quinta-feira, 30 de abril de 2020

CDL e OAB Seccional Surubim emitem note de pesar pelo falecimento do empresário Fernando Brito Filho

Imagem: Divulgação/Reprodução
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim (CDL Surubim) e a Ordem dos Advogados do Brasil- Subseccional Surubim (OAB Surubim) emitiram nota de pesar em, virtude do falecimento do empresário surubinense Fernando Brito Filho. Confira:

CDL emite nota de pesar pela morte do empresário Fernando Brito Filho

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim, em nome de sua presidente, Roberta Aguiar, diretores e colaboradores, vêm de público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do empresário Fernando Brito Filho, mais conhecido como “Fernandinho do Kipreço” ocorrido nesta quarta-feira (29).


A CDL aproveita a oportunidade para agradecer a importante colaboração de Fernando Brito ao movimento lojista do município, além de outras Instituições, ele era presidente do Sport Club Surubim, diretor da Rádio Pop FM e tesoureiro da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.


NOTA DE PESAR - Ordem dos Advogados do Brasil- Subseccional Surubim (OAB Surubim)

A Ordem dos Advogados do Brasil- Subseccional Surubim, recebeu com profundo pesar a trágica notícia do falecimento do advogado, empresário e membro da atual diretoria, Dr. Fernando Brito Filho. Fernandinho, como era conhecido, deixa-nos um legado de valores ímpares, tais como: simplicidade, sagacidade e honestidade, tudo isso ressaltava-se do seu ser e lhe auferia sucesso em todo seu empreendedorismo.

 Além de advogado, teve sua trajetória pautada no empreendedorismo, estando à frente das empresas do grupo Kipreço, que administrava com reconhecida eficiência, contribuindo de forma significativa com o desenvolvimento econômico do nosso município. 

Junto a OAB, destacava-se pela sua postura carismática, equilibrada e conciliadora com que tratava as demandas da casa. Sua ausência trará uma enorme lacuna para a atual gestão e para as ações em defesa das causas da advocacia. Companheirismo e solidariedade são marcas que cingem o seu caráter.

Nesse momento de dor, a OAB Surubim se solidariza e presta às condolências aos familiares, amigos e admiradores do Dr Fernando Brito, registrando o seu reconhecimento e agradecimento pelo legado que deixa para o nosso município e por sua dedicação à classe.


Prefeitura revitaliza Praça José de Souza Barbosa no centro de Surubim


Mesmo em meio a todos os transtornos da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Surubim entregou à população a . Estamos cumprindo mais um compromisso com a população.

O local foi completamente reformado e vai proporcionar lazer para os surubinenses, que vão poder contar com playground, espaços para jogos de dominó, xadrez e rampa de acessibilidade, em um lugar aconchegante e renovado.
Fotos: Divulgação/Reprodução

Da ASCOM Surubim

Governo de Pernambuco prorroga decreto de medidas restritivas e mantém a suspensão das atividades econômicas até 15 de maio

O governador Paulo Câmara assinou nesta quinta (30) decreto que estende a quarentena em Fernando de Noronha (até 10/05) e mantém a suspensão das atividades econômicas (até 15/05) e das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público e privado (até 31/05), em todo o Estado. O decreto também proíbe o acesso e a prática de atividades nos parques e praias e nos calçadões das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e beira-rio em Pernambuco (até 15/05).

Os serviços e atividades considerados essenciais seguem em funcionamento. Pertencem a esta categoria supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência, feiras livres, lojas de defensivos e insumos agrícolas, farmácias e estabelecimentos de produtos médico-hospitalares, postos de gasolina, bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas, casas de ração animal e depósitos de gás, entre outros.

Com o novo decreto, passou a ser permitido o funcionamento das lojas de material de informática, por meio de entrega em domicílio ou como ponto de coleta, e dos serviços de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática.

Do Governo de PE

Morre aos 59 anos o empresário surubinense Fernando Brito Filho

(Foto: Reprodução/ Facebook)
Faleceu na noite desta quarta-feira (29), o empresário Fernando Barbosa de Brito Filho, de 59 anos, mais conhecido como “Fernandinho do Kipreço”. Segundo parentes, ele estava em casa quando passou mal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionado, fez o socorro levando-o para o Hospital São Luiz, mas o empresário morreu antes de receber atendimento na unidade de saúde. Fernando era cardíaco, havia tido um infarto há cerca de três anos e também sofria de hipertensão arterial. A causa da morte foi um segundo infarto, conforme avaliou a equipe médica.

Filho de Fernando Barbosa de Brito e Gesilda Gonçalves de Brito (já falecidos), Fernando nasceu no dia 6 de fevereiro de 1961. Estudou nos colégios Nossa Senhora do Amparo e Marista Pio XII, onde concluiu o antigo 2.º grau. Era formado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Caruaru e em Direito, pela Faculdade de Direito de Caruaru. Chegou a iniciar o curso de Economia, mas deixou a graduação para se dedicar aos negócios da família.

Casado com Edvânia Brito, teve duas filhas: Gesilda e Fernanda. Era presidente do Sport Club Surubim, diretor da Rádio Pop FM e tesoureiro da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também era irmão do presidente da Câmara de Vereadores de Surubim, Fabrício Brito.

O velório acontece na Casa Mortuária São José, de José Bezerra, no Centro de Surubim. O féretro sairá às 16h para o sepultamento no Cemitério São José.

Do Correio do Agreste

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Covid-19: dos cinco casos confirmados em Surubim, três estão curados; confira os números da doença na região

Foto: Divulgação/Reprodução
O último boletim divulgado pela Prefeitura de Surubim na terça-feira (28), indica a cura de três pacientes, entre os cinco casos confirmados de Covid-19 do município. O quinto paciente a ter confirmação da doença foi o enfermeiro Antônio Ferreira de Lima Júnior, mais conhecido por “Júnior Barraca”. O resultado do exame que ele realizou no dia 13/4 (que foi positivo para coronavírus) só saiu no dia 26/4, quando ele estava encerrando o período de quarentena e já havia realizado um segundo exame em 23/4, que deu negativo. Por causa do atraso no resultado, o profissional de saúde entrou nas estatísticas como caso confirmado e curado. Ele inclusive já voltou ao trabalho na segunda-feira, 27/4.

As secretarias estadual e municipal de Saúde, não informam os nomes dos pacientes, mas neste caso o próprio enfermeiro autorizou a divulgação. O boletim também traz a informação que dois casos ainda estão em investigação, 11 foram descartados e 24 seguem em monitoramento domiciliar como Síndrome Gripal Leve.

Região

Santa Maria do Cambucá confirmou o primeiro caso da doença nesta quarta-feira (29). É uma idosa que já estava internada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, com outros problemas de saúde. A Secretaria de Saúde do município informou também que o Posto de Saúde da Família (PSF), do Centro da cidade está fechado até o dia 4 de maio porque o médico da unidade apresentou sintomas da Covid-19 e os funcionários do local tiveram que entrar em quarentena. O município ainda e tem um caso suspeito.

Frei Miguelinho tem 15 casos confirmados, com três curas e duas mortes. Dois casos ainda estão em investigação. Orobó esta semana confirmou os dois primeiros casos da doença. Em Limoeiro já são 18 casos, sendo sete recuperados, três óbitos e 11 em investigação. João Alfredo registra sete confirmados, dois recuperados e três suspeitos. Já Machados conta quatro casos confirmados e uma morte e Bom Jardim tem sete confirmações, dois óbitos e quatro pessoas curadas.

Do Correio do Agreste

Empresa de Gravatá abre vaga de estágio em Logística

Seleção dos estudantes está sendo feita pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE)
Mesmo com o desaquecimento do mercado, provocado pela crise do novo coronavírus, empresas da região têm apresentado demandas de contratação de estagiários. O IEL-PE está selecionando alunos do curso Logística, que residam em Gravatá, para oportunidade de estágio. As entrevistas serão realizadas virtualmente, atendendo às orientações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para se candidatar, o estudante precisa estar cursando o nível técnico ou superior, a partir do 3º período, de Logística, ter conhecimento do pacote Office e disponibilidade de trabalhar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30. A remuneração oferecida é de R$ 895 + auxílio transporte no valor de R$ 150 por mês.
Os interessados devem enviar seus currículos para o e-mail: caruaru@ielpe.org.br com o assunto Logística/Gravatá.
Da Assessoria

Artigo: Consumo e vida mais digitais na pandemia

Há pelo menos quarenta dias estamos enfrentando uma situação sem precedentes no Brasil e no mundo: a luta contra o COVID-19 impôs o isolamento social. De uma hora para outra, nos vimos em casa e tivemos que adequar nossas rotinas.

Passamos a viver com diversas incertezas sobre a duração da quarentena, o comportamento do vírus, a continuidade do trabalho, o impacto na economia e na sociedade como um todo. Muitos se adaptam a um novo estilo de vida, o trabalho em home office, reuniões online, aulas à distância, webinars, happy hour digital.

Para abastecer a casa com itens essenciais, precisamos recorrer ao e-commerce das redes ou aos aplicativos como Rappi, iFood, entre tantos outros. O tempo médio de entrega chega a quinze dias em alguns casos, muitos pedidos são entregues incompletos, os canais de atendimento ao consumidor não dão conta do número de contatos. Um verdadeiro caos.

Neste contexto vivemos mais uma incerteza: a de não ter acesso a produtos essenciais durante o confinamento e, portanto, precisamos recorrer às lojas físicas, como supermercados, atacarejos e farmácias. A experiência de consumo nem sempre é positiva, há ruptura de produtos e marcas de preferência, os preços das commodities sobem, faltam itens básicos de limpeza como álcool, álcool em gel, panos e lenços de limpeza, toalha de papel.

Tenho estudado os boletins semanais de diversos institutos e consultorias como Nielsen, Kantar, Delloitte, Bain&Company, webinars com lideranças do varejo e da indústria, que abordam ideias para resolver os problemas evidenciados durante a pandemia.

Temos uma certeza que nos motiva: podemos ver exemplos de criatividade, inovação em serviços e colaboração nos negócios. Notamos a aproximação entre indústrias e varejistas, soluções provenientes de hubs de startups, benchmarking com empresas consolidadas no varejo online, vendas com afiliação de equipes via WhatsApp, iniciativas de valorização dos comércios locais que incentivam o consumo solidário. Muitos projetos que buscam iniciar ou agilizar o processo de transformação digital nas empresas, principalmente no que se refere aos canais de marketing.

Sabemos que a forma de consumir está mudando com essa crise, porém não temos certeza de quais comportamentos serão perenes pós pandemia. E como escreveu Jacques Meir no artigo “Aprenda a separar tendência de consequência”, precisamos observar por mais tempo os hábitos do consumidor para poder entender melhor todas as mudanças que estamos presenciando e separar aquelas que deverão perdurar.

(Por: Consumidor Moderno)

Comércio de Pernambuco apoia nova data do Dia das Mães

FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O Dia das Mães é a segunda melhor data para o varejo nacional e costuma registrar crescimento nas vendas a cada ano. Porém, em 2020, será diferente por conta da suspensão das atividades do comércio como medida para conter a disseminação do coronavírus. A data comemorativa aconteceria no dia 10 de maio, porém ainda há uma indefinição se haverá uma reabertura do setor em Pernambuco até lá, já que não foi definida uma data para acontecer. Ainda que haja uma flexibilização em relação às atividades do comércio, as vendas não prometem registrar uma alta esperada para a data. Justamente para tentar driblar o cenário desfavorável e preservar as vendas, existe um movimento nacional para adiar o Dia das Mães para 12 de julho, que está sendo analisado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Alteração apoiada pelo setor pernambucano.

Segundo Eduardo Catão, presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE), há um movimento em torno do adiamento da data, mas que o setor ainda aguarda o posicionamento. Julho foi o mês escolhido receber a nova data para não chocar com o dia dos namorados, em junho. "A gente também solicitou isso para a CNDL, mas a entidade ainda não se pronunciou até agora. Todo mundo do estado consultado concordou, mas ainda não sabemos se vai acontecer, assim como não sabemos quando o comércio vai, de fato, reabrir", explica, acrescentando que, diante da atual situação por conta da pandemia, o comércio não tem como trabalhar o Dia das Mães ou receber as mercadorias, mesmo se as atividades forem reabertas. "Mesmo que comece a abrir, o consumidor não vai para a rua de imediato, ele está preocupado. Então o retorno vai ser lento, não vai abrir em um dia e no outro estará cheio", pontua.

Caso a data não seja adiada, as expectativas são negativas. "Caso a proposta não tenha resultado, caso não consiga alterar, a parte comercial vai ser totalmente prejudicada porque, aparentemente, o comércio estará totalmente fechado ou com pequenas aberturas. Vai ter alguma venda, mas nada comparado com os anos normais. Além disso, haverá ainda um fracasso em termos emocionais porque existe o distanciamento social e não está podendo visitar os idosos", ressalta Cid Lôbo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (CDL-PE). "As vendas no varejo tradicional são zeradas e tem aqueles que vendem no comércio eletrônico, que terão alguma coisa. Quem já vendia antes, pode ter um acréscimo pequeno", complementa.

A Associação Pernambucana de Shoppings Centers ainda não tem uma perspectiva relacionada às perdas, mas apoia a alteração da data. "A Apesce não faz, ainda, projeções sobre a expectativa de vendas para o Dia das Mães, por não ter um cenário definido sobre a volta gradual das atividades dos shoppings no estado. Além disso, mostra-se favorável à mudança da data da comemoração, em sintonia com os lojistas", informou, por meio de nota.

Além das vendas, também ficaram prejudicadas as contratações temporárias, que são realizadas para o período. "Essas contratações estavam esperando para começar a acontecer em abrir, para avaliar e sentir o clima e, de repente, chamar mais pessoas. Mas não houve tempo, já que o comércio teve as atividades suspensas no dia 20 de março", comenta Cid Lôbo.

Do Diario de PE

terça-feira, 28 de abril de 2020

Unicesumar está devidamente credenciada no MEC para funcionar em Surubim

Imagem: Divulgação/Reprodução
Reconhecida nacionalmente como a melhor educação à distância, a Unicesumar chegou Surubim. Com o novo Polo da Unicesumar, a Capital da Vaquejada ganha qualidade educacional e oportunidades. A Instituição é reconhecida nacionalmente pelo MEC, fator que você pode conferir no Portal do Ministério da Educação.

A Unicesumar é dirigida pelos irmãos Betto Aragão e Pedro Aragão, ambos professores. “O Polo da Unicesumar em Surubim chegou para fazer história. Este é o nosso primeiro ano na cidade, temos alunos já estudando e, sabemos que uma instituição quando chega em uma cidade, gera uma série de perguntas para quem procura estudar. Tipo, será que é séria? Será que é reconhecida? Enfim. O conselho que dou a todos os alunos que buscam fazer um curso de graduação é pesquisar na fonte e a fonte é o Portal do MEC. Se a Instituição estiver listada no Portal do MEC é porque tem autorização para funcionar naquela cidade. Caso não esteja, oriento o aluno a não se matricular”, explicou o professor Betto Aragão.

São mais de 50 cursos de graduação com material didático exclusivo e 90 cursos de pós-graduação para você expandir seus conhecimentos e crescer profissionalmente. A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo nono ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5.

Quer estudar conosco? Faça o seu vestibular sem sair de casa. Acesse: https://inscricoes.unicesumar.edu.br/ Mais Informações: ligue para 3634-2340 ou pelo Whatsapp: 9.8982-5586 | Av. São Sebastião, 889 – Bairro São Sebastião.

Da Assessoria


Grupos de idosos do Sesc entram na luta contra o coronavírus e investem na produção de máscaras

Foto: Divulgação/Reprodução
Iniciativa está sendo realizada pelos grupos das unidades de Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Surubim 

O uso de máscaras de tecido tem sido cada vez mais comum nas ruas das cidades brasileiras no combate à propagação do coronavírus. E a produção deste equipamento de proteção de forma artesanal cresce a cada dia. Integrantes de grupos de idosos de unidades do Sesc no interior de Pernambuco aderiram à iniciativa e estão confeccionando em casa máscaras para doação ou para garantir uma renda extra. 

Em Arcoverde, idosas do Grupo Novo Horizonte criaram o Ateliê da Solidariedade, ideia que surgiu nas reuniões virtuais organizadas por elas enquanto as atividades presenciais do Sesc estão suspensas. Elas fizeram pesquisas sobre a modelagem, a higienização e a embalagem e já entregaram à comunidade mais de 378 máscaras em TNT, 367 em tecido e 55 gorros hospitalares. A meta do Ateliê é alcançar a marca de mil unidades. 

Em Belo Jardim, a voluntária do Grupo Girassol do Sesc Maria José da Silva Lemos, a Dona Nana, dá mais um exemplo de cuidado com o próximo. Ela já produziu mais de 100 máscaras para doar aos familiares e às pessoas da zona rural do município. Há seis anos no Girassol, já realizou várias oficinas de artesanato com o grupo. Ela é costureira e produziu as máscaras com material que tinha em casa. Também faz por encomenda.

Em Caruaru, seis integrantes do Grupo da Amizade do Sesc começaram a fazer máscaras, também aproveitando tecidos quem já têm à disposição. Ainda não há um quantitativo, mas sabe-se que toda a produção será doada. O Sesc ainda está articulando essa rede de solidariedade entre as integrantes do grupo que, apesar das dificuldades de aquisição de materiais, está trabalhando a todo vapor.

Maria do Socorro Bezerra, Iracy Brito, Lia Catão e Betinha Fula participam do Grupo Reviver do Sesc Garanhuns e por serem costureiras, foram incentivadas pelas colegas, a partir de conversas pelo grupo de Whatsapp, a produzir as máscaras. As quatro receberam o material das amigas e iniciaram a produção. Já fizeram mais de 100 unidades que foram entregues ao Banco de Alimentos do Sesc para doação.

Em Surubim, Irene Tributino, voluntária do grupo Raio de Sol, está confeccionando os equipamentos de proteção para doação e venda. Como já trabalha com fardamentos hospitalares, aproveita o material que tem para costurar as máscaras. Parte da produção de Dona Irene foi doada ao Lar Amélia França de Surubim, que abriga 20 idosos e tem 16 funcionários. 

"Com a paralisação das atividades com o idoso no Sesc, seguindo as recomendações da OMS, mas preocupados com o isolamento dos nossos idosos, pensamos em continuar promovendo atividades que valorizem a autonomia, protagonismo e desenvolvimento da pessoa idoso. Dentre elas, temos a confecção de máscaras, que é um belo gesto de solidariedade", ressalta Mônica Regina, coordenadora regional de Assistência do Sesc em Pernambuco.

Da Assessoria

Membros do MPPE devem cobrar uso de máscaras em todo o Estado

O Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus orientou, por meio da Recomendação PGJ nº024/2020, que os promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) atuem para assegurar o cumprimento do Decreto Estadual nº48.969/2020, que estabelece a utilização de máscaras como método de contenção do Covid-19.

Com base na recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prega o uso comunitário das máscaras, o procurador-geral de Justiça orienta os membros do MPPE a tomar as providências necessárias para fiscalizar o fornecimento e de máscaras aos servidores públicos, empregados e colaboradores de estabelecimentos privados autorizados a funcionar durante o período de isolamento social, como supermercados, bancos, farmácias e unidades de saúde. Conforme o Decreto nº48.969/2020, as máscaras devem ser disponibilizadas pelos entes públicos e privados aos seus colaboradores, que estão obrigados a utilizar os equipamentos.

Além dos trabalhadores dos serviços essenciais, a norma legal também recomendou o uso da máscara pela população sempre que for preciso efetuar deslocamentos no transporte público ou mesmo a pé. Dessa maneira, o procurador-geral de Justiça orienta os membros do MPPE a estimular a adoção das máscaras pelo público em geral, inclusive aquelas produzidas de maneira artesanal.

No caso das cidades que possuem atividade econômica de confecção, os promotores de Justiça também devem estimular as empresas a dedicarem suas atividades produtivas à fabricação das máscaras caseiras e demais insumos que podem ser utilizados no enfrentamento ao Covid-19.

Da Assessoria

Bom Jardim: Pais morrem com suspeita de Covid-19; filha também faleceu e teve doença confirmada

Raquel (à esq.) e os pais Cristóvão e Ana.
Os três morreram em um intervalo de cinco dias
(Foto: Reprodução/ Facebook)
Uma verdadeira tragédia ocorreu em uma família de Bom Jardim, causando forte comoção na cidade. Um casal de 67 e 65 anos, faleceu com suspeita de Covid-19 e a filha deles, de 38 anos também morreu e teve a doença confirmada. O resultado dos exames dos idosos ainda não foi divulgado. As mortes ocorreram em um intervalo de cinco dias.
O primeiro a falecer foi o idoso, Cristóvão Pereira de Oliveira, conhecido como “Cristóvão dos Correios” ou “Cristóvão de Zé Cirilo”. Ele morreu na quinta-feira (23). A esposa dele, identificada apenas por Ana, faleceu na sexta-feira (24), dia em que o marido foi enterrado e a filha do casal, Raquel Oliveira, foi à óbito nesta segunda-feira (27). Todos os sepultamentos aconteceram no Cemitério de Bom Jardim, sem velório, como recomenda as autoridades sanitárias para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
O casal morava no Centro de Bom Jardim mas estava na casa da filha, em Recife. Os três foram internados em unidades de saúde da capital. O esposo de Raquel e o filho de 10 anos, apresentaram sintomas leves da doença e estão cumprindo a quarentena em casa.
Do Correio do Agreste (Da Redação, com informações do portal Ne10, de Alfredo Neto da Rádio Jornal Limoeiro, do Blog do Sérgio Ramos e do Blog do Professor Edgar de Bom Jardim)

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Covid-19 | Ministério Público adverte supermercados e outros estabelecimentos de produtos alimentícios de Surubim

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim (CDL Surubim), recebeu nesta segunda-feira (27/04), o Ofício nº 051/2020 do Ministério Público do Estado de Pernambuco (1ª Promotoria de Justiça de Surubim), onde ADVERTE aos Administradores, Proprietários, Gerentes e responsáveis por Supermercados e outros estabelecimentos de produtos alimentícios situados em Surubim.

O documento destaca as Considerações:

*A tramitação do Procedimento Administrativo nº 0227.000.001/2020, em curso nesta Promotoria, instaurado para acompanhar as ações de enfrentamento à Pandemia do Covid-19 em Surubim.

*Edição do Decreto Estadual nº 48.969, de 23 de abril de 2020, que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara para o exercício de atividade essencial no período de enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional do coronavírus.

Na oportunidade, ressalta que o Ministério Público já expediu a Recomendação nº 10/2020, leia-se 07/2020 (Conforme divulgamos no nosso site, clique AQUI), cujo objeto trata das medidas para cumprimento das normas sanitárias de controle de qualidade e segurança dos alimentos.


Da ASCOM CDL Surubim

Covid-19 | CDL Surubim divulga kit de cartazes de sinalização para estabelecimentos comerciais

O momento é de união e responsabilidade de todos!

Para oferecer cuidado aos colaboradores, clientes e comerciantes é importante informar e obedecer as medidas de segurança sanitária. Para isso, a CDL criou um kit de cartazes de sinalização, para você empresário utilizar em seu estabelecimento. Com orientações das medidas sanitárias a seguir para garantir a segurança de todos. 

Baixe o material, compartilhe! Faça sua parte! 
Juntos vamos combater essa pandemia. 

 Para baixar, clique nos links abaixo: 



Da ASCOM CDL Surubim

Surubim confirma quinto caso de coronavírus, já curado

Foto: Divulgação/Reprodução
Tivemos a confirmação do quinto caso de COVID-19 em Surubim. Desta vez, foi um profissional de saúde. A boa notícia é que ele já está curado! Por conta da grande demanda de testes no Estado, o resultado positivo saiu muitos dias depois e, pelo tempo transcorrido, já evidenciou a sua cura. Mesmo assim, temos que contabilizar como confirmado e, ao mesmo tempo, informar a cura do paciente, de acordo com os parâmetros do boletim estadual. 

Todas as informações oficiais serão divulgadas nos meios de comunicação da Prefeitura. Vamos continuar fazendo a nossa parte: fique em casa!

Da ASCOM SURUBIM

Barragem de Jucazinho atinge quase 30% do nível de capacidade de armazenamento

Foto: Reprodução - Instagram Baragem de Jucazinho
Depois de vários anos em colapso, a Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, chegou a 27% de sua capacidade total. Isso representa um acúmulo de 55 milhões de metros cúbicos de água. Os dados foram divulgados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). Outra boa notícia é que o volume pode aumentar ainda mais, tendo em vista previsão de períodos chuvosos nos próximos meses.

Desde 2016, o nível do manancial estava abaixo de 1%. Em vários momentos, a retirada da água precisou de bomba flutuante. Por conta disso, vários municípios do Agreste ficaram sem abastecimento regular e o caminhão pipa foi de paliativo para "salvação". Com o fim do colapso, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, Passira, Riacho das Almas, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Vertente do Lério, Vertentes e Toritama.

Do Blog do Agreste

Covid-19 | João Alfredo contabiliza seis pacientes diagnosticados

O município de João Alfredo contabilizou, na tarde desse sábado (25), o sexto caso positivo de coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde. O paciente tem 33 anos e atua no setor da saúde. “A secretaria esclarece que ele trabalha em Bom Jardim e Recife, mas a notificação é para o município de domicílio. Inicialmente, o caso dele foi registrado no boletim de Bom Jardim, porém, com a revisão feita pela Secretaria Estadual de Saúde, a partir desse sábado, passa a ser contabilizado nas estatísticas de João Alfredo”, diz a nota da gestão.

Segundo a secretaria, o profissional cumpre o isolamento domiciliar e apresenta quadro clínico sem alterações. Para combater "Fake News", a nota também afirma que qualquer nova informação relativa ao paciente será divulgada, oficialmente, através das redes sociais do Governo Municipal de João Alfredo. Com a última atualização, o município ainda aparece com um caso suspeito, oito descartados e um recuperado. Também há 87 moradores cumprindo o isolamento domiciliar monitorado. Outros 235 já concluíram o período de quarentena.

Do Blog do Agreste

domingo, 26 de abril de 2020

Decreto | Surubim torna obrigatório uso de máscaras para funcionários e clientes

Foto: Divulgação/Prefeitura de Surubim
Entra em vigor nesta segunda-feira (27), o Decreto Nº 023/2020 da Prefeitura de Surubim onde torna obrigatório o uso de máscaras pelos funcionários de estabelecimentos comerciais e dos consumidores (cujo funcionamento esteja permitido) e de serviços públicos (que encontram-se trabalhando nas repartições). 

No decreto, a prefeitura recomenda o uso de máscara pela população em geral, que tenha que sair de casa, circular pelas vias públicas e transporte público.  A intenção é combater o contágio do coronavírus. 

Clique e leia: Governador decreta uso obrigatório de máscaras para trabalhadores em Pernambuco

Da Redação (Negócios & Informes)

Moda Center Santa Cruz vira ponto de entrega de mercadorias

Transportadoras poderão ficar no estacionamento
frontal do espaço. (Foto: Cortesia / Moda Center Santa Cruz)
Lojistas e comerciantes de um dos maiores polos de comercialização do setor têxtil do Brasil, o Moda Center Santa Cruz, enfrentam dificuldades para escoar o estoque. Por isso, o espaço, que está com as atividades suspensas devido ao isolamento social, passará a ser local para entrega de mercadorias para transportadoras a partir da próxima segunda (27), tanto para os que possuem box no local quanto para outros confeccionistas.  O decreto foi publicado no dia 22 de abril pela prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe após decisão conjunta da mesma, juntamente com Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), CDL Santa Cruz e a Associação Santacruzense de Contabilistas (Ascont).

Apesar da possibilidade de escoamento das mercadorias, o grupo esclarece que continua vedado todo e qualquer tipo de comercialização. O procedimento de compra e venda deve acontecer previamente entre fornecedor e cliente. As entregas serão feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h e de forma agendada, em estrutura montada em parte do estacionamento frontal do Moda Center. Recebedores e comerciantes precisarão, entretanto, obedecer a um conjunto de regras.  Os primeiros (por meio de transportadores, ônibus fretados, etc) terão que agendar, junto ao departamento comercial do Moda Center, o dia e o horário para receber as mercadorias, obedecendo a critérios como o quantitativo máximo de dez transportadoras por dia e a entrada de até cinco pessoas por transportadora. Além disso, todos devem usar máscaras e levar álcool em gel para uso pessoal. 

Já os fornecedores que entreguem mercadorias previamente vendidas devem observar os seguintes critérios: os produtos devem estar em fardos já amarrados e embalados. Além disso, a entrega deve acontecer o mais rápido possível para que se tenha uma boa fluidez no processo. Só será permitida a entrada de até duas pessoas por veículo, utilizando máscaras. As pessoas também não podem esperar a transportadora dentro do Moda Center. A entrada só será quando ela já estiver no parque.

George Pinto, gerente de logística do Moda Center Santa Cruz, lembra que a operação é destinada apenas ao escoamento de grandes quantidades de mercadorias. Para a próxima semana, já há o total de transportadoras agendas para o primeiro dia de funcionamento e quatro para o seguinte. “A feira acontecia em dias de segunda e terça, então, provavelmente haverá uma resistência inicial da vinda nos outros dias, mas é uma questão de readaptação até que possamos abrir as portas novamente”, afirma. Para comerciantes e transportadores, não será permitida a entrada de pessoas do grupo de risco para a Covid-19, como idosos e crianças. O agendamento das entregas deverá ser feito com o departamento comercial do Moda Center por meio do whatsapp (81) 99652-0590.

O Moda Center recebia, em média, aproximadamente 300 ônibus e 50 caminhões por semana (segunda e terça). 

Do Diario de PE

Vendas do Tesouro Direto têm melhor março da história

DinheiroFoto: Pixabay
Por causa de crise, recompras batem recorde e estoque cai

A venda de títulos públicos a pessoas físicas somou R$ 3,019 bilhões em março, informou nesta sexta-feira (24) o Tesouro Nacional. O valor vendido por meio do programa Tesouro Direto representou alta de 27,6% em relação a março do ano passado, atingindo o melhor resultado para o mês.

Apesar da subida nas vendas, as recompras bateram recorde, atingindo R$ 3,799 bilhões no mês passado. Esse é o maior valor recomprado pelo Tesouro desde a criação do programa, em 2002. Por causa da crise econômica gerada pela pandemia de coronavírus, muitos detentores de títulos decidiram se desfazer de papéis que se desvalorizaram com as oscilações do mercado.

O número de investidores ativos somou 1.213.807, mas poucas pessoas físicas aplicaram em títulos públicos em março. No mês passado, apenas 408 participantes aderiram ao programa, conta 2.276 novos investidores registrados em fevereiro. O número de investidores cadastrados – ativos e não ativos – totalizou 6.512.580 pessoas.

No mês passado, os títulos mais vendidos foram vinculados à taxa Selic (juros básicos da economia). Esses papéis concentraram 47,2% das vendas em março. Em segundo lugar, vieram os papéis corrigidos pela inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que responderam por 33,2% das vendas.

Em terceiro, ficaram os títulos prefixados (com juros definidos antecipadamente), que responderam por 19,6% das vendas. Os investimentos de menor valor continuaram a liderar a preferência dos aplicadores. As vendas abaixo de R$ 1 mil concentraram 60,9% do volume aplicado no mês.

Com o resultado de março, o estoque de títulos públicos aplicados no Tesouro Direto teve leve queda de 0,61% em relação a fevereiro, alcançando R$ 58,44 bilhões. Esse foi o terceiro mês seguido de queda no estoque do programa. A variação do estoque representa a diferença entre as vendas e os resgates, mais o reconhecimento dos juros que incidem sobre os títulos. Além das recompras recordes em março, a queda dos juros de alguns papéis, afetados pela instabilidade no mercado, contribuiu para o recuo no estoque no mês passado.

O Tesouro Direto foi criado em janeiro de 2002 para popularizar esse tipo de aplicação e permitir que pessoas físicas possam adquirir títulos públicos diretamente do Tesouro, via internet, sem intermediação de agentes financeiros. O aplicador só tem de pagar uma taxa à corretora responsável pela custódia dos títulos. Mais informações podem ser obtidas no site do Tesouro Direto.

A venda de títulos é uma das formas que o governo tem de captar recursos para pagar dívidas e honrar compromissos. Em troca, o Tesouro Nacional se compromete a devolver o valor com um adicional que pode variar de acordo com a Selic, índices de inflação, câmbio ou uma taxa definida antecipadamente no caso dos papéis prefixados.

Por: Agência Brasil

Gastos com energia e água podem aumentar durante quarentena

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A permanência das pessoas em casa por causa do isolamento social deve aumentar os gastos e as contas de energia elétrica para as famílias, sobretudo daquelas que estão em regime de home office. Outro recurso fundamental e que deve ser intensificado nas residências é o uso da água.

A quarentena é uma boa oportunidade para repensar os hábitos de consumo desses dois recursos essenciais para o cotidiano das pessoas.

Desde o início do ano, os consumidores têm uma opção diferenciada de cobrança do consumo de energia elétrica: a tarifa branca. A modalidade foi criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com um valor que varia de acordo com o horário do seu consumo. Ela entrou em vigor em janeiro de 2020 para todos os consumidores conectados em baixa tensão como, por exemplo, residências e pequenos comércios.

O preço da energia, nos dias úteis, é dividido em três faixas horárias de consumo. No horário de ponta (17h30 às 20h30), a tarifa fica mais cara que a tarifa convencional. Na faixa intermediária (16h30 às 17h30, retornando das 20h30 às 21h30), o custo também é maior.

Entretanto, no horário fora de ponta (21h30 até 16h30 do dia seguinte), a tarifa para o consumidor é mais barata se comparada à cobrada no modelo tradicional. Sábados, domingos e feriados contam como tarifa fora de ponta nas 24 horas do dia.

“Como as pessoas geralmente trabalham fora o dia todo, acabam não tendo tempo para analisar o gasto com a energia utilizada em casa, como o chuveiro elétrico, ar condicionado, ferro elétrico, aspirador de pó e máquina de lavar. Mas, nestes dias de reclusão obrigatória, surge uma boa oportunidade para repensar e planejar mudanças de hábitos que tragam economia nas contas básicas, inclusive para depois que a quarentena terminar”, disse Octávio Brasil, gerente de marketing da CAS Tecnologia, empresa de medidores inteligentes.

A tarifa branca pode ser vantajosa para pessoas que possam deslocar parte considerável do seu consumo de energia nos períodos fora de ponta. Com a adoção, é possível ter uma economia na conta de energia de até 17%.

Para fazer o pedido de adesão, é preciso que o consumidor entre em contato com a concessionária de energia de sua região. Em trinta dias, um novo medidor de energia será instalado na residência ou comércio. Porém, é preciso atenção: se a energia for utilizada durante o horário de ponta, a tarifa pode ficar até 83% mais cara

Os percentuais citados (possibilidade de economia ou o risco de aumento se o consumo for concentrado em horário de ponta e fora ponta) podem variar conforme os hábitos das unidades consumidoras.

Água mais barata

Outro item fundamental que pode ter seu consumo melhor avaliado é a água. Quem mora em edifícios geralmente se preocupa menos com o recurso, porque o valor da conta de água é compartilhado entre todos os moradores. O gasto com água é a segunda maior despesa dos condomínios, em torno de 15% em média, abaixo apenas de mão-de-obra e encargos.

Com a população em quarentena em seus apartamentos, o custo da água tende a ser maior para os edifícios. Uma solução é a individualização de água. Com a medida, a economia gerada na conta do condomínio pode ser de até 35%.

“Como a conta de água é dividida entre todos os apartamentos, é muito mais difícil combater o desperdício, já que o morador não sente no bolso a diferença entre gastar e poupar. Além disso, o sistema também é injusto, pois quem evita o desperdício acaba pagando mais pelos moradores que fazem uso da água em demasia”, destacou Marco Aurélio Teixeira, especialista em medição individualizada da CAS Tecnologia.

Da Agência Brasil

Live beneficente será realizada neste domingo (26) para ajudar o Lar Amélia França

O cantor Adriano Estigado será a atração da “live”
que terá a apresentação de Digão Ferraz
 (Foto: Reprodução/ Divulgação)
Seguindo o exemplo de artistas nacionais que vem realizando “lives” (shows pelas redes sociais) arrecadando doações nesse período de distanciamento social, a direção do Lar Amélia França, mais conhecido como Abrigo dos Idosos de Surubim,  promoverá neste domingo (26), uma “live” para conseguir fraldas geriátricas e materiais de limpeza.

Com a proibição das visitas por causa da pandemia do novo coronavírus, as doações caíram. Para se ter uma idéia da necessidade desses produtos, por mês, são utilizadas até 2.500 fraldas, segundo a direção do abrigo.

A “live” conta com a colaboração de vários parceiros da instituição e terá como atração o cantor Adriano Estigado. A apresentação será do também cantor Digão Ferraz. A transmissão terá início às 14h e pode ser acompanhada no Canal da Gratidão, no YouTube, ou no Instagram, @adrianoestigadooficial.

“As pessoas podem fazer as doações entrando em contato pelo telefone (81) 9-9954-0737, que estará na descrição da “live” e comprar o material, que iremos buscar na residência do doador ou então se preferir entregar nos pontos de coleta a partir de segunda-feira”, explica Charles Rocha, secretário do Lar Amélia França.

Os estabelecimentos que estarão recebendo os donativos são: MV Eletricidade (Rua José Teteu, Centro), Tem Tem Construção (Avenida São Sebastião), Farmácia Veterinária Leal (Rua 7 de Setembro) e Lobo Motos (Rodovia PE-90, em frente à AABB). O material pode ser entregue ainda na portaria do Lar Amélia França, no entanto, não será permitida a entrada no local.

Dependendo da quantidade arrecadada de itens de limpeza, parte das doações será destinada também à famílias carentes do bairro Bela Vista, onde está localizado o abrigo.

Do Correio do Agreste

sábado, 25 de abril de 2020

Diocese de Nazaré | Renovação Carismática convida para prévia online do Sede Santos, neste domingo (26)

Imagem: Divulgação/Reprodução
A Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Nazaré convida todos para o Pré-Sede Santos online, que acontecerá no próximo domingo (26), a partir das 14h, pela página do movimento no facebook (facebook.com/rccnazare), pelo perfil no Instagram (@rccdiocesenazareoficial) e pelo canal no Youtube da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de onde será transmitido o encontro.

A programação contará com momentos de louvor, oração, pregação e celebração eucarística presidida pelo Pe. Diego Roberto, pároco do Sagrado Coração de Jesus, em Carpina-PE. O tema é: “transformai-vos pela renovação do vosso espírito” (Rm 12,2).

Marcarão presença, também, o coordenador diocesano da RCC, Francisco Elízio, e o coordenador do Ministério de Fé e Política no estado de Pernambuco, Fausto Júnior.

O evento, que reúne milhares de pessoas todos os anos, estava previsto para a mesma data (26 de abril) e aconteceria, como de costume, no Parque de Eventos da cidade de Carpina-PE. Contudo, em função das medidas preventivas decorrentes da pandemia do coronavírus (Covid-19), precisou ser temporariamente adiado, para uma data ainda a ser definida.

Da Assessoria

Casinhas lança programa nas redes sociais intitulado “Fique por dentro”

Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Casinhas estreou nas redes sociais o programa intitulado "Fique por dentro.” De acordo com a assessoria de Comunicação do município, "o objetivo é de levar ainda mais informação e transparência, e claro, com credibilidade aos cidadãos casinhenses." 

O informativo semanal será transmitido ao vivo nas páginas oficiais da Prefeitura: https://www.facebook.com/prefeituracasinhas/ | https://www.instagram.com/prefeituradecasinhas/ . 

Fotos: Divulgação / Reprodução
O programa é apresentado pela coordenadora municipal da Mulher, Carla Cabral e o diretor de Cultura e Eventos, Falberto Leandro (foto à direita). Na pauta, informações, interações com os internautas, e esclarecimento de dúvidas junto aos convidados.

No programa de estreia, foram entrevistadas a diretora da Unidade Cecília Leal de Miranda, Cristiane Souto Maior, a coordenadora da atenção primária, Cleide, a coordenadora de epidemiologia, Rejane. 

Um dos destaques do programa foi o uso de uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante toda sua duração, a estudante Sarah da Escola João XXIII.

Confira abaixo o programa de estreia:



Surubim apresenta quarto caso positivo do novo coronavírus

Covid-19: Criança de 10 anos é o quarto caso confirmado em Surubim

Uma criança de 10 anos foi diagnosticada nesta sexta-feira (24) com Covid-19 e é o quarto caso da doença no município. Segundo a Vigilância em Saúde da Prefeitura de Surubim, o garoto recebeu há cerca de 14 dias a visita do pai, que mora em Recife. Ontem o menino apresentou febre, foi levado pela própria família para a capital, onde foi testado e confirmada a infecção pelo novo coronavírus. Ainda conforme a Vigilância em Saúde, ele permanece com os pais em Recife, em casa e sem febre.

Os parentes que residem em Surubim não apresentaram sintomas da doença, mas receberam equipamentos de proteção e orientações para cumprir a quarentena. O município ainda tem outros quatro casos em investigação.

Do Correio do Agreste

Prefeitura começa a distribuir kits de merenda escolar em Surubim

A distribuição dos kits de merenda escolar durante o período de isolamento social começou a ser promovida nesta sexta-feira (24) em Surubim. Cerca de 7 mil alunos matriculados no sistema municipal de ensino serão beneficiados. A distribuição está sendo dividida em dias e horários para evitar aglomeração de pessoas.

Através de Nota divulgada nas redes sociais da Prefeitura, a ação visa amenizar a situação crítica na qual muitas famílias se encontram, oferecendo um auxílio através de produtos de alimentação que fariam parte da merenda escolar de crianças, adolescentes e jovens de todo o município.

Todos os responsáveis poderão procurar as unidades de ensino, munidos de documento de identificação, nos dias e horários informados no cronograma abaixo:
Foto / Imagem: Divulgação / Reprodução

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Surubim realiza reunião sobre uso obrigatório de máscaras nos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos

Na manhã desta sexta-feira (24), a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim, Roberta Aguiar, esteve participando de uma reunião com o Promotor de Justiça, Garibaldi Cavalcanti G. da Silva, a prefeita do município, Ana Célia,a secretária de Administração, Danusa Piancó, o Coordenador do Procon, Caio Arruda, e representantes das rádios POP FM, Surubim AM e Integração FM. 

A pauta abordada foi o DECRETO Nº 48.969, DE 23 DE ABRIL DE 2020 assinado pelo governador Paulo Câmara onde estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara para o exercício de atividade essencial no período de enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

Na oportunidade, a presidente da CDL, Roberta, destacou as dificuldades da classe lojista enfrentadas nesse período e reforçou o papel da instituição em estar compartilhando os Comunicados dos órgãos junto aos lojistas, através de seus canais de comunicação. De acordo com Roberta, a reunião foi importante e esclarecedora, além de orientar os estabelecimentos que cumpram o decreto (desde o ponto físico até a entrega ao consumidor final, os colaboradores devem usar o equipamento de segurança). Pois a participação conjunta irá fortalecer a reabertura do comércio em breve, onde aguarda posicionamento do Governo do Estado. 

Polo de confecções de Pernambuco chega a marca de 1,6 milhão de máscaras vendidas

Foto: Rhuda Jardim/Divulgação
Auxiliando no combate ao Novo Coronavírus, o Polo de Confecções de Pernambuco já comercializou cerca de 1,6 milhão de máscaras de tecido. E mais serão produzidas: o Governo de Pernambuco, atuando tanto para estimular a cadeia produtiva quanto para conter o avanço da pandemia, encomendou, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) mais um lote de um milhão de unidades desse EPI.

As máscaras comercializadas estão no padrão de conformidade reconhecido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), que já emitiu o selo para cerca de 80 empresas produzirem o EPI.

O NTCPE disponibiliza às empresas, gratuitamente, cadernos técnicos que ensinam como fabricar máscaras e outros equipamentos de proteção. Os manuais estão disponíveis no site www.ntcpe.org.br