No Nordeste, o crescimento no último ano também foi expressivo, 70%. Em 5º lugar entre os estados da região, o crescimento em Pernambuco foi de 72% no mesmo período. O resultado também coloca o estado em 6º lugar no ranking nacional. Na liderança da região, aparece o estado de Sergipe, onde o volume de fretes cresceu 106,5%. Em seguida, estão o Piauí e a Bahia, com avanço de 79,4% e 74,2%, respectivamente. Completam a lista, Alagoas (73,4%), Pernambuco (72,0%), Paraíba (64,6%), Rio Grande do Norte (62,3%), Ceará (56,1%) e Maranhão (47,8%).
De acordo com o levantamento, a digitalização dos fretes ajudou a impulsionar o crescimento, que beneficiou mais as micro e pequenas transportadoras, com um aumento de 78% dos novos cadastros na região, na plataforma da FreteBras. No Nordeste, o Ceará foi o estado que mais cresceu no número de novos cadastros de micro e pequenas, 177%.
“As micro e pequenas transportadoras tiveram maior facilidade de se adaptar a esse novo cenário, em função de seu tamanho e menor investimento em ativos imobilizados, como frotas próprias. Todo esse movimento refletiu diretamente em nosso relatório, já que o crescimento de novos cadastros dessas empresas foi bastante expressivo, ajudando a movimentar ainda mais o mercado de fretes”, afirmou o diretor de Operações da FreteBras, Bruno Hacad.
Do Diario de PE / Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil