Aeroporto Internacional do RecifeFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco |
O Estado de Pernambuco recebeu 157 mil turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2018, número 67% maior que o registrado no mesmo período de 2017. Os dados são da pesquisa "Principais indicadores do turismo e evolução anual", promovida pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), e divulgada na quarta-feira (8).
Segundo o levantamento, ao todo, Pernambuco recebeu quase 3,2 milhões de turistas nos seis primeiros meses deste ano, 5% a mais que de janeiro a junho do ano passado. Com o incremento no total de visitantes, a economia pernambucana recebeu R$ 5 bilhões neste período. Em 2017, o lucro havia sido de R$ 4,3 bilhões.
Os argentinos são os líderes na emissão de turistas para o Estado: 75 mil vieram a Pernambuco de janeiro a junho. Na sequência, aparecem os portugueses e os alemães. No mercado nacional, a liderança é dos turistas de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais. A taxa de ocupação da rede hoteleira também subiu: de 62% para 67%. A permanência média dos turistas no Estado se elevou de sete para oito dias.
Ainda de acordo com a pesquisa da Empetur, quase 4 milhões de passageiros circularam pelo Aeroporto Internacional do Recife nos seis primeiros meses do ano. Em 2017 o terminal chegou ao recorde de 7,7 milhões. Pernambuco tem atualmente 13 conexões internacionais.
Da Folha de PE