terça-feira, 31 de julho de 2018

SESI lança campanha para estimular qualidade de vida nas indústrias de PE

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) lança, nesta terça-feira (30), uma campanha para estimular a qualidade de vida entre as indústrias pernambucanas. Para isso, a entidade selecionou casos de sucesso de empresas do Estado que realizam ações para fomentar a saúde de seus colaboradores e que tornam o ambiente de trabalho seguro. Foi assim que a Rota do Mar, uma das mais importantes indústrias de confecção do Estado, foi escolhida para estrelar o vídeo que mostra as iniciativas que adota para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e, com isso, aumentar a produtividade da empresa. O vídeo vai ser veiculado nas mídias sociais para disseminar mais rapidamente o conteúdo entre o público. Confira o material:


A Rota do Mar apresentou a ginástica laboral, utilizada para auxiliar os colaboradores a evitarem lesões por esforços repetitivos, contribuir para a manutenção do bom clima organizacional e estimular a cooperação da equipe como uma ação de destaque para garantir essa qualidade de vida entre seus trabalhadores. Além disso, o gestor de pessoas da empresa, Ezequias Júnior, lembrou de outras ações como os programas exigidos pela lei, a vacinação, entre outras iniciativas que vêm sendo realizadas ao longo desses 11 anos de parceria com o Sesi, dos quais apenas nos últimos 5 anos resultaram em mais de 4 mil atendimentos. “Eu incentivo que os gestores, os empresários invistam no seu capital humano. Empresa não funciona sem pessoas”, recomendou Ezequias.

O superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões, avalia que “a campanha é muito importante, uma vez que apresenta para a sociedade as iniciativas relevantes que as indústrias têm tomado em prol do bem-estar de seus colaboradores e também sensibiliza outras empresas a adotarem ações semelhantes que retornam para elas em forma de maior produtividade e, consequentemente, aumento de competitividade”. (Imagem | Divulgação / ASCOM)

Surubinense conhecido como "Luiz Cobrador da 1002" é localizado em Surubim

Imagem: Divulgação/Reprodução

Acabamos de ser informados que o surubinense Luiz dos Santos Ferreira, conhecido como Luiz Cobrador da 1002, de 37 anos, desaparecido na tarde ontem (30, foi localizado na madrugada desta terça-feira (31) na cidade de Surubim. 

Conforme uma fonte revelou à nossa redação, Luiz teria tentado se suicidar, alguns parentes encontraram ele em uma residência abandonada próximo ao bairro Chã do Marinheiro, o mesmo estava com os pulsos cortados e com muitos arranhões. O homem foi socorrido para um hospital local. 



Da Redação (Negócios & Informes)

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Família procura homem desaparecido em Surubim. Ele é conhecido como Luiz Cobrador da 1002 e reside em Surubim

Luiz dos Santos Ferreira, conhecido como Luiz Cobrador da 1002, de 37 anos, desapareceu na tarde desta segunda-feira (30), na cidade de Surubim, no Agreste. O homem reside na Rua Santos Dumont, Bairro da Cabaceira, no município de Surubim. Ele foi visto pela última vez em um matagal localizado no bairro da Chã do Marinheiro. Sua família está aflita e pede a quem tiver qualquer informação sobre o seu paradeiro, favor ligar para qualquer um dos seguintes telefones: (81) 9 8226.5332 / 9 9753.2448 / 9 9779.3167.
Foto: Divulgação/Reprodução

Da Redação (Negócios & Informes)

Sancionada Lei que cria Conselho Municipal de Segurança Comunitária do Município de Surubim

(Foto: Divulgação/Reprodução)
Preocupada com o atual estado da segurança de nosso município, a Prefeitura Municipal de Surubim, na pessoa da prefeita Ana Célia, sancionou a Lei 106/2018, que cria o Conselho Municipal de Segurança Comunitária do Município de Surubim, órgão colegiado, de natureza deliberativa das políticas de Segurança Pública e de assessoramento aos Poderes Públicos nas questões relativas à Segurança Pública do Município e ao combate à criminalidade.

O Projeto foi encaminhado após a demanda de uma reunião realizada na última segunda-feira (23). 

Participaram do encontro a prefeita de Surubim, Ana Célia, o juiz da segunda Vara, Dr. Joaquim, o promotor de justiça do município, Dr. Garibaldi, a procuradora do município, Danusa Piancó, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Brito, e a presidente da CDL -Surubim, Roberta Aguiar.  

A ação comprova o engajamento da gestão em busca de soluções que impeçam ações como a última ocorrida no município, na qual quatro bancos sofreram as consequências de uma ação criminosa em grande escala. Com a Criação do Conselho Municipal de Segurança, a Prefeitura e os Poderes Legislativo e Executivo criam elos com a sociedade numa busca conjunta por melhores condições de funcionamento dessas instituições financeiras na cidade.

Da ASCOM Surubim

Sesc abre inscrições para seleção de Jovem Aprendiz no interior de Pernambuco

(Foto: Divulgação/Reprodução)
Desde a última quarta-feira (25/7), o Sesc está com inscrições abertas para o processo de seleção simplificada de Jovem Aprendiz no interior de Pernambuco. São oferecidas, ao todo, 19 vagas, duas delas para pessoas com deficiência, em oito unidades do Agreste e do Sertão, nas cidades de Arcoverde, Araripina, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Pesqueira, Surubim e Triunfo. Os interessados em participar do processo podem se inscrever no site www.selecaoaprendiz.sescpe.com.br.

A inscrição é gratuita e limitada aos 30 primeiros candidatos em cada localidade. As duas vagas para pessoas com deficiência são para as unidades de Triunfo e Arcoverde. Estão aptos a participar do processo seletivo jovens e adolescentes de 14 a 24 anos incompletos (a idade máxima não se aplica às pessoas com deficiência); estar cursando, no mínimo, o 7º ano do Ensino Fundamental; e não ter ingressado no ensino superior. O candidato também não pode ter sido Jovem Aprendiz do Sesc anteriormente ou ter concluído curso de Aprendizagem similar.

Além da bolsa, no valor de R$ 448,45, o programa fornece vale-transporte, fardamento e curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, coordenado pelo Senac. Durante o programa, que tem duração de um ano, os selecionados vão auxiliar nas atividades administrativas. A jornada é de 20 horas semanais.

domingo, 29 de julho de 2018

Direitos Ilusórios: enganos comuns sobre os direitos do consumidor

Consumidora fazendo compras num supermercadoFoto: Arquivo / Agência Brasil
Apesar da amplitude e boa redação do nosso Código de Defesa do Consumidor, e talvez por isso, alguns direitos são alegados por consumidores, sem que realmente existam. Outras vezes, até existem, contudo, não na forma imaginada ou pretendida. Entre alguns corriqueiros enganos, os mais comuns nas relações de consumo são os seguintes: 

01- Direito de arrependimento: O direito de arrependimento estipulado no CDC é de sete dias, ocorre que, apenas para compras não físicas; ou seja, àquelas realizadas por telefone ou por sites da Internet, por exemplo. Nada impede que prazos, como este ou superiores existam nas compras físicas, mas, tais prazos terão que ser fruto de negociação com a loja ou veiculados em publicidades dessa mesma loja ou cadeia. 

02- Devolução em dobro do valor: Quando há uma cobrança indevida, ao consumidor, o direito a receber em dobro o valor cobrado a mais. Vamos esmiuçar: esse valor corresponde ao dobro, somente do que foi cobrado a mais, ou seja, não corresponde a totalidade do valor pago multiplicado por dois. Esse é um dos equívocos mais recorrentes no mercado. 


03- Erro latente: Os produtos que constem mais de um preço, devem ser respeitados, o menor deles. Mas, isso não é absoluto. Se houve falha na exposição, claramente equivocada, como a perda de uma casa decimal ou um valor absolutamente inacreditável, cinco vezes menor que a média, por exemplo, o consumidor não poderá, de má fé, querer se beneficiar a qualquer custo. De outro lado, não ocorrendo isso, ou, havendo suspeita das famosas “pegadinhas”, onde o preço da parcela aparece em evidência e o real preço em letras miúdas ou mascaradas, a coisa muda de figura. Cada caso concreto tem suas peculiaridades; o que não venha a ser resolvido administrativamente, caberá solução às autoridades judiciais ou órgãos de proteção ao consumidor, que sejam para tanto avocados. 

04- Aceitação de cartão ou cheque: Nenhum estabelecimento, mesmo em 2018, é obrigado a aceitá-los. Pode trabalhar somente com “dinheiro vivo”. Apenas, cabe ao estabelecimento informar tal fato ao consumidor de forma prévia e ostensiva. 

05- Troca de produtos: As trocas não são instantâneas, como se gostaria. O fornecedor tem respaldo no CDC, um prazo de 30 dias, para que o produto seja reparado (Art. 18, CDC). Caso, ultrapasse esse prazo e o acordo não seja cumprido ou se o produto continuar com vício, daí, é possível trocar por um produto novo ou pedir a devolução do valor. Estabelecimentos, às vezes, divulgam o seu próprio prazo divergindo do CDC, beneficiando o seu freguês, todavia, são políticas internas de cada empresa; não devendo ser usado como argumento legal pelo consumidor.

Da Folha de PE

sábado, 28 de julho de 2018

Klebson Oliveira se apresenta neste sábado no "Poesia na Feira" em Surubim

O poeta, cordelista e declamador casinhense Klebson Oliveira (foto) volta a se apresentar na manhã deste sábado (28), dentro do projeto "Poesia na Feira", do Sesc Ler Surubim, na Praça Dídimo Carneiro, no Centro da cidade, ao lado dos poetas Hélder Makenze e Luiz Esperantivo, das 10h às 11h. Vale a pena conferir!
Hélder Makenze e Klebson Oliveira
(Foto: Divulgação/Reprodução)
Do Mais Casinhas

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Censo mostra aumento da área destinada à agricultura no país

AgriculturaFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O número de estabelecimentos agropecuários no Brasil caiu 2% no ano passado em relação a 2006, passando de 5,17 milhões para 5,07 milhões. Já a área total teve uma expansão de 5%, passando de 333,6 milhões de hectares para 350,2 milhões de hectares. Esse aumento corresponde a uma área de 16,5 milhões de hectares, quase o tamanho do estado do Acre.

Os dados são preliminares, e fazem parte do Censo Agropecuário 2017, divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Censo Agro 2017, com informações mais detalhadas será divulgado somente em julho de 2019.

O coordenador técnico do censo, Antonio Carlos Florido, ressaltou que a entrada desses 16,5 milhões de hectares de áreas novas no processo produtivo, ou que estavam paralisadas e voltaram a produzir, foi identificada em grande parte no Pará e no Mato Grosso.

De todas as regiões brasileiras, somente o Nordeste apresentou redução do número e da área dos estabelecimentos agropecuários, com perda de 131.565 estabelecimentos e de 9.901.808 hectares. Em contrapartida, o Rio Grande do Sul, apesar de ter queda de 151.971 estabelecimentos, viu a área crescer em 1.082.517 hectares.

Confira na íntegra, clique AQUI!

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Botijão de gás tem alta de 27% em um ano

Gás de cozinhaFoto: Reprodução/Internet
As famílias paulistanas estão gastando mais com o botijão de gás de 13 kg o que, consequentemente, corresponde a uma mordida maior no orçamento. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de julho de 2017 a junho deste ano, o preço do botijão subiu 26,91%.

Neste período, uma família com renda média de R$ 1.500 passou a gastar R$ 15 a mais com essa despesa. "O aumento afeta diretamente a taxa de inflação, elevando o custo de vida e depreciando o valor dos salários", diz o estudo.

O Dieese faz um recorte de renda familiar, que considera os 10% mais pobres. No estado de São Paulo, essa população tem renda mensal média de R$ 601,39 e, portanto, 10,8% de seus ganhos vão para bancar o botijão de gás, considerando o preço médio de R$ 65,07.

Os paulistanos mais pobres estão entre os menos afetados pelo encarecimento; no Maranhão, 59% dos rendimentos vão para pagar essa despesa. O botijão de 13 kg é envasado e vendido nas refinarias da Petrobras às distribuidoras. Entre janeiro de 2003 e agosto de 2015, o preço congelado em R$ 13,51. Em dezembro do ano passado, já estava em R$ 24,38.

Da Folha de PE

Prefeitura de Surubim abre 130 novas vagas para cursos de informática e manutenção de computadores

Foto: Divulgação/Reprodução

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, abre 130 novas vagas para o SURUBIMTEC – Programa de Inclusão Digital, que oferece cursos de Informática Básica, Manutenção de Computadores e Introdução ao Corel Draw. Além do Centro de Inclusão Digital Profª. Maria Nilza Amorim, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, mesmo local onde funciona a Biblioteca Pública Municipal, também foram disponibilizadas vagas na Escola Intermediária Ignácia Alcântara de Vasconcelos, no Chéus.

As inscrições ocorrem até 31 de julho nos locais onde serão realizados os cursos. Já as aulas têm inicio a partir do dia 1º de agosto (as datas variam de acordo com o dia da semana de cada turma) e se encerram no mês de dezembro.

Da ASCOM SURUBIM

LBV arrecada alimentos para ajudar famílias da Zona Rural do Agreste e Sertão Pernambucano

A Legião da Boa Vontade (LBV) promove ações permanentes em apoio às populações em situação de vulnerabilidade social. Umas das iniciativas é a campanha Diga Sim!/Fiz um gol pela infância brasileira, por meio da qual a LBV mobiliza a sociedade a fazer doações e, mediante os recursos, entrega, neste período do ano, cestas de alimentos para famílias que sofrem com a desigualdade social no estado do Pernambuco e em várias regiões do País.

A campanha é de caráter emergencial, por isso, neste mês de agosto a LBV entrega mais de 12 mil cestas no Brasil, sendo 1.300 cestas de alimentos não perecíveis a famílias em situação de pobreza em Pernambuco. Os beneficiados residem na Zona Rural dos municípios de Arcoverde, Pedra, Buíque, Venturosa e Tupanatinga. A mobilização social visa contribuir para assistência básica e auxílio de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Ação solidária
Em todo o país, a campanha também beneficia com a doação de cestas de alimentos não perecíveis famílias do Acre, de Alagoas, da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, do Mato Grosso, de Minas Gerais, da Paraíba, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Rondônia, de Sergipe e do Tocantins.

Ainda dá tempo de ajudar! Quem quiser colaborar para a campanha pode fazê-lo entrando em contato pelo tel.: 0800 055 50 99 ou pelo site www.lbv.org ou presencialmente na unidade da LBV no Recife/PE, localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos – próximo ao Cais José Mariano.

Para saber como está ocorrendo a entrega das doações, basta acessar as redes sociais Facebook (LBVBrasil), YouTube (LBVBrasil) e Instagram (@LBVBrasil).

Da Assessoria

FUTEBOL: Canto do Rio do Diogo celebra 62 anos nesta quinta-feira (26)

Canto do Rio na comemoração dos 60 anos 
do time, em 2016 (Divulgação/Reprodução)
A equipe do Canto do Rio da comunidade do Diogo, no município de Casinhas, celebra nesta quinta-feira, dia 26 de julho, 62 anos de existência. Para comemorar a data, será realizado um amistoso festivo no próximo domingo (29), no campo de futebol da localidade, a partir das 9h. Presidente do time há 40 anos, Edvaldo Santos, mais conhecido como "Pitôta", falou nesta quarta no "Plantão de Notícias", da Rádio Integração FM. OUÇA:


Do Mais Casinhas

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Rodada de Negócios da Moda Pernambucana apresenta nova ala de fomento à cadeia produtiva da moda

Imagem: Divulgação/Reprodução
26ª edição do evento contará com espaço destinado aos fornecedores de produtos têxteis com entrada independente para acesso do público espontâneo e de compradores do setor

A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP) não para de inovar a cada edição. O próximo evento, que acontece de um a três de agosto, no Polo Caruaru, contará com um espaço destinado aos fornecedores de produtos têxteis, o InoveTex. Essa é mais uma estratégia de desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) proporcionada pela RNMP. Empresas dos segmentos de fios, tecidos, aviamentos, tecnologia e soluções financeiras participam da nova ala.

Somando-se à Alameda da Moda e ao Pernambuco que Cresce, o InoveTex faz a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana contemplar toda a cadeia produtiva da moda, desde a criação das peças, passando pelos insumos da indústria, até a comercialização em atacado que abastece as lojas varejistas do Brasil inteiro. Devido ao reconhecimento que a RNMP alcançou nacionalmente, em 13 anos de realização, os fabricantes têxteis identificaram no evento uma oportunidade de expandir seus negócios e alcançar novos mercados.

O InoveTex irá impulsionar o mercado de produtos têxteis na região, gerando parcerias e negócios para os segmentos têxteis, através do fluxo de compradores e do público espontâneo que são atraídos para Caruaru pela Rodada de Negócios. A nova ala proporciona aos fornecedores a aproximação com seu público-alvo, que são as empresas da indústria têxtil, participando de um evento segmentado e de credibilidade. Para as empresas que buscam fornecedores para suas produções, a novidade se configura como uma excelente opção para conhecer as novidades do universo têxtil.

“A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) possibilita aos empresários do setor de confecção o contato com parceiros comerciais, promovendo acesso à tecnologia, financiamento e serviços”, destaca o coordenador do evento, Wamberto Barbosa, sobre como a ampliação da RNMP favorece a economia do Estado como um todo.  A integração entre Pernambuco e Paraíba, através dos setores têxtil e calçadista, respectivamente, é outro ponto de destaque. A ideia é transformar os dois estados nos principais fornecedores desses produtos através da Rodada de Negócios.

Mas, as inovações não param por aí. O “Pernambuco que Cresce”, espaço voltado para microempresas, terá nesta edição 16 representantes dos segmentos de moda masculina, feminina, jeans e infantil. A Alameda dos Profissionais também sofrerá mudanças e passa a se chamar Alameda da Moda. Promovido pelo Senac, o ambiente é aberto ao público em geral, proporcionando uma imersão na moda da região com uma programação que contempla processos criativos e soluções tecnológicas para o mercado. A cultura local estará presente com apresentações culturais trazidas pela parceria com a Prefeitura de Caruaru. Além disso, a empresa Sport Company comemora seus 15 anos com um desfile de lançamento da coleção Move.

A 26ª RNMP conta com 500 compradores confirmados de todas as regiões do País e 159 estandes de empresas expositoras, incluindo a ala InoveTex. A Acic realiza a 26ª RNMP, edição primavera/verão, com a correalizaçãodo Sebrae. Marcas de Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba, Goiás, Ceará e do Rio Grande do Norte estarão no evento que já gerou mais de R$ 329 milhões em negócios. A RNMP conta ainda com o apoio do Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-DIPER), do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), daAssociação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e do Sindicado das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE).

Da Assessoria

Pela primeira vez em Caruaru, Leandro Karnal será palestrante de seminário da Fiepe

Imagens: Divulgação/Reprodução
A dinâmica constante dos cenários político, econômico e de mercado representa um desafio para as empresas brasileiras. As organizações precisam estar preparadas para implementar mudanças significativas, sejam elas estruturais, operacionais ou táticas, que proporcionem uma maior vantagem competitiva. Para preparar as empresas do Agreste neste sentido, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) promove o seminário “Gestão de Mudanças e Inovação” com os especialistas Leandro Karnal, Luis Rasquilha, Othon Bastos e Edson Monteiro.
O Seminário tem como objetivo orientar sobre a importância da gestão de mudanças para o desenvolvimento da inovação dentro das empresas de qualquer porte e tempo de mercado. Esta abordagem se refere a uma nova postura organizacional que precisa ser adotada por todos os níveis dentro do ambiente corporativo, a fim de somar competências e habilidades e evitar que os negócios fiquem estagnados. O processo de mudança se faz necessário por diferentes fatores, entre eles o comportamento do consumidor, os recursos da empresa, a atuação da concorrência e os impactos da instabilidade político-econômica.
Para falar do assunto com propriedade, a Fiepe Agreste traz para Caruaru o historiador, filósofo e antropólogo, doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Leandro Karnal. Ele é autor de publicações aclamadas pelo público e a crítica como: “Conversas com um jovem professor”; “Pecar e Perdoar”; “Detração – breve ensaio sobre o maldizer”; “Felicidade ou Morte”; “Verdades e Mentiras”; “Crer ou não Crer” e “Santos Fortes”. Karnal tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e seus vídeos são populares na internet.
O evento contará com mais três palestras, apresentação de cases de sucesso da indústria e momentos de networking para estreitar relações entre profissionais e empresas na perspectiva de futuros negócios e parcerias. Com o tema “Como adotar a inovação através da gestão da mudança”, Luis Rasquila, que é CEO da Inova Consulting, da Inova Business School e da RWear, irá compartilhar sua experiência como autor e coautor de 18 livros técnicos sobre marketing, comunicação, futuro, tendências e inovação e como consultor internacional de 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo na Europa, África, Estados Unidos e América do Sul.
“Liderança inovadora para o desempenho máximo” será a abordagem da palestra do fundador e diretor há 18 anos do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Empresarial (IBDE), Othon Bastos. Professor, escritor e consultor empresarial nas áreas de marketing, motivação e desenvolvimento da excelência humana, ele tem expertise no desenvolvimento do potencial humano, na melhoria contínua do desempenho das pessoas e em dialogar sobre os desafios da revolução digital e das novas realidades do Brasil e do Mundo.
Com mais de 30 anos de experiência na área de Recursos Humanos e liderança, exercendo cargos de gestão, Edson Monteiro fará a palestra “Gestor do futuro, gestor de gente, transformando conhecimentos em resultados”. Consultor em Gestão de Pessoas e Liderança para a Fiepe tem especializações em Liderança pela Fundação Dom Cabral (MG) e em Foco do Cliente, através da Escola de Marketing Industrial de São Paulo, além de ser professor universitário, palestrante internacional e facilitador em Total Performance Management –TPM, pela IMC International Coaching por Valores pela Gestion MDS Management, Canadá.
As inscrições para participar do seminário “Gestão de Mudanças e Inovação” já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fiepe (www.fiepe.org.br), pelo e-mailregional.agreste@fiepe.org.br ou pelos telefones (81) 3722.5667 e (81) 99123.7888. O investimento é de R$ 250, que pode ser dividido em até 3x sem juros nos cartões. A Fiepe dispõe de uma política de descontos: até 20% para indústrias associadas, sendo que a cada cinco inscrições realizadas com o mesmo CNPJ, a empresa pode optar por mais uma inscrição de cortesia ou 10% de desconto. Para estudantes e idosos, o desconto é de 15% (no caso dos estudantes, é necessária a apresentação de comprovante estudantil).

Serviço – Seminário “Gestão de Mudanças e Inovação”
Data: 03 de outubro de 2018
Carga Horária: 6h
Credenciamento: 14h30
Coffee Break: 17h30 às 18h30
Início: 15h
Término: 21h
Local: Caruaru

Programação:
14h30 às 15h – Credenciamento
15h às 16h – Palestrante Edson Monteiro: Gestor do Futuro, gestor de gente, transformando conhecimentos em resultados.
16h às 17h – Palestrante II: Othon Barros - Liderança inovadora para o desempenho máximo
17h às 17h30 – Case de sucesso indústria da região agreste
17h30 às 18h30 – Coffee Break e networking
18h30 às 19h30 – Palestrante III: Luis Rasquilha - como adotar a inovação através da gestão da mudança
19h30 às 20h30 – Palestra Principal – Leandro Karnal – Gestão de Mudanças
20h30 às 20h50 – Mediação
20h50 às 21h – Encerramento 

terça-feira, 24 de julho de 2018

Número de vagas de estágios aumentou 13% no primeiro semestre

Foto: Arquivo/Agência Brasil
As vagas para estágios cresceram 13,4% no país, passando de 178.992 no primeiro semestre de 2017 para 203.062 no primeiro semestre deste ano. O país tem atualmente 369.389 estagiários contratados, com taxa de 44% de contratação posterior, quando o estudante se forma. Os dados foram divulgados hoje (24) pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), entidade sem fins lucrativos.

Para os aprendizes, as vagas aumentaram 11,7% entre o primeiro semestre de 2017, quando surgiram 33.273 vagas, e o primeiro semestre de 2018 (37.178 vagas). No total, o país contabiliza 114.599 aprendizes.

Apesar dos números positivos, cerca de 3 milhões de jovens ainda aguardam uma oportunidade, segundo o CIEE. O superintendente do CIEE, Humberto Casagrande, lembrou que o índice de desemprego entre as idades de 14 a 24 anos é de cerca de 27% segundo dados do Ministério do Trabalho. “Não dando chance a esses jovens, eles vão tentar outras saídas”, disse.

Substituição de mão de obra
O presidente da entidade negou que o crescimento do número de vagas ocorra por substituição de profissionais efetivos por estagiários, que exigem menores encargos trabalhistas. “Essa prática já foi maior no passado. Hoje o nível de denúncia é maior”, disse.

Casagrande disse que a entidade atua no convencimento com as empresas para aumentar a contratação dos jovens. “Contratar estagiários não é só uma ação social, mas também um bom negócio. Ainda mais num ambiente de crise, o aprendiz e o estagiário são muito ativos, gente de muito boa vontade, que compensa a falta de experiência”, disse ele.

Perfil do estagiário
A maioria dos estudantes estagiários cursam o ensino superior (77,6%), seguido pelo ensino médio (18,3%), curso técnico (3,5%) e educação especial (0,6%). As mulheres predominam, respondendo por 65% dos estagiários.

Os cursos de nível superior com maior número de estagiários são, em ordem crescente: direito, pedagogia, administração, ciências contábeis, engenharia civil, educação física, psicologia, publicidade e enfermagem. Entre os cursos técnicos, predominam administração, seguido por enfermagem, informática e segurança do trabalho.

Os valores médios pagos em bolsa-auxílio de estágio na Grande São Paulo variam de R$ 897,60 para o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e R$ 1.947 para Engenharia de Produção.

Da Agência Brasil

Doddó Félix foi o grande homenageado nos 147 anos de emancipação política de Bom Jardim

Doddó Félix, ao lado do prefeito João Lira, segura troféu que
recebeu como homenageado no aniversário da emancipação
(Foto: Enio Andrade/ Divulgação)
Na quinta-feira, dia 19 de julho, a população de Bom Jardim comemorou os 147 anos de emancipação política do município. A programação começou logo cedo, às 5h, com uma alvorada realizada pela Banda do Grêmio Lítero Musical nas principais ruas da cidade. Em seguida, ocorreu a queima de uma girândola e às 8h, o hasteamento dos pavilhões Municipal, Estadual e Nacional, na sede da Prefeitura, o pronunciamento do Prefeito e o corte do bolo de aniversário do Município.

A programação teve continuidade na Vila Noelândia, com uma visita ao local onde será construído o novo prédio da Escola Municipal Mariana Rufino Ribeiro. No mesmo local, foram prestadas homenagens e entrega de Placas de Reconhecimento a ex-diretores do Ginásio Municipal 19 de Julho, com discursos de agradecimento, na área coberta da unidade de ensino. Na ocasião, o prefeito João Lira assinou as ordens de serviço para a construção da nova sede do educandário e da Escola Municipal Mariana Rufino Ribeiro.

21 bandas marciais desfilaram na Rua Manoel Augusto,
no Centro da cidade (Foto: Enio Andrade/ Divulgação)
À tarde na Rua Manoel Augusto, no Centro da cidade, foi realizado o 30.º Encontro de Bandas de Bom Jardim,  com 21 bandas marciais, representando escolas municipais, estaduais e particulares, da cidade e da zona rural e o discurso do homenageado do aniversário da Emancipação Municipal, o escritor, jornalista e poeta, José de Souza Félix (Doddó Félix). Ele é o editor da página Panorama Bonjardinense publicada mensalmente no Correio do Agreste. As festividades foram encerradas à noite, com shows da banda Cavaleiros do Forró e da cantora Solange Almeida, no Pátio de Eventos João Salvino Barbosa.

Perfil do homenageado

Doddó Félix é natural de Bom Jardim, formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Limoeiro, funcionário público estadual aposentado e ex-vereador do município. Foi fundador da Casa da Cultura de Bom Jardim e da Rádio Comunitária Cult FM. É membro da União Brasileira de Escritores, da União Brasileira de Trovadores, da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda e da Associação de Imprensa de Pernambuco.

Participou do I, II e III Congresso Nacional de Escritores em Pernambuco. Integra a II, III, IV, V e VI Antologia dos Poetas Vivos e a Antologia “Os Eus Poéticos”. É autor de vários folhetos de cordel, dos livros de poesia  “Gorjeios” e “Bom Jardim dos Paus-D’Arco”  e do livro de contos “Trovão Azul”.

Do Correio do Agreste

Paratleta conquista medalha de ouro em dois torneios do triatlo com apoio do Sesi/PE

Imagem: Divulgação/Reprodução
Com o apoio do SESI/PE, o atleta paralímpico, Ivanildo Vasconcelos, conquistou, em meados deste mês, a medalha de ouro na etapa de Palmas no Triatlo. O feito garantiu a vaga de Ivanildo nas finais da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de Triatlo Paralímpicos, que será em novembro em Brasília. "Agradeço ao SESI/PE por todos esses anos de parceria e por sempre acreditar em mim", diz o atleta.

O analista de Vida Saudável da Unidade de Qualidade de Vida do SESI/PE, Fernando  Medeiros, ressaltou que “nossa equipe parabeniza Ivanildo por mais essa conquista! Ficamos muito contentes por fazer parte dessa história e desejamos que a determinação e o talento de Ivanildo sirvam de motivação para as pessoas”.

Da Assessoria

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Projeção para Selic no fim de 2018 permanece em 6,50% ao ano

Foto: Reprodução/Pixabay
Os economistas do mercado financeiro mantiveram suas projeções para a Selic (a taxa básica de juros) para o fim de 2018 e de 2019. O Relatório de Mercado Focus trouxe nesta segunda-feira, 23, que a mediana das previsões para a Selic este ano seguiu em 6,50% ao ano. Há um mês, estava no mesmo patamar. Já a projeção para a Selic em 2019 permaneceu em 8,00% ao ano, igual ao verificado há quatro semanas. 

No caso de 2020, a projeção para a Selic seguiu em 8,00% e, para 2021, também permaneceu em 8,00%. Há um mês, os porcentuais projetados eram de 8,00% para ambos os anos. 

Em 20 de junho, o Copom manteve a Selic no patamar de 6,50% ao ano. Na decisão, o colegiado não deu sinais de que vai manter a Selic neste nível nos próximos meses, ao contrário do que fez na reunião anterior, de maio. O Copom procurou ressaltar que as próximas decisões sobre juros dependerão da evolução da atividade, dos riscos para a inflação e das projeções para os índices de preços. Isso foi reiterado tanto na ata do Copom quanto no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgados no fim de junho. 

Para o grupo dos analistas consultados que mais acertam as projeções (Top 5) de médio prazo, a mediana da taxa básica em 2018 seguiu em 6,50% ao ano, igual à verificada um mês antes. No caso de 2019, a projeção do Top 5 para a Selic foi de 7,75% para 7,63%, ante 8,00% de quatro semanas atrás. No caso de 2020, permaneceu em 8,50% e, para 2021, também em 8,50%. Há um mês, ambas estavam em 9,00%.

Da Agência Estado

Consulta ao INSS passa a ser feita só com hora marcada ou pela internet

Desde a semana passada, as informações deverão ser levantadas
pelo portal "Meu INSS" ou por meio de um agendamento prévio.
Foto: Reprodução/Internet
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implantou um novo modelo de atendimento que pretende reduzir as filas dos interessados em dar início ao processo de aposentadoria nas agências, levando o restante do fluxo basicamente para a internet. 

O segurado que quiser pedir um extrato de benefícios ou dados de seu Cadastro Nacional de Informações Sociais, o CNIS, não poderá mais simplesmente ir até o INSS, como fazia, para consultar um especialista. Desde a semana passada, as informações deverão ser levantadas pelo portal "Meu INSS" ou por meio de um agendamento prévio para atendimento nos postos da Previdência. 

A ideia é um avanço, se comparada à época em que era preciso ir de madrugada para uma fila para garantir o atendimento. Mas, na prática, o novo serviço ainda precisa ser aperfeiçoado para cumprir de fato a missão de facilitar a vida do segurado.

Dificuldades. Para começar, o portal "Meu INSS" não é simples de ser consultado. Para ter acesso ao CNIS e para a maioria de outros dados é preciso entrar no www.meu.inss.gov.br , ou pelo site do próprio INSS (www.inss.gov.br). 

O segurado terá de informar dados pessoais como nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, e local de nascimento. Pode parecer fácil, mas não é.

Qualquer letra fora de lugar, qualquer data diferente da que esteja na base de dados da Previdência, já é o suficiente para o sistema impedir que o segurado consiga a sua senha. Mas isso nem chega a ser a maior dificuldade, porque depois de informar seus dados pessoais, o segurado terá de responder a uma sequência de questões e com precisão, porque com mais de um erro não há continuidade no cadastro. 

São informações que variam de acordo com a situação específica do segurado, mas que nem sempre estão à mão ou na sua memória. Em que ano houve a última contribuição individual feita por meio de carnê, ou em que ano a empresa em que trabalhou fez a última contribuição à Previdência, ou ainda qual o salário que você recebeu em seu último emprego são algumas dessas perguntas.

Em não raras vezes, aparecem mensagens como "login e senha incorretos", "não foi possível buscar as informações", "ocorreu um erro ao buscar seus benefícios", "segurado inexistente na base de dados" e assim por diante. 

Quem tem uma explicação para o problema é o atuário Newton Cezar Conde, sócio-diretor da Conde Consultoria Atuarial, empresa especializada no desenvolvimento de planos de previdência privada para os fundos de pensão. 

"O problema não está na senha, está no sistema. Afinal, a Previdência possui mais de 30 milhões de segurados. O sistema está congestionado", diz. "Você entra com a senha em um dia e no outro, recebe a informação que a senha está errada, aí tem de aguardar pelo menos mais um dia para conseguir registrar uma nova senha."

Para evitar ficar preso a essa "saga", o especialista recomenda tentar entrar no portal no período da noite, quando a demanda é menor e, portanto, as chances de conseguir o acesso são maiores.

A segurada Mara de Camargo Fernandes vem contribuindo como autônoma e esteve na agência do INSS para verificar se os recolhimentos estão sendo processados corretamente. Nesse momento, recebeu as orientações e uma senha para acessar de casa suas informações. "Isso vai facilitar a minha vida e fiquei sabendo que vou poder também fazer uma simulação de quanto tempo ainda falta para eu me aposentar."

Em São Paulo, as agências do INSS prepararam um roteiro por escrito, que é entregue para auxiliar a navegação no site, por reconhecerem as dificuldades dos segurados. Em Brasília, a assessoria de imprensa diz que o sistema está em constante aperfeiçoamento. Saiba mais, clique AQUI.

Prefeitura de Surubim realiza aula inaugural do Projeto Rota do Enem

Fotos: Alian Aragão/Divulgação
Pensando na garantia de um futuro para os jovens surubinenses, a Prefeitura de Surubim, através da Secretaria de Juventude e Esportes, realizou, no último sábado (21), a aula inaugural do Projeto Rota do Enem. A ação disponibilizou vagas no curso preparatório para os alunos que irão realizar a prova esse ano.

O principal objetivo é o de ajudar os feras com aulões temáticos, consultas individuais com monitores capacitados e auxiliá-los na escolha das suas futuras profissões

Os aulões e simulados com regras oficiais acontecerão aos sábados, na Casa das Juventudes, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Além disso, os alunos também poderão agendar horários para tirar dúvidas individualmente.




Da ASCOM Surubim

domingo, 22 de julho de 2018

Faculdade Duarte Coelho abre inscrições para o vestibular 2018.2, em Surubim

Imagem: Divulgação/Reprodução
Em Surubim, interessados em ingressar na Faculdade Duarte Coelho, já podem se inscrever no vestibular tradicional ou agendado, para o curso de Bacharelado em Administração, presencial noturno.

A Faculdade Duarte Coelho tem seu funcionamento credenciado pelo MEC, através da portaria número 1076 de 01.11.2013, publicada no Diário Oficial da União no dia 04.11.2013. 

A Faculdade Duarte Coelho fica na rodovia PE 90, km 63, loteamento Maracajá, Surubim - PE. Quem desejar mais informações poderá ligar para o telefone (81) 3634 1400 ou acessar a página da Faculdade no facebook - facebook.com/faculdadeduartecoelho.

Clique e leia: São João 2018 | Confira mais sobre o "Arraiá" da Faculdade Duarte Coelho

Empresários aguardam Refis do Supersimples para não fechar portas

Novo Refis às micro e pequenas empresasFoto: Portal Brasil
Deve ser sancionado até o dia 6 de agosto, pelo presidente da República, Michel Temer, o projeto de lei complementar que vai permitir o retorno ao Simples Nacional dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte que foram excluídos do regime especial em 1º de janeiro por dívidas tributárias.

O chamado Refis do Supersimples será possível a 386.108 empresas. O número corresponde a 73% das excluídas que aderiram ao Refis (Programa de Regularização de Dívidas Tributárias) até o dia 9 de julho de 2018. Além da possibilidade de retornar ao regime, as empresas poderão ser beneficiadas com até 90% de desconto e renegociação das inadimplências. Cada categoria terá um tipo de parcelamento. O MEI, por exemplo, poderá contar com a parcela mínima de R$ 50. Já as micro e pequenas empresas poderão realizar o parcelamento com um valor mínimo de R$ 300.


“A expectativa é que a lei dê fôlego para que essas empresas não fechem. Hoje a gente está no momento pós-crise na economia e essa situação impactou diversas empresas. O último levantamento feito pelo Sebrae, com dados do [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] Caged, do Ministério do Trabalho, indicou que os pequenos negócios responderam por mais de 70% dos novos postos de trabalho surgidos em maio. Isso reforça esse papel de grande gerador de emprego que a micro e pequena empresa tem e, ainda no cenário de crise, ela é muito mais resiliente na criação de emprego e na manutenção de vagas que as médias e grandes”, avaliou o analista de políticas públicas do Sebrae, Gabriel Rizza.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, de janeiro a maio de 2018 as MPEs foram responsáveis pela geração de 328 mil novos empregos, enquanto as médias e grandes empresas criaram apenas 39 mil novas vagas.

Da Agência Brasil

sábado, 21 de julho de 2018

Agricultores de Surubim voltam a ser contemplados com máquinas forrageiras e roçadeiras

Na manhã de hoje (20), dando continuidade à ação do Governo do Estado, através do Programa Pernambuco Mais Produtivo, mais 59 agricultores e agricultoras de Surubim foram contemplados com máquinas forrageiras e roçadeiras. Na primeira etapa da ação, cerca de 200 produtores receberam os kits do Caráter Produtivo e equipamentos de segurança para o uso do maquinário.

A ação, que vai fortalecer a agricultura familiar no município, aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a presença da prefeita Ana Célia, do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, José Mariano, e os vários contemplados. Os agricultores passaram por toda certificação de recebimento dos kits, além de uma aula demonstrativa que alertava sobre os riscos e a forma correta de usar os equipamentos recebidos.

Da ASCOM SURUBIM / (Fotos: Alian Aragão/Divulgação)




Comércio e indústria demitiram 41,4 mil em junho

Foto: Governo do Espírito Santo/Divulgação/ Agência Brasil
O comércio e a indústria de transformação lideraram a destruição de empregos no mercado de trabalho no mês de junho. Juntos, os dois setores demitiram 41.441 pessoas com carteira assinada no mês passado. Por outro lado, o setor agropecuário registrou abertura de 40.917 postos em junho. 

Em junho, o comércio perdeu 20.971 empregos com carteira assinada. A maioria dessas demissões aconteceu no varejo, que perdeu 18.436 empregos no mês. O comércio atacadista também fechou vagas, mas com ritmo menor: 2.535 postos de trabalho a menos em junho. 

Já a indústria de transformação perdeu 20.470 empregos em junho. Dos 12 ramos industriais acompanhados pelo Ministério do Trabalho, 11 tiveram demissões. Os piores resultados foram registrados na indústria têxtil (-6.169 empregos), metalurgia (-3.427) e calçados (-3.334). Por outro lado, apenas a indústria química de produtos farmacêuticos, veterinários e de perfumaria terminou o mês com saldo positivo: criação de 1.013 empregos no mês. 

Por outro lado, a agropecuária foi o grande destaque entre os segmentos que criaram empregos no mês passado. Ao todo, o campo e a agroindústria contrataram 40.917 novos empregados com carteira assinada. O cultivo do café liderou com folga essa criação de postos, com 14.024 empregos, especialmente em Minas Gerais, onde foram registrados 14.583 novos trabalhadores nesse segmento. Em seguida, apareceram atividades de apoio à agricultura (11.297 empregos) e cultivo da laranja (8.903 empregos).

Da Agência Brasil

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Equipe econômica reduz para 1,6% previsão de crescimento do PIB

Produto Interno BrutoFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A greve dos caminhoneiros e a demora na recuperação econômica fizeram a equipe econômica reduzir a estimativa de crescimento da economia para este ano. Segundo o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Planejamento, a estimativa caiu de 2,5% para 1,6%.

A estimativa de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou de 3,4% para 4,2%. De acordo com a equipe econômica, a alta do dólar e o impacto da paralisação dos caminhoneiros contribuíram para aumentar a projeção de inflação oficial.

Divulgado a cada dois meses, o Relatório de Receitas e Despesas orienta a execução do Orçamento para o restante do ano. Apesar de o documento ser de autoria do Ministério do Planejamento, os parâmetros para a economia são elaborados pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.


Para 2019, a estimativa para o crescimento econômico de 2019 caiu de 3,3% para 2,5%, disse o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Fábio Kanczuk. Segundo ele, a queda de 0,9 ponto percentual na projeção para o PIB de 2018 deve-se a três motivos: 0,2 ponto deve-se à greve dos caminhoneiros, 0,35 ponto deve-se à diminuição da liquidez internacional decorrente da perspectiva de aumento de juros nos Estados Unidos e 0,35 ponto restante tem origem no agravamento das incertezas internas.

Da Agência Brasil