domingo, 31 de janeiro de 2021

Encontro discute construção do Skate Parque de Surubim

Na manhã dessa sexta-feira, a prefeita Ana, junto ao secretário de Juventude e Esportes, Aniervson Santos, e o Conselho das Juventudes, promoveu um encontro com os jovens skatistas surubinenses.

Na pauta, esteve a construção do Skate Parque de Surubim, para o qual a Prefeitura apresentou o projeto do novo local de convivência e debateu questões sobre a execução da obra.

A ação demonstra o comprometimento da gestão municipal com a comunidade, ouvindo as demandas de diversos grupos da sociedade e trabalhando para atendê-las. 


Da ASCOM Surubim


Mesmo com pandemia, país registra recorde na abertura de MEI

Foram mais de 2,6 milhões de novos microempreendedores individuais criados em 2020. Número total
de MEI ativos já supera 11,3 milhões em todo o Brasil


A procura pela formalização por meio do registro como Microempreendedor Individual (MEI) continua em ritmo de crescimento no país, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. Somente em 2020, foram registrados 2,6 milhões de novos MEI. O número é o maior registrado nos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal. Atualmente, o Brasil já conta com mais de 11,3 milhões de MEI ativos.


Os setores de Comércio Varejista de Vestuário e Acessórios (180 mil); Promoção de Vendas (140 mil); Cabeleireiros, Manicure e Pedicure (131 mil); Fornecimento de Alimentos para Consumo Domiciliar (106 mil) e Obras de Alvenaria (105 mil) seguiram - a exemplo de 2019 - liderando o ranking de atividades com o maior número de MEI criados. Apesar disso, uma análise comparativa mais aprofundada entre os dois anos mostra novidades.


Outra alteração nesse cenário foi o aumento de quase 15% do número de novos MEI no setor varejista de vestuário e acessórios, que superou a marca de 180 mil novos registros em 2020. Entretanto, o maior crescimento do número de novos MEI foi identificado nas áreas de Transportes (86%), Restaurantes e Similares (59%), Fornecimento de Alimentos para Consumo Domiciliar (48%) e Comércio Varejista de Bebidas (41%). 


Do Sebrae / Foto: Reprodução - Internet

sábado, 30 de janeiro de 2021

Janeiro começa com empresários confiantes, mas em alerta

Depois de um 2020 entre altos e baixos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco começa 2021 com estabilidade. A pequena variação de 0,1 ponto elevou o resultado para 59 pontos e vem sacramentando a sequência de altas desde a flexibilização da economia, iniciada em junho do ano passado. Acima da média de 50 pontos, o quadro atual indica que os empresários estão confiantes e buscam retomar o cenário que viviam antes da pandemia da Covid-19.  


De acordo com o economista da Federação das Industriais do Estado de Pernambuco (FIEPE), Cézar Andrade, essa estabilidade é natural porque os empresários estão na expectativa de que pautas estratégicas saiam do papel para, enfim, acelerar a retomada. “Além da vacina, espera-se que, este ano, as pautas das reformas administrativa e tributária entrem no debate e sejam aprovadas, então é natural que os empresários estejam otimistas, mas sem deixar de observar o cenário atual e o desenrolar dessas conversas”, disse.  


Andrade destacou ainda que esse resultado é comum após meses superaquecidos, como no caso de novembro e dezembro, em razão das festas de fim de ano. “Se compararmos com os índices de antes da pandemia, é verdade, ainda está abaixo e se analisarmos com o dado do Brasil também estamos um pouco atrás, mas essas diferenças são totalmente possíveis de serem alcançadas”, analisou o economista. Em fevereiro de 2020, o índice estava em 62,3 pontos e, este mês, o do Brasil marcou 60,9 pontos. Observa-se, entretanto, que as margens entre os resultados são pequenas.  


Para chegar ao dado de 59 pontos de janeiro, a FIEPE avalia duas questões: condições atuais e expectativas, se baseando nas respostas dos empresários. O primeiro foi o responsável pela manutenção do dado geral, já que apresentou declínio de 1,4 ponto, chegando a 54,2 pontos na passagem de dezembro para janeiro. “Isso pode ter acontecido pela falta de previsibilidade quanto ao futuro, o que, de certo modo, gera essa indefinição”, frisou. Na época da coleta da pesquisa, o plano de imunização contra a Covid-19 ainda era uma incógnita para os brasileiros.  


Já o segundo, o de expectativas, se mostrou mais otimista em relação aos seis meses seguintes. No mês em questão, esse índice teve um pequeno aumento de 0,1 ponto frente ao mês de dezembro e atingiu 61,4 pontos. “Esse comportamento é mais comum, pois há uma tendência de que o futuro sempre resguardará soluções para as dificuldades atuais”, explicou Andrade.   


Empresas x setores 


As indústrias de pequeno porte apresentaram um forte aumento em janeiro, enquanto as indústrias de médio e grande porte recuaram sua confiança nesse período. As pequenas empresas, que desde início da pandemia foram as mais atingidas, apresentaram um aumento de 9,4 pontos, atingindo 58,9, voltando a ultrapassar os 50 pontos. Já as empresas de médio (58,7) e grande (59,2) porte continuam acima dos 50 pontos, mas com variações de 1,3 e -2,7 pontos, respectivamente. No comparativo com janeiro de 2020, os três portes apresentaram queda: as pequenas, as médias e as grandes empresas tiveram suas confianças retraídas neste período em 2,1; 4,4; e 2,9 pontos, nesta ordem. 


DA ASCOM



Pernambuco encerra 2020 com saldo negativo de 5.163 postos de trabalho

Pernambuco encerrou 2020 com o saldo negativo de 5.163 postos de trabalho. Foram 382.843 admissões contra 388.006 demissões entre janeiro e dezembro do ano passado. Depois de cinco meses de alta, entre julho e novembro, o estado voltou a apresentar queda no saldo de empregos gerados em dezembro, com o recuo de 2.711 postos. No último mês do ano, foram 31.022 contratações contra 33.733 desligamentos. O saldo do ano de Pernambuco foi o segundo pior do Nordeste, atrás apenas da Bahia, que teve desempenho negativo em 5.307 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


Entre os cinco setores analisados, apenas um fechou 2020 com saldo positivo em Pernambuco. A indústria do estado encerrou o ano passado com 360 postos de trabalhos gerados, sendo 65.290 admitidos e 64.930 desligados. Já a construção foi a atividade que teve o maior saldo negativo, em 2.200 vagas. O setor de serviços também puxou a média do estado para baixo, com recuo de 1.820 postos de trabalho. Já a agropecuária registrou queda de 857 e comércio teve retração de 646.


Levando em consideração apenas o mês de dezembro, a agropecuária foi a atividade que teve o maior saldo negativo, com a perda de 2.653 postos de trabalho. Outros dois setores também puxaram o saldo total para baixo: a construção apresentou recuo de 1.521, enquanto a indústria teve retração de 576 empregos. Duas atividades tiveram desempenho positivo. O comércio foi o que teve o melhor saldo, com a geração de 1.862 vagas. Já o setor de serviços registrou alta de 177.


No Brasil, o saldo de 2020 foi positivo, com a geração de 142.690 empregos. Foram 15.166.221 admissões e 15.023.531 demissões. Apenas em dezembro, o país também reverteu a tendência de alta dos últimos cinco meses, entre julho e novembro. No último mês do ano, o saldo negativo foi de 67.906 postos de trabalho. O Brasil registrou 1.239.280 admissões contra 1.307.186 demissões em dezembro.


Do Diario de PE / (Foto: Valdecir Galor/SMCS/Divulgação)

Procon-PE orienta consumidores sobre cancelamento de voos para Portugal

A medida, tomada pelo governo daquele país, vale a partir desta sexta-feira, 29, até o dia 14 de fevereiro.


Em razão do aumento da pandemia de Covid-19 no mundo, o governo de Portugal suspende, a partir desta sexta-feira, 29, até dia 14 de fevereiro, os voos entre o país europeu e o Brasil. Por conta dessa medida, muitas pessoas com viagem marcada para o país não sabem como proceder, e o Procon orienta.


De acordo com Lei n° 14.034/2020, do governo federal, o reembolso do valor da passagem aérea devido ao consumidor por cancelamento de voo, no período compreendido entre 19 de março de 2020 e 31 de outubro de 2021, será realizado pelo transportador no prazo de 12 meses, contado da data do voo cancelado, observadas a atualização monetária calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e, quando cabível, a prestação de assistência material, nos termos da regulamentação vigente.


Ainda de acordo com a lei, se houver cancelamento de voo, o transportador deve oferecer ao consumidor, sempre que possível, como alternativa ao reembolso, as opções de reacomodação em outro voo, próprio ou de terceiro, e de remarcação da passagem aérea, sem ônus, mantidas as condições aplicáveis ao serviço contratado.


Se a desistência foi por parte do consumidor com data de início no período entre 19 de março de 2020 e 31 de outubro de 2021, ele poderá optar por receber reembolso, na forma e no prazo previstos em lei, sujeito ao pagamento de eventuais penalidades contratuais. Pode também optar pelo crédito de valor correspondente ao da passagem aérea, sem incidência de quaisquer penalidades contratuais.


O crédito a que se referem as duas situações deverá ser concedido no prazo máximo de sete dias, contado da solicitação pelo passageiro.


Do Governo de PE

Número de endividados no país chega a maior patamar em 11 anos

As famílias inadimplentes chegaram a 25,5% no ano passado



O percentual de endividados no país fechou 2020 em 66,5%, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o maior patamar de endividamento familiar em 11 anos. Em 2019, por exemplo, os endividados eram 63,6% das famílias brasileiras.

 

As famílias inadimplentes, ou seja, com contas ou dívidas em atraso, chegaram a 25,5% no ano passado, acima dos 24% de 2019. Já as famílias sem condições de pagar as dívidas em atraso somaram 11% em 2020, percentual também superior ao ano anterior, de 9,6%.


O percentual de pessoas que se disseram muito endividadas subiu de 13,3% em 2019 para 14,9% em 2020. As principais fontes de dívidas são cartão de crédito (78,7%), carnê (16,8%), financiamento de carro (10,7%), financiamento de casa (9,5%) e crédito pessoal (8,5%).

 

O tempo médio de comprometimento das famílias com dívidas no ano passado chegou a 7,2 meses, acima dos 6,9 meses no ano anterior.


Por Agência Brasil / Dinheiro - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Prefeitura de Bom Jardim emite Certificado Digital na CDL Surubim

"O envio de documentos e a comunicação digital entre o cidadão e o poder público foram simplificados com a utilização de novos meios de assinatura eletrônica, de mesmo valor legal que as tradicionais assinaturas em papel. Com o Certificado Digital é possível ter acesso a diversos serviços oferecidos na internet por órgãos públicos e assinar digitalmente documentos eletrônicos, conferindo-lhes validade jurídica, sempre com a garantia de maior segurança e integridade.


Esteve em nossa sede o Prefeito do município de Bom Jardim, João Francisco da Silva Neto, popularmente Janjão, para emitir o Certificado Digital do órgão do Poder do Executivo da "Terra da Música" assim como é conhecido o município vizinho. Agradecemos a preferência.


A CDL Surubim oferece a emissão diariamente em sua sede de segunda a sexta-feira. Ligue e faça seu agendamento, mais informações: (81) 3634.1608 / 3634.1607."


Da ASCOM CDL Surubim

Surubim oferta atividades voltadas para práticas de bem estar

Cuidar do corpo e da mente é fundamental para se ter uma vida mais saudável e equilibrada. Pensando nisso, a Prefeitura de Surubim, através da Secretaria de Juventude e Esportes, estará realizando no próximo domingo, dia 31/01, a partir das 14h, atividades voltadas para práticas de bem estar, com seções de acupuntura, Tai Chi, funcional, psicologia, entre outras. 


As atividades serão totalmente gratuitas e acontecerão na Casa das Juventudes. Importante lembrar que haverá limite de público e será obrigatório o uso de máscaras. Mais informações pelo WhatsApp da secretaria: 9 8759-1519.


Da ASCOM Surubim / Fotos: Divulgação / Reprodução

Cliente Celpe pode receber R$ 20 de desconto na conta de energia

Os clientes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) poderão ganhar R$ 20 de desconto no pagamento da fatura. A concessionária fechou uma parceria com o aplicativo RecargaPay, que vai oferecer o desconto, a partir desta sexta-feira (29), para quem pagar com o cartão de crédito utilizando a plataforma digital. O benefício será concedido a todos os consumidores que realizarem o download do app e quitarem a conta de energia pela primeira vez diretamente no RecargaPay.


A iniciativa tem como finalidade facilitar o pagamento dos clientes da Celpe por meio da plataforma digital. "A parceria com o RecargaPay vai proporcionar um grande benefício para os nossos clientes, que cada dia estão migrando para o ambiente digital. O aplicativo é seguro, rápido, simples e o usuário poderá pagar por meio do cartão de crédito. O cliente pode escolher receber sua fatura de energia por e-mail, desta forma, promovemos a comodidade, o conforto e com a saúde das pessoas, que não precisarão sair de casa para fazer o pagamento, evitando assim aglomeração”, afirmou o superintendente comercial da Neoenergia, Leonardo Moura.


Com o RecargaPay, a Celpe amplia as possibilidades de pagamento da conta de energia em todo o Estado. Além dos meios tradicionais, como lotéricas e bancos, que neste momento devem ser evitados devido à pandemia, a concessionária ainda oferece a quitação por meio do débito automático e pelo PIX, que podem ser realizados a qualquer dia e hora, inclusive finais de semana e feriados. Com mais essa novidade, a concessionária consolida a sua atuação no cenário digital ao integrar os canais de atendimento e novos meios de pagamento. Aliado a isso, a Celpe também implementou a novidade de oferecer cartão de crédito e a opção do Cartão Virtual Caixa Elo (Auxílio Emergencial) para quitar faturas. 


Do Diario de PE / Foto: Celpe/Divulgação

Termina hoje prazo para adesão de empresas ao Simples Nacional

Termina hoje (29) o prazo para a inscrição no Simples Nacional das micro e pequenas empresas (MPE) que faturam até R$ 4,8 milhões por ano. A solicitação deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do portal do Simples Nacional. Com o pedido aceito, a adesão retroagirá ao dia 1º de janeiro.


Também poderão aderir ao Simples as empresas que estavam no Lucro Presumido ou Lucro Real e tiveram queda significativa no faturamento em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. Essas empresas deverão cumprir o mesmo prazo. Em outra novidade, que vale excepcionalmente para este período, o governo federal não excluiu empresas com débitos tributários em 2020, e as empresas optantes que estavam inadimplentes permaneceram no Simples em 2021. 


No caso de empresas que ainda não eram optantes pelo Simples, no momento da opção o sistema responde automaticamente se há pendências com os fiscos federal, estadual ou municipal. Não é necessário que o contribuinte vá a uma unidade da Receita Federal para a regularizar pendências, tanto com a Receita, quanto com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Basta seguir as orientações no site da Receita Federal. Para regularização de pendências com os estados, o Distrito Federal e os municípios, o contribuinte deve procurar a Administração Tributária responsável.


O Simples Nacional é regime tributário diferenciado, que reúne em um único documento de arrecadação os principais tributos federais, estaduais, municipais e previdenciários devidos pelas micro e pequenas empresas. O recolhimento, feito por esse documento único, deve ser pago até o dia 20 do mês seguinte àquele em que houver sido auferida a receita bruta.


Da Agência Brasil / Fernando Frazão/Agência Brasil

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

CDL Surubim participa de reunião com Secretário de Desenvolvimento Econômico

Visando firmar parcerias em prol do comércio lojista, nesta quinta-feira (28), a Câmara de Dirigentes Lojistas, através do seu presidente Ilário Pio, se reuniu com o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Surubim, Denny Lapenda.


Buscando ofertar comodidade aos empresários, a CDL sugeriu à pasta de Desenvolvimento Econômico, através de parceria com o Governo do Estado, a instalação de Ponto de Apoio da Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE), como também do Posto de Atendimento Virtual (PAV), da Receita Federal, com objetivo de aumentar a capacidade de atendimento local da RFB por meio das novas possibilidades de atendimento a distância.


Para o presidente da CDL, Ilário Pio, o encontro foi bastante proveitoso. "O encontro foi importante, podemos compartilhar as necessidades do comércio, e em breve poder firmar parcerias, contribuindo ainda mais para o fortalecimento da classe empresarial, e do nosso município." A iniciativa que partiu da CDL, também contou com a presença da Executiva da entidade, Viviane Florêncio.


Da CDL Surubim

Ponto facultativo dos servidores públicos no carnaval é suspenso em Pernambuco

Foto: Leandro de Santana/Esp.DP

O governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (28) que não haverá ponto facultativo para os servidores públicos nos dias do carnaval de 2021, isto é, entre 13 e 17 de fevereiro. O objetivo da decisão, de acordo com o Comitê de Estadual de Enfrentamento à Covid-19, é frear as aglomerações no período e evitar a ampliação do contágio pela Covid-19. As festas de carnaval deste ano já haviam sido canceladas desde 17 de dezembro.


"A segunda e a terça-feira (de carnaval), que sempre foram ponto facultativo, não serão neste ano. Os servidores públicos vão trabalhar normalmente. Na próxima semana, iremos anunciar um projeto de lei com auxílio financeiro para os artistas, que não poderão realizar suas atividades no período carnavalesco”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.


A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do estado, Ana Paula Vilaça, reforçou o apelo à população para que continue respeitando os protocolos sanitários. “A gente precisa conter o avanço da pandemia no estado, para que novas medidas restritivas não sejam tomadas. Nosso objetivo é manter a saúde da população, sem esquecer dos impactos econômicos que essas restrições geram”, disse.


Em Pernambuco, houve um aumento de 15% nos pedidos de internação nas enfermarias voltadas para casos suspeitos do novo coronavírus. "Neste momento, não temos um cenário de aceleração da pandemia, mas tampouco temos queda sustentada da transmissão. Além disso, os números são preocupantes, e ainda há transmissão ativa do vírus em Pernambuco, o que reforça a necessidade dos cuidados", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.


O secretário de Saúde disse ainda ter feito aos prefeitos dos municípios pernambucanos, durante congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o pedido de reforço das fiscalizações. “Em relação aos espaços de convívio social, o comitê continua observando uma melhora nas praias. Já nos parques, é fato a atuação das prefeituras. Mas, infelizmente, ainda existe por parte de alguns uma resistência ao uso de máscara, numa clara negação à gravidade do vírus”, pontuou.


Na semana passada, o governo do estado informou que, caso não haja um cumprimento mais rigoroso das regras a nos parques e praças, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco atuará para coibir o descumprimento às medidas, não descartando o fechamento dos espaços públicos.


Do Diario de PE

Ministra da Agricultura diz que só inovação pode conciliar campo e meio ambiente

Tereza Cristina deu declaração enquanto o Brasil recebe críticas de outros países por sua política ambiental e pelos índices recordes de desmatamento



A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou, nesta quarta-feira (27), em evento virtual do Fórum Econômico Mundial que a inovação é o único fator capaz de conciliar produção de alimentos e proteção do meio ambiente.


"A inovação é imprescindível para adequar a agropecuária à realidade global e é o único vetor capaz de conciliar segurança alimentar com preservação ambiental", afirmou.


A ministra deu a declaração no painel "Destravando inovação para transformar sistemas alimentares" enquanto o Brasil recebe críticas de outros países por sua política ambiental e pelos índices recordes de desmatamento.


Apesar de citar que a bioeconomia e a sustentabilidade fazem parte dos eixos estratégicos de seu ministério, ela não mencionou outras iniciativas do governo voltadas à proteção ambiental.


Tema presente nas decisões de investidores internacionais para alocar recursos, o meio ambiente ganhou relevância nas discussões do Fórum Econômico Mundial desde o ano passado.


O Fórum lançou em 2020 a iniciativa "O Grande Recomeço" (The Great Reset), que faz referência ao mundo pós-Covid e à preocupação com vidas humanas, recuperação econômica e uso sustentável de recursos do planeta.


O evento que acontece nesta semana recebeu o nome de Agenda Davos e acontece nesta semana de forma virtual como espécie de preparação para a reunião anual sendo planejada para maio em Singapura, ainda em meio às incertezas com a pandemia.


A ministra defendeu em sua fala a expansão tecnológica entre pequenos produtores e disse que isso também vai estimular jovens do meio rural a não migrarem para o ambiente urbano.


"Temos mais de 4,5 milhões de pequenos produtores, e essa integração [digital] fará com que os jovens fiquem no campo e possam trabalhar, manter suas famílias e não deixar a população tão envelhecida que temos hoje no meio rural", disse.


Para ela, o Brasil está em processo acelerado de inovação tecnológica no campo e a próxima década será marcada pela convergência entre o digital e o biológico.


"Nos últimos anos, o volume de investimento em agritecs [empresas que investem em tecnologia e agricultura] no Brasil tem subido muito. Saltou de US$ 4 milhões em 2013 para mais de US$ 200 milhões em 2019", disse.


Segundo ela, mais de 2.000 empresas no Brasil investem hoje no desenvolvimento de tecnologias, como protocolos de certificação e rastreabilidade, que permitem produtos mais sustentáveis e seguros para os consumidores.


Da Agência Brasil / Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Surubim começa a vacinar idosos a partir dos 85 anos contra a Covid-19

Iniciamos a vacinação dos nossos idosos acima dos 85 anos na tarde desta quarta-feira (27). Dona Zefinha Barbosa, de 85 anos, foi a primeira idosa a receber a imunização da Astrazeneca. Com essas doses da Astrazeneca que chegaram podemos respirar um pouco mais aliviados com os nossos idosos sendo imunizados. É importante informar também que a segunda dose dessa vacina é aplicada 60 dias depois. Mesmo após a vacinação, a orientação é continuar a prevenção, mantendo todos os cuidados necessários, enquanto isto vamos continuar aguardando novas remessas do imunizante, para seguir com o nosso Plano de Vacinação.


Contaremos ainda com um drive-thru na Secretaria de Saúde, e agendamento através do DISK-COVID que agora passa a ser também DISK-VACINA. Então se você ou alguém da sua família tem 85 anos ou mais, ligue para (81) 9 8751-0389 e agende!


Da ASCOM Surubim

Portugal suspende voos para Brasil e Pernambuco fica sem ligação internacional

Voo da TAP entre o Recife e Lisboa era a única rota
internacional operando atualmente.
(Foto: TAP/Divulgação)
Portugal suspendeu todos os voos comerciais e privados de qualquer companhia aérea de e para o Brasil. Segundo o Ministério do Interior português, a medida foi adotada por conta do aumento de casos de infecção no país europeu e também da detecção de novas variantes do coronavírus. A regra passa a valer a partir da próxima sexta-feira e segue, no mínimo, até o dia 14 de fevereiro. Pernambuco será afetado diretamente pela medida, já que a TAP opera voo com ligação direta entre o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre e  Lisboa. Este, inclusive, era o único voo internacional que estava atualmente sendo operado na capital pernambucana.


Segundo Rodrigo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco, antes da pandemia, a TAP operava 10 voos semanais entre o Recife e Lisboa, estando com três atualmente. Apesar de ser a única rota internacional no momento do estado - a Cabo Verde Airlines já tem autorização para operar o voo para a África, mas ainda não tinha retomado - e de a suspensão afetar diretamente a ligação com um mercado importante para Pernambuco, principalmente para o turismo, ele ressaltou que respeita a decisão do governo português.

 


"Este é um momento crucial com o início da vacinação, existe a situação da variante e é preciso mesmo ter os cuidados necessários. Todo mundo está priorizando a saúde das pessoas, inclusive o Governo de Pernambuco tem seguido essa política. Então a gente não lamenta, a gente compreende", disse. 


O secretário reforça que, mesmo com a autorização das rotas internacionais, o fluxo ainda era mais de pessoas com negócios e família no Brasil. "Não estamos recebendo turistas portugueses, assim como os argentinos também não estão vindo. A retomada dos turistas estrangeiros será lá pelo meio e fim da pandemia. Não é nem pelo medo da questão sanitária, tem também a questão do receio das medidas restritivas e de ficar preso no outro país, como aconteceu muito no início da pandemia", ressaltou. 


Segundo Rodrigo Novaes, Pernambuco reitera que, neste momento, a retomada do setor continua com foco no turismo local e regional. "Vamos continuar investindo na retomada do turismo local para avançar de forma responsável, respeitando as questões sanitárias e a saúde das pessoas", disse. 



Com as novas medidas, a partir da sexta-feira, ficam autorizados apenas voos de repatriação e humanitários e entre o Brasil e Portugal e, ainda assim, com regras a serem seguidas. Os viajantes precisarão apresentar resultado negativo para teste da Covid-19 feito 72 horas antes do embarque. Além disso, eles precisarão fazer quarentena de 14 dias ao desembarcar no país europeu.


Do Diario de PE

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Leilão online do Detran-PE terá 376 veículos com lance inicial a partir de R$ 100

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) realiza, nesta sexta-feira (29), às 9h, o seu 2º Leilão de Veículos Apreendidos, que ocorrerá de forma virtual, através do site da empresa Coliseum Leilões (www.coliseumleiloes.com.br). Estarão disponíveis 376 veículos, entre motos e carros, alguns bem conservados, outros em estado de sucata. O lance mínimo gira em torno de R$ 100.

 

O edital de descrição, no qual os interessados podem conferir as especificações e condições da participação no leilão, está disponível tanto no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br) quanto na página da Coliseum. Caberá ao arrematante requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), bem como arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame e outras taxas, a exemplo da de Licenciamento, a de transferência do veículo e a taxa de Emplacamento. 

Todo o valor arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Os débitos são quitados e, caso haja resíduo restante, a quantia volta para o proprietário anterior do veículo. 

Leilão
Este tipo de evento insere o Detran-PE na agenda ambiental ao colaborar com a reciclagem automotiva e com a retirada de veículos abandonados nas ruas. A decisão de levar um veículo a leilão está de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB): após 60 dias de apreensão, os veículos não reclamados devem ser leiloados.

Serviço

2º leilão on-line do Detran-PE em 2021 disponibiliza 376 veículos
Quando: 29 de janeiro de 2021
Horário: 09h
Onde: Site da Coliseum, www.coliseumleiloes.com.br

Da Folha de PE / Foto: Paulo Maciel/Divulgação

Cultura, educação de Surubim e Conselho Tutelar de Casinhas são destaques no programa "Jota Santos Entrevista" desta quarta

Na noite desta quarta-feira (27), a partir das 19h30, o programa apresentado pelo comunicador Jota Santos ao vivo no Facebook terá como destaque a Cultura, educação de Surubim e Conselho Tutelar de Casinhas. Os convidados de hoje são: a secretária de Educação, Alcimere Cabral, a diretora de Cultura, Mariana Aguiar, ambas de Surubim, onde irão apresentar os projetos a serem executados a frente na Capital da Vaquejada. Em seguida, Maria de Jesus e  Fagner Heleno (Fagner Polly Griff) destacam as ações à frente do Conselho Tutelar de Casinhas.


Da Redação (foto: Reprodução / Internet)

Pernambuco inicia vacinação de idosos a partir de 85 anos de idade

Pernambuco iniciou, nesta terça-feira (26.01), a imunização dos idosos com mais de 85 anos de idade. O ato simbólico, que contou com a presença do governador Paulo Câmara, aconteceu no Compaz Escritor Ariano Suassuna, localizado no bairro de San Martin, no Recife, e teve, ao todo, dez pessoas desse público-alvo vacinadas. As 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford, que chegaram ao Estado no último domingo, estão sendo destinadas à imunização de pernambucanos desse grupo prioritário.


“As vacinas já saíram de toda a nossa distribuição, e devem chegar à última Gerência Regional de Saúde no interior até o final do dia. O Governo do Estado está cumprindo com o planejamento. As vacinas chegam a Pernambuco, são redistribuídas para todas as Geres e os municípios ficam aptos a buscar suas doses”, enfatizou Paulo Câmara.


A primeira a receber a vacina contra a Covid-19 foi Maria das Neves, de 91 anos. Acompanhada de uma das filhas, ela se disse realizada com o momento. “Agora vou poder abraçar meus filhos e meus netos, mas sempre mantendo todos os cuidados necessários. Estou voltando para casa aliviada e feliz”, contou. A filha de Maria das Neves, Lucia Valença, disse estar esperançosa em dias melhores. “É um momento de alívio e de esperança que marca o começo do fim dessa pandemia. Minha mãe é uma pessoa de risco, então estávamos todos angustiados”, ressaltou.


Além dos 79,9 mil insumos da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz enviados aos municípios, pouco mais de 4 mil ficaram com o Estado, para possíveis ajustes posteriores com as cidades. Pernambuco recebeu 84 mil doses desse fabricante apenas para a primeira aplicação. A segunda, que deve ser feita três meses após receber a primeira dose, será encaminhada posteriormente pelo Ministério da Saúde.


O uso dos imunizantes foi analisado pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e pactuado com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última segunda-feira (25.01). A Secretaria Estadual de Saúde reforça que ambas as vacinas enviadas a Pernambuco – tanto a Coronavac/Butantan como a AstraZeneca/Oxford/Fiocruz – são seguras, aprovadas para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já estão sendo usadas em diversos países no combate ao novo coronavírus.


IDOSOS – A população a partir dos 85 anos de idade representa 5% de todos os idosos de Pernambuco. A escolha desse público foi baseada nos dados epidemiológicos. Atualmente, 2/3 dessa faixa etária vem a falecer ao contrair a síndrome respiratória aguda grave (Srag) pelo novo coronavírus. Ou seja, 66% dos adoecimentos a partir dos 85 anos tiveram como desfecho o óbito. Do total das mortes no Estado, 15% são de idosos a partir de 85 anos, que representam apenas 1% de todos os pernambucanos.


Do Governo de PE

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Calendário de pagamento do 13º do Bolsa Família de Pernambuco é divulgado

Foto: Aluisio Moreira/SEI/Divulgação
O calendário do segundo pagamento do 13º do Bolsa Família de Pernambuco foi divulgado nesta terça-feira (26) pelo governo do estado. Em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas transmitida virtualmente, o governador Paulo Câmara informou que o pagamento terá início no próximo dia 11. Conforme o cronograma do programa estadual, os pagamentos referentes ao ano de 2020 acontecerão nos meses de fevereiro, março e abril, de acordo com a data de aniversário do beneficiário. A ação vai injetar R$ 154 milhões na economia do estado.


No ano passado, o programa disponibilizou R$ 154,6 milhões para 1.190.295 famílias, que receberam as parcelas extras também em três etapas. "O 13º do Bolsa Família de Pernambuco é uma contribuição para buscar efetivamente dar uma renda extra à população mais pobre do nosso estado. Diferentemente do programa do governo federal, que só durou um ano, aqui, entendemos a importância da manutenção desse programa, principalmente em um ano de pandemia, em que as pessoas tiveram que fazer restrições severas", afirmou Paulo Câmara.

O governador enfatizou ainda que o benefício será pago a moradores de todos os municípios de Pernambuco. Cerca de 1,1 milhão de famílias serão beneficiadas com o pagamento do benefício. Tem direito ao auxílio todos que recebem o Bolsa Família, que tenham recebido ao menos seis meses do benefício de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021. "Não podemos deixar que as políticas de assistência diminuam", pontuou.

O primeiro grupo de beneficiários, que contempla os aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, começa a receber o pagamento no dia 11 de fevereiro. A disponibilização da parcela extra, que pode chegar até R$ 150, será feita de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do usuário, começando com os de final 1 no dia 11, seguindo até o dia 26 de fevereiro.

Já os aniversariantes de maio, junho, julho e agosto começam a receber o pagamento do 13º do Bolsa Família de Pernambuco no dia 18 de março (com final do NIS 1). Esta etapa acontece até o dia 31 de março. O mês de abril vai beneficiar quem completa aniversário nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, sendo iniciado o pagamento no dia 16 e seguindo até o dia 30, conforme o final do NIS do beneficiário.

O pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família de Pernambuco será realizado em parcela única nos mesmos locais e com o cartão já utilizado pelo beneficiário, e só terá direito à parcela extra quem recebeu o Bolsa Família durante pelo menos metade dos meses do período de apuração, intercalado ou em meses seguidos.

O valor máximo é de R$ 150. No caso de recebimento de auxílio abaixo do teto, o beneficiário receberá o 13º no mesmo valor do Bolsa Família, podendo aumentar o benefício até R$ 150. Para receber o máximo, é preciso comprar produtos cadastrando o CPF na Nota Fiscal Eletrônica dos produtos relativos ao programa. Produtos alimentícios, gás de cozinha, vestuário, calçados, material de limpeza, higiene pessoal e medicamentos são os produtos que o beneficiário pode colocar o CPF.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, reforçou a importância do programa, sobretudo em um momento difícil como este, devido à pandemia e à crise econômica já instalada. "Em um momento de tanta dificuldade que o mundo, o Brasil e os estados atravessam por causa da pandemia e da crise econômica, estamos atendendo a população mais vulnerável do estado. O calendário que estamos divulgando hoje foi discutido em 2018, quando havia a pandemia", disse.

Consulta

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude disponibilizou uma plataforma para que os beneficiários do programa possam conferir quanto irão receber. O acesso é rápido e demanda apenas o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser conferido nos cartões do Bolsa Família, além da data do nascimento do titular. Para dúvidas e esclarecimentos, a população poderá utilizar o serviço da Ouvidoria Social, no telefone 0800-0814421, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Confira o calendário:


Do Diario de PE


Mundo perdeu 255 milhões de empregos na pandemia

Um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou que a pandemia de covid-19 causou a perda de 8,8% das horas de trabalho em todo o mundo, o equivalente a 255 milhões de empregos em tempo integral. O cálculo da OIT foi feito em horas de trabalho perdidas, considerando as jornadas de trabalho reduzidas e também aquelas pessoas que perderam o emprego. A comparação foi com o último trimestre de 2019.


A OIT estima que a renda caiu em US$7 trilhões em todo o mundo, o equivalente a 8,3% da renda global do trabalho, ou 4,4 % do Produto Interno Bruto (PIB) global. As mulheres foram mais afetadas que os homens na pandemia. Para elas, a perda de emprego ficou em 5% e, para eles, em 3,9%.


Entre os jovens, também houve forte impacto, ou por saírem do mercado de trabalho, ou por adiarem sua entrada nele. A perda de emprego entre os jovens (15-24 anos) foi de 8,7% e de 3,7 % na população adulta.


De acordo com o relatório, 71% das perdas de emprego ocorreram por causa da inatividade, e não pela falta de vagas. Ou seja, 81 milhões de pessoas deixaram o mercado por não conseguirem trabalhar, seja por restrições impostas durante a pandemia, seja por terem parado de procurar uma ocupação. No total, 114 milhões de pessoas foram afetadas.


Setores

Os setores mais afetados foram os de hospedagem e alimentação. Nas duas áreas, houve redução de mais de 20% do emprego. Os setores do varejo e da indústria aparecem em seguida.


Por outro lado, houve aumento de emprego nos setores de informação e comunicação e finanças e seguros nos segundo e terceiro trimestres de 2020.


Recuperação

As últimas projeções da OIT mostram que “a maioria dos países experimentará uma recuperação relativamente forte no segundo semestre do ano”, considerando o início da vacinação em vários países. A entidade apresentou três cenários, um pessimista, um otimista e um de referência. 


No cenário pessimista, de vacinação lenta, a jornada de trabalho diminuiria 4,6%, enquanto no cenário otimista, a queda seria de 1,3 %. No cenário de referência (que se baseia nas previsões do Fundo Monetário Internacional de outubro de 2020), projeta-se perda de 3% das horas de trabalho globalmente em 2021 (em comparação com o quarto trimestre de 2019), o que equivale a 90 milhões de empregos em tempo integral.


Tudo dependerá de a pandemia estar sob controle e de haver uma renovada confiança entre consumidores e empresas, alerta a Organização Internacional do Trabalho.


A OIT faz recomendações para a recuperação do emprego, entre as quais destacam-se a manutenção de “políticas macroeconômicas flexíveis” em 2021 e em anos subsequentes, com incentivos fiscais e a adoção de medidas que estimulem a renda e o investimento; e a adoção de medidas específicas de apoio aos setores mais afetados e promoção do emprego nos setores em que os avanços são mais rápidos.


Por Agência Brasil / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Promocional | Instituto Roberto Mateus também realiza cirurgias

O IRM possui um Bloco Cirúrgico, completo e equipado, para realizar as mais diversas cirurgias de pequeno e médio porte. O IRM conta com diversos profissionais de excelência, a quem você pode confiar em realizar sua cirurgia, sem precisar de deslocamento para outra cidade. Conte com o IRM para cuidar da sua saúde em Surubim!✔

.

Precisa de maiores informações? Marque sua consulta:

Telefone:

(81) 3634-1390⠀

WhatsApp:

(81) 99741-4610

Câmara de Machados emite Certificado Digital na CDL Surubim

"Sem uma garantia extra, qualquer pessoa poderá assumir uma identidade online e ter acesso a informações sigilosas. Logo, um dos principais benefícios dos certificados digitais no setor público é justamente o fato de ele utilizar uma criptografia moderna, garantindo a identidade de todas as partes envolvidas.  


Estiveram em nossa sede o Presidente da Câmara de Vereadores de Machados, Rogério Silva, a Tesoureira Fernanda Lima, para emitir os respectivos Certificados Digital na CDL Surubim, ambos estiveram acompanhados pelo Controlador Interno da Câmara, Ivan Antonio. Agradecemos a preferência.


O município de Machados é conhecido como “A terra da banana”. Tem uma riqueza no cultivo de frutas e o seu artesanato é diversificado, com trabalhos feitos através da palha da bananeira, além dos bordados e das pinturas.


A CDL Surubim oferece a emissão diariamente em sua sede de segunda a sexta-feira. Ligue e faça seu agendamento, mais informações: (81) 3634.1608 / 3634.1607."


Da ASCOM CDL Surubim


Câmara de Casinhas emite Certificado Digital na CDL Surubim

"Falando em redução de burocracia, isso pode ser destacado como um dos maiores benefícios do certificado digital para o setor público. Uma série de órgãos já utilizam os certificados digitais como parte obrigatória de acesso aos seus sistemas. Essa obrigatoriedade é uma facilitadora. Afinal, é possível realizar, em apenas alguns minutos, diversos serviços que poderiam demorar horas.


Estiveram em nossa sede o Presidente da Câmara de Vereadores de Casinhas, Atilla Barbosa, acompanhado da Tesoureira Gizeuda Lima, para emitir os respectivos Certificados Digital na CDL Surubim. Agradecemos a preferência.


A CDL Surubim oferece a emissão diariamente em sua sede de segunda a sexta-feira. Ligue e faça seu agendamento, mais informações: (81) 3634.1608 / 3634.1607."


Da ASCOM CDL Surubim

Balança comercial de Pernambuco segue com saldo deficitário

Pernambuco encerrou 2020 com crescimento de 7,2% nas exportações sobre o ano anterior, o segundo maior resultado do Nordeste, atrás apenas de Alagoas, que teve alta de 31,1%. Já em relação às importações, o estado teve o terceiro pior desempenho, com queda de 32,3%, atrás de Sergipe e Maranhão, que apresentaram recuo de 76,8% e 44,2%, respectivamente. A estabilização nas vendas para o mercado externo e a queda nas compras do exterior gerou uma redução no déficit histórico da balança comercial pernambucana em 48,2% em relação a 2019. No entanto, o resultado ainda não foi suficiente de mudar a característica importadora de Pernambuco. 


O cenário de Pernambuco continua sendo que o estado importa mais do que exporta. "Embora as exportações tenham crescido, elas ainda não superam o saldo do volume das importações e essa realidade mantém o nosso estado no quadro deficitário", explicou o gerente de Relações Industriais da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Maurício Laranjeira. 


O isolamento social e a paralisação no país causados pela pandemia do coronavírus em 2020 foram os principais fatores para levar as importações de Pernambuco a uma retração, segundo dados compilados pela Fiepe. Já a alta nas exportações foi puxada pelo crescimento na venda de óleos combustíveis, açúcar e frutas. Porém, não teve um incremento ainda maior porque setores como o automotivo e o de petróleo foram muito impactados pelos efeitos da pandemia, com recuo de 45% e 23,4%, respectivamente. 


Ipojuca foi o município pernambucano que mais importou em 2020, seguido do Recife e Cabo de Santo Agostinho. Essa característica se dá por conta do Complexo Industrial Portuário de Suape e das empresas instaladas nessas cidades. No caso das exportações, a lista é novamente liderada por Ipojuca, por igual razão. Mas Goiana, que conta com o polo automotivo da Jeep, assume a segunda colocação e Petrolina, polo produtor de frutas, a terceira.


As exportações pernambucanas tiveram como principais países de destino Cingapura, Argentina e Estados Unidos. Já as importações do estado tiveram como principais países de origem os Estados Unidos, Argentina e China. Entre os maiores parceiros comerciais de Pernambuco estão Estados Unidos, com 14% de exportações e 86% de importações; Argentina, com 43% de exportações e 57% de importações; e Cingapura, com 100% de exportações.


Em relação à quantidade de empresas, o estado também segue a tendência do comportamento da balança comercial, com uma maior quantidade de importadoras do que exportadoras. Em 2020 o estado registrou 257 exportadoras e 688 importadoras. Em 2019 foram 261 e 792, respectivamente. Já em relação a novas empresas, no passado o número empatou, com 81 tanto importadora quanto exportadora. Em 2019, foram 90 exportadoras e 194 importadoras.  


Do Diario de PE / (Foto: José Paulo Lacerda/CNI/Divulgação)

Surubim anuncia Plantão Psicológico gratuito

A redução do estresse e o fortalecimento do apoio social, por exemplo, são indicações do Guia de Intervenção Humanitária da Organização Pan-americana da Saúde, para situações humanitárias, inclusive de pandemia, em que o nível de estresse das pessoas costuma ser muito alto. Pensando nisso, a Prefeitura de Surubim, através da Secretaria de Saúde, criou um novo serviço de escuta qualificada, com psicólogos, para quem necessitar, em momentos de urgência: o Plantão Psicológico. 


As urgências psicológicas podem ser variadas tais como: Crises de ansiedade; Angústia iminente; Preocupações exageradas sem motivo aparente; Surtos; Traumas repentinos.


Para ter acesso ao atendimento, o surubinense não precisa realizar marcação, triagem ou passar por fila de espera, basta procurar o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, ao lado da Secretaria de Saúde (Rua Antônio Medeiros Sobrinho, 246, Cabaceira), de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h.


Da Redação (Negócios & Informes) - Foto: Reprodução - Internet

TCE julga contrato de limpeza urbana em Surubim

Na primeira sessão do ano, a Segunda Câmara do TCE julgou irregular o objeto de uma Auditoria Especial realizada no município de Surubim referente ao exercício financeiro de 2017. O processo (nº 1852822-3), sob relatoria da conselheira Teresa Duere, foi formalizado com a finalidade de verificar a execução do contrato de limpeza urbana do município.


Motivada por solicitação da Gerência de Auditoria de Obras Municipais/Norte, a Inspetoria Regional de Surubim (IRSU) analisou o Pregão nº 012/2017, processo licitatório que selecionou a empresa NE Construções e Serviços de Obras Civis para realizar os serviços de limpeza urbana na cidade. O relatório da auditoria em questão aponta irregularidades envolvendo o procedimento de licitação, a contratação dos serviços e a execução contratual.


Entre as falhas verificadas, estão os pagamentos de despesas indevidas e danos causados ao erário na execução do contrato, com preços superfaturados e serviços superdimensionados ou não executados, resultando em prejuízos da ordem de R$ 798.474,43. 


Um engenheiro particular elaborou o projeto básico sem contrato com a Administração, o que enseja multa ao então Secretário de Administração. Já o Secretário de Controle Urbano era a única pessoa que atestava os serviços executados, assinava os boletins de medição, solicitava os pagamentos e autorizava esses mesmos pagamentos, o que caracteriza indícios de improbidade administrativa.


Diante de diversas irregularidades apontadas no relatório de auditoria, a relatora imputou débito solidário no valor de R$ 798.474,43 ao secretário de Controle Urbano, Carlos Maurício Leal, e ao representante legal da NE Construções e Serviços. O Tribunal, inclusive, determinou que a empresa seja declarada inidônea para contratar com o Poder Público.


Ao secretário de Administração de Surubim, Arquimedes de Lima Neto, foi imputada multa no valor de R$ 20 mil; ao pregoeiro, Felipe Moura Câmara, sanção pecuniária no valor de R$ 10 mil; o secretário de Controle Urbano, Carlos Maurício Leal, deverá pagar multa de R$ 15 mil. Por fim, ao engenheiro contratado, Maurício Bomfim Guimarães, foi determinada multa no valor de R$ 9 mil, por elaborar Termo de Referência e Orçamento Estimativo deficientes, incompletos e inconsistentes, contribuindo para uma contratação irregular e comprometimento do contrato.


O voto foi acolhido por unanimidade pelo colegiado, e estava presente na sessão o representante do Ministério Público de Contas Gustavo Massa. Os interessados ainda podem recorrer da decisão.


Com informações da Gerência de Jornalismo (GEJO) / Foto: Surubim News

Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro

Em dezembro, o reajuste salarial no Brasil ficou abaixo da inflação (-0,9%). É o que revela o boletim Salariômetro, divulgado hoje (22) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O Salariômetro analisa os resultados de 40 negociações salariais, que são coletados no portal Medidor, do Ministério da Economia.


O reajuste mediano negociado foi de 4,3% em dezembro, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), no acumulado de 12 meses, ficou em 5,2%. O piso salarial mediano [que corrige discrepâncias] negociado foi de R$ 1.333 em dezembro, enquanto o piso médio foi de R$ 1.442.


“Em dezembro, tivemos um repique muito forte da inflação. E a inflação, na mesa de negociação, é medida pelo INPC. Como no final do ano tivemos um aumento muito grande, principalmente na alimentação, isso refletiu no custo de vida dessas famílias e o INPC mostrou isso”, disse Hélio Zylberstajn, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Projeto Salariômetro, em entrevista à Agência Brasil.


Dezembro foi o único mês no ano passado em que o reajuste das negociações salariais ficou abaixo da inflação. Nos outros meses do ano, os reajustes se equipararam, com um pequeno reajuste real de 0,1% em fevereiro. Em todo o ano passado, 5.038 instrumentos foram negociados, sendo que 4.472 deles por meio de acordos coletivos e 566 por convenções coletivas.


Em dezembro, a proporção de reajuste nessas negociações, que ficou abaixo do INPC, atingiu 70,2%. “São negociações que não deram nem a inflação acumulada. Só 10,6% ficaram acima [da inflação]”, afirmou Zylberstajn. Já as negociações salariais que terminaram em reajustes que corrigiram a inflação [ou seja, ficaram iguais à inflação] somaram 19,1%.


“Para uma empresa que esteja disposta a repor a inflação com o sindicato, já teria que começar com 5,2%. Se for dar aumento real, teria que ser mais do que isso. E isso em uma época de recessão profunda”, acrescentou.


Considerando-se todo o ano de 2020, o reajuste mediano nominal foi de 3% e o piso mediano de R$ 1.273.


Para 2021, a Fipe prevê que os reajustes reais serão raros, já que as projeções para o INPC continuam altas, superiores a 5%, podendo chegar a 7% em junho. 


Da Agência Brasil /  Marcello Casal Jr/Agência Brasil

domingo, 24 de janeiro de 2021

Bom Jardim e João Alfredo receberão Central de Oportunidades (COP)

Foto | Ênio Andrade (PMBJ - Imprensa)
A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) anunciou que fará a instalação de unidades da Central de Oportunidades (COP) nos municípios de João Alfredo e Bom Jardim. O secretário Alberes Lopes visitou os prefeitos Zé Martins (PSB) e Janjão (PL), respectivamente, para debater detalhes administrativos e estruturais sobre a implantação. A COP reunirá no mesmo espaço Agência do Trabalho, Ponto de Atendimento da JUCEPE, Expresso Empreendedor e Agência de Crédito para Micro, Pequeno e Empreendedores Informais. 


Em parceria com as prefeituras, a SETEQ também ofertará cursos profissionalizantes gratuitos. Com previsão para o mês de abril deste ano, os cursos disponíveis serão: mecânica para motos, manutenção de celulares, beleza e gastronomia. Nos encontros, também esteve em pauta uma parceria entre municípios, Governo do Estado e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para identificar as oportunidades de atividades capazes de estruturar e fortalecer o arranjo da cadeia produtiva da economia local.


Em João Alfredo, Alberes assumiu o compromisso de colaborar na aquisição de equipamentos de confecção para capacitação da mão de obra local e fortalecimento da agricultura familiar por meio de parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Em Bom Jardim, firmou parceria para reativação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) com a compra de equipamentos, tendo como objetivo qualificar os moradores. Na próxima quarta (27), uma equipe da SETEQ visitará as duas cidades para conhecer as opções de espaço para instalação da COP.  


Do Blog do Agreste