terça-feira, 15 de setembro de 2015

Itep comemora resultados positivos do Programa Água Doce

Imagem: Divulgação
Com o objetivo de democratizar o acesso à água de boa qualidade às comunidades do semiárido nordestino e alguns municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, o Governo Federal vem implementando o Programa Água Doce (PAD) que visa o aproveitamento de águas subterrâneas salobras e salinas, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização sustentáveis para atender as populações de baixa renda. Desde abril desse ano, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) atua no programa realizando testes de bombeamento e análise das características da água e do solo em poços na Bahia via contrato com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema).

Nos últimos cinco meses, a equipe do Itep concluiu 171 poços, nos quais 143 foram realizados testes de vazão, cinco apresentaram-se secos, dez obstruídos e 13 com problemas de acesso e liberação. Nos poços com vazão, foram realizadas análises físico-química e bacteriológicas das águas e físico-química do solo. “As localidades com obras prioritárias foram atendidas e a equipe da Sema mostrou-se está satisfeita com o trabalho desempenhado pelo Itep”, afirma a gerente da Gerência Executiva de Físico-Química e Biologia (GFQB), Ângela Oliveira, que está à frente do contrato.

Nos últimos meses, o instituto intensificou as atividades relativas ao PAD, alcançando 50% de crescimento nas taxas de poços concluídos entre julho e agosto. “As condições climáticas estão mais favoráveis, a equipe também adquiriu mais experiência. Estamos trabalhando com um novo modelo de gestão e mobilização das equipes com o apoio da atual diretoria. Todos esses fatores estão contribuindo para continuarmos atingindo a meta de trabalho definida”, aponta o geólogo Leandro Durval. Até o momento, 14 poços foram feitos em setembro e a expectativa é concluir mais 60 ainda este mês.

Na realização do trabalho, 24 profissionais estão em campo divididos em três equipes que já passaram por 18 dos 41 municípios baianos beneficiados pelo projeto. Para efetuar o serviço em tempo hábil e em conformidade com as exigências normativas, o Itep conta com o suporte do Laboratório Móvel (LabMóvel) e mais duas unidades portáteis para que os ensaios bacteriológicos, pH e temperatura sejam efetuados em campo. Já as análises físico-químicas e de solo, são realizadas na sede do instituto, no Laboratório de Química Analítica (LQA) e Laboratório de Tecnologia Ambiental (Labtam). O contrato com a Sema prevê a realização de 1.925 análises físico-químicas e bacteriológicas da água e 385 análises do solo em 770 poços.  

AUDITORIA – De 31 de agosto a 4 deste mês, as obras do PAD foram vistoriadas por uma equipe do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A auditoria identificou que o trabalho do Itep vem sendo executado de maneira correta de acordo com as orientações do MMA e as diretrizes do programa. Os auditores do Ministério acompanharam os trabalhos realizados pelo Itep em Conceição do Coité e Juazeiro. “O apoio e a dedicação de todos possibilitaram essa conquista. Agradecemos e enfatizamos a importância da continuidade deste apoio para cumprimento das metas”, destaca Ângela Oliveira.

Com informações da Assessoria de Imprensa