|
Imagem: Divulgação/Reprodução |
Pensando em oferecer mais qualidade de vida aos servidores e à população, a Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) e o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ-PE) acabam de abrir oficialmente a primeira edição da Feira Orgânica. O evento, lançado esta semana será realizado semanalmente, sempre às terças-feiras, das 10h às 15h, no estacionamento do Edf. Sede da Sefaz-PE.
A iniciativa, idealizada pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Sefaz, faz parte do Programa Qual Vida e tem como objetivo a conscientização da população e a oferta de produtos livres de agrotóxicos, respeitando a saúde do consumidor e o Meio Ambiente.
Para Ana Paula Xavier, à frente da SGP, a primeira edição representa o início de projetos maiores que podem surgir, a partir de agora. “O dia de hoje superou tudo o que pensamos e só foi possível graças ao total apoio recebido pela SGP do secretário da Fazenda, Marcelo Barros, e do secretário executivo de Coordenação Institucional, Leonardo Santos. Estamos muito felizes, porque a SGP precisa de pessoas que acreditem em projetos como esse e que pensem no servidor”, revelou a superintendente.
Ela também credita o sucesso da ação à parceria do TJ-PE. “Somos parceiros da ideia a três anos, realizando feiras orgânicas na Semana do Meio Ambiente, no entanto queríamos algo mais constante, que fizesse parte do dia a dia da Sefaz. Estamos realizando um sonho”, reforçou Ana Paula.
Glaucia Ferraz, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da SGP, disse que a ação contará com cinco barracas semanalmente, com o intuito de aumentar a oferta de produtos, de acordo com o aumento da procura. “Sou adepta dos orgânicos há muito tempo e por isso sei da importância da Feira. Os orgânicos trazem visivelmente mais sabor, mais qualidade à mesa e à saúde. É isso que queremos oferecer aos servidores e ao público externo”, explicou.
Iracema Severina, produtora de bolos, pães e doces orgânicos, veio de Lagoa de Itaenga comercializar os seus produtos e elogiou a iniciativa da Sefaz. “Somos da ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores do Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos) e estamos felizes com a possibilidade de estar aqui. Nossa expectativa foi bem mais que superada e queremos voltar em todas as edições”, afirmou.
Norma Mazzoni, da Esafaz, levou para casa legumes, hortaliças e bolos, prometendo também assiduidade. “Busco, na medida do possível, comprar orgânicos e hidropônicos no supermercado. Saber que agora posso comprar aqui é fantástico”, elogiou.
Quem também voltou satisfeita para casa foi Erica Miranda, do TJ-PE. “Sou adepta dos orgânicos há alguns anos e só tenho que agradecer à Sefaz pela parceria e por nos oferecer esse espaço semanalmente”, disse.
Os produtos comercializados são monitorados pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Três representantes da entidade compareceram ao evento e levaram amostras para análises técnicas.
A Feira Orgânica contou, ainda, com o apoio da Pernambucred, na confecção de faixa, aventais usados pelos produtores, tocas e bolsas.
Da Assessoria