Em Surubim (PE), município conhecido como a Capital da Vaquejada, o comércio varejista é responsável por mover a economia local, e a presença de grandes redes multinacionais fortalece o segmento. Os empreendedores do setor contam com o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, principal entidade representativa do varejo na região. A entidade destaca-se por sua força e influência na melhoria do ambiente de negócios de Surubim.
Para conhecer um pouco mais sobre a CDL Surubim, a equipe da Varejo S.A. conversou com Ilário Pio, presidente da entidade. Segundo ele, a CDL saiu de dentro da Associação Comercial de Surubim. “Esse núcleo se desprendeu e fez uma nova gestão, com o meu irmão Eraldo Pio”, lembra o dirigente, que também é empresário no setor de Serviços (Soft Academia) e franqueado do Subway em Surubim e Limoeiro, além de atuar como Diretor de Esportes de Surubim.
A CDL Surubim foi criada originalmente em 14 de agosto de 1984, mas passou por um período de complicações e teve que parar de exercer suas funções por um determinado tempo. Então, em 1998, volta por iniciativa de alguns empresários locais, incluindo Eraldo Oliveira Pio Filho, irmão de Ilário.
Atualmente, a entidade conta com 150 associados. Com três colaboradores, oferece serviços de proteção ao crédito; certificação digital (referência em Surubim e região); capacitação profissional, em parceria com o Sistema S; ações promocionais em datas comemorativas; realização de festivais de prêmios; e relações institucionais e governamentais.
“A nossa ideia é fazer um trabalho conjunto com o governo para melhorar de forma estratégica questões como acessibilidade ao centro da cidade, tráfego de pessoas nas calçadas e melhoramento das praças. O comércio precisa dessa atenção para embelezar o nosso centro”, analisa o presidente da entidade surubinense.
Atualmente, a CDL pernambucana possui um espaço alugado, que conta com um auditório para atender às demandas de alguns empresários, como reuniões com funcionários.
“A ideia da nova sede é construir um grande auditório, para receber ainda mais cursos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Além disso, também queremos ajudar os nossos associados, que vão poder utilizar o prédio para qualquer eventualidade. Será uma coisa extraordinária”, garante Ilário Pio.
“Fizemos grandes parcerias que nos ajudaram a seguir todos os protocolos de saúde. Com as grandes lojas daqui da região fechadas, conseguimos avançar com o delivery. Os próprios comerciantes dizem que, às vezes, vendem mais por delivery do que no presencial”, conta Ilário Pio.
Para o empreendedor, a pandemia acabou servindo como um ensinamento para os comerciantes, que tiveram que inovar em seus negócios. “Fazendo reuniões entre as partes, com entregas programadas e muita ajuda, conseguimos superar bem este período. Estão chegando mais empresários e somos uma das cidades que mais cresce por aqui”, comemora.
Sobre o futuro, o presidente da CDL Surubim é otimista, e promete muito trabalho em parceria com as CDL’s de Pernambuco para levar ainda mais vantagem aos empresários locais. “A FCDL-PE (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco) está nos proporcionando entrar em uma rede de cartões de crédito, que será forte. Poderemos levar taxas menores até os nossos empresários, para entrar ainda mais fortes no mercado”, ressalta.
Por: Luis Adolfo Barbosa / Fotos: Danilo Andson Fotografia