sábado, 7 de dezembro de 2019

Quase 4 milhões com ensino superior não atuam em área de formação

Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini

Uma pesquisa aponta que quase 4 milhões de pessoas que terminam algum curso superior no Brasil não conseguem entrar no mercado de trabalho que necessite o diploma. Atualmente, o país possui 18,3 milhões de formados para ocupar as 14,5 milhões de vagas disponíveis, divulgou a consultoria iDados através das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.


O número de trabalhadores com diploma passou a ultrapassar o número de postos no primeiro trimestre de 2014, época em que a crise econômica estava dando seus primeiros sinais no país. Com a lenta retomada da economia, a disparidade aumentou desde então.

Os trabalhadores têm optado por empregos informais e "bicos" para conseguir atingir uma renda mensal, gerando assim, menos valor para a economia. Mas embora os dados não sejam positivos, cursar uma faculdade ainda é um fator importante para quem deseja arrumar um emprego, afinal, é um fator que contribui para a seleção e qualificação.

A diferença de salários também existe: quem concluiu o ensino médio custa ganhar em média R$ 5 mil, enquanto quem possui apenas ensino médio recebe aproximadamente R$ 2 mil.

Por: Diario de Pernambuco