Em homenagem ao Dia do Artesão, que é celebrado hoje 19/03, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), o Centro de Artesanato de Pernambuco, dentro do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape) e do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), promoverão um dia inteiro de intensa programação artístico-cultural.
Dia do Artesão - Centro de Artesanato de Pernambuco presta homenagens nesta quinta-feira (19). Foto: Governo de PE |
As homenagens terão início às 10h na entrada do Centro de Artesanato, no Marco Zero. Em seguida, os artesãos visitarão, gratuitamente, o Museu Cais do Sertão e o Paço do Frevo. Às 14, eles serão recebidos com um coffee break no próprio Centro de Artesanato e, às 15h30, prestigiarão a apresentação de grupo de dança no auditório do Centro. Às 16h ocorrerá uma confraternização entre os artesãos e às 17h o encerramento das celebrações pela data.
Em Pernambuco, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB/PE) já contabiliza 8.976 artesãos cadastrados. Os artesãos que ainda não possuem a Carteira do Artesão podem comparecer ao Centro de Artesanato do Marco Zero para realizar o cadastro e receber a Carteira no ato. Para isso é preciso ligar para o número 81 3181.3465, realizar o agendamento, e ir ao Centro munido de cópias dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência juntamente duas fotos 3x4, uma peça artesanal de sua autoria já finalizada e matéria prima para demonstração da produção da peça na hora.
PAPE// O Programa de Artesanato de Pernambuco, PAPE, foi criado em março de 2008 dentro da AD Diper com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor artesanal do Estado e valorizar o artesão pernambucano através de ações e políticas públicas.