sábado, 29 de fevereiro de 2020

Campanha da LBV beneficiará milhares de estudantes no Brasil com a doação de kits de material escolar

Imagem: Divulgação/Reprodução
No dia 11 de março, às 09:30h, acontecerá a entrega dos kits de material escolar para mais de 200 crianças de famílias em vulnerabilidade social atendidos pela Legião da Boa Vontade na capital Pernambucana.

A ação faz parte da campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro, promovida pela LBV em todo o Brasil, com o objetivo de apoiar as famílias que não tem recursos para a compra do material escolar e incentivar os estudantes a frequentar a escola e a continuar os estudos. 

Em todo o país, a campanha vai entregar mais de 15 mil kits em dezenas de municípios brasileiros. Serão beneficiados crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas (Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio e EJA – Educação para Jovens e Adultos) da LBV, meninas e meninos atendidos nos Centros Comunitários de Assistência Social da Instituição, além de adolescentes e jovens que frequentam o Programa Aprendiz da Boa Vontade. Os kits são compostos de itens de acordo com a faixa etária dos estudantes e contém estojo, lápis preto e de cor, canetas, apontador, borrachas, tesoura, tubos de cola, tinta guache, cadernos, mochila, régua, dicionário de português entre outros. 

A LBV
A Legião da Boa Vontade acredita que a educação iluminada por valores éticos, ecumênicos e espirituais transforma o ser humano para melhor, por isso, há 70 anos, ela atua ao lado das populações em situação de vulnerabilidade social. Em suas unidades que atendem crianças e adolescentes, a LBV oferece o apoio necessário às famílias para que os filhos tenham acesso à Educação e a garantia e proteção de seus direitos, além de outros benefícios como atividades socioeducativas, esportivas, culturais, artísticas, lúdicas e recreativas e projetos permanentes de incentivo à leitura.

Serviço: 
Evento: Entrega de kits de material escolar — Campanha Criança Nota 10 — Sem Educação não há futuro.
Data: 11/03/2020 — quarta-feira | Horário: às 9:30h
Local: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV
Endereço: Rua doa Coelhos, 219, Coelhos — Recife/PE
Redes sociais: LBV Brasil no Facebook, no YouTube e no Instagram

Da Assessoria

Curso de Bombeiro Civil Profissional é promovido em Surubim

Imagem: Divulgação/Reprodução

O Curso será ministrado pelos profissionais altamente capacitados do CFP - Centro de Formação Profissional. Tem duração de 12 meses e capacita os participantes para a prática de salvamentos terrestres, prevenção e combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, classificação e uso de extintores e salvamento aquático.


São 240 horas de aulas práticas e teóricas para ambos os sexos. Faça já sua matrícula e garanta sua vaga. Início das aulas em fevereiro/2020.

✅ Duração 12 meses
✅ Turmas aos Sábados | (8h30 às 11h30) e (13h às 16h)

Toda e qualquer dúvida pode ser sanada pelo telefone 81 9 9750-1238, por meio de WhatsApp, ou pelo e-mail equipepassaporte@gmail.com

Da Assessoria

Oficina do Ricardo realiza promoção especial para o mês de março

Foto: Divulgação/Reprodução
Os primeiros meses do ano acabam mexendo muito com o bolso do consumidor. Além dos impostos cobrados como, o IPVA, IPTU, compras de materiais escolares e a fatura do cartão com as despesas de dezembro, deixam os orçamentos bastante sufocados. 

Para os cidadãos que possuem veículos, vale reforçar o dito popular: Prevenir é o melhor remédio. A manutenção preventiva é ainda mais importante, uma vez que pode ajudar a melhorar seu desempenho, reduzir custos e evitar acidentes.

Com o objetivo de facilitar para seus clientes, a Oficina do Ricardo está ofertando uma importante promoção neste mês de março. Confira a Nota: 

"A Oficina do Ricardo está facilitando sua vida para você cuidar do seu carro, neste mês de março...

6x no cartão de crédito

Ou 10% à vista no valor das peças 

Cuide do seu carro. Faça a manutenção preventiva, evitando um gasto superior com a corretiva.

Oficina do Ricardo
Construindo Relações de Confiança"

Da Redação (Negócios & Informes)

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Governo faz parceria para oferecer cursos gratuitos a empreendedores em Pernambuco

 (Foto: Hélia Scheppa/SEI)
Com intuito de contribuir para o estímulo ao empreendedorismo em Pernambuco, o governador Paulo Câmara assinou, na quinta-feira, um acordo com o Instituto Latino Americano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (Instituto Êxito). A parceria visa disponibilizar, de forma gratuita, conteúdos digitais através da plataforma do Instituto, a exemplo de palestras ao vivo e cursos online, contribuindo com a qualificação profissional de trabalhadores e empreendedores do Estado.

“Estamos sempre buscando alternativas que nos ajudem a gerar mais oportunidades para os pernambucanos. E apostamos no reforço do empreendedorismo no nosso Estado, seja através do Crédito Popular ou da qualificação profissional”, afirmou Paulo câmara. A parceria vai beneficiar, especialmente, os profissionais que passarem pelo Qualifica PE, programa que abriga vários cursos voltados para o desenvolvimento do trabalhador. Os profissionais que tiverem interesse em participar dos cursos ofertados poderão realizar o cadastro acessando o site: (www.institutoexito.com.br).

A iniciativa irá disponibilizar, em sua plataforma digital, cursos de desenvolvimento pessoal, técnicas de empreendedorismo, interação com empresários reconhecidos no mercado, mentorias e salas virtuais, além de consultorias gratuitas online, de acordo com a disponibilidade de atendimento da equipe do Instituto.

“No ano passado, cerca de 16 mil trabalhadores e empreendedores foram beneficiados com as ações de qualificação, capacitação e treinamento da Secretaria do Trabalho. Esse ano, vamos qualificar muito mais pessoas, que ainda terão essas plataformas digitais como apoio”, frisou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes. Ainda de acordo com ele, a expectativa é que até 2022, cerca de 250 mil pessoas sejam qualificadas com o programa. A parceria é firmada com o presidente da instituição, José Janguiê Diniz.

Da Folha de PE

Carnaval 2020 | Confira a programação completa do Desfile das Virgens de Surubim

Foto: Divulgação/Reprodução Alian Aragão
Tem início nesta sexta-feira (28), a programação do Carnaval de Surubim ou Desfile das Meninas Virgens, como é mais conhecido o evento. A partir das 18h30, cortejo cultural com blocos líricos (concentração em frente ao Clube Independência) com destino ao pátio da Usina. Às 19h (concentração em frente ao Cemitério) Juventude em Bloco com DJ Bruno César e Paredão Maracujá. Às 20h acontece a abertura oficial com a prefeita Ana Célia, em seguida, se apresentam Orquestra 100% Mulher e Rafa Mesquita. 

No sábado (29), será a vez da Carol Levy que se apresenta durante o Polo Infantil, a partir das 16h no pátio da Usina. À noite, a programação continua com desfile de blocos líricos e trios elétricos (Avenida São Sebastião), e a partir das 21h o Cantor Benil se apresenta no palco. Já no domingo (01/03), às 16h se apresenta no palco Noé da Ciranda e às 21h, Josildo Sá.

Este ano terá como homenageados as orquestras de frevo da cidade, valorizando a importante trajetória cultural que cada uma representa no carnaval multicultural de Surubim. A folia, iniciada pelo cabeleireiro Mário Júnior (falecido em 2012) e um grupo de amigos, completa 34 anos agora em 2020.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (28/02)
18h30 - Cortejo Cultural (Concentração em frente ao Clube Independência)
19h -  Juventude em Bloco com Dj Bruno César e Paredão Maracujá (concentração em frente ao Cemitério)
20h - Abertura Oficial com a prefeita Ana Célia (palco)
20h30 - Orquestra 100% Mulher e Rafa Mesquita (palco)

Sábado (29/02)

16h (Palco) – Polo Infantil – Carol Levy;
19h (Avenida) – Bloco Lírico “Folguedos de Surubim”;
19h30 (Avenida) Bloco Folguedos de Surubim
19h40 (Avenida) Bloco Bois Surubim e Banda de Pífano / Orquestra de Rodolfinho
19h50 (Avenida) Bloco Lírico
20h (Avenida) Bloco A Pisada é Essa
20h10 (Avenida) Wellington – (Carro Alegórico)
20h30 (Avenida) Bloco Neide Bolos e Monza Gás (Lais Olinda)
21h (Avenida) Bloco 14 BIS
21h30 (Avenida) Bloco 40 Graus (Alisson Levado)
22h (Avenida) Bloco Chilli Motel (Alessandra Vieira)
22h30 (Avenida) Bloco Surpresa (Asas da América)

Domingo (01/03)

8h (Avenida) Bloco Levanta Defunto (Faringes da Paixão) 
10h (Avenida) Bloco As Bonecas (Gyl Masseta e Paredão Maracujá) 
14h45 (Avenida) Cultura Popular Boi Surubim / Maracatu / Orquestra
15h (Avenida) Bloco Quem Me viu Mentiu (MC Mion, Paredão da Nobreza e Dj Marcos Pires)
15h20 (Avenida) Facção Folia (Paredão de Som)
15h30 (Avenida) Bloco Pega no Meu Kettlebell e Balança (Paredão de Som)
16h (Avenida) Trio Bloco Soute (Dainez Music)
16h20 (Avenida) Bloco Tô na Mídia (Inocentes do Pagode)
16h40 (Avenida) Trio da Prefeitura (Rafa & Pipo Marques) / Carro Alegórico
17h (Avenida) Bloco Carrapeta (Luan Douglas, João Victor e Victor Santos) 
17h20 (Avenida) Bloco Rafa Alyce BB (Rafa Alyce BB)
17h40 (Avenida) Bloco TI Connect
18h (Avenida) Bloco Chilli Motel
18h20 (Avenida) Bloco Surpresa (Marcio Dhuka)
18h40 (Avenida) Bloco KIFOLIA (Banda DiBôa)
19h (Avenida) Bloco 40 Graus (Tárcio Silva)

Da Redação (Negócios & Informes)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Promoção Pós Carnaval da Faculdade Unicesumar

Não adie seus estudos por mais um ano! Aproveite nossa condição especial e dê início à graduação que você sempre sonhou na melhor EAD do Brasil, por apenas 49,90 na primeira mensalidade, que é referente ao mês de fevereiro e com mensalidades a partir de 199,90. Mas, corre que a promoção é válida apenas para os dias 27, 28 e 29 de fevereiro.

Aqui você aprende na prática com profissionais experientes compartilhando conhecimentos essenciais para sua carreira, conta com material didático interativo, que proporciona uma experiência imersiva e intuitiva, além de estudar no seu tempo, onde estiver.

Tá esperando o que pra começar? Visite o polo e confira nossos cursos. Se quiser falar com a gente, é só ligar para 3634-2340 ou chamar no whats 9.8982-5586 ou vindo pessoalmente ao nosso Polo que fica na Av. São Sebastião, 889.

Da Assessoria

Surubim realiza neste fim de semana maior carnaval de rua do interior de Pernambuco

Foto:  Alian Aragão-Divulgação 
O Carnaval de Pernambuco não termina na quarta-feira de cinzas. É que no Agreste Setentrional do estado acontece o maior carnaval de rua do interior, na cidade de Surubim. Tudo começa a partir do dia 28 de fevereiro e vai até o dia 1 de março. Tradicionalmente o evento é realizado no final de semana seguinte às festividades de Momo em todo o Brasil. Este ano os homenageados serão os responsáveis pelas orquestras de frevo da cidade. Trata-se de um reconhecimento por parte da Prefeitura aos produtores culturais surubinenses.

A folia tem uma programação diversificada, atende todos os gostos pra ninguém ficar parado. Cortejos culturais, blocos líricos, orquestras de frevo e dez trios elétricos vão animar a multidão de Surubim e região durante os três dias. A programação segue da seguinte forma: na sexta-feira, dia 28, tem cortejo cultural às 18h:30. Às 20h:30 acontece a abertura oficial e às 21h Orquestra 100% Mulher - Rafa Mesquita.

Filhos de Bell Marques, eterno vocalista da
Chiclete com Banana, a dupla Rafa e Pipo
Marques são atrações confirmadas do evento
(Foto: Divulgação/Reprodução)

No sábado, 29, às 16h tem Polo Infantil com Carol Levy; às 19:30h cortejo cultural, e às 21h, tem Benil (Palco) e trios elétricos. No domingo, dia 1 de março, às 15h, tem cortejo cultural e 10 trios elétricos. Às 16h, Noé da Ciranda (palco); às 21h, Josildo Sá (palco) e o trio da Prefeitura, às 16h:40,  com Rafa e Pipo Marques, filhos de Bell Marques, ex-vocalista da banda Chiclete com Banana. O evento é uma realização da Prefeitura de Surubim com apoio da Fundarpe e do Governo do Estado de Pernambuco.

Do Blog MALUMA MARQUES

Oportunidade | Em Surubim, PanCristal oferta vagas de emprego e estágio

A Indústria PanCristal, sediada em Surubim, divulgou para a redação do nosso blog (Negócios & Informes) nesta quarta-feira (26) uma lista contendo vagas de empregos e estágio. Confira abaixo:

Analista Fiscal
Horário de trabalho: Comercial; Requisitos: Curso superior ou técnico completo em Ciências Contábeis; Pacote Office; Experiência mínima de 1 ano em Departamento Fiscal; Excel Intermediário;

Assistente de Financeiro com Experiência Contábil
Horário de trabalho: Comercial; Requisitos: Curso superior ou técnico em andamento ou completo 
nas seguintes áreas: Ciências Contábeis; Administração ou Economia; Experiência em Departamento Financeiro e/ou Contábil; Pacote Office; Excel Intermediário.

Estágio em Contabilidade
Requisitos: Cursando Ciências Contábeis; Administração ou Recursos Humanos entre o 3º e 7º período; residir em Surubim.

Interessados (a), é necessário efetuar  cadastro no site da empresa: http://pancristal.dyndns.org:8080/fortesrh/externo/prepareLogin.action?empresaId=2 / Clique AQUI!

Da Redação (Negócios & Informes) 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Educação financeira: obrigatória nas escolas e essencial para a vida

Júlio Schoeneman estuda o tema desde 2017 e já modificou
atitudes em casa e na escola. (Foto: Bruna Costa / Esp.DP Foto)
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 65% dos brasileiros estão endividados. Na opinião de especialistas no assunto, para boa parte dos inseridos neste percentual, a questão está mais associada à falta de educação financeira do que, propriamente, à escassez de recursos. Um problema que pode atingir um número menor de pessoas nas próximas gerações. Afinal, desde o início deste ano letivo, todas as escolas brasileiras precisaram estar 100% adaptadas às novas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que obriga a inserção da educação financeira nas instituições de ensino a partir do fundamental I, ou seja, dos 6 a 10 anos.

Para especialistas no assunto, esta tentativa de solucionar os crescentes endividamento e inadimplência deve trazer resultados. Afinal, especialistas afirmam que a partir dos quatro anos já há este discernimento para absorver os conteúdos. Atualmente, cerca de 800 escolas com 300 mil crianças e jovens de todo o Brasil passam pelo processo, utilizando o Programa DSOP Educação Financeira nas Escolas. O DSOP existe há 11 anos atuando há seis em 21 escolas públicas e 60 particulares de Pernambuco. Ao contrário do que pode parecer, a princípio, sua metodologia quase não se utiliza de números, segundo Carolina Buarque, educadora e terapeuta financeira formada na DSOP São Paulo. “Trata-se, afinal, de uma ciência humana, que cria um comportamento sustentável com o objetivo de gerar, a longo prazo, uma geração sustentável financeiramente. Nosso objetivo é falar sobre orçamento, poupança e sonhos. Não é só dinheiro, é tudo em volta dele e que perpassa alguns campos como empreendedorismo, família, diversidade dos valores (o que é supérfluo ou não), riqueza e pobreza, autonomia e cidadania”, explica. Carolina detalha, ainda, que o objetivo do programa é construir um novo modelo mental na criança, para que ela lide com o dinheiro visando realizar sonhos, embora se deixe bem claro, também, que há aqueles que ele não compra. “Pode-se conviver com o consumismo sem ser consumista. Pode-se identificar o que é necessidade ou desejo, sempre priorizando sonhos, que devem ser “blindados” porque haverá verba necessária para isso”, ressalta. Pais e professores também são capacitados com cursos online gratuitos. Até para que os professores não encarem a nova demanda apenas como um trabalho adicional.

O economista Edgard Leonardo, mestre em Administração pela UFPE, consultor e palestrante, ratifica a importância da educação nos primeiros anos de escola e afirma que se trata de uma questão comportamental. “Há cerca de 10 anos proferi uma palestra que teve uma repercussão incrível entre pessoas com formação e bom nível de renda e sobre quem achei que não pesariam estas questões. Na minha geração, entretanto, a maioria das pessoas não foi instruída na infância a respeito”, afirma. Edgard destaca, ainda, a necessidade da mobilização conjunta, em família, sobre o assunto. “Na nossa sociedade machista, muitas vezes o pai, provedor, passa por dificuldades mas não compartilha isto para não se sentir diminuído. A criança, e principalmente o jovem, entretanto, precisa saber”, salienta. O especialista destaca, ainda, a importância do entendimento sobre consumo responsável. “Consumir é bom. Dinamiza a economia, faz com que o comércio venda, reponha estoque e haja a necessidade de pessoas para atender e trabalhar na logística. Mais emprego, portanto. Muitos, entretanto, não sabem lidar com crédito, cheque especial, financiamento e querem antecipar consumo. Esta ciranda leva à desestabilização. É importante entender, também, que o problema advindo do consumismo exacerbado pode ser, inclusive, familiar. Questões financeiras costumam estar entre as primeiras causas de divórcio, por exemplo”, detalha. Sobre a inserção do tema em sala de aula, Edgard destaca a necessidade de fazer com que ela transite em várias disciplinas. “Se eu tivesse a oportunidade de dar uma dica a meus colegas professores é que não se apegassem a uma aula de matemática com informações sobre juros, porcentagens, cálculo de descontos. É importante que se torne algo transversal”, sugere.

Mudanças na rotina diária de pais e filhos educados financeiramente

Mesmo sem a obrigatoriedade, algumas escolas já lecionam a disciplina há alguns anos. Pais ou responsáveis já começam a perceber, portanto, posturas diferenciadas das crianças na utilização da verba familiar, além de modificação na própria rotina. A arquiteta Silvana Farias, por exemplo, conta que a filha Isis Farias, 9 anos, atualmente no quarto ano escolar, já aprende sobre o tema há três anos. Foi, portanto, um processo natural de entendimento do assunto. “Ela já desenvolve conhecimento sobre custos e valores, que vai utilizar para toda a vida. Sempre achei, também, que a melhor forma de aprender matemática é relacionar os problemas com dinheiro”, afirma. Isis corrobora as palavras da mãe afirmando que já aprendeu a economizar, fazer cofrinho e que, em casa, pratica ações como desligar a luz ao sair dos cômodos, não acionar o ar-condicionado para dormir à tarde, além de entender melhor quando não pode ganhar algo. Já tem poder de escolha, entretanto, sobre suas poupanças e sonhos. “Economizo minha mesada para comprar maquiagem e, no futuro, quero ter um sítio”, revela.

Júlio Schoeneman, também de nove anos, tem vários pontos em comum com Isis. No quinto ano escolar, estuda o tema desde 2017. “Economizo a água na hora do banho e a energia ao apagar a luz e abrir as janelas. Além disso, cuido dos meus brinquedos para não quebrar ou perder”, conta. A mãe de Júlio, a também arquiteta Soraya Schoeneman, acredita que as noções aprendidas por Júlio auxiliam a família no dia a dia e preparam as crianças para lidar com o dinheiro de forma mais madura. “Júlio tem hábitos como fechar a geladeira quando não está a utilizando, andar a pé e fazer pesquisas de preço antes de comprar”, conta. O menino acredita que a economia traz uma série de benefícios. “Aprendi que você deve economizar dinheiro gastando menos e comprando coisas mais baratas, além de juntar para ter brinquedos, roupas, livros. Assim, no futuro, posso realizar meus sonhos e comprar algum brinquedo que minha mãe diz que é caro. Além disso, ajudo meus pais a poupar”, conclui.

REFLEXOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

Instituto de Economia da UNICAMP, por seu Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), o Instituto Axxus e a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) realizaram a 1ª Pesquisa de Educação Financeira nas Escolas.

A pesquisa foi realizada com 750 pais/responsáveis de crianças de 4 a 12 anos estudantes em escolas adotantes e não adotantes de programas de educação financeira de cinco capitais brasileiras -Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Vitória. Dos entrevistados: 81% mães, 11% pais e 8% educadores. 51% de alunos do sexo feminino e 49% do sexo masculino.

Resultados:

* 71% dos alunos que têm aulas sobre o tema nas escolas ajudam os pais a fazerem compras conscientes.

*93% das pessoas nunca aprenderam na escola nem em casa a administrar o próprio dinheiro. 

*78% das pessoas acham que educação financeira trata-se de uma ciência exata, quando é humana.

*Em uma escola com educação financeira em sua grade curricular, 100% dos alunos apresentaram mudança comportamental em relação ao uso do dinheiro. 

*94% dos pais são apresentados à educação financeira por meio dos filhos que frequentam escolas onde são oferecidos programas sobre o tema. 

*Sete em cada dez crianças com educação financeira reagem bem em frente a um revés financeiro.

*100% das escolas sem educação financeira nunca tiveram eventos sobre o tema. 80% das que tem possuem eventos sobre o tema.


Comportamento dos filhos:

Frente a uma negativa de compra:

Reagem bem/regular: 57% (Sem educação financeira); 100% (Com educação financeira).

Reagem mal: 43% (Sem educação financeira); 0% (Com educação financeira).

Reúnem-se com a família para falar sobre dinheiro:

33% (Sem educação financeira); 98% (Com educação financeira).

Filhos sabem da situação financeira da família:

6% (Sem educação financeira); 67% (Com educação financeira)

Filhos que poupam ou gastam parcialmente em coisas que valorizam:

18% (Sem educação financeira); 100% (Com educação financeira).

Do Diario de PE

Ipea prevê crescimento maior do PIB do setor agropecuário

AgropecuáriaFoto: Arquivo/ Agência Brasil
Estimativa anterior era de crescimento de 3,2% e 3,7%

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário no país deve apresentar crescimento maior do que o previsto para 2020. A estimativa é do Instituto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que revisou as previsões para este ano.

De acordo com estudo divulgado hoje (21), para 2020 o PIB do setor deve ter alta que de 3,4% a 4,15, com base em projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa anterior do Ipea era de crescimento de 3,2% a 3,7%, respectivamente.

De acordo com o Ipea, a alta nos cenários para a safra 2019/2020 representa forte aceleração da atividade do setor em relação ao ano passado, quando o crescimento foi de 0,7%, de acordo com a estimativa do instituto. Segundo o estudo, nos dois cenários, o componente que mais deve contribuir positivamente para esse resultado é a lavoura. A estimativa é que a lavoura cresça acima de 3,9% devido principalmente ao crescimento esperado nas produções de soja e café.

No caso da soja, que é o de maior peso na lavoura, as previsões indicam que a produção deste segmento deve crescer entre 7,1% (segundo a Conab) e 8,7% (de acordo com o IBGE). Aliado a isso, é esperada uma alta de dois dígitos na produção de café, 13,1%.
Para a pecuária, as estimativas indicam um crescimento de 3,5% neste ano. O destaque fica com a produção de suínos, com alta de 4,5%. O segmento de bovinos deve apresentar crescimento de 3,5% e a de aves, 2,1%.

Coronavírus
O Ipea chama a atenção para a possibilidade de um efeito da epidemia de coronavírus na China sobre a demanda por produtos agropecuários, apesar do efeito esperado não ser significativo sobre a produção de soja devido ao fato de a cultura já ter iniciado a colheita. No caso da carne bovina, que possui uma produção mais dinâmica, o impacto potencial pode ser maior. A soja, ao lado da carne, é um dos principais itens na pauta de exportações para a China.

"Os problemas enfrentados atualmente pela China, como a implementação de quarentena em diversas cidades e as dificuldades de armazenamento dos contêineres refrigerados nos portos chineses, acarretam dificuldade para a circulação de mercadorias. Apesar das exportações do produto continuarem crescendo, a incerteza em relação ao mercado asiático pode ter sido um dos fatores que contribuiu negativamente para a queda dos preços do boi gordo nos mercados futuros", diz o estudo.
Para o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, a epidemia do coronavírus pode afetar o PIB do setor. “Os efeitos econômicos do coronavírus podem representar um risco para as projeções do PIB agropecuário, uma vez que a demanda externa por carnes e, por consequência, a produção interna podem ser afetadas”, disse o diretor para quem um possível efeito negativo não deve recair sobre a produção da carne suína para a exportação devido a China ainda sofrer as consequências da peste suína africana sobre seus rebanhos.

O estudo aponta ainda o recente acordo Estados Unidos-China como outro fator que pode afetar o PIB agropecuário, especialmente no que diz respeito à soja. Além da soja ser o principal produto agroindustrial exportado pelo Brasil, o país é o maior exportador mundial, com participação crescente no mercado internacional. Esse crescimento vem ocorrendo não só pelo aumento da produção, mas também pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, que tirou os americanos da liderança.

Quase 90% da soja importada pela China é proveniente dos EUA (35%) e Brasil (55%). O acordo prevê um aumento de 192% das importações de soja dos EUA para a China em 2020 e de 258% em 2021 (na comparação com 2019).

"Essa meta é claramente inviável, pois representaria um volume maior do que toda a soja produzida nos Estados Unidos atualmente. Ainda assim, haverá uma pressão muito forte no sentido de ampliar fortemente as exportações de soja norte-americanas para a China, certamente deslocando os principais fornecedores. Por se tratar de uma commodity, é sempre possível realocar a oferta brasileira para outros mercados que deixariam de ser atendidos pela soja dos EUA - com todas as dificuldades de redefinições logísticas e contratuais envolvidas)", diz o Ipea.

Por: Agência Brasil

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Rafa Mesquita, Josildo Sá, Benil e Rafa e Pipo Marques entre as atrações do Carnaval de Surubim 2020

Imagem: Divulgação/Reprodução
A partir do dia 28 de fevereiro, o nosso município vai realizar o seu carnaval 2020. Tradicionalmente, o evento acontece durante três dias, sempre no final de semana seguinte às festividades de Momo em todo o Brasil. Este ano terá como homenageados as orquestras de frevo da cidade, valorizando a importante trajetória cultural que cada uma representa em nosso carnaval multicultural.

A folia acontece nos dias 28 e 29 de fevereiro e 01 de março. Uma programação diversificada, para todos os gostos, promete botar os foliões pra dançar. Cortejos culturais, blocos líricos, orquestras de frevo e dez trios elétricos vão animar a multidão que faz do carnaval de Surubim o maior carnaval de rua do interior de Pernambuco. Vem pra o carnaval da alegria!

Da ASCOM Surubim

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Instituto Roberto Mateus está com vaga de emprego para Recepcionista e Técnico em Enfermagem

Imagem: Divulgação/Reprodução
Em Surubim, o Instituto Médico Roberto Mateus está com oportunidade de emprego, as vagas ofertadas são para Recepcionista e Técnico em Enfermagem (com disponibilidade para trabalhar de segunda à sábado). Requisitos: ambos os sexos, com ou sem experiência., sem restrição de idade. 

Os currículos devem ser enviados (com foto) para o e-mail: curriculumirm@hotmail.com


Com prazo limite de envio/entrega até 05/03/2020.


Da Redação (Blog Negócios & Informes)

Instituto Roberto Mateus lista dicas indispensáveis para manter a saúde de quem vai curtir o carnaval

O Instituto Roberto Mateus sabe que o carnaval é uma das festas mais esperadas por grande parte da população. Por isso, o IRM preparou algumas dicas para ajudar as pessoas a aproveitar a folia com ânimo e disposição nestes dias, confira:

1. Não esqueça de beber água! É importante manter o corpo funcionando, você não vai querer passar mal no meio do bloquinho.⠀⠀⠀⠀⠀

2.Cuidado com o que você come na rua! Você pode acabar pegando uma intoxicação alimentar e ter que suspender a folia mais cedo do que esperava.

3. Use protetor solar! A festa é na rua, embaixo do sol.

4. Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas. O efeito do álcool pode trazer consequências negativas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5. Use camisinha! Além de prevenir contra uma gravidez indesejada, ela protege contra infecções sexualmente transmissíveis.
Imagens: Divulgação/Reprodução

CDL Surubim divulga comunicado sobre funcionamento no período de Carnaval

Na manhã desta sexta-feira (21), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim (CDL) divulgou comunicado sobre o funcionamento da entidade durante o período de Carnaval, confira:

"Comunicado CDL Surubim – Carnaval 2020

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim (CDL) comunica a todos os associados e comunidade em geral, sobre os horários de expediente da entidade no período do Carnaval 2020, confira:

22/02 (sábado) – 08H às 12H
24/02 (segunda-feira) – FECHADO
25/02 (terça-feira) – FECHADO
26/02 (quarta-feira) – 08H às 18H

Durante os outros dias: de segunda à sexta-feira das 08h às 18h, aos sábados das 08h às 12h.

A CDL aproveita o ensejo para desejar um excelente carnaval com muita alegria, paz e responsabilidade a todos (a)."

A segunda-feira e terça-feira de Carnaval (datas móveis), de acordo com a Lei Municipal 499/2014, são declarados feriados civis no município de Surubim. As lojas que pretendem abrir devem fazer o contato prévio com o Sindicato dos Comerciários solicitando autorização de funcionamento.

Da Redação (Blog Negócios & Informes)

Carnaval 2020: Prefeitura de Surubim anuncia programação da folia no Jucá Ferrado

A Prefeitura de Surubim divulgou a programação do Carnaval 2020 da comunidade do Jucá Ferrado. O Carnaval do Jucá Ferrado é realizado há 61 anos e atrai centenas de pessoas para a localidade nos quatro dias de folia. Confira:
Imagem: Divulgação/Reprodução

Sesc promove folia de Carnaval em unidades do Agreste e Sertão

Foto: Divulgação/Reprodução
Atividades de lazer serão realizadas em Arcoverde, Belo Jardim, Buíque, Caruaru e Surubim

O Carnaval 2020 de Pernambuco começa nesta sexta-feira (21) com a abertura oficial no Marco Zero do Recife. E o Sesc entra na folia com programação recreativa em cinco unidades: Arcoverde, no Sertão, Belo Jardim, Buíque, Caruaru e Surubim no Agreste. Todas terão atividades para crianças e adultos.

Em Arcoverde, as ações serão realizadas nas áreas de lazer da unidade, no domingo (23/02), das 9h às 15h. A atração musical será o grupo É o Samba que vai animar o público com muito samba, pagode e frevo. Os ingressos vão custar R$ 12; mas os trabalhadores do comércio e dependentes com o cartão Sesc têm desconto e vão pagar R$ 6.

Em Belo Jardim, o público terá diversão com as atividades nas piscinas da unidade, jogos de salão, brinquedos e brincadeiras para a garotada, karaokê e música ambiente com os principais ritmos da festa de Momo. Tudo a partir das 9h. Os ingressos serão de R$ 10 para o público geral e R$ 5 para os trabalhadores do comércio e dependentes com o cartão Sesc.

Em Buíque, vai ter atividades recreativas na piscina, jogos de salão para os adultos, brincadeiras para as crianças, tudo ao som da orquestra de frevo AMUSA. As ações começam às 9h e seguem até as 15h. Ingressos a R$ 8, sendo que os trabalhadores do comércio e dependentes com o cartão Sesc pagam com 50% de desconto. 

Em Caruaru, serão dois dias de folia: domingo (23), com o cantor Assis Monteiro, e terça (25), com o DJ Vicent Jr. Em ambos, as atividades começam às 10h, e vai ter aulão temático de hidroginástica, oficina de máscara e pintura artística de rosto para as crianças e camarim da fantasia. Ingressos a R$ 8, sendo R$ 4 para trabalhadores do comércio e dependentes. Para o público geral, há uma taxa de R$ 10 para o banho de piscina.

E em Surubim, o domingo de Carnaval será animado por orquestra de frevo e o grupo Pia Samba. Além da música, terá atividades recreativas do Sesc Lazer, banho de piscina e oficinas de lança-confete e pintura de rosto para as crianças. A programação começa às 9h, com ingressos a R$ 10 para o público geral e R$ 5 para trabalhadores do comércio e dependentes.

Serviço: Programação do Carnaval do Sesc

Sesc Arcoverde

Data: domingo (23/02)

Local: parque aquático do Sesc – Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, Centro

Horário: das 9h às 15h

Ingressos: R$ 12 (público geral) e R$ 6 (trabalhadores do comércio e dependentes)

Informações: (87) 3821.0864

Sesc Ler Belo Jardim

Data: domingo (23/02)

Local: parque aquático do Sesc – Av. Pedro Leite Cavalcanti, s/n, Cohab II

Horário: das 9h às 16h

Ingressos: R$ 10 (público geral) e R$ 5 (trabalhadores do comércio e dependentes)

Informações: (81) 3726.1576

Sesc Ler Buíque

Data: domingo (23/02)

Local: parque aquático do Sesc – Rua Projetada, s/n, Frei Damião

Horário: das 9h às 15h

Ingressos: R$ 8 (público geral) e R$ 4 (trabalhadores do comércio e dependentes)

Informações: (87) 3855.2230

Sesc Caruaru

Datas: domingo (23/02) e terça (25/02)

Local: parque aquático do Sesc – Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis

Horário: das 10h às 15h

Ingressos: R$ 8 (público geral) e R$ 4 (trabalhadores do comércio e dependentes)

Público geral tem acréscimo de R$10 para banho de piscina

Informações: (81) 3721.3967

Sesc Ler Surubim

Data: domingo (23/02)

Local: áreas de lazer do Sesc – Rua Frei Ibiapina, s/n, São José

Horário: das 9h às 16h

Ingressos: R$ 10 (público geral) e R$ 5 (trabalhadores do comércio e dependentes)

Informações: (81) 3634.5280

Da Assessoria

Como diminuir o estresse no ambiente de trabalho

Em 2019, a síndrome de burnout, uma forma de estresse no trabalho, foi acrescentada a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, um alerta foi aceso: é preciso controlar a pressão do trabalho e tratá-la de maneira séria. Afinal, com saúde não se brinca. Se você já se viu totalmente estafado após um período de trabalho, não consegue se concentrar em suas atividades rotineiras. E tem dificuldade de socializar, se sente muito cansado, entre outros sintomas, você pode estar sofrendo da síndrome.
No Brasil, segundo pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), 72% dos profissionais têm alguma sequela decorrente do estresse. Dentro deste grupo, 32% das pessoas podem sofrer de burnout. Sendo que deste montante, 92% pessoas continuam trabalhando mesmo com a síndrome. Estes números são preocupantes e indicam que os profissionais brasileiros devem cuidar mais do bem-estar no ambiente de trabalho. 
Se você sofre com o estresse e pressão no seu dia a dia, separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a combater esses males no ambiente de trabalho. 
Cumpra as suas tarefas com calma
Parece óbvio falar que é preciso cumprir as tarefas de trabalho. Mas é importante que isso seja feito de maneira natural e sem pressão. Para isso, programe-se, faça cronogramas e sempre deixe um tempo a mais para possíveis imprevistos. Desta forma, você conseguirá trabalhar de maneira mais produtiva e fará entregas melhores. Existem métodos que podem facilitar o seu trabalho e melhorar a sua rotina, o GTD é um deles
Ouça música
Muitas pessoas usam a música durante o expediente como um relaxante, principalmente quando há muita coisa para entregar. Com o fone de ouvido, você consegue se concentrar no objetivo e até se sentir mais calmo. O estilo musical pode variar de pessoa para pessoa, mas existem diversas listas com seleções de músicas propícias para o foco no trabalho. 
Faça meditação
Meditar é uma forma muito eficaz de mandar embora o estresse e você pode fazê-lo no ambiente de trabalho. Atualmente é possível praticar a meditação com ajuda de aplicativos específicos e os benefícios são muitos: concentração, diminuição no estresse e ansiedade, desenvolvimento da criatividade e ainda o auxílio nas relações interpessoais.
Faça uma hora de almoço
A lei estabelece que todo funcionário tenha direito a pelo menos uma hora de almoço diária e isso não é à toa. A pausa no meio do dia é essencial para que o profissional tenha um tempo para ele, se alimente e se distraia. Esta também uma ótima hora para socializar com os seus colegas fora do ambiente de trabalho e conversar sobre outros assuntos. 
Pratique exercícios físicos
Mantenha contato com a Unopar Surubim: (81) 9 9246-6674
prática esportiva é fundamental para o bem estar e saúde de qualquer pessoa. Além de fazer bem para o corpo também faz bem para a cabeça e ajuda muito os profissionais durante o trabalho. Isso porque, com o corpo em movimento, o corpo produz endorfina, um hormônio que alivia o estresse. Os exercícios também auxiliam na oxigenação do cérebro aumentando a memória e a criatividade.
Estas são apenas algumas dicas do que você pode fazer para diminuir ou evitar o estresse no ambiente de trabalho. Se, mesmo com estas medidas, você continuar a se sentir mal, procure um especialista e comece o inicie um tratamento psicológico. 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Carnaval 2020 | João Alfredo lança programação com mistura de cores e ritmos

Alegria, animação, irreverência e energia. Esses são alguns dos atrativos do Carnaval de João Alfredo. Fazendo jus ao título popular de “Olinda do Agreste”, a cidade está nos preparativos finais para a folia de momo. No período de 22 a 25 de fevereiro de 2020, onze atrações animarão o polo principal da festa, instalado na Praça Manoel Cavalcanti e batizado de “Corredor da Folia”. Este ano, a festividade carnavalesca homenageia “Lúcia de Dé de Titó”, uma das comerciantes mais tradicionais do município. 

A abertura oficial acontecerá no Sábado de Zé Pereira (22), a partir das 20h, no palco principal, com a entrega da homenagem. Em seguida, acontecerão os shows de Valda Sedícias e Paulinho Pierry. No domingo (23) as apresentações terão início às 15h com Banda Expresso e Rapha Mello & Fama Elétrico. A animação continuará na segunda (24) com mais três atrações: Levy Swing, Bicho do Mato e Luan Douglas. Fechando a programação, na terça (25), os foliões vão curtir, a partir das 15h, Inocentes do Pagode, Banda Luará e Anjos Elétrico. 

Somado ao Corredor da Folia, o Carnaval de João Alfredo ainda contará com o desfile de 42 blocos de arrastão, entre eles, um voltado ao público infantil. Na zona rural, tradicionais blocos mantém a tradição de momo. Pelas ruas da cidade também será possível encontrar diversas expressões da cultura popular, a exemplo de Bois de Caboclinhos, Calús, Ursos, Mateus e Catirinas. E quem ainda tiver energia depois de um dia de folia, poderá acompanhar o famoso arrastão do Zé Pereira. Bonecos gigantes acompanhados de orquestras de frevo retiram os foliões do polo principal e levam para um verdadeiro passeio durante o período da noite pelas ruas da cidade.

Homenagem – Este ano, o Carnaval de João Alfredo homenageia Maria Lúcia de Oliveira Moura, a popular “Lúcia de Dé de Titó”, uma das comerciantes mais tradicionais do município. “Dona Lúcia”, como é conhecida, também é apaixonada pela folia de momo. Presença marcante no Bloco Boi Pitú, ela esbanja alegria e vitalidade. A sua irreverência somada ao amor pelo período carnavalesco inspira os foliões mais jovens. Por tudo isso, em 2020, o Carnaval de João Alfredo é Carnaval Lúcia de Titó.

Da Assessoria

Inovee Consultoria e Contabilidade oferta vaga de emprego

De acordo com informações recebidas  por nossa Redação (Negócios & Informes), a Inovee Consultoria e Contabilidade está ofertando uma vaga de emprego, os requisitos constam na imagem. Interessados (a), enviar currículo para o e-mail: eudes@inoveecontabilidade.com.
Imagem: Divulgação/Reprodução

Pernambuco cresce mais do que Brasil e Nordeste tem pior desempenho entre as regiões

Dados relacionados ao trimestre, de todas as regiões do país,
foram apresentados pelo Banco Central
(Foto: Patrícia Monteiro / Esp.DP Foto)
Em tempo de retomada lenta e gradual do crescimento econômico no país, o Nordeste é onde ela ocorre de modo mais desacelerado (0,7%). Pernambuco, por sua vez, está mais próximo dos índices nacionais do que dos da região onde está inserido, crescendo, inclusive acima da média do Brasil.

Enquanto a performance brasileira no último trimestre foi de + 0,9%, a pernambucana alcançou os índices de 1,1%. A atividade econômica do estado acelerou no trimestre encerrado em novembro, alcançando, inclusive, a maior taxa de crescimento dos últimos cinco trimestres. A perspectiva, para 2020 é a repetição dos resultados positivos. Os dados são do Boletim Regional do Banco Central e significam uma prévia do PIB, a ser divulgado pelo IBGE em março. O documento analisa as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul e os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

O Índice de Atividade Econômica Regional – Nordeste (IBCR-NE) variou 0,2% no trimestre encerrado em novembro de 2019 em relação ao finalizado em agosto. Em doze meses o IBCR-NE registrou alta de 0,6%. De acordo com Túlio Maciel, chefe do departamento de desenvolvimento econômico (Depec) do Banco Central, durante 11 anos, a região cresceu mais do que a média nacional, mas os dois anos anteriores ilustram a reversão do quadro.

“Com a agregação de menos trabalhadores em postos de trabalho, a massa salarial cresce em ritmo mais lento que outras regiões e traz desdobramentos em toda a economia nordestina”, explica. O ritmo lento repercute a incipiente recuperação da produção industrial e o baixo dinamismo do mercado de trabalho, apesar da expansão das vendas do comércio ampliado, que cresceu 2,0% no mesmo período. O que, de acordo com os dados, está relacionado à liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) à Black Friday.

Para Fábio Silva, analista do Depec em Recife, a queda da exportação também trouxe desdobramentos. “Segmentos químicos, de celulose e automóveis são grandes exportadores impactados pela queda da demanda externa. A Bahia, por exemplo, é o estado com maior peso da indústria, então sentiu as consequências”, explica. Entre 2010 e 2017, Bahia e Sergipe perderam espaço no PIB na região. Pernambuco e Piauí, por sua vez, ganharam.

Se a indústria foi protagonista no baixo desempenho do Nordeste, o contrário aconteceu em Pernambuco onde houve a retomada de derivados de petróleo e do setor químico – aliada a indicadores favoráveis da demanda por bens e serviços.

O IBCR-PE alcançou 1,3% no trimestre encerrado em novembro, após 0,1% no mesmo intervalo precedente. No comércio, também houve crescimento: 2% no trimestre, em relação ao finalizado em agosto, quando havia crescido 0,6%, na mesma base de comparação. Destaquem-se os resultados de móveis e eletrodoméstico (7,3%); combustíveis e lubrificantes (4,8%) e veículos e motocicletas (4,3%). Quanto à safra agrícola, a participação da cana-de-açúcar na economia do estado ainda é alta (30%).

Para 2020, a expectativa é de estabilidade/manutenção, embora o nível de produção esteja deslocando-se para Centro-Oeste e São Paulo. Sobre as exportações de automóveis do estado, apesar da queda em relação a Argentina, com a crise do país, Túlio conta que houve um direcionamento para outros países, como o México. “Vamos observar quanto à demanda do mercado doméstico, que está aquecido, com crédito de veículos crescendo a dois dígitos por ano, puxando vendas do setor e refletindo-se em todo o setor automobilístico”, afirma.

* Índice de atividade econômica do Banco Central:

Norte – 4,7%
Nordeste – 0,7%

Centro-Oeste: 2,5%

Sudeste – 2%
Sul – 2,1%.

*Nordeste por segmentos:

Indústria – - 3,1%. Declínio do setor químico, artefato e de veículos

Comércio - Caracteriza o declínio da recessão e a retomada da economia. No Nordeste, taxa mais baixa do que nas demais regiões (1,2%). O melhor desempenho foi do Norte, com 6,2%.

Serviços - desacelerou, acompanhando a indústria (-0,8%).

Pernambuco: Estrutura Econômica – participação das atividades econômicas no Valor Adicionado Bruto (dados de 2017): 

Administração Pública é a maior do estado: 24,4%.

Indústria da Transformação: 13,2%, acima da do Brasil (12,4%). Em 2010, a participação, neste setor, de segmentos como veículos era de 0,3%. Atualmente, chega a 10,9%. A de derivados de petróleo e combustíveis, da mesma forma. Passou de 0,5% a 11,8%.

Quanto à fruticultura, para 2020, há a perspectiva de redução de safra de manga, mas ela é vinda de patamar alto com o aumento do dobro da produção há cinco ou seis anos. É uma queda de base alta.

Postos de trabalho - 8.200 menos demissões, sendo 5 mil só no setor de teleatendimento. Os motivos foram a revolução da tecnologia no segmento e à migração para outros estados.