Atendimento será realizado através do aplicativo Telegram. (Foto: Agência Brasil/Arquivo) |
A Receita Federal adotou nesta semana em Pernambuco o atendimento virtual inteligente de CPF, através do Telegram, com o objetivo de dar mais comodidade e agilidade ao cidadão. A tecnologia será usada para atendimento inteligente, conhecido como chatbot, que é um software que faz o atendimento virtual e simula uma conversa por meio do chat. O canal criado é o ReceitaFederalOficial, onde os cidadãos poderão solicitar serviços relacionados ao CPF, enviando as informações e documentos mínimos exigidos para que a Receita Federal faça a análise e conclua o processo de solicitação.
Neste momento, os serviços que estarão disponíveis relacionados ao CPF são atualização/alteração de dados; regularização; segunda via; informação do número do CPF; consulta à situação cadastral e consulta ausência de DIRPF (exercício omisso). A utilização do chatbot vai fazer com que o cidadão finalize a conversa com o cumprimento dos requisitos necessários para que a área responsável da Receita Federal analise as solicitações.
Para usar, o cidadão deve fazer o download do aplicativo Telegram no celular, procurar o canal ReceitaFederalOficial e iniciar o atendimento. Essa medida reforça a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal.
Do Diario de PE