Imagem: Divulgação/Reprodução |
De 24 a 28 de fevereiro, Caruaru sedia o Marchador Imperial com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). O evento é realizado com os objetivos de fomentar o turismo rural na região e divulgar a raça de cavalos Mangalarga Marchador. A estrutura montada no Polo Caruaru oferece restaurantes, lounge, área para as crianças, uma praça de food trucks e arquibancadas no espaço onde será realizada a exposição.
A programação conta com a VII Etapa do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador, uma competição de marcha, a I Expo Especializada Marchador Imperial e leilões de animais e embriões. No dia 25 de fevereiro, a partir das 17h, acontece a solenidade de abertura da Exposição Marchador Imperial, seguida de mostra dos animais que estarão disponíveis em leilão. O evento tem entrada gratuita e aberta ao público, exceto para os leilões que têm o acesso limitado para compradores e criadores de cavalos.
No dia 26 de fevereiro, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Daniel Borja, chega ao município para prestigiar o evento. “Este evento em Caruaru visa a democratização da participação dos criadores nordestinos em eventos nacionais”, afirma. De acordo com a ABCCMM, Pernambuco é o segundo maior estado do Nordeste na criação do Mangalarga Marchador e o sexto estado brasileiro na criação da raça.
Uma das novidades deste ano é a transmissão ao vivo pela TV Terra Viva do leilão que será realizado no dia 27 de fevereiro, a partir das 20h. Os organizadores estimam que a movimentação financeira dos dois leilões alcance os três milhões de reais. O potencial de venda da raça é expressivo: os óvulos fecundados, por exemplo, podem custar aos investidores R$ 120 mil. A expectativa é de que 200 animais estejam no evento.
“A região é muito focada no Quarto de Milha, devido à tradição das vaquejadas. Por isso, criamos este evento para difundir a raça que é bastante adequada ao estilo de turismo da região. É um cavalo de sela, de marcha, ótimo para cavalgadas, próprio para a família”, destaca o idealizador do Marchador Imperial, Márcio Mahon.
Da Assessoria