quarta-feira, 28 de março de 2018

Prorrogação | Em Casinhas e Surubim, quem perdeu o prazo da biometria pode regularizar situação em abril

Imagem: Divulgação/Reprodução-Internet
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) encerrou nesta terça-feira (27/03) o prazo para o recadastramento biométrico do Ciclo 2016-2018 em vinte cidades. Mas quem perdeu o prazo não precisa se preocupar. Durante todo o mês de abril, o eleitor poderá procurar o cartório ou posto eleitoral de sua cidade, regularizar a situação, fazer o recadastramento biométrico e votar tranquilamente nas Eleições de outubro.

Nesta terça-feira, o TRE finaliza o recadastramento formal em Agrestina, Belém de São Francisco, Bodocó, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Casinhas, Exu, Flores, Gameleira, Lagoa do Carro, Mirandiba, Riacho das Almas, Ribeirão, Sairé, São José do Belmonte, São José do Egito, São Lourenço da Mata, Surubim, Triunfo. 

Nos municípios onde foram identificadas as maiores demandas, a Justiça Eleitoral pediu reforço de servidores e da Polícia Militar. Foram mobilizadas quatro equipes com cinco policiais e agentes de segurança judiciário para os cartórios e postos da Região Metropolitana do Recife (RMR). No interior do Estado, pelo menos dois policiais estiveram presentes em cada uma das unidades da Justiça Eleitoral.

É importante lembrar que o Recife e outros municípios já fizeram a biometria. Portanto, quem já se identifica usando as digitais na hora de votar, não precisa fazer um novo recadastramento. No caso de Jaboatão dos Guararapes, a biometria só começará em 2021.

SEGUNDA CHANCE
Se o eleitor vota num dos municípios onde a biometria termina hoje e, por algum motivo, não conseguiu fazer o recadastramento pode comparecer à unidade da Justiça Eleitoral já a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de abril.

É preciso levar documento de identidade, comprovante de residência e, para homens acima de 18 anos, Certificado de Alistamento Militar (CAM). Com isso, o título eleitoral (que foi cancelado por causa da perda do prazo) será novamente validado.

Vale destacar que no dia 9 de maio próximo, o cadastro eleitoral será fechado. Aí, sim, quem não se recadastrou, sofrerá grandes transtornos porque o título continuará cancelado. Com isso, além de não poder votar nas Eleições de outubro, poderá haver restrições no CPF e a perda de benefícios de programas sociais como o Bolsa Família. Com o título cancelado, o cidadão deixa de obter matrículas em instituições públicas de ensino e será impedido de tomar posse em cargo público. Também deixará de obter ou renovar passaportes, entre outros impedimentos.

Diante de tantos transtornos, a dica para aqueles que perderam o prazo da biometria, é: aproveite o mês de abril e compareça ao posto da Justiça Eleitoral da sua cidade.

Durante todo o mês de abril, o eleitores poderão também: a) mudar de cidade (transferência do domicílio eleitoral); b) regularizar pendências (multas); c) atualizar dados (endereço, estado civil, profissão, grau de instrução etc); d) solicitar certidões, ou e) fazer o primeiro alistamento (maioria dos jovens entre 16 e 18 anos).

Do TRE Pernambuco