quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Associação Comercial e Empresarial de Caruaru propõe congelamento do IPTU 2016

Imagem: Divulgação/Reprodução
Tendo em vista a crise econômica e política que o país atravessa, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) encaminhou ofício com proposta de congelamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) para a Prefeitura de Caruaru. A sugestão é de estagnar o tributo para o exercício de 2016 de acordo com os valores de referência praticados em 2015 para imóveis de uso comercial e empresarial, desconsiderando a inflação acumulada.

Em reunião de Diretoria, realizada nesta quinta-feira (12), o presidente da Entidade, Osíris Lins Caldas, assinou o documento que foi entregue ao governo municipal. Deste modo, a Associação pretende incentivar a aproximação do poder público e da classe empresarial com o propósito de minimizar os efeitos da crise. O texto foi aprovado por unanimidade pelos membros da Diretoria presentes.

A Acic utilizou entre seus argumentos a atualização do valor venal dos imóveis e a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV) que encarecem o imposto e resultam em imprevisibilidade para o planejamento financeiro das empresas. Além disso, o objetivo é também o de manter os níveis de adimplência, considerando que o contribuinte- empresário estará ciente do comprometimento financeiro com o IPTU e não irá prejudicar o orçamento corporativo com possíveis ajustes no valor do próximo ano.

A medida foi tomada com a finalidade de defender as reivindicações dos associados, sabendo dos impactos já causados pelo período e da provável recuperação lenta da economia brasileira. A Associação está confiante na sensibilidade do poder público, que demonstra constante preocupação com o desenvolvimento de Caruaru.

Com informações da ACIC