O 24.º Festival de Violeiros de Surubim já tem data e participantes definidos. O evento, considerado pelos próprios cantadores como “o maior do gênero em Pernambuco”, acontecerá no próximo dia 6 de setembro, a partir das 19h, na Rua João Batista, no Centro da cidade e terá o patrocínio da Prefeitura.
A principal característica do festival é a participação de nomes famosos do repente e este ano a programação contará mais uma vez com a “nata” da cantoria de viola. Já confirmaram presença as duplas: Ivanildo Vilanova e Raimundo Caetano; Rogério Menezes e Edvaldo Zuzu; Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa; João Lourenço e Hipólito Moura, além de Sebastião Dias e Daniel Olímpio. O evento terá ainda os declamadores Iponax Vilanova e o casinhense Klebson Oliveira. A apresentação ficará a cargo de Felisardo Moura. A organização é de Fernando Guerra e Nêgo do Mandurí.
Na edição do ano passado, o festival bateu recorde de público. As mil cadeiras disponibilizadas em frente ao palco ficaram lotadas e dezenas de pessoas assistiram a performance dos artistas em pé. O festival faz parte da Semana Cultural, promovida pela Prefeitura de Surubim para comemorar os 90 anos de emancipação política do município.
Início
O encontro de repentistas foi criado na década de 1990 pelo então juiz de Direito de Surubim, Dr. Antônio Vasconcelos Silva. Após a transferência do magistrado para outra comarca, Fernando Guerra assumiu a organização do festival, sendo auxiliado posteriormente por Nêgo do Mandurí e Zito Barbosa, locutor de Vaquejada e poeta, falecido em 2013.
Do Correio do Agreste
Do Correio do Agreste