“O programa foi captado pelo Sistema Fecomércio em virtude daquelas missões empresárias que fazíamos para o exterior, isso nos ajudou muito e deu uma potencialidade muito grande nessa captação. Ganhamos de uma concorrência a nível nacional e temos como objetivo qualificar as empresas pernambucanas e alagoanas, para dar um salto na exportação durante um período de dois anos. Isso é inédito para o setor de comércio no Brasil, é a primeira federação que conseguiu essa parceria”, afirma o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.
A parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE é pioneira no Brasil. “O Sistema Fecomércio tem uma grande capilaridade entre as empresas dos dois Estados e com isso acreditamos que o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) alcançará exatamente o público a que é destinado: os empresários da região. Estamos muito empolgados com essa parceria com o Sistema Fecomércio, instituição conhecida e respeitada nas regiões”, explica Deborah Rossoni, gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil.
Das empresas atendidas em Pernambuco, ao menos 50 serão voltadas para o setor de serviços, sendo as demais produtoras de bens e de outros segmentos. “As empresas não devem desperdiçar essa oportunidade. Em Pernambuco, ao menos 50 empresas serão de serviços, e o pessoal do Porto Digital será prioridade dentro desse grupo, já que temos uma grande parceria com eles”, destaca Bernardo Peixoto.
Com o convênio estabelecido entre as instituições, a equipe para compor o Núcleo Operacional PEIEX será selecionada através de edital de licitação para contratação destes profissionais. As vagas são para monitor e técnico, em Pernambuco e Alagoas. “Entraremos no processo de capacitação da equipe técnica. A previsão é de que o lançamento do programa aconteça após o treinamento, em setembro. Para participação no PEIEX serão selecionadas as empresas que tenham potencial e objetivo de implementar a exportação nas suas atividades”, explicou a gerente de Novos Negócios do Senac-PE, Peggy Corte Real. O edital de contratação para equipe do Núcleo Operacional PEIEX pode ser conferido aqui.
Já o edital para as empresas participarem do programa será lançado em julho. Mesmo após o período de dois anos do programa, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE quer manter o trabalho com as empresas. “O objetivo é que a empresa faça pelo menos uma exportação durante esses dois anos do programa. Porém, já estamos conversando com o gerente da Apex-Brasil no Nordeste para depois do programa continuarmos o trabalho de manutenção, para qualificar e manter as empresas exportando. Hoje em dia o mercado é global e temos que vender para o mundo todo e qualificar, principalmente, as micro e pequenas empresas”, complementa o presidente da Fecomércio-PE.
Da Folha de PE / Foto: Agência MakerMidia