Memorial Capiba abrigará além de um museu, biblioteca e escola de música (Foto: Reprodução/ Divulgação) |
Por Fernando Guerra
Projetado para o funcionamento de um Museu que abrigará todo o acervo do compositor Capiba, além de uma biblioteca e da Escola de Música, o Memorial Capiba deverá ter suas obras iniciadas nos primeiros meses do ano vindouro.
Trata-se de um grande desafio e que exigirá uma mobilização geral da população surubinense para que seja concluído.
O projeto é ousado e, certamente colocará o município no mapa cultural do país. A preservação, divulgação e valorização de todo o legado do compositor Capiba a partir desse espaço dará uma visibilidade nacional a Surubim e trará grandes benefícios à cidade, sobretudo turísticos e culturais.
Com um terreno de cerca de 740 m² doado pelo ex-prefeito Túlio Vieira, localizado entre a sede da OAB e o Batalhão da PM e já com a confirmação de que sua construção terá integral apoio da atual gestora municipal Ana Célia, pode-se afirmar que o Memorial sairá do papel. Com certeza se transformará num dos maiores empreendimentos culturais de todo o interior pernambucano.
O projeto arquitetônico foi elaborado pelos estudantes de arquitetura Janiclécia Santana, Pollyana Barbosa, Wesley Gomes, Helton Barbosa e pelos arquitetos Makswel Cavalcanti, Ana Caroline e Evellyne Tavares.
O Memorial Capiba reúne todas as condições para se transformar em motivo de orgulho elevando a auto-estima de todos os surubinenses.