O Produto Interno Bruno (PIB) pernambucano registrou crescimento pelo sexto mês consecutivo. Entre setembro e outubro deste ano, o estado teve aumento de 0,9%, na série com ajuste sazonal. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 0,6%. No acumulado de 12 meses, a variação negativa foi de menos 1,7%.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (16), no boletim mensal da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, com base nos números do Sistema de Contas Regionais que tem a coordenação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A indústria continua como o setor da economia que mais contribui para o crescimento, como mostram os dados de outubro com variação positiva de 1,5%. O setor de serviços obteve 1,3%, enquanto que a agropecuária apresentou queda de 13,7%. No acumulado do ano, a agropecuária teve um crescimento de 11,7%, a indústria apresentou estabilidade com o índice de menos 0,4% e o setor de serviços, ainda impactado pela pandemia do coronavírus, registrou a queda de 3,6%.
O diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, explica que a recuperação da economia é reflexo da volta das atividades, da abertura da economia, mesmo com a limitação dos protocolos. “A economia segue em trajetória de crescimento com considerável melhora em todas as atividades econômicas”, afirma.
PIB Municipal
O IBGE divulgou, em conjunto com todos os estados, o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros. A Agência Condepe/Fidem disponibiliza hoje no site do órgão os dados econômicos de 184 municípios pernambucanos.
O estudo mostra os municípios que se destacam em diversos aspectos, entre eles: na participação do PIB do município com relação ao PIB estadual e dos respectivos segmentos econômicos (agropecuária, indústria e serviços); apresentação de dados sobre as Regiões de Desenvolvimento (RDs), nesta mesma linha comparativa; e, os municípios que se destacam com relação à densidade econômica (indicador econômico que mostra a concentração das atividades econômicas no território) e ao PIB per capita.
Do Diario de PE / Foto: Ricardo Almeida/ANPr/Divulgação)