Mais do que carimbos coloridos, o Passaporte Pernambuco é um documento que permite colecionar memórias de afeto pelo estado. Tanto turistas quanto moradores podem carregar no bolso o orgulho e as lembranças sentimentais que ficaram registradas por passeios em solos pernambucanos.
Apesar de não ter validade oficial, o Passaporte Pernambuco é um incentivo ao turismo local. Ele agrega alguns dos lugares mais importantes para a formação da identidade do pernambucano, com referências culturais, educacionais e históricas fundamentais para a comunidade. Através de parceria entre as diretorias de Cultura, Turismo e Eventos do município está rendendo novos frutos para Surubim.
Quem já possuir o passaporte (entregue pelo Estado nas cidades com Central de Turismo) poderá carimbar na Secretaria de Educação e Cultura e no Parque de Mamulengos Gigantes, em Lagoa Nova. Levando, assim, a lembrança da presença da Capital da Vaquejada.
A ação é o primeiro passo para inserção da Capital da Vaquejada na Rota Turística de Pernambuco. Lembrando que, com as novas restrições do Governo do Estado no combate à Covid-19, o Memorial dos Severinos está fechado para visitação até o dia 17 de março.