Mais de um milhão e meio de turistas brincaram o carnaval em Pernambuco, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Turismo e Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). Na comparação com o carnaval de 2014, houve um acréscimo de 15% no número de visitantes. O número maior de turistas teve um impacto mais forte na economia local. O levantamento da Empetur aponta que mais de R$ 1 bilhão foram injetados na economia nos dias de festa.
|
Turistas injetaram mais de R$ 1 bilhão na ecCXonomia do estado durante o carnaval, de acordo com a Empetur. Foto: Clube FM |
A Empetur também divulgou que, segundo estimativas do Ministério do Turismo, Pernambuco teria recebido mais de 905 mil turistas que pernoitaram no estado. Dos turistas desembarcados no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Recife, 91% eram brasileiros e 9%, estrangeiros. Entre os que chegaram, 69% ficaram hospedados no Recife, 8% em Olinda, e 7% em Ipojuca.
São Paulo continua sendo o principal emissor de turistas nacionais (21%), seguido do Rio de Janeiro (11%), Bahia (7%) e Minas Gerais (5%). Entre os estrangeiros, os principais mercados emissores foram Alemanha (12%), Argentina (11%), França (11%) Itália (10%) e Estados Unidos (10%). No período do Carnaval, foram contabilizados 63 voos extras, vindos principalmente de São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Brasília.
O governo do estado também comemorou a ocupação hoteleira, que ficou em 92%. Na comparação com 2014, houve um aumento de quatro pontos percentuais. "Este ano, tivemos o acréscimo de cerca de quatro mil leitos em Pernambuco. Ainda assim, a ocupação hoteleira aumentou. Esse crescimento demonstra a força do carnaval do estado", destaca em nota o secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras.
Com informações do DP