizadora do evento, além de gerar negócios, a Rodada demonstra a maturidade do polo Agreste em evolução produtiva e desenvolvimento de moda. “Pernambuco é um grande centro produtor de moda, possuímos mais de 15 mil indústrias ligadas ao setor do vestuário e precisamos apresentar este potencial produtor a todo o Brasil com geração de negócios, o que significa, ter produtos fabricados em Caruaru e região expostos nas vitrines de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Amazonas, Goiás e outros estados. Por meio da realização da Rodada, incentivamos o desenvolvimento econômico de todo o estado e especialmente da região do Polo da Moda do Agreste de Pernambuco”, garante o presidente.
Waldir Rocha, coordenador da Câmara Setorial de Moda pela ACIC, ressalta a importância do Arranjo Produtivo Local do Agreste Pernambucano, e o papel da Rodada na economia do estado. “Nosso Arranjo Produtivo Local gera mais de 150.000 empregos diretos e é a mola propulsora do desenvolvimento da região, sendo um dos segmentos que mais empregam no estado”, afirma Waldir. Segundo ele, o evento representa o futuro, projetando o polo no cenário nacional, com grande impacto para toda a cadeia produtiva da região.
Impactos positivos para as confecções e a economia locais
Representantes de confecções em todos os segmentos participantes da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana destacam o papel do evento na evolução das empresas. O contato com compradores de todo o Brasil impulsiona o desenvolvimento, pautado pela capacitação e investimento em tecnologia e materiais, resultando em melhorias da qualidade, associada a um preço competitivo.
Andrea Cristina, do Atacadão da Modinha, grife feminina de Santa Cruz do Capibaribe destaca o crescimento contínuo das vendas da marca desde a 13ª edição da Rodada. Com bom movimento em seu estande, a empresária também se mostra otimista com relação ao cenário do varejo: “Os clientes estão se preparando para as vendas de final de ano”, afirma, “tivemos um crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado”.
Para Lucilene Cabral, da Grazielle (empresa Surubinense), marca infantil, a Rodada divulga as marcas, e as coloca em contato com novos clientes, impulsionando a busca por um diferencial. “Nossa confecção, por exemplo, investiu em um novo método de aplicação, com recortes de tecido que somam texturas aos desenhos”, conta Lucineide, “embora a produção seja trabalhosa e resulte em um custo um pouco maior, as peças estão encontrando boa aceitação e ampliando os negócios”.
Realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana visa fomentar o polo de confecções de moda do Agreste, influenciando os processos produtivos desde o desenvolvimento dos produtos até o seu sucesso econômico. A 19ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana está prevista para fevereiro de 2015, no Polo Caruaru.
Fonte: Rodada Moda PE
Fonte: Rodada Moda PE