O avião continua sendo o principal meio de transporte dos turistas brasileiros. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, realizada com dois mil moradores nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, que representam 70% do fluxo de turistas do país, 63,2% dos que manifestam a vontade de viajar pretende fazê-la por meio aéreo.
Turismo! | Brasileiros viajam mais de avião pelo País. Foto: Ministério do Turismo |
Além disso, sete a cada dez viajantes optaram por destinos turísticos nacionais (70,3%), principalmente da Região Nordeste (52,1%). De acordo com a Associação Internacional de Empresas de Transporte Aéreo, a previsão é de que em 2024 tenha-se 200 milhões de viajantes brasileiros passando pelos aeroportos do país, o que colocaria o Brasil em terceiro lugar no ranking mundial de transporte aéreo doméstico (só atrás de EUA, China e Japão).
Os preços mais baixos das passagens, os investimentos nos aeroportos (que são causa e consequência do crescimento de passageiros) e o aumento do poder de compra da nova classe média ajudam a explicar os números. Além disso, nos últimos 10 anos em que houve esse boom, a classe média, que antes correspondia a 38% da população passou a representar 54% dos brasileiros – enquanto apenas 9% hoje são de baixa renda.
A pesquisa ainda mostra que nos próximos seis meses, 72,7% dos brasileiros pretendem viajar para destinos nacionais, enquanto 24,7% planejam viajar para o exterior. Das viagens nacionais, 25% serão feitas dentro da região onde o turista mora e 75% para outras regiões, sendo o Nordeste o destino preferido (53,7%).
Fonte: JC Online