No boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (29) pela Secretaria de Saúde, Surubim atingiu a marca de 100 casos de Covid-19. Nessa última semana, o município registrou um crescimento médio de 10% de casos por dia, o que indica que a doença está em expansão, sem previsão de estabilização. As mortes até agora são sete e os recuperados somam 33. Portanto, dos 100 casos, 60 pessoas estão em tratamento atualmente.
Enquanto os casos aumentam, o índice de isolamento social permanece muito abaixo do desejável, ficando em torno de 41%, segundo o Painel de Isolamento Social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), gerenciado pela empresa de monitoramento In Loco. O índice ideal conforme as autoridades sanitárias é de 70%. O último boletim mostra ainda que o coronavírus está se espalhando por todas as áreas do município, com moradores infectados em várias comunidades rurais. Porém, o Centro da cidade e o bairro São Sebastião concentram o maior volume de pessoas infectadas.
Na região, pouquíssimos municípios chegaram a uma centena de casos. Só Limoeiro com 183 e agora Surubim. Além da expansão da doença pelo interior do Estado, a Prefeitura de Surubim alega que o número de casos tem crescido porque estão sendo realizados mais testes na população.
Do Correio do Agreste