Maquininha de cartãoFoto: Pxhere |
No País, 82,7 milhões de brasileiros fizeram alguma compra parcelada no cartão de crédito, cartão de loja, crediário ou cheque pré-datado
No País, 82,7 milhões de brasileiros fizeram alguma compra parcelada no cartão de crédito, cartão de loja, crediário ou cheque pré-datado no último mês de março. Entre os entrevistados, 39% disseram optar sempre pela menor quantidade de parcelas, enquanto que 34% preferem parcelar em mais vezes, no caso de não haver juros.
Por sua vez, é preciso estar de olhos abertos e atentos às faturas para não entrar na lista de inadimplentes. A pesquisa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e ainda mostra que as compras levarão, em média, cinco meses para serem totalmente quitadas.
O estudo revela que os consumidores aproveitaram a oferta de crédito para fazer compras. Seis em cada dez disseram ter comprado por impulso. Entretanto, na avaliação do educador financeiro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil), José Vignoli, os instrumentos de crédito podem ser um aliado do consumidor, desde que utilizados de forma planejada.
“O crédito permite às pessoas ampliarem seu poder de compra adquirindo produtos que levariam anos para serem comprados à vista. O problema é que se ele for utilizado sem responsabilidade e planejamento, essa dívida pode ser nociva à vida financeira do consumidor”, explica.
Da Folha de PE