Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas |
O horário de verão começa à 0h deste domingo (15) e é preciso ficar atento a algumas mudanças de horário, já que os relógios serão adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Pernambuco e os demais estados do Nordeste e do Norte não aderem à medida, mas a mudança modifica serviços utilizados nacionalmente.
O principal impacto está nos transportes, principalmente no aéreo. Até o dia 17 de fevereiro de 2018, data em que acaba o horário de verão, passageiros de voos devem ficar ligados nas mudanças das companhias aéreas. Gol e Latam vão antecipar em uma hora os voos que partem do Norte e Nordeste. Então, por exemplo, se um voo está programado para decolar de Recife à Brasília às 15h30, irá partir às 14h30. Se o voo for no sentido inverso, não haverá mudança no horário de partida, apenas no da chegada. Já Azul e Avianca informaram que não haverá alteração nos seus horários de embarque.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explica que os horários dos bilhetes das passagens aéreas serão impressos pela hora local, sendo dever da companhia “informar e orientar sobre eventuais alterações nos horários programados”. O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil também recomenda que passageiros de ônibus devam seguir o horário de embarque impresso no bilhete. A programação das emissoras de rádio e TV nacionais também podem modificar sua grade de programação.
Com a implantação do horário de verão, o governo federal tem o objetivo de reduzir o uso de energia, já que é o período de maior luz solar nas regiões mais distantes da linha do Equador. No último número anunciado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o período relativo ao horário de verão de 2015/2016 teve uma economia de 2.185 Megawatts (MW), o que representa uma redução de R$ 147,5 milhões.
Da Folha de PE