Imagem: Divulgação/Reprodução |
Começou na última quarta-feira (10), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários.
Em uma primeira fase, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 21 de abril, todo o público-alvo da campanha vai ter direito à vacina. Além do pessoal já mencionado, estão incluídos:
Trabalhadores da saúde
Povos indígenas
Idosos
Professores de escolas públicas e privadas
Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
Jovens sob medidas socioeducativas
Funcionários do sistema prisional
Pessoas privadas de liberdade
A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação. Mesmo fora das turmas prioritárias, é possível conseguir sua dose na rede privada – os valores vão de 100 a 200 reais.
Através das redes sociais, a prefeitura de Surubim confirmou a disponibilidade nas Unidades Saúde da capital da vaquejada. Confira a nota:
"A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe já começou!
Em Surubim, a dose da vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde. Se você está entre o público alvo da campanha, compareça até uma Unidade mais próxima e previna-se.
Fique atento(a) ao prazo!"
Da Redação (Negócios & Informes) com o Ministério da Saúde