O turismo é um setor que vem apresentando uma lenta recuperação por conta da pandemia do coronavírus e Pernambuco segue essa tendência. Mesmo que tenha registrado expansão, o estado registrou o menor índice de atividades turísticas em agosto entre os 12 locais brasileiros pesquisados pelo IBGE, dentro da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Em Pernambuco, o crescimento foi de 12,7% na variação mensal, contra 19,3% na média nacional. O Ceará registrou a maior alta, com 85,4%, seguido da Bahia (48,4%). Ainda assim, esse é o segundo melhor desempenho pernambucano desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 2011, atrás apenas de julho (22,2%). (Foto: Julio Jacobina/Arquivo DP)
Mesmo com o resultado positivo, as atividades turísticas de Pernambuco ainda não conseguiram repor as perdas sofridos pelo setor turístico por conta da pandemia. Na comparação com agosto de 2019, a queda é de 54,5%, enquanto a média nacional teve recuo de 44,5%. "O setor é pressionado principalmente pelas restrições em restaurantes, hoteis e agências de viagens", pontua a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita.
No acumulado do ano, a retração no estado foi de 43,2%, enquanto a queda no Brasil foi de 38,8%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, Pernambuco registrou recuo de 29,4%, contra queda de 24,4% no país.
Do Diario de PE