No dia 1º de Setembro, é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física. Em Surubim a data foi celebrada com intensa programação na quinta-feira (2). O Prof. Lúcio Beltrão, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), esteve na Capital da Vaquejada e foi recebido logo cedo na sede da Secretaria de Educação e Cultura pela prefeita Ana Célia, o vice-prefeito Prof. Edigar, vereador Nailton Arruda, secretários municipais, educadores e pelos recém empossados Delegados do Agreste Setentrional, os surubinenses Ilário Pio (CREF 000926-G/PE), Joilson Fernandes Rosa (CREF 005941-G/PE), e a casinhense Amanda de Arruda Farias Carolino Silva (CREF 009171-G/PE).
Na parte da tarde participaram de uma Mesa Redonda no auditório da Escola Técnica Antônio Arruda de Farias (ETE Surubim), na ocasião, foi abordado a importância da categoria na sociedade, bem como esclarecer o papel do Conselho com o profissional e sua atuação.
Em suas falas nas entrevistas concedidas às rádios locais, Beltrão defende que as aulas de Educação Física na Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio, em escolas públicas e privadas, sejam ministrados única e exclusivamente por Profissionais de Educação Física, licenciados em nível superior, registra
dos no CREF. A ideia é ratificar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação (Lei 9394/96) quando diz que a educação física é obrigatória em toda a educação básica e a Lei 9696/98 que afirma que o exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física. O presidente defende ainda aulas diárias (segunda a sexta-feira) de Educação Física para todos os estudantes da Educação Básica (educação infantil ao ensino médio)
Encerrando a visita, na Casa Euclides Mota, a categoria recebeu voto de aplauso de autoria do vereador Nailton Arruda, na Câmara Municipal de Surubim, o Prof. Ilário Pio, Prof. Joilson Fernandes Rosa, o presidente do CREF, Lúcio Beltrão e o Prof. Rosélio Santos.