Polo Automotivo JeepFoto: Divulgação |
Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,5% nos três primeiros meses de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, em Pernambuco, o resultado foi de 1,2% no período.
O resultado do que foi produzido em Pernambuco nos primeiros três meses do ano ultrapassou mais uma vez os números do Brasil. É que enquanto a produção brasileira no período cresceu 0,5%, os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado no primeiro trimestre deste ano, segundo apurado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), foi de 1,2% de crescimento em relação ao mesmo período de 2018. No total, no período, o PIB pernambucano alcançou R$ 48,8 bilhões em valores correntes. O bom desempenho de Pernambuco veio de três grandes setores econômicos: Agropecuária (4,0%), Indústria (3,5%) e Serviços (0,5%).
Embora o maior percentual de aumento de produção tenha sido maior no setor agropecuário, com os bons resultados das Lavouras permanentes (12,2%), com influência, principalmente, dos aumentos na produção de banana, coco-da-baía e manga e Pecuária (4,1%), com destaque para o aumento na produção de ovos e leite, os outros setores puxaram o aumento do PIB no período. “A participação na composição do PIB é de apenas 4,3%, enquanto a indústria da transformação, que cresceu 3,5%, compõe 19,7% do indicador. Já o de serviços, com crescimento de 0,5%, detém 76% de participação nessa composição”, explica o gerente de estudos e pesquisas socioeconômicas da agência, Rodolfo Guimarães. Continue lendo, clique AQUI!