Imagem: Divulgação/Reprodução |
A recuperação dos empregos formais no Brasil e, principalmente, em Pernambuco foi o tema central da conversa entre o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, e empresários da indústria pernambucana, na manhã desta sexta-feira (16), na FIEPE. Ao todo, 30 empresários do segmento participaram do encontro.
“O estreitamento desse diálogo é de grande importância para o setor produtivo do Estado. Para Pernambuco voltar a se desenvolver é preciso unir forças e procurar sempre se manter proativo na defesa dos interesses e no desenvolvimento de política públicas que atendam tanto o trabalhador quanto o empresário”, destacou o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger.
No encontro, o ministro afirmou que, mesmo diante de um cenário desfavorável, com dois anos de queda no PIB, o Brasil vem apresentando melhoria nos dados econômicos, que já refletem na geração de novos empregos. “Tivemos o melhor mês de janeiro dos últimos cinco ou seis anos, em que foram gerados 77 mil postos de trabalho. Melhorias proporcionadas por alguns avanços, como a lei da terceirização, a modernização trabalhista e o eSocial. Vamos caminhar nessa linha, com muita segurança jurídica e diálogo, para que possamos recuperar os empregos que foram perdidos e colocar o Brasil numa agenda de competitividade”, afirmou Yomura.
Empresários também tiveram a oportunidade de expor entraves do setor produtivo, como o excesso de regulações e visão fiscalizatória, a exemplo de determinadas normativas das NRs 10, 12 e 15. Outra questão levantada pelos participantes foi a Lei do Aprendiz, que impõe a contratação de jovens até mesmo para empresas que concentram suas atividades em chão de fábrica, local onde o trabalho desses menores não é permitido.
Além do ministro, empresários e dirigentes da FIEPE, o superintendente regional do Trabalho em Pernambuco, Geovane Freitas, o vereador e presidente da Força Sindical em Pernambuco, Rinaldo Júnior, e auditores do trabalho participaram da reunião.
Da Assessoria