domingo, 12 de abril de 2015

Em Riacho das Almas (PE), foi inaugurado o primeiro dessalinizador movido a energia solar da América Latina

Foi inaugurado neste sábado (11) o primeiro dessalinizador solar coletivo da América Latina, no município de Riacho das Almas, Agreste Central de Pernambuco. O equipamento retira o excesso de sais das águas captadas em poços tubulares profundos, tornando-as apropriadas para o consumo humano. Instalado no distrito de Camorim, atenderá 60 famílias do entorno e de localidades vizinhas. Toda a operação de tratamento (de 600 litros por hora) será realizada por meio de energia solar, captada por placas fotovoltaicas conectadas ao equipamento.
Em Riacho das Almas (PE), foi inaugurado o primeiro dessalinizador movido a energia solar da América Latina.
Foto: Prefeitura de Riacho das Almas
O sistema é composto ainda por dois reservatório de 5.000 litros cada. Um armazena a água recém-captada e o outro estoca o produto devidamente tratado e pronto para o consumo. A água é distribuída por meio de um chafariz eletrônico. O dessalinizador não utiliza baterias e é completamente automatizado – capta energia do sol e, imediatamente, começa a funcionar. A população beneficiada recebe fichas que garantem o fornecimento de 20 litros para cada família, possibilitando assim um controle do consumo e evitando desperdícios.

O sistema pioneiro na América Latina faz parte dos 201 dessalinizadores instalados pela Secretaria Executiva de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). Esses equipamentos são estratégicos para o reforço da infraestrutura hídrica das zonas rurais, pois atende a demanda por água potável em áreas distantes das fontes de energia elétrica. Representa ainda um impacto econômico positivo por meio da redução do uso de carros pipas pelas comunidades, bem como através da melhoria da saúde pela ingestão de água de boa procedência.

Em Riacho das Almas, uma parceria entre a SDEC e a Prefeitura Municipal aproveitará a chamada água residual do processo de dessalinização para desenvolver a produção de pescado. O teor de sais é propício para criação de tilápias. Serão escavados tanques em áreas próximas, que serão cobertos por uma lona especial para receberem os peixes. O planejamento da Prefeitura é de ainda instalar uma pequena unidade de beneficiamento no local.

Com informações do Governo de Pernambuco