sexta-feira, 31 de agosto de 2018

II Forrótary Surubim acontece neste sábado (01)

O Rotary Club de Surubim realiza neste sábado (01), no Angel Recepções, às 21h, o II Forrótary, evento anual de caráter beneficente em comemoração às festividades juninas. A animação ficará por conta do artista Adriano Estigado.  O valor da senha por pessoa custa R$25,00.
Imagem: Divulgação/Reprodução

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Choro e poesia no Sarau do Sesc Ler Surubim

Imagem: Divulgação/Reprodução
Programação acontece na sexta-feira (31/8) e contará com as participações do Grupo Surubinense de Choro, do poeta Felipe Júnior e da cantora e compositora Ágda Moura  

Nesta sexta-feira (31/8), o Sesc Ler Surubim estará com programação voltada para a poesia e música. Trata-se do sarau, que contará com as apresentações do Grupo Surubinense de Choro, do poeta Felipe Júnior e da cantora e compositora Ágda Moura. A ação que faz parte do projeto Laboratório de Autoria Literária José Nivaldo, será realizada a partir das 19h30, no Centro Cultural José Nivaldo. A entrada é gratuita. 

O encontro visa, entre outros pontos, difundir os trabalhos literários dos autores de Surubim e região, promovendo assim o intercâmbio com artistas de outras cidades e a formação de públicos, tão importantes para a sustentabilidade da cultura. “Quando inserimos esse tipo de agenda no nosso planejamento de eventos, possibilitamos que novas gerações tomem gosto pela cultura, produzam e, sobretudo, consumam o que é feito pelos artistas locais e regionais”, afirma o professor de artes do Sesc Ler Surubim, Igor Alexandre. 

Na programação está o Grupo Surubinense de Choro. Fundado em 2007, o conjunto, que tem como ponto forte a execução de clássicos do tango e já se apresentou por vários estados do país, é uma consolidada peça cultural de Surubim e região. Atualmente, o grupo é composto pelos músicos Aldo Donato (Bandolim); Severino Lucena (Violão de 7 cordas); Daniel Andrade (Cavaquinho); Luís Carlos França (Cavaquinho); João Neto (Pandeiro); e Jussara Almeida (Voz, violão e flautas). 

Nascido em Patos, na Paraíba, o poeta Felipe Júnior será mais uma atração do encontro. Foi morar ainda pequeno em São José do Egito, cidade pernambucana conhecida pelo talento nas rimas, cordéis, repente, viola. Lá tomou gosto pela escrita e desenvolveu seu talento. Em 2006 foi concebido seu primeiro cordel: “Nascimento do filho de Deus” e até então já produziu mais de 60 títulos, com temáticas irreverentes, associadas à educação e às questões sociais.  

Vinda de Santa Cruz do Capibaribe, a cantora Ágda Moura também está na programação. Sua voz forte, versátil e sotaque marcado, evidencia um diálogo entre composições com arranjos contemporâneos, conectados ao rock pernambucano, ao blues e ao folk, com elementos rítmicos da nossa tradição, o maracatu, a ciranda e o coco. Suas influências são também poetas repentistas e o ambiente das cantorias. 

O Centro Cultural José Nivaldo está localizado na Rua Cônego Benígno Líra, 197, no Bairro São José. 

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br. 

Serviço – Sarau   
Local: Centro Cultural José Nivaldo - Rua Cônego Benígno Líra, 197, no Bairro São José. 
Data: 31 de agosto 
Horário: 19h30
Entrada gratuita 
Informações: (81) 3634-5280 

Da Assessoria

Bancários descartam greve em Pernambuco

Assembleia no Sindicato dos BancáriosFoto: Divulgação
Os bancários pernambucanos aprovaram a proposta apresentada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban) na negociação salarial de 2018. A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários, no Recife, na noite desta quarta-feira (29), e descarta a possibilidade de greve que vinha sendo alimentada pela categoria.

A presidente sindical Suzineide Rodrigues explicou que, após dez rodadas de negociação, os bancos concordaram em manter os direitos trabalhistas presentes na convenção coletiva da categoria. Além disso, foi oferecido um aumento de 5%, que equivale à reposição da inflação e a um ganho real de 1,18%), no salário e nos benefícios como o tíquete alimentação. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) também foi mantida. 

“É verdade que o aumento de 5% é pequeno se comparado aos lucros dos bancos. Mas o mais importante nesta negociação era a manutenção dos direitos trabalhistas, pois não sabemos o que vem para o Governo Federal nos próximos anos”, justificou Suzineide, ressaltando que a proposta da Fenaban foi aprovada pela ampla maioria dos bancários que compareceram à assembleia desta quarta. 

Outro ponto que pesou a favor da aprovação foi o fato de que o acordo vale por dois anos. “Para o próximo ano, já estão aprovados os direitos trabalhistas, a reposição da inflação e o ganho real de 1%”, informou a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Ela concluiu que, desta forma, está descartada a possibilidade de greve nos bancos tanto em 2018 quanto em 2019.

Da Folha de PE

UPA de Surubim oferece pequenas cirurgias à população

Foto: Alian Aragão/Divulgação
Sempre reafirmando o compromisso de cuidar das pessoas, a Prefeitura de Surubim, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (29) o procedimento de pequenas cirurgias em pacientes na Unidade de Prontoatendimento (UPA). Essa ação vai acontecer semanalmente, nas quintas-feiras, beneficiando a população através da retirada de sinais e cistos. A marcação para avaliação acontece na Secretaria de Saúde e, de acordo com o diagnósticos, os pacientes são encaminhados para a UPA, onde as cirurgias acontecem. Os horários de atendimento acontecem a partir das 08h.

Da ASCOM Surubim

Prefeitura de Surubim faz entrega de kits de trabalho para os agentes comunitários de saúde

O cuidado com a boa oferta de serviços também está em oferecer condições dignas de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura de Surubim realizou um encontro com os Agentes Comunitários de Saúde do município. Na ocasião, o Secretário de Saúde, Thiago Belo, e a prefeita Ana Célia se reuniram com os representantes do sindicato da categoria para discutir melhorias importantes reivindicadas pela classe.

Em um segundo momento, realizado no auditório do Centro Cultural Dr. José Nivaldo, nesta terça-feira (28), os agentes receberam kits contendo balança, camisa com proteção UV, repelentes e protetor solar. Foram 104 kits distribuídos para os Agentes Comunitários de Saúde, que também escolheram o modelo do novo fardamento, o qual já está em processo de cotação pela Prefeitura.
Foto: Alian Aragão/Reprodução

Da ASCOM Surubim

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

CDL Surubim completa 20 anos de reabertura

Imagem: Divulgação/Reprodução
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim completou 20 anos de reabertura, nesta terça-feira (28). São duas décadas de prestação de serviços em prol do comércio lojista e desenvolvimento do município de Surubim.

A CDL é uma entidade sem fins lucrativos e atualmente se destaca na região por oferecer o serviço de certificado digital, que é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de pessoas físicas, empresas e sistemas, para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Confira a nota divulgada pela CDL:

“Representar, reunir e defender os interesses do comércio lojista, como também fortalecer, estimular e tornar os empreendedores competitivos.” Com nossa missão em destaque, completamos 20 anos de reabertura nesta terça-feira (28), com ampla atuação em defesa do segmento lojista e importantes serviços prestados ao longo de duas décadas. Além de continuar lutando por melhorias para o comércio local.

Taxa do cheque especial chega a 303,2% ao ano em julho

A taxa média do rotativo do cartão de crédito também caiu,
chegando a 271,4% ao ano.
Foto: Reprodução/Pixabay
A taxa de juros do cheque especial caiu em julho, de acordo com dados do Banco Central (BC) divulgados nesta quarta-feira (29). A taxa chegou a 303,2% ao ano, com redução de 1,7 ponto percentual em relação a junho. Essa é a menor taxa desde março de 2016, quando estava em 300,8% ao ano.

Na comparação com julho de 2017, houve redução de 18,1 pontos percentuais na taxa do cheque especial.

As regras do cheque especial mudaram em julho. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes que utilizam mais de 15% do limite do cheque durante 30 dias consecutivos passaram a receber a oferta de um parcelamento, com taxa de juros menor que a do cheque especial definida pela instituição financeira

A taxa média do rotativo do cartão de crédito também caiu, chegando a 271,4% ao ano, com redução de 20,4 pontos percentuais em relação a junho. A taxa média é formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes.

No caso do consumidor adimplente, que paga pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão em dia, a taxa chegou a 252,1% ao ano em julho, com redução de 9 pontos percentuais em relação a junho.

Já a taxa cobrada dos consumidores que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura (rotativo não regular) caiu 28,1 pontos percentuais, chegando a 285,2% ao ano.

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. O crédito rotativo dura 30 dias. Após esse prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida.

Em abril, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu que clientes inadimplentes no rotativo do cartão de crédito passem a pagar a mesma taxa de juros dos consumidores regulares. A regra entrou em vigor em junho deste ano.

Mesmo assim, a taxa final cobrada de adimplentes e inadimplentes não será igual, porque os bancos podem acrescentar à cobrança os juros pelo atraso e multa.

Modalidades caras

Apesar da redução das taxas do rotativo do cartão e do cheque especial, essas modalidades de crédito são as mais caras entre as oferecidas pelos bancos. A taxa do crédito pessoal, por exemplo, é mais baixa: chegou a 118,5% ao ano, em julho, com aumento de 3,8 pontos percentuais em relaçãoa junho. A taxa do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) ficou praticamente estável, com a redução de 0,1 ponto percentual, chegando a 24,9% ao ano, em julho.

A taxa média de juros para as famílias caiu 1,1 ponto percentual para 52% ao ano, em julho. A taxa média das empresas subiu 0,4 ponto percentual: agora é de 20,6% ao ano.

Da Agência Brasil

CRLV digital chega a Pernambuco até outubro

O registro e o licenciamento de veículos automotores
terão uma versão digital
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
Os motoristas pernambucanos devem contar com a versão digital do documento de licenciamento veicular até outubro. É que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) já está se preparando para oferecer o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe), lançado nesta semana pelo Ministério das Cidades. 

O que permite esse pioneirismo é a boa aceitação da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) no Estado. Segundo o Detran-PE, mais de 13 mil motoristas pernambucanos já emitiram a CNH Digital desde que o serviço foi lançado, em janeiro deste ano. E é o aplicativo da CNH Digital que vai permitir o uso do CRLVe. Segundo o Ministério das Cidades, esse aplicativo será atualizado e passará a se chamar Carteira Digital de Trânsito, já que vai passar a mostrar tanto a CNH Digital quanto o CRLVe e o seguro obrigatório do veículo. 

Assim como a CNH Digital, o CRLVe traz todas as informações do documento impresso e um QR Code que informa se houve alguma falsificação no documento e pode ser lido por guardas de trânsito. No aplicativo, também será possível baixar o documento em formato PDF, que tem assinatura digital e pode ser utilizado como um documento autenticado. 

O Detran-PE ressalta ainda que o licenciamento eletrônico traz novidades em relação à CNH Digital. É que, se o motorista já tiver aderido à tecnologia no registro do veículo, será possível obter o CRLVe pelo próprio aplicativo, sem ir ao Detran. Segundo o órgão estadual de trânsito, mais de 2,9 milhões de veículos, entre carros e motos, estão registrados no Estado e poderão aderir ao serviço. A digitalização, porém, não é obrigatória. 

No lançamento do produto, nesta semana, o Ministério das Cidades disse que os departamentos estaduais de trânsito também não são obrigados a aderir à tecnologia, que, por enquanto, está disponível apenas no Distrito Federal. Mesmo assim, a expectativa é que, até o fim do ano, o licenciamento eletrônico já esteja disponível em todo o Brasil.

Da Folha de PE

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Economia piora para 72% dos varejistas, diz CNC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 2,5% de julho para agosto, na série dessazonalizada, fechando o mês em 103,7 pontos. Os dados foram divulgados nesta terça (28), no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ela atribui a queda “às frustrações decorrentes do fraco desempenho da economia, que fizeram com que 72% dos empresários do varejo observassem deterioração significativa do cenário econômico brasileiro nos últimos meses”.

O levantamento mostra que o subíndice que analisa a avaliação das condições da economia encolheu 6,1% na passagem de julho para agosto e, pela primeira vez em mais de dois anos, retrocedeu no comparativo anual, ao cair 2,6% em relação a agosto do ano passado.

Já a expectativa em relação ao desempenho econômico do país, ao fechar agosto em 133,7 pontos, atingiu seu menor patamar dos últimos 12 meses. “A elevada incerteza do cenário político a menos de um mês e meio do primeiro turno das eleições nos leva a projetar um crescimento menor das vendas no segundo semestre”, justificou o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes.

Para ele, “a desvalorização do real, o ritmo fraco do mercado de trabalho, as pressões de custos e o cenário externo mais desfavorável têm levado a economia e o comércio ao mais fraco ritmo de crescimento dos últimos meses”, enfatizou.

Geração de 34 mil postos de trabalho no varejo

Este cenário menos favorável ao consumo e as expectativas menos positivas para o setor levaram o subíndice relativo aos investimentos a acusar a mesma tendência dos demais indicadores do Índice de Confiança do Empresário do Comércio, recuando 0,9% de agosto para julho.

Apesar deste cenário negativo, dentre os componentes relativos aos investimentos, a contratação de funcionários aponta o futuro de forma mais positiva: acima dos 100 pontos, uma vez que mais da metade dos empresários do setor (56,9%) ainda pretende aumentar o quadro de funcionários nos próximos meses.

Com isso, a expectativa da CNC quanto à geração de postos de trabalho no varejo ainda se mantém positiva (+34 mil postos de trabalho em 2018), mesmo ante o menor otimismo diante das previsões traçadas no início do ano.

No ano passado, o comércio varejista já havia registrado seu primeiro saldo positivo de vagas formais, ao fechar o ano com a criação de 30,2 mil postos de trabalho, após acumular corte de 351 empregos formais durante a recessão.

Da Folha de PE

Unopar Santa Cruz realiza primeira edição do evento “História em Debate”

A Unopar Santa Cruz realizou, em seu polo semipresencial, a primeira edição do evento “História em Debate”.

O evento fez parte das comemorações do Dia do Historiador e contou com a participação da professora e mestra em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Danielly Moura.

Na oportunidade, graduandos do curso de História assistiram a palestra “o papel social do historiador” onde a professora fez um apanhando geral da área ao longo dos séculos e contextualizou como o historiador, nos dias de hoje, pode dar sua contribuição para a sociedade.

Imagens:Divulgação/Reprodução
Danielly também apresentou aos estudantes sua pesquisa de mestrado, que tem como objeto de estudo o cinema em Santa Cruz do Capibaribe como espaço de socialização. 

O segundo momento da noite consistiu na participação direta dos alunos através de perguntas, observações e comentários, onde os mesmos puderam trocar conhecimentos e expandir seus saberes.

Quer fazer o seu curso superior em História? Venha para a Unopar Santa Cruz. Faça já sua inscrição para o nosso vestibular. Acesse: www.unopar.br ou ligue 3731-3822.

Da Assessoria

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Bancos passam a aceitar boletos vencidos acima de R$ 400

Boletos bancários vencidos com valores acima de R$ 400
poderão ser pagos em qualquer banco, a partir desta segunda (27)
Foto: FolhaPE
Consumidores com boletos vencidos acima de R$ 400 podem realizar o pagamento em qualquer banco. Esta segunda-feira (27) é o primeiro dia útil em que o processo vai funcionar em toda a rede bancária do país para esses valores. Desde março, a mesma regra já vale para boletos vencidos acima de R$ 800. A mudança faz parte de um calendário organizado entre a Febraban (Federação Nacional dos Bancos) com instituições financeiras.

O objetivo é implementar aos poucos um novo sistema chamado de Nova Plataforma de Cobrança. De acordo com o estipulado, a partir de 13 de outubro as contas vencidas acima de R$ 100 poderão ser quitadas em qualquer banco. Em 27 de outubro, boletos de todos os valores também serão aceitos. Para contas de cartão de crédito e doações, a data é 11 de novembro deste ano.


De acordo com a Febraban, a nova plataforma vai permitir maior transparência em todo o processo, assegurando aos bancos melhor gestão dos recebimentos. Além disso, o comprovante de pagamentos será mais completo e seguro. A ideia é que o sistema evite fraudes, já que estarão impressos todos os detalhes do boleto (juros, multa, desconto etc.) e as informações do beneficiário e do pagador. A nova plataforma atende às regras do Banco Central.

Da Folha de PE

DESTAQUE: Casinhas com representação na final do Campeonato PE-PB Brasil de Vaquejada 2018

Proprietário do Haras Barbosa, Maciel Sales,
a esposa Rosinere, e os vaqueiros Gustavo
Catolé e Walter Xavier (Foto: Divulgação)
O município de Casinhas estará sendo representado na grande final do Campeonato PE-PB Brasil de Vaquejada 2018, que será  realizado de 19 a 23 de setembro, no Parque Roberta Urquiza, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Serão mais de 240 mil reais em prêmios além de 16 motos para os campeões, que disputarão nas categorias Profissional, Amador, Aspirante A e B, Derby e Feminino.

São finalistas na competição os casinhenses
Campeões de vaquejada: os casinhenses 
Gustavo e Neilton Catolé
(Foto: Divulgação/Reprodução)
Gustavo Catolé (puxador) e Neilton Catolé (esteira), representando o Parque Haras Barbosa e a Fazenda Aguiar com os cavalos Foguinho e Leno Lek Star — e na categoria Derby ACQM-PE, destaque para a participação do cavalo Gringo Bar Times, na cela de Walter Xavier. Gustavo, Neilton e Walter contam com o apoio total dos tratadores, vaqueiros e do seu chefe de equipe, Orlando Sales, além, claro, do incentivo e torcida especial dos proprietários do Parque e Haras Barbosa, Maciel Sales, e da Fazenda Aguiar, Josélio Modesto.

Imagens: Divulgação/Reprodução

Do Mais Casinhas

domingo, 26 de agosto de 2018

Produção leiteira cada vez mais escassa em Pernambuco

Bacia leiteiraFoto: Divulgação
Cenário que ainda persiste em Pernambuco, a seca castiga a bacia leiteira no Estado. Ao longo dos seis anos de longa estiagem, a produção de leite caiu cerca de 31% e a redução do rebanho bovino foi de aproximadamente 18%. Apesar das chuvas animarem os produtores no início do ano, a perspectiva de melhora não se concretizou. Isso porque o período chuvoso só foi até o mês de abril, não persistiu em maio, junho e julho. Hoje, produtores enfrentam uma realidade com o preço do leite barato e alto custo da matéria-prima para o gado.

Fonte de desenvolvimento econômico para Pernambuco, a produção de leite tem sua maior presença no Agreste Meridional, nos municípios de Garanhuns, Canhotinho, Bom Conselho, Buíque, Pedra, Venturosa, Tupanatinga e Águas Belas. “A dificuldade tem sido grande, as pastagens estão secas e algumas cidades estão utilizando o carro-pipa. Atualmente, enfrentamos o custo alto da matéria-prima para o rebanho, como milho, soja e algodão, e o preço do leite não acompanhou o custo da produção”, explicou o presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), Emanuel Rocha.

A produção do leite ao longo dos seis anos passou de 2,2 milhões de litros por dia para 1,5 milhão de litros por dia, uma queda de 700 mil litros por dia. “Há um sofrimento muito grande dos produtores devido à estiagem, teve falta de alimentos e gado transferido para outras regiões, como o estado do Maranhão”, disse o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Pernambuco (SindiLeite), Alex Costa, ao complementar a necessidade da ação de transferência do rebanho. “O alimento para o animal ficou muito caro, ficou inviável alimentar o rebanho para tirar o leite. E na hora da venda, o leite é barato, então foi preciso agir dessa forma”, explicou Costa.

No número do rebanho bovino em Pernambuco, houve redução de 400 mil cabeças. Antes da seca, eram 2,2 milhões de cabeça de gado e hoje é 1,8 milhão. “A pecuária do Semiárido foi a área mais afetada. Com seis anos de seca, o cenário não poderia permanecer inalterado. Houve redução da economia da região, o que é a receita para a população”, lamentou o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra.

Com aproximadamente 60 municípios pernambucanos em situação de emergência, produtores aguardam as chuvas. No entanto, as previsões não são animadoras. É possível que o Nordeste enfrente dificuldades com novas estiagens no próximo ano. “Existe um cenário para mais um fenômeno El Niño a partir de novembro deste ano. O fenômeno, que vem sendo alterado pelo aquecimento global, provoca seca. Estudos apontam 70% de probabilidade que ocorra o evento, com seu ápice em janeiro e fevereiro”, explicou a coordenadora técnica do Laboratório de Mudanças Climáticas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Francis Lacerda, ao complementar que não há perspectiva de chuvas significativas para as regiões do Agreste e Sertão ainda este ano.

Por isso, o Governo de Pernambuco tem buscado investimento para sustentar os produtores das áreas que mais estão sensíveis. “A bacia leiteira sofre grande impacto com a estiagem prolongada, então priorizamos ações fortes com a questão da água. Estamos concluindo a construção de 300 barragens de pequeno porte na região do Semiárido. São 18 frentes de serviços trabalhando na área para beneficiar a produção no Agreste e Sertão do Estado”, afirmou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Wellington Batista, ao informar que será um suporte importante. “Será essencial para enfrentar períodos prolongados de estiagem, é uma das medidas para conviver com a seca”, disse o secretário. Até junho, já foram concluídas 230 barragens.

Segundo Rocha, muitos produtores deixaram a atividade ao longo dos anos pelo custo em se manter. No entanto, estudos estão sendo feitos para retomar o crescimento. “Através da inseminação no gado por meio de técnicas inovadoras, está sendo possível a recuperação aos poucos do rebanho. Isso é o que tem nos ajudado, já que depois de anos de seca ininterrupta, a chuva ainda não chegou o suficiente”, disse o presidente da SNC.

Nesse contexto, a meta do setor é equilibrar a oferta e procura pelo produto para que seja possível a recuperação. “A meta é exatamente aumentar a produção em Pernambuco através do melhoramento genético e trazer novos animais. É importante trazer animais mais resistentes ao nosso ambiente, como o gado de Minas Gerais”, disse Costa, ao complementar que instituições, como o IPA e a SNC, estão nesse objetivo. “É preciso investir em estudos de melhoramento genético para melhorar a importação do sêmen de animais, importação de embriões e de animais com boa genética. Assim, será possível alcançar melhores resultados em um futuro próximo”, finalizou o presidente do SindiLeite.

Da Folha de PE

sábado, 25 de agosto de 2018

73.953 ganharão atrasados do INSS de até R$ 57.240

DinheiroFoto: Pixabay
A Justiça Federal vai pagar mais um lote de atrasados de até 60 salários mínimos para 73.953 segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganharam uma ação de revisão ou concessão de benefício no país. Entra nesse lote quem ganhou a ação e teve o pagamento autorizado pela Justiça no mês de julho -etapa chamada de autuação.

O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou o recurso dos atrasados de até R$ 57.240 para os tribunais federais. No país, 73.953 segurados que aguardam ações de benefícios previdenciários e assistenciais receberão neste lote. Foram R$ 857.567.924 para 63.899 processos.

Para os segurados que entraram com um processo em São Paulo ou Mato Grosso do Sul, a grana poderá ser sacada a partir do início da semana que vem. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) informou que o setor responsável pelo pagamento já está fazendo o processamento das informações.

Esse procedimento deve ser finalizado no começo da próxima semana. O valor será depositado na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil. No TRF-3, foram contemplados 8.073 segurados, que vão ganhar R$ 140.990.640.

As Requisições de Pequeno Valor (RPVs) são pagas todos os meses. O processo só se torna um atrasado depois que ele passa por diversas etapas e não há mais possibilidade de recursos do governo ou do advogado que defende o aposentado.

Para saber se entrou nesse lote, o segurado do TRF-3 precisa fazer a consulta no site do tribunal e confirmar se seu atrasado foi protocolado durante o mês de julho.

Se aparecer que o atrasado é um PRC, significa que é um precatório, acima de 60 salários mínimos. Esse pagamento sai uma vez por ano.

Da Folha de PE

Parque RG de Casinhas realiza vaquejada neste fim de semana com mais de 10 mil em prêmios

Imagem: Divulgação/Reprodução

Começa nesta sexta-feira, 24 de agosto, a partir das 14h, e vai até o domingo, dia 26, a Vaquejada do Parque e Haras RG 2018, na cidade de Casinhas. São mais de 10 mil em prêmios, com disputas nas categorias Aspirante, Aberta, Amazona e Mirim. A boiada será toda Mobral. Para animar ainda mais a festa, na noite deste sábado (25).


O evento é organizado por Bebeto Xavier, com o apoio de Romildo Gomes, Rodrigo Gomes, Milton Filho, Alexandre Letícia, Carlito Pessoa e MS Leal. Contato para maiores informações: (83) 9 8107-5476. Haverá show ao vivo com Alex Nascimento. CONFIRA, NO VÍDEO ABAIXO, O CONVITE DO ARTISTA:


Do Mais Casinhas

Frei Miguelinho | "Recordando o São João do Adriano Estigado" reúne vários artistas neste sábado (25), em Lagoa de João Carlos

Acontece na noite deste sábado (25), a partir das 21h, na comunidade de Lagoa João Carlos, em Frei Miguelinho, o "Recordando o São João do Adriano Estigado." O evento reúne vários artistas na Escola Luiz Pereira Alves. As mesas podem ser reservadas através dos fones (81) 9 8136.8923 /  9 7108.3157 9 8294.2782.
Imagem: Divulgação/Reprodução

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Ministro Raul Jungmann debaterá o sistema prisional brasileiro em evento na OAB Pernambuco na próxima segunda (27)

Imagem: Divulgação/Reprodução
O sistema prisional brasileiro estará em discussão na próxima segunda-feira (27) em evento promovido pela OAB Pernambuco com palestra do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O debate faz parte da programação do Mês da Advocacia e terá início às 14h, na nova sede da instituição, no Recife. O público alvo é formado por advogados e advogadas, militantes na área penitenciária e defensores dos direitos humanos. A entrada é gratuita.

Raul Jungmann abordará o mais recente diagnóstico sobre a situação carcerária no país, realizado em 2016, onde foram contabilizados 726,7 mil detentos e detentas. Os números colocam o Brasil em terceiro lugar entre as nações com maior massa prisional do mundo e a expectativa é que a quantidade de pessoas em unidades correcionais seja superior a 841 mil até o fim do ano e, em 2025, chegue a 1,47 milhão de presos e presas.

Alternativas viáveis para o desencarceramento responsável, penas e medidas alternativas, monitoração eletrônica e redução de pena pela leitura deverão ser alguns dos temas discutidos pelo ministro e outros técnicos presentes. A promoção do debate é uma parceria da OAB Pernambuco e o Governo de Pernambuco, por meio, respectivamente, da Comissão de Acompanhamento do Sistema Penitenciário e das Execuções Penas (Capesp) e e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Serviço

Palestra do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, sobre o sistema carcerário brasileiro

Realização: OAB Pernambuco e governo do estado

Quando: na próxima segunda-feira (27.08), às 14h

Onde: na nova sede da OAB-PE (Rua Imperador Pedro II, 346, bairro de Santo Antônio, Recife)

Público alvo: advogados e advogadas, militantes na área penitenciária e defensores dos direitos humanos

Entrada é gratuita

Da Assessoria

Seis atrações animam o Festival de Inverno de Orobó neste fim de semana

No período de 24 a 26 de agosto, o município de Orobó, no Agreste, vivenciará a sexta edição do Festival de Inverno. Durante os três dias de festa, seis atrações animam o público na quadra de eventos, no Centro. Na sexta-feira (24), abrem o festival Ranieri Vaqueiro e Gabriel Diniz. No sábado (25) será a vez de Douglas Pegador e Capim com Mel. Encerrando o evento, no domingo (26), tem Jonas Esticado (foto) e Luan Douglas. As apresentações começam sempre às 22h. O Festival de Inverno de Orobó é uma realização da prefeitura local.
Imagem: Divulgação/Reprodução
Do Blog do Agreste

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Utilidade pública | Homem está perdido, desorientado e sozinho em Surubim

O jovem em destaque diz se chamar Elielson, morador de Nazaré da Mata e filho de Maria Cristina Rodrigues. Ao que parece, ele possui problemas mentais e encontra-se em Surubim há dias, sem propósito definido. Precisando definitivamente de ajuda! 

Sozinho, desamparado e à procura de emprego ou, melhor dizendo, de familiares e outros responsáveis para acolhê-lo. Por ora, vem dormindo no terraço de uma residência de esquina, à frente da tradicional Panificadora Cristal. E, em suma, precisa muito de ajuda, pois não parece ter condições de reverter tal situação sozinho. 
Fotos: Lulu/Surubim News
Do SURUBIM NEWS (Luiz Carlos Mota)

24º Festival de Violeiros de Surubim será no dia 6 de setembro

O 24.º Festival de Violeiros de Surubim já tem data e participantes definidos. O evento, considerado pelos próprios cantadores como “o maior do gênero em Pernambuco”, acontecerá no próximo dia 6 de setembro, a partir das 19h, na Rua João Batista, no Centro da cidade e terá o patrocínio da Prefeitura.

A principal característica do festival é a participação de nomes famosos do repente e este ano a programação contará mais uma vez com a “nata” da cantoria de viola. Já confirmaram presença as duplas: Ivanildo Vilanova e Raimundo Caetano; Rogério Menezes e Edvaldo Zuzu; Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa; João Lourenço e Hipólito Moura, além de Sebastião Dias e Daniel Olímpio. O evento terá ainda os declamadores Iponax Vilanova e o casinhense Klebson Oliveira. A apresentação ficará a cargo de Felisardo Moura. A organização é de Fernando Guerra e Nêgo do Mandurí.

Na edição do ano passado, o festival bateu recorde de público. As mil cadeiras disponibilizadas em frente ao palco ficaram lotadas e dezenas de pessoas assistiram a performance dos artistas em pé. O festival faz parte da Semana Cultural, promovida pela Prefeitura de Surubim para comemorar os 90 anos de emancipação política do município.

Início

O encontro de repentistas foi criado na década de 1990 pelo então juiz de Direito de Surubim, Dr. Antônio Vasconcelos Silva. Após a transferência do magistrado para outra comarca, Fernando Guerra assumiu a organização do festival, sendo auxiliado posteriormente por Nêgo do Mandurí e Zito Barbosa, locutor de Vaquejada e poeta, falecido em 2013.

Do Correio do Agreste

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

CDL Surubim sedia reunião da 2ª Edição da Pessoa com Deficiência

Imagem: Divulgação/Reprodução
Dando continuidade à programação da 2ª Edição da Pessoa com Deficiência de Surubim, aconteceu uma reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, nesta quarta-feira (22).

O objetivo da reunião foi apresentar à CDL Surubim, um estudo realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Surubim - CMPD, onde foi sugerida a construção de rampas para melhorar a acessibilidade dos cadeirantes em órgãos públicos e no comércio local, (Obs: as rampas devem ser construídas no meio fio e também na porta de entrada do comércio, caso ele tenha desnível). 

A presidente da CDL Surubim, Roberta Aguiar, ressalta a importância dessa ação para o deficiente. "É uma questão de cidadania e respeito, além de ser uma oportunidade de ampliar a gama de clientes." De acordo com a presidente, as empresas que foram incluídas no estudo, serão contatadas pela equipe da CDL a fim de firmar parceria para executar o projeto de acordo com as normas de acessibilidade. Além da presidente da CDL, participaram da reunião, representantes do CMPD Surubim e da Prefeitura Municipal.

Da ASCOM CDL Surubim

II Corrida de "Jericos" é sucesso de público na comunidade do Jucá Ferrado, em Surubim

A festa foi no Jucá Ferrado, domingo ensolarado (19.08), a participação do público seleto, músicas para todos os gostos, família reunida e assim foi realizada a II corrida de Jericos. Animação total e muitas risadas com a disputa em jogo.

Os competidores de outras cidades e regiões prestigiaram o evento, que por sinal foi muito bem organizado. Várias baterias para se chegar a grande final da competição.
 RESULTADO FINAL
 - Chulé – Jataúba-PE 
 - Caju – Surubim-PE
 - Pinga Fogo – Santa Cruz do Capibaribe - PE

Além da competição, a II Corrida de Jericos do Jucá Ferrado de Surubim-PE, contou com as atrações musicais de: PEGADAS DE PANTERA – PEDRINHO SANFONEIRO E ADRIANO ESTICADO.   

Estrutura bem montada com a segurança da Polícia Militar, Ambulância e a participação de toda comunidade do Jucá Ferrado. “Além das expectativas, estou muito feliz com o evento que já se torna parte do calendário das festividades da nossa cidade Surubim.”Finalizou Marcos do Jucá, organizador ao lado de seu amigo Coronel.


Confira a cobertura completa feita pelo Site Gerando Notícias, clique AQUI.