sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Pernambuco cria passaporte para estimular turismo local

Para incentivar o turismo local e valorizar os destinos pernambucanos, a Secretaria de Turismo do estado criou o Passaporte Pernambuco. Semelhante a um documento de verdade, mas sem valor oficial, o caderninho permite que o viajante registre a passagem pelos diversos locais que for conhecendo, por meio de carimbos coloridos que poderão ser encontrados em hotéis, pontos turísticos, Centros de Atendimento ao Turista (CATs), restaurantes, entre outros equipamentos voltados a receber visitantes.


Tanto o passaporte quanto os carimbos podem ser obtidos gratuitamente. A partir da primeira semana de novembro, os primeiros passaportes serão entregues nos CATs da Região Metropolitana do Recife (RMR). Na sequência, eles serão enviados ao interior do estado. Nas cidades que não contarem com CATs, eles poderão ser adquiridos em hotéis e pontos turísticos.


O Passaporte Pernambuco será entregue ainda a agências de turismo que comercializam o destino, incluindo estabelecimentos de estados nordestinos, como Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Piauí. Já os carimbos, serão entregues a estabelecimentos turísticos em geral por todo o estado.


"O passaporte é uma ferramenta que vai nos ajudar a despertar o desejo tanto do público para vir ao estado quanto dos agentes de viagens e operadores de venderem o destino. Vamos entregar material para várias agências e incentivar que eles sejam os multiplicadores dessa ideia, entregando aos seus clientes quando eles adquirirem pacotes para cá", afirma a diretora de Marketing da Empetur, Milu Megale.


Iniciativa semelhante e pioneira no país existe no Sudeste brasileiro, na rota da Estrada Real, que tem mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Durante o percurso, o turista encontra diversos pontos de carimbo espalhados por algumas cidades que fazem parte da rota. Ao percorrer todo o caminho e obter um carimbo por cidade, o viajante da Estrada Real pode receber um certificado digital.


Do Diario de PE