Imagem: Divulgação/Facebook (Fábio Menezes) |
Estudo com mais 160 empresas revela que os microempresários enxergam o ano de 2017 com otimismo e apontam os próximos meses como cruciais para o setor. A pesquisa foi feita Amcham, em parceria com a TGI Consultoria, e foi apresentada, essa quarta (10), durante o lançamento do Encontro de Pequenas e Médias Empresas da Amcham, que passará a ter reuniões bimestrais e abordará temáticas estratégicas para o mercado local.
A pesquisa revelou alguns dados que vão servir para os futuros encontros. “Debater gestão, futuro das empresas e perspectivas de mercado são muito importantes para o bom andamento das empresas. Esse é o objetivo da pesquisa”, comentou a gerente regional da Amcham, Alessandra Andrade. Ela ainda lembrou que o encontro vai reunir forças. “O encontro bimestral vai ajudar muito os microempresários. Pois nãovai apenas fazer levantamentos. A ideia é estudar, trazer temas relevantes para o setor, que é um dos mais importantes do País na geração de emprego”, ressaltou.
Segundo o estudo, 79% dos empresários pernambucanos se mostram positivos diante do cenário de crise, mas enxergam desafios a serem superados. Cerca de 70% dos entrevistados acredita na recuperação da economia e avaliam que 2017 tem um ambiente de negócios melhor do que o de 2016.
Dentro desse universo, 36% acreditam que será possível aumentar o faturamento de suas empresas em até 30%. “ Esses dados servem para traçar um perfil do empresário, saber suas necessidades e objetivos a serem alcançados no futuro”, disse Alessandra. A pesquisa revelou que 80% das empresas ouvidas são do segmento de serviços, seguido de comércio (10%), indústria (7%) e 2% de agronegócio.
Da Folha de PE