domingo, 30 de setembro de 2018

Sesc Ler Surubim lembra o Dia Internacional do Idoso com atividades

Nesta segunda (1/10) serão realizados aulão de dança, oficinas de artesanato, corte de cabelo, cuidados com a pele, entre outras ações gratuitas 

Vivenciado em 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger, dar atenção e cuidar da população idosa. E em comemoração à data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Sesc Ler Surubim realiza nesta segunda (1º/10), uma série de ações gratuitas voltadas para o público da 3ª idade. A programação será iniciada a partir das 13h30, na Unidade, que fica na Rua Frei Ibiapina, s/n, no Bairro São José.

“Buscamos acolher os idosos durante todo o ano, com ações específicas para eles ou outras que contemplam todas as idades. Nesta, de agora, criamos uma rede de parceiros para oferecer serviços variados a eles”, reforça a assistente social do Sesc Ler Surubim, Amanda Roberta Souza da Silva. Na segunda-feira (1º), a Unidade realizará aulão de zumba, oficina de artesanato com confecção de guirlandas natalinas, flores de papel, decoração em garrafas e bichinhos em toalhas.

Ainda durante a tarde, em parceria com as prefeituras municipais de Surubim e Bom Jardim, a Secretarias de Assistência Social e Saúde, CRAS, CREAS, NASF, Rede de Óticas Diniz, Grupo Hinode e Instituto da Beleza, serão oferecidos diversos serviços voltados para a saúde, beleza e bem-estar. Entre eles, estão: corte de cabelo; design de sobrancelhas; cuidado com a pele; orientação de saúde, com teste rápido de glicose e aferição de pressão arterial; teste visual; manutenção de armações de óculos e sorteio de brindes.

Idoso - Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) constatam que políticas públicas precisam ser cada vez mais pensadas e destinadas aos idosos. Em pesquisa divulgada em 2017, foi revelado que o Brasil tem atualmente mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A estimativa é que em 2031 este número seja ainda maior e supere o de pessoas entre 0 e 14 anos e, em 2060, 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.


Serviço: Dia Internacional do Idoso 
Data: 1/10/2018
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Sesc Ler Surubim – Rua Frei Ibiapina, s/n – Bairro São José
Entrada: Gratuita
Informações: (81) 3634-5280

Da Assessoria / (Imagem: Divulgação/Reprodução)

sábado, 29 de setembro de 2018

Anatel determina ligações gratuitas em orelhões da Oi em Pernambuco e outros 10 estados

OrelhãoFoto: Reprodução/EBC
As ligações locais e de longa distância nacional feitas a partir de orelhões da Oi permanecerão gratuitas até 31 de março de 2019 em 11 estados do país. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em razão do não cumprimento de obrigações por parte da concessionária.

A medida vale para nove estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) e dois da Região Norte (Amazonas e Amapá). A punição é uma extensão de pena aplicada a Oi pela Anatel em outubro do ano passado.

Após fiscalização que constatou que o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência, que deve ser de, no mínimo, 90% em todas as unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões, a Oi foi responsabilizada.

Na ocasião, a agência liberou as ligações locais em 15 estados. Em março deste ano, após nova fiscalização, a agência manteve a punição desta vez para 12 estados, determinando que o encerramento da punição para dia 30 de setembro.

Em agosto, nova aferição foi realizada e constatou que a Oi não cumpriu as metas de disponibilidade de orelhões em funcionamento nestes estados, à exceção de Roraima. Em Roraima, as ligações poderão ser cobradas, a partir de segunda-feira (1º). A Anatel disse ainda que a Oi já foi notificada da medida e que uma nova medição deverá ser feita em 28 de fevereiro de 2019 e vai indicar os estados em que as ligações poderão ser cobradas a partir de 1º de abril de 2019.

Esta não é a primeira vez que a Oi é punida pela Anatel a não cobrar pelas ligações feitas a partir de seus orelhões. A operadora já chegou a ser punida em 2015 por não ter alcançado os patamares mínimos de operações exigidos pela agência reguladora.

Da Folha de PE

Curso de Técnicas de Confeitaria é encerrado na CDL Surubim

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim, em parceria com o Senac/PE e Sebrae/PE, realizou na noite desta sexta-feira (28), o encerramento do curso de aperfeiçoamento em técnicas de confeitaria básica. O curso capacitou catorze alunas para o mercado de trabalho, com duração de 20 horas e ministradas pela consultora Danielle Nunes, no auditório da CDL Surubim. Confira mais imagens na fan page, clique no link: www.facebook.com/cdlsurubimpe



Agricultura contrata 40 mil empregados em um ano, diz IBGE

Foto: Reprodução / Pixabay
O setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura contratou 40 mil empregados no período de um ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A indústria abriu 19 mil vagas. A atividade de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas - que inclui alguns serviços prestados à indústria - registrou um crescimento de 121 mil vagas em um ano. 

Também houve aumento no contingente de trabalhadores do comércio (+42 mil), alojamento e alimentação ( 96 mil empregados), outros serviços ( 260 mil pessoas), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais ( 473 mil vagas) e serviços domésticos ( 156 mil).

Na direção oposta, a construção cortou 195 mil postos de trabalho. O total de ocupados na atividade encolheu 2,8% no trimestre encerrado em agosto de 2018 ante o mesmo período de 2017. Também houve corte de vagas em transporte, armazenagem e correio, com 19 mil demissões, uma queda de 0,4% na ocupação no setor.

Da Agência Estado

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Projeto DPU para todos chega ao município de Surubim

Foto: Alian Aragão-Divulgação.
Em parceria com a prefeitura, a Defensoria Pública da União promove até esta sexta- feira (28) atividades do projeto “DPU Para Todos” no município de Surubim. O atendimento acontece no CRAS do Loteamento Baraúnas.

De acordo com a assessoria de Comunicação do governo municipal, a equipe está atendendo gratuitamente a população que tem dúvidas jurídicas relacionadas a direitos trabalhistas, situações familiares, herança e qualquer caso que caiba processo judicial. 

Exclusivamente em Surubim, 6 defensores públicos estão participando da ação, dentre eles, Fernando Cunha Cavalcante, Defensor Público Federal e chefe estadual da DPU. A ação, além de ajudar na solução de casos e aproximar o povo da Justiça, tem como intuito mapear os principais problemas existentes no Estado e intensificar os trabalhos da Justiça em Pernambuco.

Taxa de desemprego fica em 12,1% no trimestre até agosto, revela IBGE

Foto: Reprodução/Internet
A taxa de desocupação no Brasil ficou em 12,1% no trimestre encerrado em agosto, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados na manhã desta sexta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que estimavam uma taxa de desemprego entre 12,0% e 12,5%, com mediana de 12,2%.

Em igual período de 2017, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 12,6%. No trimestre encerrado em julho, o resultado ficou em 12,3%. No trimestre encerrado em maio, a taxa era de 12,7%.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.225,00 no trimestre terminado em agosto. O resultado representa alta de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 199,852 bilhões no trimestre encerrado em agosto, uma elevação de 2 6% ante igual período do ano anterior.

Da Agência Estado

Sesc Ler Surubim realiza mais uma edição do projeto “Poesia na Feira”

Imagem: Divulgação/Reprodução
Os poetas Edgar Diniz e o grupo Roda D’Versos se apresentam neste sábado (29/9), a partir das 10h, no Pátio da Feira Livre da cidade

Neste sábado (29/9,) o Sesc Ler Surubim realiza mais uma edição do projeto “Poesia na Feira” no Pátio da Feira Livre da cidade. A partir das 10h, o público terá a oportunidade de adquirir frutas, verduras e legumes enquanto acompanha o poeta Edgar Diniz e o grupo Roda D’Versos, que prometem encantar os moradores com o recital ao ar livre.

Poeta, cordelista, escritor e professor, Edgar Diniz é natural de Patos na Paraíba, há 20 anos é radicado em Pernambuco. Licenciado em História, com pós-graduação em História do Nordeste. O poeta é membro da União Brasileira dos Escritores UBE núcleo Paulista, da Academia de Letras e Artes do Paulista (ALAP) e da União Pelo Cordel de Pernambuco (UNICORDEL).

O grupo Roda D’versos é uma banda independente, que produz som alternativo e mistura poesia e música popular, fazendo o resgate de poetas e violeiros, como Lourival Batista, Pinto do Monteiro, Cancão e muitos outros. Atualmente a formação é composta por três integrantes: Helder Makenze (voz, pandeiro e violão), Gilberto Souza (voz e efeitos) e Eduardo Henrique (trompete e percussão).

“O projeto Poesia na Feira valoriza os contadores de história da nossa região, mas, sobretudo, apresenta às novas gerações a rica e linda cultura da literatura de cordel, da poesia, da viola, do repente,” afirma o professor de artes do Sesc Ler Surubim, Igor Alexandre. 

Sesc– OServiço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessarwww.sescpe.org.br. 
 
Serviço – “Poesia na Feira”  
Data: 29 de setembro 
Local: Pátio da Feira Livre de Surubim 
Horário: a partir das 10h 
Gratuito 
Informações: (81) 3634-5280 

Da Assessoria

Semana Nacional do Trânsito: SDS Surubim ministra palestra educativa na Creche Maria Izabel

Imagem: Divulgação/Reprodução
Como parte das atividades realizadas em relação a Semana Nacional do Trânsito, a Secretaria de Defesa Social de Surubim (SDS) ministrou, nesta quinta-feira (27), uma palestra educativa sobre o trânsito para as crianças da Creche Maria Izabel.

O principal objetivo da palestra foi de conscientizar, desde cedo, as crianças sobre a importância de um trânsito seguro. Sendo assim, vários temas foram abordados, como a importância da faixa de pedestres, o uso obrigatório do cinto de segurança, o significado da cores do semáforo, a maneira correta de atravessar as vias, dentre outros.

Da ASCOM Surubim

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Sesc Ler Surubim realiza segundo Sarau Poético

Imagem: Divulgação/Reprodução-Prefeitura de Surubim
Encontro será realizado nesta sexta-feira (28/9) e terá as participações de Luiz Esperantivo, Klebson Oliveira, Edgar Diniz e o grupo Roda D’Versos

Nesta sexta-feira (28/9), o Sesc Ler Surubim estará com programação gratuita voltada para a poesia e música. É o Sarau Poético, que contará com as apresentações de Luiz Esperantivo, Klebson Oliveira, Edgar Diniz e o grupo Roda D’Versos. A ação que faz parte do projeto Laboratório de Autoria Literária José Nivaldo, será realizada a partir das 19h30, na Praça das Bandeiras, em frente à Igreja de São Marcelino Champagnat. 

O encontro visa, entre outros pontos, difundir os trabalhos literários dos autores de Surubim e região, promovendo assim o intercâmbio com artistas de outras cidades e a formação de públicos, tão importantes para a sustentabilidade da cultura. “Quando inserimos esse tipo de agenda no nosso planejamento de eventos, possibilitamos que novas gerações tomem gosto pela cultura, produzam e, sobretudo, consumam o que é feito pelos artistas locais e regionais”, afirma o professor de artes do Sesc Ler Surubim, Igor Alexandre. 

Uma das atrações, Luiz Esperantivo já escreveu mais de 30 cordéis. “História da sanfona”, “Paisagens sertanejas”, “As formigas”, “Os guaiamuns de Goiana” são alguns que deverão fazer parte da apresentação. Também marcará presença no sarau Klebson Oliveira, que foi o homenageado do São João Folguedos e Tradições de 2017 do Sesc Ler Surubim. Ele mostrará um pouco do que já escreveu ao longo da carreira.

Imagem: Divulgação/Reprodução
Poeta, cordelista, escritor e professor, Edgar Diniz colocará a mostra um pouco de sua vasta experiência com a cultura popular. E, para finalizar, haverá a apresentação do grupo Roda D’versos. Uma banda independente, que produz som alternativo e mistura poesia e música popular, fazendo o resgate de poetas e violeiros.

Esta edição do sarau contará com a parceria do Colégio Marista Pio XII. Na ocasião a unidade de ensino dará prosseguimento ao projeto Missão Marista, que é um trabalho social voltado para as comunidades de Surubim. O bairro São José, onde está localizado o Sesc, é o atual beneficiado.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Sarau Poético
Data: 28 de setembro
Horário: a partir das 19h30
Local: Praça das Bandeiras, em frente à Igreja de São Marcelino Champagnat
Entrada gratuita
Informações: (81) 3634-5280

Preço da cebola cai 40% em Pernambuco

CebolaFoto: divulgação
Condições climáticas favoráveis intensificaram a produção de cebola no Brasil neste ano. Só em Cabrobó, maior produtor de Pernambuco, a colheita passou de 1,5 mil para 2,5 mil toneladas/mês, o que provocou um aumento de 10% na oferta da hortaliça no Centro de Abastecimento e Logística do Estado (Ceasa). A demanda, porém, não acompanhou o aumento de oferta. Por isso, o preço do produto caiu cerca de 40% só em agosto. A queda foi tão grande que o quilo da cebola já pode ser encontrado por R$ 1 em muitos locais do Recife, o que beneficia os consumidores, mas prejudica a sobrevivência dos produtores do Interior do Estado.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a oferta de cebola passou de 3,7 mil toneladas em agosto de 2017 para 4,2 mil toneladas em agosto deste ano só na Ceasa de Pernambuco. Por isso, a saca de 20 quilos da hortaliça, que era vendida por R$ 31 em 2017, passou a custar R$ 15. "O valor é o mais baixo dos últimos três anos", revelou o técnico da Conab, Eric Farias. E o Sindicato Rural de Cabrobó diz que, em outros locais do Estado, a saca ficou ainda mais barata, chegando a apenas R$ 10. Por isso, o preço de venda já não cobre mais os custos de produção.

"Enquanto os consumidores estão aproveitado, os produtores agrícolas têm sofrido prejuízos por conta do preço da cebola. Eles estão precisando vender a hortaliça por apenas 1/3 do custo da produção", confirmou o chefe do setor de informações do mercado agrícola da Ceasa, Marcos Barros. "A situação está péssima, porque não está compensando fazer a colheita. Muita coisa tem ficado no campo e pode vir a se perder", lamentou o engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Jonas Candeia.

E o sindicato rural reconhece que, em Cabrobó, já há cebolas estragando porque os produtores desistiram de fazer a colheita. "Com este preço, muita gente preferiu deixar estragar", admitiu o presidente sindical, Cícero Vieira, explicando que a maior parte da safra vem da agricultura familiar, que não tem recursos para arcar com esse custo. 

Outros estados
Vieira disse ainda que a situação chegou a esse ponto em Pernambuco - o terceiro maior produtor de cebola do Brasil - porque, além de ter crescido, a safra estadual coincidiu com a colheita dos maiores produtores do País (São Paulo e Minas Gerais), que também ampliaram a produção. "Houve uma coincidência de safra neste ano. Por isso, o Nordeste não está conseguindo mandar cebola para o Sudeste, como normalmente acontece", reconheceu o pesquisador do IPA. 

Ele ainda disse que, ao contrário dos produtores dos estados do Sudeste, que têm tentado escoar o aumento da produção para o mercado externo - tanto que as exportações para o Uruguai e a Argentina cresceram 383%, chegando a 12,8 mil toneladas, o maior volume dos últimos três anos, segundo a Conab -, Pernambuco ainda não consegue exportar cebola. "O pequeno produtor não sabe fazer isso. E, ao contrário do Sudeste, onde a colheita pode levar mais tempo por conta do clima mais frio, aqui a cebola acaba estragando por causa do calor", lamentou Cícero Vieira.

Da Folha de PE

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Fiepe reúne especialistas em seminário sobre gestão de mudanças e inovação, no Agreste

Imagem: Divulgação/Reprodução
Leandro Karnal, Luis Rasquilha, Othon Barros e Edson Monteiro palestram no evento

A gestão de mudanças é um dos conceitos mais atuais em debate no mercado. A forma como se prepara os indivíduos para adotarem as mudanças organizacionais é determinante para o alcance de resultados. Atenta à relevância do tema, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) traz para o Agreste o seminário “Gestão de Mudanças e Inovação”, programado para acontecer no dia três de outubro, das 14h30 às 21h, no Shopping Difusora.

O contexto nacional demanda a criação de soluções inovadoras para melhorar o desempenho dos negócios e exige o uso de novas tecnologias e transformações em processos, funções de trabalho e estruturas organizacionais. Porém, são as pessoas que realmente efetivam essas mudanças na maneira como pensam e executam seu trabalho. Com o Seminário, a Fiepe oferece seis horas de imersão com o objetivo de mostrar aos profissionais dos mais diversos setores que é preciso desenvolver todos os níveis da empresa, do indivíduo à direção, para que a marca seja mais assertiva e as mudanças não se percam no caminho.

A Federação vai reunir quatro autoridades no assunto: Edson Monteiro, Othon Barros, Luis Rasquilha e Leandro Karnal para dialogar com o público sobre pensamentos e estratégias que aumentam as chances de êxito da organização ao promover mudanças. Entre os benefícios destacam-se: menos impactos sobre os profissionais, mais retorno dos investimentos e sustentabilidade da marca diante da globalização e competitividade. Além disso, a Federação colocará os participantes em contato com a história de empresas que são cases de sucesso para a região. Os empresários João Bezerra, da Etical, e Walmir Ribeiro, da Sport Company, irão compartilhar a trajetória dos seus negócios na indústria pernambucana.

A primeira palestra do evento será com Edson Monteiro e tem como título: “Gestor do futuro, gestor de gente, transformando conhecimentos em resultados”.  O consultor tem mais de 30 anos de experiência na área de recursos humanos e liderança. O segundo a subir ao palco será o professor, escritor e consultor empresarial nas áreas de marketing, motivação e desenvolvimento da excelência humana, Othon Barros. Diretor há 18 anos do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Empresarial (IBDE), ele se apresenta com o tema: “Liderança inovadora para o desempenho máximo”.

Com o mote “Como adotar a inovação através da gestão da mudança”, Luis Rasquila, que é CEO da Inova Consulting, da Inova Business School e da RWear, irá compartilhar sua experiência como autor e coautor de 18 livros técnicos sobre marketing, comunicação, futuro, tendências e inovação e como consultor internacional de 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo na Europa, África, Estados Unidos e América do Sul. Encerrando o evento, o historiador, filósofo e antropólogo, doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Leandro Karnal, irá ministrar a palestra principal: “Gestão de Mudança”. Ele é autor de publicações aclamadas pelo público e a crítica, tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e seus vídeos são populares na internet.

Haverá ainda um momento destinado ao networking para que os inscritos ampliem seus contatos e possam firmar novos negócios e parcerias.  O Seminário “Gestão de Mudanças e Inovação” conta com o patrocínio da JJE Automação Comercial, da Caixa Econômica Federal e da Fibra Smart – Provedor de Internet e com o apoio da Clínica Mais Saúde e das empresas Etical e Sport Company.

As inscrições para participar do seminário “Gestão de Mudanças e Inovação” já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fiepe (www.fiepe.org.br), pelo e-mail: regional.agreste@fiepe.org.br ou pelos telefones (81) 3722.5667 e (81) 99123.7888. O investimento é de R$ 250, que pode ser dividido em até 3x sem juros nos cartões. A Fiepe dispõe de uma política de descontos: até 20% para indústrias associadas, sendo que a cada cinco inscrições realizadas com o mesmo CNPJ, a empresa pode optar por mais uma inscrição de cortesia ou 10% de desconto. Para estudantes e idosos, o desconto é de 15% (no caso dos estudantes, é necessária a apresentação de comprovante estudantil).

Serviço – Seminário “Gestão de Mudanças e Inovação”
Data: 03 de outubro de 2018
Carga Horária: 6h
Credenciamento: 14h30
Coffee Break: 17h30 às 18h30
Início: 15h
Término: 21h
Local: Shopping Difusora
Programação:
14h30 às 15h – Credenciamento
15h às 16h – Palestrante Edson Monteiro: Gestor do Futuro, gestor de gente, transformando conhecimentos em resultados.
16h às 17h – Palestrante II: Othon Barros - Liderança inovadora para o desempenho máximo
17h às 17h15 – Case de sucesso da Etical com João Bezerra
17h15 às 18h15 – Coffee Break e networking
18h15 às 18h30 – Case de sucesso da Sport Company com Walmir Ribeiro
18h30 às 19h30 – Palestrante III: Luis Rasquilha - como adotar a inovação através da gestão da mudança
19h30 às 20h30 – Palestra Principal – Leandro Karnal – Gestão de Mudanças
20h30 às 20h50 – Mediação
20h50 às 21h – Encerramento

Da Assessoria

Número de consumidores que quitaram dívidas é o maior desde 2015

Foto: Reprodução / Pixabay
Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que o número de inadimplentes que pagaram suas dívidas cresceu 4,93% no acumulado dos últimos 12 meses. O resultado registrado em agosto deste ano é o mais expressivo desde setembro de 2015, quando o índice cresceu 5,8%. Na comparação mensal entre agosto e julho, o avanço da recuperação do crédito foi de 4,2%.  

Os dados que compõem o Indicador de Recuperação de Crédito indicam que o volume de quitação de dívidas foi mais expressivo na Região Centro-Oeste, com crescimento de 12.39%. Em seguida, vêm as regiões Sudeste (8,31%) e Nordeste (7.09%). Nas regiões Norte e Sul, entretanto, caiu o volume de inadimplentes que regularizaram a situação financeira – os índices foram de -10,38% e -3,10%, respectivamente. 

No recorte analisado de acordo com a faixa etária, a maior parte das pessoas que quitaram suas dívidas tem entre 39 e 49 anos, representando 44% do total. Depois, aparecem os consumidores que têm mais de 65 anos (13%) e os jovens entre 18 e 29 anos (12%). No recorte por gênero, as mulheres foram as que mais puseram as contas em dia, totalizando 52% contra 48% dos homens.

Segundo o SPC, o aumento da recuperação do crédito no país tem se mantido neutralizado devido à entrada de novos devedores ao longo dos últimos meses, em decorrência dos efeitos da crise e do desemprego. Para o SPC, a inadimplência no país atinge a marca de 41% da população adulta do país.

O Indicador de Recuperação de Crédito mostra a evolução mensal do volume de devedores que deixaram o cadastro de inadimplentes com base no registro de saída de CPFs das bases a que o SPC tem acesso. Os dados são de abrangência nacional. 

Da Agência Brasil

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Escola de Frei Miguelinho é destaque estadual do Prêmio Professores do Brasil

A Prefeita Adriana Assunção ladeada pelo professor
 Bruno Medeiros. Imagem: Divulgação/Reprodução
A Escola Maria Antônia junto ao professor Bruno Medeiros, do município de Frei Miguelinho, no Agreste Setentrional de Pernambuco, estão entre os destaques estaduais 2018 do  Prêmio Professores do Brasil. Título do projeto aprovado: Culture Day - English Spelling: Incentivando
adolescentes no aprendizado de língua inglesa.

Através de nota, a prefeitura de Frei Miguelinho parabeniza o professor pela premiação, confira:

"Mostrando a responsabilidade e o compromisso com a educação do município de Frei Miguelinho, a Escola Maria Antônia junto ao professor Bruno Medeiros, recebeu o Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. É com grande satisfação que a prefeitura municipal de Frei Miguelinho parabeniza o Professor Bruno Medeiros pelo belíssimo trabalho."

Da Redação (Negócios & Informes)

WhatsApp do Instituto Roberto Mateus: novo canal de atendimento

Em busca de uma comunicação cada vez mais efetiva com seus clientes, o Instituto Roberto Mateus está disponibilizando um novo canal exclusivo de comunicação. O cliente pode esclarecer dúvidas, fazer sugestões e solicitar serviços. "Está com pressa? Sabemos que a sua rotina é corrida e por isso o IRM também realiza marcação de exames por WhatsApp: (81) 9 9741.4610." Acompanhe a fan page, clique: www.facebook.com/institutorobertomateus
Imagem: Divulgação/Reprodução

Prefeitura de Toritama lança edital para concurso com 346 vagas

Foto: Evandro Lins (arquivo)
A prefeitura de Toritama, no Agreste Setentrional, lançou edital de concurso público para preenchimento de 346 vagas de cargos efetivos nas categorias de níveis de escolaridade médio e superior com salários que vão de R$ 954,00 a R$ 2.970,97. As taxas de inscrições custam R$ 125,00, e R$130,00 e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 23 de setembro a 02 de novembro do corrente ano, através do site da banca organizadora do concurso: https://site.admtec.org.br. Neste site os concurseiros também encontram o edital completo. 

As vagas na categoria de ensino médio são para: Agente de Combate à Endemias (17), Agente Comunitário de Saúde (36), Agente de Trânsito e Transporte (15) e Guarda Municipal (40). Já para os cargos de nível superior, serão contratados 238 professores aprovados para a educação infantil, dos anos iniciais aos finais. As provas serão realizadas no dia 25 de novembro, conforme local e horário informados no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

Da Redação (Negócios & Informes)

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Após dez dias, Petrobras reduz preço da gasolina

Caminhão-tanqueFoto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Depois de dez dias de estabilidade, a Petrobras reduzirá nesta terça (25) o preço da gasolina em suas refinarias, para R$ 2,2381 por litro, 0,6% a menos do que o valor vigente. Nas bombas, a gasolina atingiu na semana passada o maior preço desde janeiro de 2008. A escalada em período eleitoral joga pressão sobre a política de preços dos combustíveis no país.

Desde o último dia 14, a Petrobras mantinha a gasolina em suas refinarias em R$ 2,2514 por litro, o maior valor desde que a empresa passou a adotar reajustes diários, devido à impacto da desvalorização do real e do aumento das cotações internacionais.
A estabilidade era resultado do mecanismo de proteção anunciado pela estatal no dia 6 de setembro, que permite à sua área comercial segurar os preços por 15 dias em caso de pressões externas, como desvalorização cambial abrupta ou catástrofes naturais.


O preço das refinarias da Petrobras representa cerca de 35% do valor final de venda da gasolina nos postos, que atingiu na semana passada a média nacional de R$ 4,65 por litro, alta de 0,5% com relação à semana anterior.

Desconsiderando picos provocados pelo desabastecimento durante a paralisação dos caminhoneiros, é o maior valor desde janeiro de 2008 (corrigidos pela inflação), quando a cotação do petróleo se aproximava dos US$ 100 (R$ 400, na cotação atual) por barril.

Em junho daquele ano, chegou a bater em US$ 140 por barril (R$ 560). Nesta sexta (21), o petróleo Brent fechou a US$ 78,80 (cerca de R$ 315).

Da Folha de PE

Adagro anuncia concurso com 140 vagas e salário de até R$ 4,8 mil

São 90 vagas para assistente de defesa agropecuária e
50 para fiscal estadual agropecuário
Foto: divulgação
Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Esta­do de Pernambuco (Adagro) lançou concurso público com 90 vagas profissionais para o cargo de assistente de defesa agropecuária e 50 para o cargo de fiscal estadual agropecuário. Com prova marcada para acontecer no dia 3 de fevereiro do próximo ano, as inscrições serão a­bertas no próximo dia 30 de setem­bro e seguirá até 8 de novembro.
Para o cargo de assistente de defesa agropecuária, o candidato precisa ter formação de nível técnico em agropecuária ou em técnico agrícola, além de possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo de categoria B. Serão quarenta horas de trabalho semanais com salário mensal bruto de R$ 2.601,93. As vagas serão distribuídas para diversos municípios de atuação da Adagro, como Recife, Petrolina e Serra Talhada.
Já para o cargo de fiscal estadual agropecuário, serão 40 vagas para formação em nível superior em medicina veterinária e 10 vagas para nível superior em agronomia, além da exigência de possuir também a CNH, no mínimo na categoria B. Para as duas formações, serão quarenta horas de trabalho semanais. O salário anunciado é de R$ 4.860,21. Nesses casos, as vagas também serão distribuídas para diversas cidades, a exemplo do Recife, Caruaru e Surubim.
concurso será realizado em única etapa, por meio de uma prova objetiva de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório. Os testes serão aplicados no Recife, Nazaré da Mata, Garanhuns, Caruaru, Palmares, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina. Em divulgação no Diário Oficial da União, o concurso terá validade por dois anos, prorrogáveis por igual período. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 26 de fevereiro do próximo ano.
Inscrições
Organizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), as inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do site www.upenet.com.br. Para o cargo de assistente de defesa agropecuária, a taxa de inscrição é de R$ 50 e, para o cargo de fiscal estadual agropecuário, o valor é de R$ 64. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser feitos até o dia 15 de outubro.

Da Folha de PE

Sistema CNDL em esforço conjunto para combate às fake news

Imagens: Divulgação/Reprodução
As redes sociais, há muito tempo, fazem parte do dia a dia das pessoas, sendo inegável sua importância na disseminação de informações e conhecimento. E quando esse conteúdo não condiz exatamente com a realidade?

Estamos falando das famosas fake news, que consistem em boatos distribuídos com o status de notícias. Esse tipo de mensagem é escrito e publicado, muitas vezes, com manchetes sensacionalistas e evidentemente falsas, com o único intuito de enganar o leitor. Elas apelam para o lado emocional de quem as lê, aproveitam-se da desinformação e caminham com os próprios pés. Em resumo, aqueles que as produzem aproveitam da ingenuidade e da falta de checagem de informações, fazendo uso das facilidades que os meios digitais oferecem para disseminar mentiras.

Seu principal e mais preocupante impacto tem sido o tumulto gerado no processo eleitoral. O fenômeno não é de hoje, muito menos exclusivo do Brasil. Ao contrário, no ano passado, elas tiveram um peso decisivo nas eleições que colocaram Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos. A poucos meses das eleições em território brasileiro, o maior desafio é compreender de que forma as notícias falsas atingem e podem definir a disputa política.

Para tentar frear a disseminação e os efeitos dos boatos nas eleições, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) lançou, em agosto, uma campanha para mostrar que o melhor caminho para acabar com as fake news é a educação, transparência e exercício de checagem de fatos. As peças apresentam dicas sobre como identificar e proceder diante dessas situações. A campanha tem foco nas redes sociais e contempla cards para divulgação no Facebook, Instagram e LinkedIn, e-mail marketing e jingle.

“O Sistema CNDL lança essa campanha contra fake news como alerta à sociedade para que a corrente de distribuição de notícias falsas nas redes sociais, principalmente neste momento pré-eleitoral, seja quebrada. Como representante de quase meio milhão de empresas associadas no país inteiro, sabemos de nossa responsabilidade no combate ao compartilhamento e reprodução dessas inverdades”, explica o presidente da CNDL, José César da Costa.

Todos os materiais foram compartilhados com as Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) para que as entidades participem ativamente da campanha. “A ideia é ter uma iniciativa ampla e alinhada ao compromisso de todo o sistema de barrar o compartilhamento de notícias falsas”, afirma Costa.

Esforço conjunto
O combate às fake news tem se mostrado um esforço mundial. O Facebook, por exemplo, fechou acordos com agências de checagem para verificar a veracidade de informações compartilhadas na rede. No Brasil, essa parceria dá-se com as agências Lupa, Aos Fatos e France Presse.

Apesar de não haver tipo penal que trate da punição de quem cria boatos no Brasil, há, atualmente, 14 projetos em tramitação no Congresso Nacional nesse sentido. Desses, 13 estão na Câmara dos Deputados e um no Senado, de acordo com o Conselho de Comunicação Social do Senado.

Da CNDL