quarta-feira, 31 de julho de 2019

Pequenos negócios sustentam geração de emprego pelo quinto mês no país

Carteira de TrabalhoFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O número de empregos criados pelas micro e pequenas empresas em junho registrou o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos

A geração de empregos com carteira assinada em junho veio dos pequenos negócios, pela quinta vez seguida neste ano. A análise feita pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, mostra que foram criados 52,7 mil postos de trabalho no segmento. O número de empregos criados pelas micro e pequenas empresas em junho registrou o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos.

Segundo o levantamento, as médias e grandes corporações, pela segunda vez consecutiva, mais demitiram do que contrataram, registrando saldo negativo de 4,8 mil empregos. Ao se agregar o resultado da Administração Pública a esses saldo, no total foram gerados no país 48.436 postos de trabalho no país.

No primeiro semestre de 2019, os pequenos negócios respondem por 387,3 mil empregos, 70 vezes maior que o saldo de empregos gerados pelas médias e grandes empresas (5,5 mil).

Enquanto as micro e pequenas empresas registraram pequeno crescimento na geração de empregos no primeiro semestre, as médias e grandes tiveram redução significativa no saldo. Na comparação com o período de janeiro a junho de 2018, as micro e pequenas empresas apresentaram crescimento de 0,8% na geração de emprego e as médias e grandes, saldo 80% menor. Continue lendo, clique AQUI!

Certificado de Registro e Licenciamento Veicular 2018 fora de circulação

CRLVFoto: Divulgação
É preciso ficar atento para emitir o CRLV 2019, já que nesta quarta-feira (31) é o prazo limite para o documento de 2018

Os condutores de veículos com placas terminadas em 6, 7 e 8 terão até hoje para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) 2018, prazo limite estabelecido. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informa que para o CRLV 2019 ser emitido, é preciso o proprietários estiverem quitados com todas as taxas que compõe o Licenciamento.

Os documentos e tarifas que precisam estar em dia são: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de trânsito vencidas e seguro obrigatório (DPVAT).

Quem optou por não pagar a taxa de postagem, o proprietário ou procurador legal, após quitar as demais taxas que compõem o Licenciamento, deverá agendar atendimento para emissão do documento 2019 no site www.detran.pe.gov.br. Quem deixar para quitar o licenciamento 2019 hoje, deverá agendar para receber o CRLV.

Da Folha de PE

Prefeitura de Surubim oferece aula de aeróbica gratuita para a população

Foto: Divulgação/Reprodução
Além das atividades realizadas nas Academias da Saúde do município, a Prefeitura de Surubim está oferecendo aulas de aeróbica gratuita para a população, no bairro Planalto, na praça São Marcelino Champagnat. Os moradores estão tendo a oportunidade de praticar exercícios físicos regularmente, ajudando na melhoria da saúde e na prevenção de inúmeros problemas. Lembrando que as aulas acontecem toda terça e quinta-feira, das 16h30 às 17h30. Fique ligado, em breve estaremos chegando na sua comunidade!

Da ASCOM SURUBIM

Palestra sobre empreendedorismo é realizada na CDL Surubim



A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Surubim) recebeu um grupo de empresários, no último dia 25, para uma palestra sobre empreendedorismo com os advogados Dr. Joaquim Neto e Dr. Diego Santos.

A conversa foi sobre a Medida Provisória da Liberdade Econômica, Empresa Simples de Crédito, Novo Código do Consumidor de Pernambuco e startups. Também foi discutida a competitividade como forma de adequar empresas às inovações.

Os palestrantes foram recepcionados pela dirigente, Irnalva Lucinda que representou a presidente da CDL Surubim, Roberta Aguiar.




Imagens: Divulgação/Reprodução



terça-feira, 30 de julho de 2019

SURUBIM: Boêmios FC faz estreia com amistoso e reinauguração do campo do Alto Santa Luzia

Foto: Divulgação/Reprodução
A mais nova equipe do futebol amador de Surubim, o Boêmios Futebol Clube, da comunidade do Alto Santa Luzia, estreou na manhã do último domingo (28) com amistoso festivo que marcou a reinauguração do campo da localidade, que estava desativado há mais de 20 anos. A equipe recebeu o Sport Oratório, do município de Casinhas. Em partida muito disputada, o Boêmios acabou sendo derrotado pelo placar de 3 x 1.


Antes do jogo principal, porém, houve uma disputa feminina entre as equipes do Juventus do Junco e as Meninas do Sítio Roque, de João Alfredo. O jogo terminou empatado em 1 x 1. Veja imagens:



Fotos: Divulgação/Reprodução
Os dirigentes do Boêmios (leia-se Wellington Oliveira, o "Fia", e o presidente Romero Lima) deram maiores detalhes sobre a estreia da nova equipe em entrevista ao comunicador Jota Santos. Confira no vídeo abaixo:


Do Mais Casinhas

Semana do Brasil: varejistas e governo querem criar “Black Friday brasileira”

Foto: Divulgação / Reprodução - Shutterstock
“Semana do Brasil” será criada para estender comemorações do 7 de setembro. Riachuelo, Magazine Luiza e Via Varejo estão envolvidos nas conversas

Lideranças do varejo e o governo federal negociam a criação da “Semana do Brasil” entre os dias 6 e 15 de setembro. A isenção de eletrônicos e eletrodomésticos vendidos no período da cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) está sob a mesa, segundo o jornal Valor Econômico.

A atual Black Friday será mantida. Os descontos farão parte de uma série de ações do Planalto, que quer estender as comemorações do Sete de Setembro. O governo ainda negocia com o setor hoteleiro para promover descontos e incentivar o turismo na semana em que é comemorada a independência do Brasil. Bancos, concessionárias e fabricantes de automóveis também devem participar da ação.

A proposta começou a ganhar força depois de dois episódios: a aprovação da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara e liberação parcial dos recursos do FGTS. Para isenção de cobrança do ICMS na venda de eletrônicos e eletrodomésticos o governo precisaria da aprovação dos estados, responsáveis pela cobrança.

“Brasil em Verde e Amarelo” será o mote que deve nortear as campanhas das empresas envolvidas. O evento não deve ter o mesmo tamanho da Black Friday, já que são vários segmentos envolvidos e restam apenas 40 dias para o planejamento da “Semana do Brasil”.

Segundo o Valor, houve uma reunião na última quinta-feira (25) no Instituto para Desenvolvimento do Varejo com a presença do Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) – órgão ligado à presidência -, Fávio Wajngarten, Flavio Rocha (Riachuelo), Roberto Fulcherberguer (Via Varejo) e Marcelo Silva (Magazine Luiza e IDV).


CASINHAS: Equipes de futebol do Diogo realizaram amistosos comemorativos no fim de semana

Equipe do Juventus do Diogo 
(Foto: Divulgação/Reprodução)
As duas equipes de futebol da comunidade do Diogo, no município de Casinhas, realizaram amistosos comemorativos no último final de semana. No sábado (27), o Canto do Rio celebrou 63 anos de existência com um amistoso no campo da localidade enfrentando o Criciúma do Manduri. Após o jogo, as equipes se confraternizaram no Bar do Pitôta.

"Agradecemos aos nossos torcedores e a cada atleta presente no dia a dia do Canto do Rio, que em meio a alegrias, tristezas, desencontros e vindas sempre fazem o impossível para que nossa equipe seja mais forte de domingo a domingo", postou a equipe em suas redes sociais.

Comemoração da equipe do Canto do Rio
do Diogo, com direito a corte do bolo, no
Bar do Pitôta (Foto: Divulgação/Reprodução)
Já no domingo (28), o Juventus festejou seu aniversário de 6 anos com amistoso enfrentando a equipe Amigos do Diogo. Em seguida, os atletas se reuniram na sede da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Diogo (ASCOMD), em momento festivo que contou com show ao vivo com o cantor André Lins. Ainda na ocasião, o Juventus inaugurou os novos uniformes e agasalhos da equipe.


O Juventus comemorando na sede da 
ASCOMD (Fotos: Divulgação/Reprodução)
Do Mais Casinhas


Inscrições para o transporte universitário de Surubim se encerram nesta quarta-feira

Imagem: Divulgação/Reprodução
Atenção, universitário! Já estão abertas as inscrições para o Transporte Universitário 2019.2 para alunos novatos de faculdades matriculados para iniciar as aulas neste segundo semestre. Todos devem realizar sua inscrição para ter acesso ao transporte universitário através do site da Prefeitura de Surubim.

A inscrição é on-line, por meio do link "Transporte Universitário" localizado na barra final da página www.surubim.pe.gov.br. Após o cadastro, devem entregar cópia da documentação (RG, CPF, Foto 3x4, Título de Eleitor, Comprovante de Residência e Comprovante de Matrícula) na recepção da Secretaria de Educação e Cultura. Boas aulas!

Da ASCOM SURUBIM

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Oportunidade de Emprego em Surubim | Supermercado Bom Preço com vaga para Operador de Caixa

O Supermercado Bom Preço em Surubim está com oportunidade de emprego, a função será para Operador de Caixa. Requisitos: (Com experiência mínima de 01 ano). Interessados (a) devem enviar os currículos até o dia 30/07/2019. O endereço Rua Jerônimo Miranda de Melo, 42, Centro.
Imagem: Divulgação / Reprodução

Da Redação (Negócios & Informes)

Verduras e frutas serão rastreadas a partir de agosto

TomateFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Medida do Ministério da Agricultura e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começa na próxima quinta. Ela vem para trazer mais segurança alimentar

A partir de quinta-feira, 1º de agosto, entra em vigor a regras da rastreabilidade de vegetais frescos e frutas no Brasil. O Ministério da Agricultura (Mapa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão iniciar a fiscalização no campo e em estabelecimentos de vendas. As regras, que serão regidas pela Instrução Normativa (IN) Mapa-Anvisa nº 02/2018, vai permitir identificar os produtores e saber como foram cultivados os alimentos. Com isso, será possível implantar um controle e segurança nos alimentos a serem consumidos pela população, além de responsabilizar quem fizer uso incorreto de defensivos.

Essa IN requer a rastreabilidade completa dos alimentos: do campo até a venda para o último ente da cadeia produtiva. Nesse primeiro momento, os alimentos que serão rastreados são: citrus (laranja, limão, lima-da-pérsia, entre outros), maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate e pepino. Depois, de forma gradativa, entrarão outros alimentos na lista. “A rastreabilidade permite saber o caminho do alimento, que passa por vários percursos no produtor, atravessadores, centros de distribuição e supermercados. Isso garante segurança para todos”, explicou a Auditora Fiscal Federal Agropecuária, Silvana Mendonça. 

De acordo com o Mapa, os produtos verificados devem estar identificados com: nome; variedade ou cultivar; quantidade do produto recebido; identificação do lote e data de recebimento do produto. Já o fornecedor terá que informar seu nome ou a razão social (CPF, Inscrição Estadual ou CNPJ ou CGC/Mapa; endereço completo, ou quando localizado em zona rural a coordenada geográfica ou Certificado de Cadastro de Imóvel Rural Regularização de Territórios (CCIR). Eles ainda deverão manter arquivados os registros dos insumos agrícolas utilizados na produção e no tratamento contra pragas. Continue lendo, clique AQUI!

Novo texto da MP da Liberdade Econômica autoriza abertura de bancos aos sábados

BancosFoto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Segundo o deputado, um dos benefícios da liberação de abertura de agências aos sábados é o aumento da disponibilidade de serviços bancários à população

O relatório da medida provisória (MP) da Liberdade Econômica autoriza a abertura de agências bancárias aos sábados. Hoje, o funcionamento é proibido.O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), relator da medida, propõe a revogação de uma lei de 1962. Ela veta o expediente interno e externo de "estabelecimentos de crédito".

A medida já enfrenta resistência de sindicatos de bancários. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) diz que não comenta projetos em tramitação ou em debate.O novo texto foi aprovado em comissão especial no dia 11 de julho. A MP foi enviada ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro em 30 de abril.

A possibilidade de abertura de bancos aos sábados vem de uma emenda inserida por Goergen na medida. Ele também defende liberar o trabalho aos domingos e feriados."Abrir ou não [o estabelecimento] é um arbítrio do dono da empresa. Ele tem de cumprir, e isso é importante de se dizer, a lei trabalhista", afirma Goergen.

"Cumprindo [o empresário] a lei trabalhista, nenhuma convenção, nenhum acordo, nenhuma disposição vai valer para impedir a abertura do negócio."

Como a Folha de S.Paulo mostrou, 36 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) serão alterados por emendas na MP.A série de mudanças tem sido chamada de minirreforma trabalhista por especialistas. Emenda de Goergen também dispensa, por acordo individual, o registro de ponto diário.

Segundo o deputado, um dos benefícios da liberação de abertura de agências aos sábados é o aumento da disponibilidade de serviços bancários à população."Ao fazer isso, eu estou criando uma condição para empregabilidade, talvez não seja emprego de massa, porque nem toda cidade vai abrir, talvez em cidade grande", diz.

Apesar das novas tecnologias, como serviços por aplicativos, internet ou telefone, os bancos poderão ter interesse em abrir agências, afirma Luiz Antonio dos Santos Junior, sócio do Veirano Advogados."[A revogação da lei de 1962] Vai possibilitar, por exemplo, abrir um posto bancário dentro de uma grande empresa, em um shopping", diz o advogado.

"Abrir em lugares pontuais para que as pessoas possam ter acesso, vejo como uma possibilidade a mais de trabalho, alinhada com a autorização de trabalho aos domingos e feriados", afirma Santos Junior.

De acordo com ele, por se tratar de uma lei, não há inconstitucionalidade na mudança.Os contratos de trabalho dos bancários, porém, terão de passar por ajustes, diz Santos Junior."Nas instituições financeiras, trabalha-se de segunda a sexta. Se estiver dentro [do limite] da jornada de trabalho, o trabalhador é obrigado a aceitar [o novo expediente]."

Da Folha de PE

domingo, 28 de julho de 2019

Taxa básica de juros será definida nesta semana

InflaçãoFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Selic será definida em reunião do Copom, e expectativa é de corte de 0,25% na taxa básica de juros.

A taxa básica de juros – a Selic – será definida nesta semana. A quinta reunião deste ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), responsável por definir a taxa, será realizada terça e quarta-feira (31).

Segundo a última pesquisa do BC ao mercado financeiro, a expectativa é que o Copom inicie um ciclo de cortes na Selic, em momento de economia fraca. A previsão do mercado é que a Selic sofra cortes de 0,25 ponto percentual nesta semana e nas próximas três reunião (setembro, outubro e dezembro), encerrando 2019 em 5,5% ao ano. Atualmente, a taxa básica está em 6,5% ao ano.

A taxa básica de juros é o principal instrumento do banco para alcançar a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Neste ano, a meta é 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%. Para o mercado financeiro, a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar abaixo do centro da meta, em 3,78%. Para 2020, a previsão também está abaixo da meta (4%), em 3,9%.

Ao reduzir os juros básicos, a tendência é diminuir os custos do crédito e incentivar a produção e o consumo. Para cortar a Selic, o Copom precisa estar seguro de que os preços estão sob controle e não correm risco de ficar acima da meta de inflação.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

O Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião do Copom.

A Selic, que serve de referência para os demais juros da economia, é a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Histórico
De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa Selic foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% em julho de 2015. Nas reuniões seguintes, a taxa foi mantida nesse patamar.

Em outubro de 2016, foi iniciado um longo ciclo de cortes, quando a taxa caiu 0,25 ponto percentual para 14% ao ano.

O processo durou até março de 2018, quando a Selic chegou ao seu mínimo histórico, 6,5% ao ano, e depois disso foi mantida pelo Copom nas reuniões seguintes.

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

Da Agência Brasil

Em dez anos, produção de grãos terá aumento de 26,8% no país

O Brasil é responsável por 25% do total mundial das vendas de milhoFoto: Arquivo/Agência Brasil
A safra para 2028/29 deve ter um aumento positivo comparado com a atual situação do setor no País

A safra de grãos para 2028/29 terá um aumento de 26,8% em relação aos números atuais e será de aproximadamente 300,1 milhões de toneladas, segundo projeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Embrapa.

Já a área de grãos para os próximos dez anos deve aumentar 15,3%, passando de 62,8 milhões de hectares para 72,4 milhões.

O relatório, que foi baseado em 15 produtos derivados de grãos pesquisados mensalmente pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), mostra redução das áreas plantadas de arroz e feijão, enquanto a soja seguirá na liderança da produção nacional.

Cultura comum em quase todo o país, o arroz terá decréscimo de 8,6% de área plantada, enquanto sua produção aumentará 0,3%. O relatório aponta a diminuição no consumo do grão, que passou de 12 milhões de toneladas no triênio de 2013 a 2015 para 11,5 milhões de toneladas no triênio de 2017 a 2019.

De acordo com o estudo, o encolhimento do consumo de arroz tem se refletido na produção interna.

Pautado principalmente para o consumo interno, o feijão manterá sua estabilidade e terá crescimento de 2,6% na produção. Segundo técnicos da Embrapa, "o setor acredita que pode haver aumento de produção nos próximos anos, principalmente, por inserção internacional de alguns tipos de grãos".

Tomando a dianteira dos grãos, a soja é a que terá maior crescimento da produção, com 32,9% até a safra 2028/29. A produção atual é encabeçada pelo estados de Mato Grosso, com 28,1%, seguido pelo Paraná, com 14,2%; Rio Grande do Sul, com 16,8%; Goiás, 9,9%; e Mato Grosso do Sul, 7,4%.

Em relação à área plantada, o crescimento da soja será de 26,6%. O relatório mostra a expansão da cultura para o norte do país, como Maranhão, Tocantins, Pará, Rondônia, Piauí e Bahia, alavancado pela expansão de produção, criação de bovinos, abates de animais e preços de terras.

Da Folha de PE

sábado, 27 de julho de 2019

4.º Encontro de Carros Antigos será realizado neste domingo (28) em Surubim

Cerca de 100 veículos participaram do evento no ano
passado, segundo a organização
(Foto: Carlos Galhardo/ Blog Visão Surubim)
Os amantes do automobilismo terão oportunidade de voltar ao passado neste domingo (28) em Surubim. Das 9h às 17h, será realizado na Rua João Batista, no Centro da Cidade, a conhecida Rua da Prefeitura, o 4.º Encontro de Carros Antigos do município.

Os organizadores esperam que esse ano o número de veículos que vão estar no evento seja maior do que na edição 2018, que contou com cerca de 100 automóveis. Estão confirmadas as participações de clubes de carros antigos de cidades como Camocim de São Félix, Santa Cruz do Capibaribe, Recife e Vitória de Santo Antão.

Além dos carros antigos, o encontro também contará com uma área reservada para veículos rebaixados. A organização tem informado ainda que a entrada é gratuita, mas pede a quem quiser colaborar, que leve 1kg de alimento não perecível para doação à famílias carentes. Outro detalhe importante destacado pelos organizadores, é que não será permitida a disputa de sons automotivos ou similares no local.

Do Correio do Agreste

Contas públicas têm déficit de R$ 28,9 bilhões no primeiro semestre

DinheiroFoto: Reprodução/Pixabay
A conta do sistema previdenciário foi a principal responsável pelo rombo

Nos primeiros seis meses do governo Jair Bolsonaro (PSL) as contas do governo federal acumularam um déficit de R$ 28,9 bilhões. O resultado, divulgado pelo Tesouro Nacional nesta sexta-feira (26), é o quarto pior da série histórica iniciada em 1997.


A conta do sistema previdenciário foi a principal responsável pelo rombo. No semestre, Tesouro e Banco Central registraram superávit de R$ 66,1 bilhões, enquanto a Previdência teve déficit de R$ 95 bilhões.

"Os benefícios previdenciários são o maior componente das despesas obrigatórias, o que reitera a importância da aprovação da reforma da Previdência que está sendo apreciada pelo Congresso", afirma o Tesouro.

O órgão ressalta que a aprovação da proposta muda o cenário de elevação insustentável de gastos, mas não dispensa outros ajustes, como medidas que controlem os gastos com a folha de pagamento de servidores públicos.

A meta fiscal estabelecida para o encerramento deste ano é de déficit de R$ 139 bilhões.Até junho, o resultado acumulado em 12 meses está negativo em R$ 117,6 bilhões, ainda abaixo do limite.O baixo nível de atividade econômica vem dificultando o trabalho do governo de manter as contas dentro da meta.

Neste mês, o Ministério da Economia revisou para baixo a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, de 1,6% para 0,81%.O enfraquecimento da economia leva a uma redução na arrecadação de tributos. Nesta semana, por exemplo, a equipe econômica baixou quase R$ 6 bilhões nas projeções de receita para este ano.

A mudança nas contas obrigou o governo a fazer mais um corte em recursos de ministérios. Depois de bloquear quase R$ 30 bilhões no Orçamento em março, uma limitação adicional de R$ 1,4 bilhão foi anunciada nesta semana.

Da Folha de PE

Festival de Prêmios em prol de Erika Alves acontece neste domingo em Casinhas

Foto: Henrique Silva/Divulgação
Acontece na tarde deste domingo (28), no Centro de Casinhas, a partir das 15h, um Festival de Prêmios em prol da jovem Erika Alves (foto), moradora da comunidade de Areia de Chatinha, na Zona Rural do município, e que necessita de cuidados especiais de saúde após ter sofrido um grave acidente de moto. Serão 5 prêmios: um bode, um fogão, um ventilador, um liquidificador e um ferro elétrico. A cartela custa apenas R$ 5 (cinco reais).

Organizado pelo líder comunitário Nivaldo Silva, o evento beneficente contará ainda com shows ao vivo com a banda Pegadas de Pantera e os cantores Zé Cantor, Ranny Mattos, Marquinhos Show e Edyli Swing da Paixão.

Do Mais Casinhas

Sala do Empreendedor promove palestra sobre pequenos negócios, em Surubim

Foto: Divulgação/Reprodução
Com o objetivo de prestar orientações e dar suporte a qualquer cidadão que esteja interessado em abrir seu próprio negócio na modalidade de MEI, a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, promoveu a palestra “Micro e Pequenos Negócios",nesta quinta-feira (25). O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Surubim, Nelson Barbosa.

Na ocasião, tivemos a presença de um consultor do Sebrae, José Siqueira, que tratou sobre o tema. Foi uma excelente oportunidade para os Micro empreendedores Individuais (MEIs) conhecerem melhor as Linhas de Crédito disponíveis no mercado e, com isso, alavancar seu negócio!

A Sala do Empreendedor realiza atendimentos gratuitos de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Da ASCOM Surubim

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Mais antiga equipe de futebol de Casinhas, Canto do Rio do Diogo comemora 63 anos nesta sexta-feira

Foto: Divulgação/Reprodução
O Canto do Rio do Diogo, mais antiga equipe do futebol amador do município de Casinhas, completa nesta sexta-feira (26), 63 anos de existência. "São 63 anos de muitas conquistas e, na tarde deste sábado (27), a partir das 15h30, estaremos celebrando a data especial com nossos atletas e torcedores, com um amistoso entre nossa equipe e o Criciúma do Manduri, no Campo de Futebol da comunidade. Logo em seguida, também estaremos confraternizando em nosso estabelecimento comercial", informa o presidente do Canto do Rio, Edvaldo Santos, mais conhecido como "Pitôta".

Do Mais Casinhas

Digitalização da Indústria Têxtil é apresentada na abertura do EMP2019

Diretora técnica do Sebrae/PE, Roberta Correia e a gerente 
da Unidade Agreste Central do Sebrae/PE, Débora Florêncio.
Foto: Anderson Freitas/Maker Mídia
Evento tem um estande do Sebrae com demonstrações da tecnologia 4.0

Desfiles e palestra marcaram a abertura do Estilo Moda Pernambuco, EMP 2019, nesta quinta (25) no Moda Center em Santa Cruz do Capibaribe. Na abertura, o futuro da indústria têxtil esteve presente na fala das autoridades. A diretora técnica do Sebrae/PE, Roberta Correia reforçou que o Sebrae está à disposição dos empresários: “Estamos aqui para aproximar os empresários do novo cliente, que quer se relacionar com a marca de forma diferenciada e que exige uma marca que tenha criatividade, inovação e produtividade respeitando o meio ambiente. Estamos aqui para ajudar os empresários que precisam se adequar”, explicou a diretora.

O EMP 2019 tem espaço destinado para palestra, outro para desfiles e uma área para estandes. São empresas e instituições com produtos ou serviços que contemplam a cadeia produtiva da indústria têxtil. Tem até um estande do Museu da Sulanca com máquinas de costura antigas.  Mas o que chama mais a atenção é o estande com demonstrações da tecnologia industrial 4.0 para o setor de confecções, que foi montado pelo Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), ISI (Instituto Senai de Inovação), em parceria com o SEBRAE.

No estande, há o braço robótico que foi adaptado para fazer croquis e o espelho virtual, onde a pessoa escolhe a roupa e consegue levar uma foto como se estivesse vestida com a peça escolhida. O espaço tem demonstrações de parte do processo de digitalização da indústria têxtil. Há demonstração da produção de uma calça jeans e do acabamento de camisas. O visitante vai conhecer o processo ideal, mas vai saber que consegue adaptar às necessidades da empresa dele. A plataforma apresentada promete que é possível identificar gargalos durante todo o processo e que tudo é monitorado digitalmente. “Estamos mostrando aos empreendedores que é possível adaptar seu negócio às novas tecnologias. O Sebrae está preparado para prestar consultoria aos empresários para que eles possam inovar e incorporar novas tecnologias nos negócios através do Sebraetec”, explicou a gerente da Unidade Agreste Central do Sebrae/PE, Débora Florêncio.

O Estilo Moda Pernambuco segue até a próxima segunda (29) com desfiles, oficinas e palestras relacionadas ao tema deste ano que é Moda 4.0. O Sebrae também está levando para os participantes do EMP, a palestra “Criatividade e Inovação: uma espiada no futuro”. Será na Arena do Conhecimento, no domingo (28), a partir das 19h. O convidado é Marcos Piangers, autor do livro ‘O Papai é Pop’, especialista em novas tecnologias, criatividade, inovação e uma das maiores referências sobre paternidade do país.

SERVIÇO
ESTILO MODA PERNAMBUCO – EMP 2019
25 A 29 DE JULHO
Moda Center Santa Cruz em Santa Cruz do Capibaribe
Informações no site http://estilomodapernambuco.com.br/

Prefeitura entrega novas viaturas e fardamento para a Guarda Municipal de Surubim


Investindo em melhores condições de trabalho e com o intuito de promover a organização, a Prefeitura de Surubim entregou, na manhã de quarta-feira (24), f fardamentos e equipamentos de trabalho aos agentes de trânsito e guardas municipais de Surubim.


Os profissionais receberam fardas, bonés, cinto, apito, porta-treco, porta-tonfa, tonfa, colete refletivo e par de coturnos.

Essa é uma ação que complementa outras melhorias, como a ampliação da frota da Secretaria de Defesa Social (SDS), que recebeu, duas novas viaturas e uma moto para reforçar o atendimento móvel aos surubinenses.
Fotos: Divulgação/Reprodução
Fotos: Divulgação/Reprodução
Da ASCOM Surubim

PP 4.0 realiza qualificação de lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais em Pernambuco

Os especialistas Eduardo Fayet e Murilo Mori conduziram, na tarde de hoje (24), em Gravatá (PE), um evento de qualificação de lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais. O encontro faz parte do convênio Políticas Públicas 4.0, firmado entre a CNDL e o Sebrae, e reuniu mais de 60 pessoas de 27 CDLs pernambucanas. Neste modelo de evento, os especialistas do PP 4.0 tratam aspectos relativos a ética, integridade e compliance nas relações entre entes privados e agentes públicos, além de esclarecer detalhes do processo legislativo em âmbitos municipal, estadual e federal.

O presidente da FCDL-PE, Eduardo Catão, recebeu os líderes varejistas e falou sobre a relevância da iniciativa para o Sistema CNDL. “As informações que vamos debater aqui e as experiências que vamos trocar são fundamentais para conseguirmos trabalhar as políticas públicas de interesse do setor em nossas cidades, o que fortalece as ações da CNDL em Brasília e, consequentemente, o Sistema como um todo”.

Sobre ética, Fayet ressaltou que se trata de um conjunto de valores ligados à nossa cultura. “Ética tem a ver com os nossos hábitos, nosso caráter, nossa disposição em fazer. Na Alemanha, por exemplo, o conceito de ética é diferente do nosso, que é diferente nos Estados Unidos e no Japão. Ou seja, nós somos responsáveis pela nossa ética e não os outros”, explica. “A ética nos negócios não é diferente da ética do nosso dia-a-dia, ela é uma só. Nos negócios, a aplicação de ética é chamada de compliance, ou seja, integridade, o que também pode ser traduzido como confiança”, observa Fayet. “E nas empresas só é possível aplicar o compliance com o envolvimento e liderança da alta gestão e dos donos do negócio”, garante.

Murilo Mori, advogado com vasta experiência no Congresso Nacional, apresentou o processo legislativo: como nascem e tramitam projetos de lei e em que momento pode haver ação em legítima defesa dos interesses de determinado setor. “Mesmo antes de algum projeto estar tramitando, o profissional de RIG pode levar proposições ao Poder Executivo ou a um parlamentar com quem tenha bom relacionamento. Isso é totalmente legítimo, desde que respeitados os princípios de ética e integridade”, afirma.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

Da CNDL

País registra criação de 48,4 mil vagas de trabalho formal

O resultado registrado em junho é o melhor desde 2013

A criação de empregos com carteira assinada teve saldo positivo em junho, com a criação de 48.436 vagas. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Economia.

O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. O saldo positivo em junho foi resultado de 1.248.106 admissões contra 1.199.670 desligamentos ocorridos no período.


O resultado de junho foi o melhor para o período desde 2013, quando, no mesmo mês, foram geradas 123.836 vagas. Em junho de 2018 foram registradas mais demissões do que contratações, gerando saldo negativo de 661 vagas.

No primeiro semestre deste ano, foram criados mais 408.500 postos de trabalho ( 8.221.237 admissões e 7.812.737 desligamentos), o maior saldo para o período desde 2014 quando foram criadas 588.671 vagas. No mesmo período do ano passado, o saldo foi de 392.461 vagas.

O estoque do emprego formal no Brasil chegou a 38,819 milhões, em junho, maior do que do o registrado em junho de 2018 (38,294 milhões).

Para o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, os dados indicam que o resultado deste ano será melhor do que o de 2018. Dalcomo ainda aposta na melhora dos índices de confiança dos empresários e de consumidores impulsionada pela aprovação da reforma da Previdência, a criação da medida provisória Medida Provisória nº 881 (Liberdade Econômica) e a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“ [Mas]Essas medidas não bastam. Uma medida apenas não é suficiente. Nem mesmo a Nova Previdência é suficiente, mas é indispensável para outras mudanças”, disse. Ele citou a necessidade da reforma tributária, a melhora do ambiente de negócios, com a MP da Liberdade Econômica, e outras medidas de desburocratização. Continue lendo, clique AQUI!

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Oportunidade de Emprego em Surubim | Panificadora Terra Grão está com vaga para Padeiro Mestre

Imagem: Divulgação / Blog Negócios & Informes
A Panificadora Terra Grão brevemente irá se instalar em Surubim e está com oportunidade de emprego, a função será para Padeiro Mestre (com experiência). Interessados devem enviar os currículos para o e-mail: ivanildo.sanfranciscodistribuidora@outlook.com ou pelo WhatsAPP (61) 9 8147.6765.

Da Redação (Negócios & Informes)

Limoeiro celebra Emancipação Política com o comércio em regime facultativo

O feriado da Emancipação Política de Limoeiro, a ser comemorado no próximo sábado, dia 27 de julho, está mantido, de acordo com lei municipal aprovada no primeiro semestre deste ano pela Câmara Municipal de Vereadores, em correção a data oficial. A informação foi confirmada a nossa reportagem pelo secretário executivo de Indústria e Comércio de Limoeiro, Nilo Queiroz.

O secretário ressaltou que o feriado não pode ser cancelado, tendo em vista ser previsto em lei. “O prefeito (João Luís) cancelou apenas algumas atividades que estavam programadas por conta das chuvas", explicou. O que fica permitido pela gestão municipal é o funcionamento do comércio em regime facultativo. "Comerciantes e industriais que quiseram abrir, de acordo com a convenção que há entre comerciantes e comerciários, tem que pagar o dia (trabalhado) e dá uma folga posterior”, completou Nilo.

Ele também lembrou que não haverá fiscalização. “Os comerciantes podem abrir sem problema que não haverá fiscalização da prefeitura. A gente entende que é um momento difícil que o comércio a indústria está atravessando e entendemos a necessidade de algumas empresas abrirem, por ter uma folha de pagamento muito extensa, alguns têm, por exemplo, câmara fria que trabalha independente que esteja aberto ou fechado, ou seja, um custo que a empresa tem que arcar. Não seria justo que quem precisa trabalhar e gera emprego ser obrigado a fechar”, pontuou Queiroz.

Emancipação – A proposta de correção da data de Emancipação Política foi apresentada pelo Poder Executivo, após estudos realizados pelo Instituto Histórico e Geográfico de Limoeiro, e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores. Este ano, será a primeira comemoração na nova data. Também haverá apresentação da bandeira com 27 de Julho de 1811 estampado. Com a correção, o município passa a ter 208 anos. Antes, era 126. 

Na real data da Emancipação Política de Limoeiro, momento em que a então Freguesia se torna independente e passa a ser Vila (em Portugal quer dizer cidade), foi baixado um documento pelo príncipe regente, atendendo a solicitação do governador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, que pedia para Limoeiro também ser transformando em município autônomo com seus distritos: Bom Jardim e Taquaritinga.

Do Blog do Agreste

Prefeitura promove feira agroecológica em Surubim

A Prefeitura de Surubim, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, promoveu, na manhã de hoje, a Feira Agroecológica. 

A ação, que começou às 6h e vai até às 12h na praça do Estefânia, ofereceu grande variedade de produtos naturais.

Fotos: Divulgação/Reprodução
Quem passou pelo local não deixou de adquirir verduras, vegetais, legumes, plantas medicinais, raízes, castanhas, doces, queijos, frutas, entre outros alimentos derivados de produtos naturais.

Todos produtos são cultivados por famílias de Surubim e região de forma 100% natural, respeitando e preservando o meio ambiente.

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de ir hoje, a feira segue acontecendo todas as quartas-feiras no mesmo horário e local.

Não deixe de participar!

Da ASCOM Surubim