Foto: Instituto Avante Brasil |
Publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial de Pernambuco, mais uma mudança no calendário de pagamento do IPVA 2017. Desta vez, a medida foi tomada para corrigir um erro na publicação anterior. A terceira cota dos carros com placas terminadas em 3 e 4 vence no dia 18 de abril e não no dia 14 do mesmo mês. Já a terceira cota dos carros com placas terminadas em 5 e 6 vence no dia 20 de abril e não no dia 18 do mesmo mês.
No dia oito de dezembro, o governo de Pernambuco voltou atrás e decidiu que o pagamento da cota única e da primeira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será adiado de janeiro para fevereiro de 2017. A decisão foi tomada pelo governador Paulo Câmara, em reunião com o secretário da Fazenda, Marcelo Barros. Foi mantido o pagamento da parcela única com o desconto ampliado de 5% para 7%.
Na véspera, o governo do estado havia anunciado o adiantamento no prazo de recolhimento do IPVA por meio do decreto 43.866, assinado pelo governador. Se a medida tivesse sido mantida, os veículos com placas terminadas em 1 e 2 teriam data de pagamento da primeira cota ou cota única do imposto marcado para o dia 17 de janeiro e não mais em março, como acontecia até então e todos os veículos deveriam ter o tributo pago até março e não mais até maio. O cronograma de prazo de quitação segue calendário de acordo com o último dígito da placa do carro.
IPVA 2017 terá redução
Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis (FIPE), mostram que o valor venal dos veículos caiu 3,8% em 2016 em comparação com 2015. No caso dos automóveis, a redução foi de 4,5%. Já para caminhões, o preço diminuiu, em média, 6,3%. O valor do IPVA ficará menor porque ele tem como base os preços divulgados na Tabela FIPE.
Do Diário de Pernambuco