O Governo de Pernambuco anunciou nesta segunda-feira, dia 01/03, a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta, e ao longo de todo o dia, nos sábados e domingo, em todo o Estado. Também estarão fechados clubes sociais, praias, comércio de rua, mercados públicos, shoppings e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais.
Vale ressaltar que os jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste poderão acontecer normalmente, sem a presença de público. As igrejas e templos religiosos devem seguir o protocolo, podendo funcionar das 5h às 20h, de segunda a sexta, e fechados nos fins de semana. As medidas entram em vigor nesta quarta-feira, dia 03/03, e são válidas até o dia 17 de março.
A restrição foi anunciada três dias após o anúncio que restringia atividades não essenciais para o período entre 22h e 5h em todo Estado. Durante os finais de semana, os serviços não essenciais poderiam funcionar entre 17h e 5h. O decreto anterior, anunciado na sexta-feira (26), começou a valer neste sábado (27), mas já não se mostrou tão eficaz diante da tendência de aumento de casos do novo coronavírus em Pernambuco.
De acordo com o governador Paulo Câmara, as medidas se baseiam na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva, que superou 90% na semana passada.
"Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva, e nada aponta para a melhora desse quadro. A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números", justificou o governador Paulo Câmara.