A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou o calendário de abastecimento de água para o mês de dezembro/2020 em Surubim. Neste modelo de cronograma, para o leitor identificar quais serão os dias que o seu bairro ou comunidade receberão água, é preciso verificar o número da área que a localidade está inserida e em seguida ver os dias no calendário. Confira clicando AQUI!
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Oportunidade de emprego | Gráfica Fonsêca está com vaga para Atendente
Em Surubim, a Gráfica Fonsêca está com oportunidade de emprego. A vaga disponível será para o setor de Atendimento. Requisitos: Experiência comprovada em Atendimento e 2º grau completo. Interessados (a), entregar o currículo na sede da Gráfica até o dia 10/12/2020, a qual fica localizada na Rua João Batista, 89, Centro, Surubim.
Imagem: Divulgação/Reprodução |
domingo, 29 de novembro de 2020
Bolsa Família: beneficiários do programa receberão em poupança digital
A Caixa Econômica Federal inicia, a partir de dezembro, o pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família por meio da Conta Poupança Social Digital. Mais de 9 milhões de pessoas que ainda não possuem nenhuma conta bancária poderão receber o benefício por meio de crédito na conta digital, sacar com o cartão Bolsa Família e movimentar os valores pelo aplicativo CAIXA Tem.
A modalidade permitirá que o beneficiário tenha conta bancária sem obrigatoriedade de saque integral das parcelas. A abertura das contas será feita de forma automática e escalonada pela Caixa sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências.
Além de movimentar o benefício pelo aplicativo, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.
Calendário
A abertura das contas digitais para crédito do Bolsa Família será feita de forma escalonada. Os primeiros a receber os recursos com os serviços da Conta Poupança Social Digital serão os beneficiários de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do Programa.
Nesta primeira etapa, que ocorrerá em dezembro, cerca de 1,5 milhão de pessoas receberão os valores pelo CAIXA Tem. Mês a mês, de acordo com o último digito no NIS, os beneficiários passarão a receber o benefício do Bolsa Família com os serviços da Conta Poupança Social Digital, conforme o seguinte calendário:
- Beneficiários com NIS final 6, 7 e 8 receberão em janeiro (2,25 milhões de pessoas)
- Beneficiários com NIS final 3, 4 e 5 receberão em fevereiro (2,25 milhões de pessoas)
- Beneficiários com NIS final 1, 2 e Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares e outros) receberão em março (3 milhões de pessoas).
Por: Agência Brasil / FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Vacinação contra febre aftosa prorrogada em PE
A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), órgão vinculado à Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA), prorrogou o prazo da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os produtores pernambucanos têm até 15 de dezembro para vacinar bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses. A meta desta segunda etapa, que se encerraria no dia 30 de novembro, é imunizar 662.750 animais.
Além de garantir a vacinação, os produtores devem declarar todos os animais de sua propriedade, inclusive os que estão fora da faixa etária da campanha. A declaração é obrigatória e deve ser efetuada até 31 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site www.adagro.pe.gov.br .
“Em virtude das restrições causadas pela pandemia recebemos autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para prorrogar a campanha que alcançou uma imunização de 41,79%. Temos mais 15 dias e esperamos imunizar mais de 90% do rebanho para continuar com o status de área livre de febre aftosa com vacinação”, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.
A Adagro reforça que quem não vacinar e/ou não declarar paga multa, fica impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e não recebe a ficha sanitária que é exigida por instituições bancárias para liberação de linha de créditos para produtor rural.
Na primeira etapa, que aconteceu nos meses de junho e julho, foram imunizados 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos, atingindo uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano. Mesmo com as medidas de isolamento social, o Estado conseguiu superar os 90% de cobertura vacinal, meta estabelecida pelo MAPA.
Da Assessoria / Foto: Divulgação/Reprodução
sábado, 28 de novembro de 2020
PAFF São José oferta vagas de emprego em Surubim
Agente Funerário;
Motorista;
Recepcionista com experiência em atendimento online, por telefone e presencial;
Vendedores;
Profissional de Marketing com experiência em Design e Rede social;
Assistente administrativo Financeiro;
Auxiliar de Escritório;
REQUISITOS:
✔Ensino Médio Completo, técnico ou nível superior;
✔Bom marketing Pessoal;
✔Boa comunicação pessoal e pública;
✔Entenda de mídias digitais;
✔Tenha prática com público.
Os interessados enviar currículo para PAFF Surubim - na rua Cônego Benigno Lira, 09.
📃📃📃No currículo deve conter:
a) Objetivos profissionais;
b) Um texto com cinco linhas, dizendo por que deve trabalhar conosco;
c) Endereço do Instagram e do facebook;
d) Além dos dados pessoais, escolaridade, experiência profissional, com nome da empresa que trabalhou, ano de entrada e saída, a função que ocupava e mais o que o candidato acredita que ajudará na primeira seleção.
Os currículos devem ser entregues até o dia 05 de dezembro de 2020.🤞🤞🤞
Pernambuco gera 13.016 vagas de trabalho em outubro
Ao comparar outubro deste ano com outubro do ano passado (que teve saldo positivo de 5,1 mil postos de trabalho), as contratações mais que dobraram no Estado, mesmo com a pandemia da Covid-19. O melhor resultado no mês passado na Região Metropolitana e no Estado foi o do Recife, que teve saldo positivo de 5.126 postos de trabalho. Além do Recife, as cinco cidades que tiveram melhor desempenho em admissões, em outubro, foram Caruaru (1.045), Olinda (838), Jaboatão (833), Cabo de Santo Agostinho (720) e Paulista (637).
Os setores que mais contrataram, em geração de saldos positivos, foram serviços (5.748), comércio (3.157), indústria (3.009) e construção (1.265). “A boa notícia é que o setor de serviços, que tinha sido tão impactado com a pandemia, voltou a contratar. Espero que todos possam continuar se protegendo, usando as máscaras e o álcool em gel, lavando as mãos e cuidando uns dos outros”, declarou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes.
No Brasil, o mercado de trabalho registrou a abertura líquida (contratações menos desligamentos) de 394.989 vagas em outubro, o quarto saldo consecutivo no azul. Todavia, no acumulado de 2020, o saldo é negativo, de 171.139 vagas. O País vem abrindo vagas em número cada vez maior após o corte aproximado de 1,6 milhão de postos de março a junho. Em julho, foram 139 mil postos abertos; em agosto, 244 mil e em setembro, 313 mil.
No mês passado, o melhor desempenho foi de serviços (com 156 mil vagas abertas), seguido por comércio (115 mil), indústria (86 mil) e construção (32 mil). Por outro lado, a agricultura fechou vagas (menos 120 postos).
Da Folha de PE / Carteira de trabalho - Foto: Agência Brasil
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Emprego com carteira assinada cresce pelo quarto mês consecutivo no país
Pelo quarto mês consecutivo, o saldo de geração de empregos ficou positivo. Foram criadas 394.989 vagas com carteira assinada em outubro, resultado de 1.548.628 admissões e de 1.153.639 desligamentos. O resultado recorde na série histórica iniciada em 1992 está no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (26) pelo Ministério da Economia.
tos de atividades econômicas, quatro tiveram saldo positivo no emprego em outubro. O principal foi o setor de serviços, que abriu 156.766 novas vagas. No comércio foram criados 115.647 postos; na indústria, 86.426; na construção, 36.296.
Segundo o secretário do Trabalho, Bruno Silva Dalcolmo, em abril as admissões caíram e as demissões registraram alta, em função da crise gerada pela pandemia de covid-19. Esse efeito do início da pandemia levou o saldo de empregos formais a permanecer negativo ao longo do ano.
“As admissões encolheram muito, chegaram a 40% do volume normal, durante o mês de abril. E houve pico de demissões também. Isso abriu um déficit grande no mês de abril. A partir daí, podemos notar uma progressiva retomada do ritmo normal da economia. Mas como as empresas demitiram muito durante o mês de abril e depois já estavam muito enxutas, é natural que as demissões perdessem ritmo”, disse.
Atualmente, acrescentou o secretário, as contratações estão em crescimento. “No momento de reabertura da economia, de retomada forte como está acontecendo agora, isso documentado por gastos de cartão de crédito, de energia elétrica, falta de matéria-prima, é natural que as admissões crescessem em ritmo mais forte do que as demissões”, acrescentou.
Por: Agência Brasil / Foto: Arquivo/Agência Brasil
Prefeitura de Surubim confirma data do pagamento da segunda parcela do 13° salário
De acordo com dados divulgados, a Prefeitura vai pagar duas folhas salariais em menos de 1 mês, injetando quase R$ 9 milhões na economia de Surubim. Confira abaixo a nota enviada pela PMS:
Desta forma, a Prefeitura vai pagar duas folhas salariais em menos de um mês, injetando quase R$ 9 milhões na economia do município. É mais dinheiro circulando, aquecendo o mercado e trazendo mais renda e oportunidades para as pessoas."
Da Redação - Negócios & Informes (Foto: EBC)
Em um intervalo de cinco dias, três moradores de Surubim morreram de Covid-19
Foto: Pedro França/Agência Senado |
Por outro lado, se os casos se mantém estáveis, em apenas cinco dias, a quantidade de óbitos pela doença teve um aumento de 8,5%, saindo de 35 para 38. As mortes foram divulgadas nos boletins dos dias 18/11, 20/11 e 23/11. As vítimas moravam nos bairros São José, São Sebastião e na comunidade de Jucá Ferrado, na zona rural. Os locais com maior registro de mortes causadas pelo novo coronavírus até agora são: Centro (5); São José (4); Bela Vista (4) e Coqueiro (3).
De acordo com o boletim publicado nesta quinta-feira (26/11) pela Secretaria Municipal de Saúde, Surubim tem desde o começo da pandemia, 1.369 casos confirmados da doença. Destes, 22 são pessoas que estão em tratamento e isolamento (20 da população em geral mais 2 profissionais de saúde), o que representa 1,46% do total de casos; 1.309 pacientes ou 95,61% já se recuperaram da infecção, enquanto a taxa de mortalidade está em 2,77%.
Do Correio do Agreste / (Foto: Pedro França/Agência Senado)
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Prefeitura de Surubim abre inscrições para segunda edição do Cine Jovem
E na segunda edição do Cine Jovem, em épocas turbulentas, vamos falar sobre o racismo na sociedade? "Corra!" filme de estreia do Jordan Peele na direção, falando sobre algo que infelizmente continua presente na nossa sociedade. "Chris (Daniel Kaluuya) é um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana, Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.
E ai? Tu vai perder é ? Fica de fora não!😉
Link para inscrição: https://forms.gle/z13ifnzMUmXVvaNt8
Da ASCOM Surubim
Caixa realiza leilão de 136 imóveis em Pernambuco com até 50% de desconto
Imóveis em cidades de Pernambuco serão leiloados com descontos de até 50%. A Caixa Econômica Federal vai realizar o Grande Leilão de Imóveis on-line com a disponibilidade de 136 imóveis para venda. O certame já está aberto e, até as 10h do dia 2 de dezembro, os interessados podem entrar para fazer sua aposta no site da organizadora, a Gracie Leilões (www.gracieleiloes.com.br).
Os preços dos imóveis são de R$ 61 mil a R$ 5,9 milhões, disponíveis em cidades como Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Caruaru, Limoeiro, Gravatá, Petrolina e Belo Jardim. São casas, apartamentos, galpões industriais, imóveis comerciais, sobrados e terrenos. "O leilão está com ótimas oportunidades. A Caixa pegou imóveis que ela tem disponíveis em Pernambuco e aplicou descontos de até 50%. São imóveis que não estavam sendo pagos por quem solicitou o financiamento", explicou o leiloeiro oficial e organizador do Grande Leilão de Imóveis da Caixa, Renato Gracie.
A maior parte das propriedades podem ser financiadas e alguns lotes podem ter 95% do seu valor parcelado. "No site tem todas as informações sobre os imóveis. Quem vai conseguir o imóvel é quem pagar mais por ele. O importante é o consumidor ir na sua agência da Caixa antes de dar o lance para saber quanto pode financiar do imóvel e se pode utilizar seu FGTS [Fundo de Garantia por Tempo de Serviço] na compra", disse Renato Gracie.
Se o imóvel estiver com débitos da taxa de condomínio e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Caixa vai quitar antes de ser entregue ao novo proprietário. A Caixa só não quitará esses débitos se o próprio residente que está com débitos adquirir o imóvel em que mora.
O lote mais barato é um terreno na cidade de Limoeiro e o mais caro é a Fazenda Salgadinho, em Timbaúba. "É difícil ter precisão de quantos imóveis serão leiloados porque é imprevisível, mas acredito que deve sair um terço dos imóveis. O público participante é de investidores e também de usuários finais", completou Renato Gracie. Da Folha de PE / (Caixa Econômica Federal - Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil)
Banco do Nordeste lança pacote de renegociação de dívidas com novos prazos
O Banco do Nordeste (BNB) lançou um novo pacote de medidas para renegociações de operação de crédito com empresas dos setores mais impactados pela pandemia da Covid-19. A medida se dá em aderência à Portaria nº 20.809, de 14 de setembro, do Ministério da Economia. Com as medidas, complementares às condições vigentes de renegociações de dívidas, será possível estabelecer nova carência e alongar o vencimento final da operação, o que resultará na redução do valor das prestações, permitindo que as empresas possam estruturar suas operações de crédito.
O BNB desde o início da pandemia adequa as parcelas e os juros das operações de crédito, com objetivo de ajustar o valor a ser pago mensalmente por conta da situação vivenciada por empresas de todos os portes que contrataram operações com o Banco.
As novas condições aplicam-se às operações de empresas não rurais, contratadas até 7 de abril de 2020. A nova carência e os acréscimos aos vencimentos das operações variam de quatro a seis meses, de acordo com o nível de impacto sofrido pelos setores de atividade, classificado em baixo, médio ou alto.
As operações contratadas por empresas de médio e grande porte que tiveram alto impacto pela pandemia poderão ter carência estabelecida até 30 de junho de 2021. Já para as médias e grandes empresas que tiveram baixo ou médio impacto, a primeira parcela passa a ser cobrada em maio de 2021.
As regras valem também para clientes que já renegociaram as operações nas modalidades lançadas previamente pelo Banco do Nordeste. O cadastro da renegociação pode ser efetuado no internet banking, pelo site www.bnb.gov.br - ou pelo Aplicativo do Banco, disponível na App Store e Play Store.
Da Folha de PE (Banco do Nordeste - Foto: Divulgação)
Retomada do turismo segue com aumento de 47% na movimentação de passageiros do Aeroporto do Recife
Principal porta de entrada de turistas do Estado, terminal vem numa crescente no número de passageiros e de voos a cada mês
Outubro foi mais um mês de aumento na movimentação de passageiros do Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre. Respeitando o processo de retomada gradual para o turismo, o terminal da capital pernambucana registrou crescimento de 47% na movimentação de passageiros no comparativo entre os meses de setembro e outubro.
De acordo com dados da Aena Brasil, administradora do Aeroporto do Recife, o número de passageiros que chegaram e partiram saltou de 330.975 para 485.859 pessoas. A pesquisa foi elaborada pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Empetur.
“O mês de outubro, assim como setembro, apresentou novos resultados positivos para o Turismo do Estado. O feriado de 12 de outubro, impulsionado pela maior oferta de voos por parte das companhias aéreas, bem como as medidas de segurança tomadas pelo Governo de Pernambuco, ajudam a explicar esse incremento paulatino nos resultados, sempre respeitando o Plano de Convivência”, avalia o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.
Em comparação com outra capital de destaque no Nordeste, como Salvador, o Aeroporto do Recife se mantém em uma posição de liderança. Enquanto mais de 485 mil passageiros transitaram no terminal pernambucano, cerca de 330 mil embarcaram ou desembarcaram no terminal da capital baiana.
TURISMO SEGURO
Como fruto dos cuidados de excelência e o respeito aos procedimento sanitários, o Aeroporto Internacional dos Guararapes foi agraciado com o selo Turismo Seguro, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e da Empetur, com a aprovação da Apevisa, para certificar os estabelecimentos do trade turístico que seguem os protocolos de segurança para a convivência com a Covid-19.
Para conhecer os protocolos para cada segmento e obter mais informações sobre o selo e também sobre destinos do Estado, acesse www.borapernambucar.com.br
Do Governo de PE
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Cerca de 50% dos pernambucanos pretendem comprar na Black Friday
A Black Friday, tradicional evento de promoção dos Estados Unidos, caiu de vez no gosto dos pernambucanos. De acordo com levantamento realizado entre os dias 18 e 19 de novembro, 49,7% dos consumidores do estado pretendem comprar algo na sexta-feira (27). A pesquisa foi realizada de forma inédita pela Fecomércio-PE, realizada através do Instituto Oscar Amorim de Desenvolvimento Econômico e Social (Instituto Fecomércio-PE) e em parceria com o Sebrae/PE. Os dados foram obtidos após entrevista com 918 pessoas.
Segundo o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, o resultado era o esperado devido a conjuntura da economia do estado. “Apesar de o segundo semestre ser melhor que o primeiro, a situação ainda não é a ideal. Mas a pesquisa já mostra o aumento na intenção de consumo quando comparamos ao Dia das Crianças, levantamento imediatamente interior a esse. O índice foi de 38,5% para 49,7%, ou seja, sendo positivo”, comenta.
Pela Black Friday ser muito ligada ao comércio online, a expectativa pela data é ainda mais positiva porque muitas pessoas tiveram que aprender a utilizar o ambiente virtual durante o isolamento social. Apesar disso, uma parcela da população ainda tem receio de comprar no e-commerce. Outro ponto observado pela pesquisa como fator de restrição nas intenções dos pernambucanos são as dúvidas dos consumidores a respeito da credibilidade da data, devido principalmente à maquiagem de preços ocorrida nos primeiros anos.
Atestando o ambiente digital como característico da data, a pesquisa mostrou que o comércio eletrônico é o meio com maior intenção de consumo entre os pernambucos para a promoção (53,5%). Os demais canais também apresentaram percentual significativo de participação, com o comércio de rua e o de shopping alcançando 27,4% e 18,9%, respectivamente.
Entre os que pretendem comemorar a data, a maioria é do sexo masculino (55,0%) e com idade entre 18 e 29 anos (54,4%). Quanto mais se avança na faixa etária, menor é a intenção da população em comprar no período da Black Friday, com os mais velhos (maior que 60 anos) atingindo 37,8% de interesse em comprar. “Aqui cabe novamente a questão do consumo pela internet, que faz com que as pessoas mais novas tenham a maior adesão à data. As pessoas acima de 60 anos, como não têm muita familiaridade com o digital, acabam ficando receosas em comprar virtualmente”, analisa Rafael Ramos.
Os itens mais citados na pesquisa foram as roupas e os sapatos, com 18,4%, seguidos pelos equipamentos eletrônicos, celulares, tablets e utensílios domésticos. O método de pagamento será, em sua maioria, pelo cartão de crédito, com os consumidores pretendendo gastar até R$ 150. Segundo Rafael Ramos, a intenção de compra no cartão reflete a redução dos auxílios emergenciais disponibilizados pelo Governo Federal, com as famílias dispondo de um orçamento mais apertado e impossibilitando o consumo à vista.
Já os que não pretendem consumir na Black Friday apresentaram dois principais motivos para isso: estão sem ou pouco dinheiro (32,5%) e consideram que os preços estão elevados (20,9%). O isolamento social foi percentualmente o menos apontado, alcançando 9,2% das respostas.
Da Folha de PE
Procon Pernambuco orienta pais sobre abusos na lista de material escolar
O órgão fez duas listas, sendo uma de produtos que não podem ser pedidos, de uso coletivo, e outros que podem ser solicitados pelas escolas desde que obedeça o limite quantitativo indicado pelo órgão. Por causa da pandemia da Covid-19, um novo produto entrou na lista de produtos proibidos: o álcool gel ou líquido 70%, que deve ser fornecido pelas escolas.
Por outro lado, as instituições podem incluir no fardamento escolar o uso de máscara de proteção, já que faz parte do protocolo de segurança. No entanto, pais e alunos podem escolher o melhor modelo e onde quer adquirir.
“No mês de março, por conta da pandemia, as aulas presenciais foram suspensas. Com exceção dos livros didáticos, as escolas devem informar quais os matérias que foram entregues no início do ano que não foram utilizados e devolvê-los, para que os pais possam reutilizar em 2021”, afirma o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
As escolas não podem determinar as marcas dos produtos permitidos nas referidas listas de materiais escolares. Materiais de uso coletivo, de escritório e de higiene são proibidos de constarem na lista de material escolar, a exemplo de detergente, copos, giz, palitos, TNT. Materiais como shampoo, sabonete, escova e pasta de dente, podem deste que o aluno esteja matriculado na modalidade integral. Para continuar lendo, clique aqui. (Foto: Cecília de Sá Pereira/Arquivo DP)
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Hemope alerta para situação crítica e reforça necessidade de doadores de sangue
Durante toda esta semana, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) lembra aos pernambucanos a importância do ato voluntário de doar sangue. A doação regular pode salvar vidas e para isso é necessário repor sempre o estoque nas unidades hemoterápicas, onde são realizadas as coletas. Nesta quarta-feira (25/11) comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue criado como forma de agradecer e também sensibilizar outras pessoas que ainda não se tornaram doadores regulares. Atualmente, o Hemope possui hemocentros nas cidades do Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada.
De acordo com a diretora de Hemoterapia, Anna Fausta Cavalcante, é preocupante o estoque de bolsas de sangue nas unidades. Desde o início da pandemia da Covid-19, em março, o número de doações vêm diminuindo consideravelmente. Atualmente, a situação está crítica para todos os tipos sanguíneos. "Quanto à queda de doação, tivemos uma redução em torno de 50% nos meses de abril e maio, com melhora gradual, mas ainda com uma redução de 20 a 30%, em relação aos três primeiros meses do ano. Em março, enquanto coletávamos cerca de 2,3 mil a 2,5 mil bolsas por semana, em abril e maio chegamos a coletar 1,3 mil bolsas. Atualmente, estamos coletando cerca de 1,7 mil a 2 mil bolsas por semana", afirma Anna Fausta Cavalcante.
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho). Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres.
"Normalmente, o mês de novembro precede um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independentemente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão", afirma a supervisora de captação de doadores de sangue do Hemope, Josinete Gomes. O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. Para continuar lendo, clique AQUI!
'Best Friday' da Celpe oferece até 30% de desconto na quitação de débitos
Os clientes da Celpe terão a oportunidade de receber descontos progressivos na taxa de juros ao parcelar a dívida no cartão de crédito. O desconto na taxa aplicada pode chegar a 30%, dependendo do número de parcelas. Ou seja, à medida em que o número de prestações aumenta, maior será o desconto. Os débitos podem ser negociados em até 12 vezes.
Para aderir aos descontos, o cliente precisa acessar o site da Companhia, o www.celpe.com.br. No portal, é preciso clicar no link ‘Pagamento com cartão’, que fica na parte superior do site. Na página seguinte, é preciso selecionar a opção ‘Pagar faturas com cartão’. Após esses passos, o login ou cadastro na plataforma da Flexpag deve ser feito, informando o número da conta contrato, selecionando quais deseja pagar e em quantas parcelas dividir.
Nesta edição da Best Friday da Celpe, o cliente que fizer o pagamento das dívidas no débito ou crédito em uma única vez, realizando o pagamento à vista, não paga juros. Já no pagamento que for feito em 12 vezes, os descontos são progressivos. Da segunda parcela até a sexta, o desconto será de 10% sob a taxa de juros. Da sétima prestação até a nona, o desconto ofertado é de 20%. Já da décima parcela até a última, o abatimento nos juros é de 30%. Para continuar lendo, clique AQUI! (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Prefeitura de Surubim realiza simulado preparatório para o ENEM
Memória: Maré Malta fez música para Surubim e foi homenageado em 2018
O policial federal, cantor e ex-vereador de Recife, Mareval Malta Cabral, o Maré Malta, que faleceu nesta segunda-feira (23), aos 49 anos, compôs e gravou uma música em homenagem à sua terra natal: Surubim. Tendo o nome da cidade como título, a letra fala de lembranças da infância do autor. O refrão diz “ê Surubim, quando lembro que o Boi Nanico olhou pra mim” em referência a um dos personagens mais importantes do Carnaval surubinense, o boi-bumbá que pertencia a “Seu Nanico”. A música também retrata a “Vaquejada de Seu Dão”, realizada anualmente no Parque J. Galdino, nomes ilustres da cidade, além de outras características culturais do município que faziam parte da memória afetiva do cantor. A partir desta gravação, Maré Malta se tornou conhecido pelas novas gerações, já que até então, era apenas lembrado por pessoas que conviveram com ele na época em que morou em Surubim.(Foto: Reprodução/ Câmara Municipal do Recife)
Por causa dessa música, foi homenageado e se apresentou no palco da Benção do Vaqueiro, em 2018. O evento abre a semana da Vaquejada. A canção integra um CD de forró pé-de-serra, que tem todas as faixas interpretadas por ele.(Foto: Divulgação/ Maluma Marques)
Maré Malta nasceu no dia 26/10/1971 e morreu vítima de infarto fulminante enquanto dormia. Segundo informações de familiares, a esposa Luciana, percebeu que ele havia falecido, quando foi acordá-lo pela manhã. O casal tinha dois filhos, Antonino e Valentina, de 13 e 15 anos.
Como parlamentar, Maré Malta foi vereador suplente por duas vezes, de 2011 até 2012 e de 2013 a 2016. Ele era formado em Direito e tinha pós-graduação em Direito Público.
A Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal (Ansef), por meio de sua representação em Pernambuco, divulgou nota lamentando o falecimento do associado.
O velório de Maré Malta foi realizado das 14h às 17h desta segunda-feira (23) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. A cremação ocorreu no mesmo local, às 18h30.
Do Correio do Agreste
segunda-feira, 23 de novembro de 2020
Pernambuco | 13º salário e folhas de novembro e dezembro de servidores devem injetar R$ 3,2 bilhões na economia
O Estado possui, atualmente, 122.063 servidores ativos, 74.988 inativos e 25.589 pensionistas, totalizando 222.640 funcionários. As folhas de novembro e dezembro totalizam R$ 1,1 bilhão cada uma, já o 13º salário representa R$ 1 bilhão.
“Este ano tem sido um desafio para todos nós, nos mais diversos setores da administração pública. A expectativa de que teríamos um ano de recuperação fiscal foi mais uma vez frustrada, agora com a crise sem precedentes provocada pela pandemia da Covid-19. Fizemos nosso dever de casa, conseguimos reduzir despesas, além de provocar uma reação da economia a partir da retomada proporcionada pelo nosso plano de convivência”, ressaltou o governador Paulo Câmara.
“Pernambuco vem fazendo seu dever de casa. Mesmo diante de uma grave situação econômica, conseguimos realizar mais de R$ 627 milhões em gastos extraordinários que não estavam previstos no orçamento com o combate ao coronavírus, recursos exclusivamente do tesouro estadual”, comentou o secretário da Fazenda, Décio Padilha.
Da Folha de PE ( Foto: Aluísio Moreira/SEI)
Black Friday: Procon Surubim elabora dicas; confira
Foto: Divulgação: Luís Fernando Germano |
A Black Friday está chegando e diversos países no mundo estão se preparando para movimentarem a economia. No Brasil, o evento acontecerá no dia 27 de novembro. Apesar das várias vantagens existentes, os consumidores devem tomar bastante cuidado para aproveitarem a data da melhor forma. Pensando nisso, o Procon Surubim preparou algumas dicas para que evento ocorra de forma consciente. Além disso, o Procon-PE alerta que o consumidor não deve se deixar levar por impulso nas compras, adquirindo só aquilo o que realmente necessita para evitar o endividamento. Confira:
Fraudes no setor de combustíveis provocam perda de R$ 23 bilhões por ano
O mercado de combustíveis do Brasil, que está entre os seis maiores do mundo, perde quase R$ 23 bilhões por ano em fraudes. A cifra de R$ 7,2 bilhões em evasão fiscal é conhecida, mas a ela se somam R$ 15,7 bilhões em burlas quantitativas, com bombas adulteradas, e qualitativas, com misturas fora do padrão, que, além de provocarem danos aos veículos e prejuízos aos consumidores e ao erário, acabam com a concorrência. Este ano, a pandemia derrubou o consumo de gasolina e reduziu a fiscalização em 17%, porém, as irregularidades aumentaram. Segundo o Instituto Combustível Legal (ICL), as fraudes operacionais cresceram 4%, no país, de abril a julho de 2020, ante dezembro de 2019 a março de 2020.
O diretor do ICL, Carlo Faccio, explica que a entidade mapeou as várias irregularidades cometidas no setor, que é o maior em arrecadação do país, responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB). “A primeira linha de atuação é contra as fraudes tributárias. São R$ 7,2 bilhões de sonegação e inadimplência. No etanol, há possibilidade de recolher metade do tributo na distribuição, o que provoca perda da eficiência na arrecadação”, conta.
O setor chama de barriga de aluguel uma das fraudes mais praticadas. “O termo é usado para empresas de fachada. São constituídas, mas não têm nada de ativos. Em geral, são empresas que comercializam apenas etanol sem passar pela distribuição. É só um ambiente para emitir nota”, explica. As diversas burlas tributárias no setor são responsáveis por uma dívida ativa de mais de R$ 60 bilhões. “Muito por conta dos devedores contumazes, que abrem uma empresa sem intenção de pagar impostos. Isso ocorre porque, até entrar, um processo administrativo demora cerca de três anos e, depois de aberto, mais um ou dois. Ou seja, nesses cinco ou seis anos de atuação, a empresa soma R$ 1 bilhão de dívida. Quando os órgãos vão cobrar, não existe mais”, diz. “Depois que a dívida é tipificada e refinanciada, o índice de recuperação é de menos de 1%.”
Se resolvidas, as fraudes tributárias poderiam mitigar o problema de caixa de muitos estados quebrados, uma vez que o setor de combustíveis é o que o mais arrecada, por meio do principal tributo estadual, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para isso, no entanto, Faccio ressalta que seriam necessárias a simplificação tributária e as revisões na legislação, para que as penas sejam mais severas e punitivas. “O crime organizado atua em três linhas: armas, drogas e combustíveis, porque o setor garante a lavagem de dinheiro. No Brasil, mais de 200 postos são do crime organizado ou da milícia”, revela.
No tanque
Além dos crimes tributários, o setor ainda padece de fraudes operacionais, responsáveis por perdas anuais ainda maiores. Faccio lembra que são duas as principais burlas. “Na quantidade, quando a bomba é adulterada (serve menos do que mostra), e na qualidade, com misturas fora da conformidade, com álcool com mais água, metano e até nafta na gasolina”, assinala.
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), responsável pela fiscalização dos postos e checagem da qualidade, no ano passado, apenas 3% do combustível comercializado no país apontaram irregularidades, a partir de um coletivo de 86.144 mostras. Em 2019, ainda conforme a ANP, foram consumidos 120 bilhões de litros de combustíveis, o que significa que 1,6 bilhão estava fora dos padrões. “Em setembro deste ano, coletamos 6.728 amostras, com 1,9% de não conformidade”, diz Francisco Nelson, superintendente de Fiscalização do Abastecimento da ANP. Para continuar lendo, clique AQUI!
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
domingo, 22 de novembro de 2020
Caixa faz, neste domingo (22), novo pagamento do auxílio emergencial
A Caixa faz neste domingo (22) uma nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial. Serão contempladas 3,4 milhões de pessoas que recebem o benefício. Os selecionados são beneficiários nascidos em janeiro do ciclo 5.
No total, serão repassados R$ 1,1 bilhão. Dentro deste valor ainda há parcelas remanescentes do auxílio emergencial, que serão pagas a 157,5 mil pessoas.
O restante - cerca de 3,2 milhões de pessoas – terão valores depositados em suas contas poupança digitais relativos à modalidade de expansão do benefício, aprovada em novas parcelas nestes meses em função da continuidade da pandemia.
Quem for contemplado com os recursos poderá movimentá-los por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite transações pela Internet, compras em comércio eletrônico e pagamentos em casas lotéricas.
Agência Brasil (Auxílio emergencial da Caixa - Foto: Agência Brasil)
IEL-PE seleciona profissional para Suape
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) recruta profissional das áreas de engenharia de produção, mecânica, elétrica, eletrônica e mecatrônica para vaga de trainee em empresa situada no Completo Portuário de Suape. O expediente será de segunda a quinta-feira das 7h30 às 16h30 e às sextas-feiras de 7h às 16h. A bolsa é de R$ 2,5 mil por mês. Os interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículos para selecao@ielpe.org.br com o assunto: Bolsista/Manutenção.
Para a vaga, espera-se que o candidato tenha formação de até cinco anos, experiência na indústria, de preferência com atuação na área de planejamento de manutenção. Conhecimento em SAP, Power BI, inglês e Excel intermediários são diferenciais.
Da Assessoria
sábado, 21 de novembro de 2020
PIB de Pernambuco cresce 0,7% em setembro deste ano
O Produto Interno Bruno (PIB) de Pernambuco registrou a quinta alta consecutiva na variação mensal, com crescimento de 0,7% entre agosto e setembro deste ano. Em comparação com o mesmo período de 2019, o crescimento foi de 1,2%. Apesar dos sinais positivos da retomada, a atividade econômica no estado ainda não conseguiu se recuperar dos impactos negativos causados pela pandemia da Covid-19 e tem saldo negativo de 3,4% no acumulado do ano até setembro. No acumulado de 12 meses, a variação é de menos 2%.
Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (30) pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem com base nos números das Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Após as quedas de março (-5,4%) e abril (-9,7%), o PIB do estado começou a apresentar crescimento na variação mensal em maio (5,5%), junho (2,7%), julho (4,6%) e agosto (2%). Desde a retomada dos índices positivos, portanto, setembro foi o mês que apresentou o índice mais baixo, representando uma desaceleração da retomada da economia pernambucana.
A indústria foi o setor da economia que mais contribuiu para o crescimento entre agosto e setembro deste ano, com variação positiva de 2,5%. O setor de serviços ficou estagnado. Já a agropecuária teve queda de 1,3%. No acumulado do ano, a agropecuária cresceu 11,6%; a indústria caiu 1,1% e o setor de serviços, o mais impactado pela pandemia do novo coronavírus, registrou queda de 4,6%.
O diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, afirma que, caso não haja uma segunda onda da Covid-19 com fechamento dos setores econômicos, a perspectiva é de crescimento até o final de 2020. "Os meses anteriores têm taxas maiores porque chega um período que volta a um crescimento menor. Algumas atividades respondem mais rápido, como o setor industrial, que teve maior dinamismo nessa recuperação. O setor de serviços foi o mais afetado e não registrou crescimento. Apesar de o turismo, por exemplo, estar diminuindo a queda, ainda há a ausência de eventos e de maiores ocupações na rede hoteleira. No geral, quando a economia cresce 1,2% em relação ao ano passado, já significa uma melhora em relação ao período anterior à pandemia", pontua.
Do Diario de PE (Foto: Divulgação/Reprodução)
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
Agências do INSS estarão fechadas na próxima segunda-feira (23)
Os serviços prestados pelo INSS aos contribuintes sofrerão nesta segunda-feira (23) uma interrupção, conforme divulgou por meio de nota a direção da instituição.
A justificativa para o fechamento das agências em todo o país, nesta segunda, está relacionado com o feriado do dia 28 de outubro, data que se comemora o dia do servidor público, instituído em 1937, durante o governo do presidente Getúlio Vargas (1934/1945 e 1951/1954).
“Para manter os atendimentos já agendados e evitar transtornos para os beneficiários com remarcações, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou o ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor para 23 de novembro”, registra a nota enviada à imprensa.
Atendimento remoto
O INSS informou ainda que a população pode buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços sempre pelo Meu INSS, também disponível como aplicativo para celular, ou, ainda, por meio do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Da Agência Brasil / (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Pandemia reduz contratação de temporários no comércio de Pernambuco
A pandemia da Covid-19 gerou forte impacto na contratação de temporários para o fim do ano no comércio de Pernambuco. O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas) estima que a quantidade caiu pela metade neste ano em relação a 2019. Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) prevê uma queda de 16%.
O presidente do Sindilojas e diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, Fred Leal, afirma que, com a crise sanitária, o fechamento do comércio e a reabertura das lojas, os estabelecimentos “aprenderam a trabalhar com os custos reduzidos e com menos funcionários”. Por isso, as entidades estimam uma redução de 50% na contratação de temporários para o período. “Até porque ainda é imprevisível o faturamento. As lojas estão se precavendo. O nosso objetivo é fazer promoções para aquecer o comércio. Teremos a Black Friday e, no dia 10, vamos lançar o Natal Premiado, com sorteios de carro e vale-presente”, disse.
O dirigente enfatizou a abertura do comércio do Recife aos domingos e feriados como forma de melhorar os números do setor. “A nossa expectativa é de vender igual ao ano passado em números absolutos. No entanto, teremos uma movimentação menor de shows, eventos e confraternizações. Tudo isso deixa o lojista apreensivo, mas estamos esperançosos”, pontuou.
As áreas que mais fazem contratações temporárias no estado são as de vestuário e calçados, com 30% das vagas; artigos pessoais e domésticos, com 13%; hiper e supermercados, 13%, e móveis e eletrodomésticos, com 6,2%. Segundo o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, o pico de contratações provisórias acontece em novembro, com 50% das vagas. Em dezembro, acontecem 30%. “A expectativa para este ano é de uma pequena de queda, em torno de 16%, em relação ao mesmo período de 2019”.
Do Diario de PE (Foto: Gabriel Melo/Esp.DP)
Pernambuco recebe selo internacional por protocolo de saúde durante pandemia
Na ocasião, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur) também entregou o selo Destino Seguro ao aeroporto. O selo foi recebido pelo diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus. Também estiveram no encontro o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes; a diretora de Estruturação Turística da Empetur, Socorro Rodrigues; a diretora de Marketing da instituição estadual, Milu Megale; e a gerente de Informações Turísticas do órgão, Roberta Vilaça.
“Ficamos muito felizes pelos nossos 12 protocolos de segurança terem agora este reconhecimento internacional concedido pela WTTC. Durante todo este ano, em que enfrentamos este desafio imenso, que é a pandemia da Covid, o Governo do Estado sempre priorizou a saúde da população. Todos os protocolos sanitários, não só os de turismo, buscam cuidar dos pernambucanos e dos que chegam a nosso Estado. Esta condição de embaixadores do selo Safe Travels muito nos honra", declara o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
Além disso, a WTTC tornou o governo do estado um embaixador oficial do Safe Travels, que permite que também a concessão do título internacional para destinos e empresas locais que já tenham sido agraciados com o selo Turismo Seguro.
Durante o evento, foram anunciadas obras de melhoria no aeroporto. Os trabalhos serão divididos em três fases, e a primeira delas, com obras de melhoria em banheiros, acessibilidade e outros pontos, deve ser concluída até maio de 2021. No total, os seis aeroportos geridos pela Aena no Brasil devem receber um investimento de aproximadamente R$ 120 milhões. "A gente acredita nos destinos, acredita no Nordeste. O potencial da região é muito grande. Temos que garantir o mesmo atendimento em todos os nossos aeroportos", detalha Santiago Yus.
O executivo falou sobre as medidas de prevenção tomadas pelo terminal. "Temos 140 mensagens de som por dia em 3 idiomas, inglês, espanhol e português. Temos vídeos, as linhas aéreas colaboram. Fazemos tudo que podemos para garantir o distanciamento social", explica. Segundo Santiago, em outubro o aeroporto recebeu 65% do número de passageiros do mesmo mês em 2019. Já na comparação janeiro a outubro deste ano, foram cerca de 50% da quantidade de passageiros do mesmo período no ano passado.
Do Diario de PE
quinta-feira, 19 de novembro de 2020
Surubim lança Projeto Luau da Juventude
A primeira edição aconteceu em outubro e contou com apresentações de diferentes linguagens artísticas. A segunda edição está programada para acontecer no dia 25 de novembro, oferecendo aos artistas locais um espaço para apresentar sua arte, servindo também como um mecanismo de fortalecimento da cultura e artistas locais.
Lembrando que o Luau da Juventude acontece na Casa das Juventudes de Surubim (o espaço funciona no Centro Cultural Dr. José Nivaldo, ao lado do Fórum de Justiça.), dia 25 de novembro, às 18h.
Obs: Devido ao limite de público, para participar será necessário fazer inscrições prévias, além de outras informações, através do WhatsApp (81) 9 8759-1519.
Da ASCOM Surubim / Redação (Negócios & Informes) / Imagem: Divulgação / Reprodução