A cada quatro músicas executadas nos trios elétricos, uma tem que ser frevo, conforme documento assinado entre representantes de blocos e o MPPE . Foto: Divulgação / Negócios & Informes |
Este ano, o repertório dos trios elétricos no Carnaval de Surubim ou Desfile das Meninas Virgens, como é mais conhecido, terá uma novidade: a obrigatoriedade de ter 25% de frevos, ou seja, a cada quatro músicas tocadas, uma deverá ser o autêntico ritmo pernambucano. A determinação está no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representantes dos blocos e os organizadores do evento.
A sugestão foi do Conselho Municipal de Cultura, encaminhada através de ofício destinado ao promotor de Justiça, Garibaldi Cavalcanti. Caso os blocos desobedeçam a regra, irão sofrer penalidades como o pagamento de multa, conforme prevê o documento. A obrigação dos trios elétricos tocarem frevo no Carnaval de Surubim, terra natal do mais famoso compositor do gênero no país – Capiba, chegou a ser debatida na Câmara de Vereadores do município, mas nunca foi colocada em prática.
Outra sugestão idealizada pelo conselho e acatada, desta vez pela Prefeitura, foi a criação de novos polos carnavalescos. Vão funcionar nesta edição da festa, o “Polo Imaginário Popular Mário Júnior” que irá acontecer na concentração do Cortejo Cultural da sexta-feira (16), em frente ao Clube Independência, na Avenida São Sebastião, tendo como atrações o Bloco Compositores e Foliões e Noé da Ciranda e o “Polo Carmo Guerra”, com programação no sábado (17), na Rua Maria Barbosa, a rua do Restaurante Capitu, onde serão realizadas as apresentações dos blocos líricos e do cantor Geraldo Maia, que fará um show só com músicas de Capiba, homenageado do Carnaval. A terceira proposta do conselho, aceita também de imediato pelos organizadores, foi a de que o palco principal da folia, montado no Pátio da Usina, recebesse o nome de “Palco Capiba”.
O Carnaval de Surubim acontece de 16 a 18 de fevereiro e contará com dois trios elétricos no sábado (17) e nove no domingo (18), além de blocos líricos e grupos culturais como maracatus e caboclinhos. Confira a programação completa clicando AQUI.
Do Correio do Agreste