Por Elis Martins
Écio Costa, empreendedor serial, durante sua palestra (foto: Eduardo Siqueira) |
O segundo palestrante do evento do Movimento Empreenda no Recife, na noite de terça-feira (2/9), no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, foi Écio Costa, economista, consultor empresarial e empreendedor serial. Costa acumula o negócio próprio com a experiência em franquias, com duas unidades do Rei do Mate. Ele também é franqueador da Mais Sorriso e sócio da locadora de veículos CTC Locações, além de professor de economia na pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre outras atividades. De segunda à sexta-feira, ele ainda traduz a complexidade da economia em boletins na rádio JC News, do grupo Jornal do Commercio.
Segundo ele, o empreendedorismo é desvendado em quatro passos: Identificar a oportunidade, desenvolver um plano de negócios, captar recursos e parceiros, criar metodologia de trabalho. “É um mito afirmar que um empreendedor trabalha sozinho. No meu caso, nunca estou sozinho. Sempre tenho parceiros para diversos negócios, para cada empreendimento e vamos caminhando com bastante planejamento”, diz.
Ele disse que várias vezes recorreu ao “banco sogro”, que o ajudou a apostar nos negócios em que acreditava. “Empreender é assumir riscos altíssimos. Essa é a justificativa de algumas pessoas que não querem sair do seu lugar, da comodidade, para empreender em um negócio”, afirma.
Negócio próprio x franquias: qual é a melhor forma de empreender?
Uma franquia tem muitos benefícios: o índice de mortalidade é mais baixo, mas o grau de liberdade é bem menor que o negócio próprio. O ganho de marca, no entanto, é muito forte, assim como ganho de escala. O objetivo é fazer sua unidade dar certo: vender, atender bem, gerar lucro.
Já no negócio próprio o empreendedor é tudo. Desenvolve o marketing, o financeiro, corre atrás dos clientes. O empreendedor deve ter muito planejamento para não fracassar. Mas há pessoas inquietas, segundo ele, que querem desenvolver seu próprio produto. Nesse caso, cabe ao empreendedor saber o que é mais apropriado para o seu perfil.foi à frente, e mais recentemente, a coluna na Rádio JC News.
Fonte: Movimento Empreendedor