Em maio deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) por intermédio do ACÓRDÃO No 1039/2021 decidiu recomendar que estados e municípios aguardem a decisão definitiva daquele órgão, antes de utilizar essa verba para o pagamento de profissionais do magistério, sob risco, inclusive, de incorrerem em crime de responsabilidade. Também o Supremo Tribunal Federal (STF) avalia uma ação sobre o assunto.
A administração municipal garante que todos os direitos serão respeitados, assim que forem definidos pelas instâncias superiores, e reitera o compromisso com a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da Educação Básica do Município, sempre de forma transparente e buscando ouvir diretamente, a categoria e a população de Surubim, como tem sido sua postura desde o início da gestão.
Por isso, enquanto se aguarda a decisão dos Órgãos de controle, vamos abrir uma consulta pública para toda a população, na qual será sugerida a priorização de outros tipos de gastos que podem ser realizados com a utilização destes recursos, para a manutenção e o desenvolvimento do ensino.
A população poderá participar do Surubim Participa Educação e opinar sobre o melhor uso dessa verba, ajudando a gestão a cuidar melhor da nossa gente.
A consulta estará disponível para a população através de um formulário no nosso site, de 17 a 20 de agosto. Participe!
Da ASCOM Surubim