quinta-feira, 31 de março de 2022

Prefeita de Surubim assume presidência da Amupe

A prefeita de Surubim, Ana Célia Cabral de Farias, tomou posse nesta quinta-feira (31) como nova presidente da Amupe, em Assembleia realizada na sede da instituição. Ela ocupava a vice-presidência da entidade e recebeu o cargo com a saída do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.


Durante a cerimônia , o governador Paulo Câmara esteve presente, e  destacou a capacidade de trabalho de Ana Célia. “Eu não tenho dúvidas que, pela forma como a prefeita Ana Célia cuida do município de Surubim, ela vai continuar sendo uma voz ativa em favor dos interesses dos municípios e do povo que precisa de proteção e trabalho de cada um de nós”, destacou.


A nova presidente reafirmou seu compromisso de continuar contribuindo para o desenvolvimento dos municípios. “Esta é a segunda vez na história que a Amupe será comandado por uma mulher. É um desafio e uma honra poder dar continuidade ao trabalho histórico realizado por José Patriota e ampliar ainda mais o apoio que esta casa dá aos prefeitos de todo o Estado, com interação, estrutura técnica e combatividade. Podem contar comigo”, garantiu a prefeita.


Estiveram presentes à solenidade os secretários estaduais André Longo (Saúde) e Sileno Guedes (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); o deputado federal Danilo Cabral; e o prefeito do Recife, João Campos; além de prefeitos (as) e lideranças das mais diversas cidades pernambucanas.

Endividamento de famílias atinge nível recorde em março, diz CNC

A parcela de famílias com dívidas, em atraso ou não, no país atingiu 77,5% em março deste ano. Essa é a maior proporção de endividados desde o início da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em 2010, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).


Em fevereiro, o percentual era de 76,6%. Já em março do ano passado, a taxa era de 67,3%, de acordo com a Peic.


O percentual de inadimplentes, ou seja, famílias com contas ou dívidas em atraso, chegou a 27,8%, o segundo maior percentual da pesquisa, ficando abaixo apenas daquele registrado no primeiro mês da Peic, em janeiro de 2010 (29,1%). Em fevereiro, taxa ficou em 27% e em março de 2021, 24,4%.


Já as famílias que não terão condição de pagar suas dívidas e contas em atraso somam 10,8%, acima dos percentuais de fevereiro deste ano e de março do ano passado (ambos 10,5%).


O cartão de crédito responde por 87% dos motivos de endividamento no país, seguido pelos carnês (18,7%), financiamento de carro (11,2%), crédito pessoal (9,4%) e financiamento de casa (8,6%).


Da Agência Brasil / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pernambuco segue tendência nacional e apresenta recuo no consumo das classes C e D

Pernambuco apresentou uma retração de 2,9% no consumo das classes C e D em fevereiro em comparação a janeiro, seguindo a tendência nacional, que fechou negativa em 3%. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica. 


Os setores que se destacaram com a alta no estado foram Automóveis e Veículos (39%), Diversão e Entretenimento (18%), Lojas de Roupas (5%), Telecomunicação (3%), Prestadores de Serviços (3%) e Restaurante (2%). Por outro lado, as classes C e D em Pernambuco gastaram menos com Hotéis e Motéis (-23%), Serviços (-14%), Transporte (-8%), Drogaria/Farmácia (-7%), Companhias Aéreas (-6%), Combustível (-3%), Lojas de Artigos Diversos (-2%) e Supermercado (-1%).


Entre os três estados do Nordeste analisados na pesquisa da Superdigital, Pernambuco foi o que teve o pior desempenho em fevereiro. Enquanto o Ceará oscilou negativamente em 0,6%, a Bahia fechou o mês com queda de 2,4%


Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram queda no consumo, com o Norte impactando mais no resultado (-12%). Nas demais regiões, o Centro-Oeste fechou com redução de 9,3% no consumo, seguido do Sul, com 5,8% de queda, Nordeste, com retração de 5,5% e Sudeste, que viu seu consumo recuar 2%. 



Luciana Godoy (foto), CEO da Superdigital Brasil, afirma que o consumo foi impactado por ajustes que as famílias estão fazendo em seus orçamentos no início do ano. “As classes C e D sentem mais os efeitos das grandes contas do início do ano, como IPTU, IPVA, material escolar e pagamento de compras parceladas feitas para as festas de final de ano. Além disso, com o aumento dos preços dos alimentos e dos combustíveis, o orçamento mensal fica sobrecarregado”, afirma a executiva.


Os setores que mostraram quedas mais significativa no consumo foram Diversão e Entretenimento (-15%), Drogaria e Farmácia (-9%,) Hotéis e Motéis (-8%), Rede Online (-6%), Serviços (-3%) e Supermercado (-3%). Já o setor que se destacou com uma alta relevante no consumo foi o de Companhias Aéreas, que subiu 16%. Lojas de Roupas, Automóveis e Veículos e Telecomunicações cresceram 1% cada. “Não podemos esquecer que registramos um consumo bastante relevante dessa fatia da população em dezembro de 2021 e é natural que agora ocorra um ajuste de orçamento”, completa Luciana.


O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (37%), seguido de Restaurantes (13%), Lojas de Artigos Diversos (11%) e Combustível (7%). Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais se comparado a janeiro.



Em relação ao ticket médio, houve queda significativa nos setores de Diversão e Entretenimento (-9%), Hotéis e Motéis (-8%), Rede Online (-6%), Drogaria e Farmácia (-4%), Restaurante (-3%) e Serviços (-3%). Contudo, subiu o ticket médio gasto com Companhias Aéreas (9%) e Telecomunicações (2%).


Da Assessoria de Imprensa

Novas regras reduzem custos para registro público de empresas

Com o objetivo de facilitar o ambiente de negócios no país, o Ministério da Economia atualizou as normas para o registro público de empresas. A instrução normativa 112, publicada pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), traz um maior detalhamento das regras existentes no país e atende uma demanda da Abralegal - Associação Brasileira das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal.


De acordo com o presidente da associação, Wlamir Freitas, um trabalho em parceria com as juntas comerciais do país vem sendo realizado para garantir o cumprimento das determinações legais. “Antes as Instruções Normativas não detalhavam as regras de publicidade legal das companhias, agora temos uma IN que cuidou do tema com esmero e estamos trabalhando para que seja cumprido o que está previsto. Nosso trabalho é de aproximação com as juntas para que possamos atuar como facilitadores nesse momento de adequação”, afirmou.


A normativa traz mudanças como o fim da obrigatoriedade de que as sociedades por ações publiquem seus atos no Diário Oficial, por exemplo. Agora, será preciso publicar apenas um resumo das informações em um jornal impresso de grande circulação na cidade-sede da companhia, enquanto a íntegra do documento precisará ser publicada no portal do mesmo veículo na internet.


No entanto, apesar da simplificação prevista no documento, Wlamir destaca que é preciso estar atento às regras do texto. Um dos destaques está na exigência de que os resumos precisam ser veiculados em jornais impressos e a íntegra do documento deve ser publicado  simultaneamente no site do mesmo jornal na internet


“A normativa prevê duas publicações simultâneas, o ato resumido na versão impressa e simultaneamente - na íntegra- na página online do mesmo jornal, *lembrando que a página do jornal online deve providenciar certificação digital da autenticidade dos documentos mantidos na página própria emitida por autoridade certificadora credenciada no âmbito do ICP-Brasil, nos exatos dizeres do inciso I, do art. 289*da Lei das S/A. 

Para as juntas comerciais, não têm validade se for realizada apenas em jornal online. Ainda encontramos muitos casos em desacordo, por isso estamos trabalhando para realizar esse entendimento já que a instrução veio para normatizar o que está na lei. Alguns jornais que estavam circulando apenas digitalmente voltaram a imprimir justamente para cumprir a lei”, observou o presidente da Abralegal.


De acordo com o Ministério da Economia, as alterações deverão propiciar um ambiente mais favorável e que oferecerá mais segurança jurídica aos atos empresariais, simplificando e combatendo a burocracia. “Iniciativas como essa tornam a vida do empreendedor brasileiro mais fácil. Na prática, o cidadão ganha tempo e reduz os custos para produzir. É para isso que estamos trabalhando, para combater a burocracia, oferecer melhores condições para abertura de novos negócios, além de gerar mais oportunidades”, afirmou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade.


Na avaliação da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), as medidas devem beneficiar empreendedores e empresários. “Foi um grande ganho. A publicação na íntegra, por exemplo, era muito cara. Mas, os empresários precisam estar atentos porque as publicações devem ser realizadas tanto na versão impressa quanto na digital,  no mesmo momento”, observou a presidente da Junta, Taciana Bravo.


Além disso, Taciana destaca que o maior detalhamento da instrução normativa também contribui no papel de fiscalização realizado pela Jucepe. “Antes estava um pouco confuso, mas agora temos os detalhes do que a Junta vai exigir da empresa no momento em que ela mandar uma publicação. Nós sempre fiscalizamos porque está na lei. Mas ficamos felizes porque facilitou para o empresário”, concluiu. Para continuar lendo a matéria clique AQUI!

quarta-feira, 30 de março de 2022

Priscilla Senna, Banda Limão Com Mel e Edson Lima, e Mari Fernandez são as atrações da 9ª Vaquejada do Manduri Park Show, em Surubim

O Manduri Park Show, localizado no município de Surubim, Agreste Setentrional de Pernambuco, promoverá a 9ª Grande Vaquejada. O evento acontece hoje (30) e com encerramento para o próximo domingo (03). 


A animação no sábado (2) ficará por conta da cantora Priscilla Senna, Banda Limão Com Mel e Edson Lima, e Mari Fernandez. Os ingressos estão sendo vendidos em Surubim: na loja George Magazine; em Vertentes na Conveniência do Posto São José; em Bom Jardim e João Alfredo na Conveniência do Posto Encruzilhada, e também através do site Bilheteria Digital (clique AQUI).  2° LOTE ARENA: R$45,00, 2° LOTE FRONT STAGE: R$ 75,00.


Acompanhe a página Oficial do Manduri Park Show, clique AQUI.


Da Redação (Negócios & Informes)

Pernambuco encerra 1º bimestre do ano com 1.304 novas vagas formais de trabalho

Com 43.405 admissões e 42.596 desligamentos, Pernambuco finalizou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 809 novos registros formais de trabalho. O dado foi divulgado nesta terça-feira (29) por meio do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Em janeiro, apenas 495 vagas foram criadas, resultando em um saldo de 1.304 empregos formais durante o primeiro bimestre de 2022. No mesmo período do ano passado, Pernambuco já acumulava um saldo positivo de 4.862. 



Entre os cinco setores analisados pelo Novo Caged, três apresentaram retração no estado. O destaque ficou por conta da indústria que fechou 2.901 vagas em fevereiro. Em seguida aparece o comércio e a agropecuária, com 709 e 680 postos formais encerrados. Enquanto isso, o setor de serviços despontou como o que mais gerou novas oportunidades em Pernambuco, 4.589. A construção também encerrou o segundo mês do ano com saldo positivo de 510 contratações. 


Tendo como base o grau de instrução, a maioria dos novos contratados no estado possuía ensino superior ou médio completo. Já aqueles que possuíam apenas o fundamental incompleto se destacam como os que mais perderam oportunidades no estado. Com relação à faixa etária, a maior parte dos contratados têm entre 18 e 24 anos. Quanto ao gênero, o destaque fica por conta das mulheres que conquistaram 2.721 novas vagas no estado, enquanto os homens perderam 1.912.



Na capital pernambucana, o cenário diverge da realidade estadual. Com um saldo de 2.294 postos de trabalho em fevereiro, Recife encerrou o primeiro bimestre do ano com 4.129 novas vagas formais abertas. Na cidade, o setor de serviços foi responsável por puxar a alta no volume de contratações no último mês. Foram 11.050 profissionais admitidos no mês, diante de 8.322 demissões, um saldo de 2.728 empregos. Em seguida aparece o setor da construção civil contribuiu com 72 novas oportunidades abertas. Já a indústria finalizou o segundo mês do ano com saldo de 51 postos. Na outra ponta, registraram maiores baixas os setores de comércio, com -531 empregos e agropecuária com -26 postos.


No recorte regional, o Recife foi a terceira capital do Nordeste com maior saldo positivo de empregos no mês de fevereiro, ficando atrás apenas de Fortaleza (CE), que contabilizou 5.287 postos de trabalho, e de Salvador (BA), com 3.723 vínculos. Logo após a capital de Pernambuco, aparecem: São Luís (MA), com 2.084 empregos; Aracaju (SE), com 1.434; Maceió (AL), com 1.027; Natal (RN), com 925; Teresina (PI), com 912; e João Pessoa (PB), com 865.


Do Diario de PE / (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Surubim passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Surubim, no Agreste Setentrional de Pernambuco, entrou no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado na segunda-feira (28) pelo Ministério do Turismo. A cidade, conhecida como a Capital da Vaquejada, faz parte da rota "Encantos da Nossa Gente: Serras, Raízes Culturais, Sabores e Fé", junto com os municípios de Glória do Goitá, Lagoa do Itaenga, Machados, Passira e Limoeiro. O Nordeste soma 91 regiões turísticas e 585 municípios no Mapa. Com a inclusão de Surubim, Pernambuco tem 85 municípios validados no novo registro.



A prefeita de Surubim, Ana Célia, fala da satisfação em ver Surubim incluído na rota nacional. "Estamos agora no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado hoje (28) pelo Ministério do Turismo. Garantindo maior visibilidade para o turismo de Surubim e atraindo ainda mais turistas de todas as partes. O Mapa do Turismo além de destacar os principais municípios brasileiros com destinos turísticos, é também um instrumento de fomento à criação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, cultural e comercial decorrentes do turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo. E fazer parte deste Mapa é uma grande conquista para o nosso município", detalhou a prefeita.



O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo, para o desenvolvimento daqueles que têm potencial, mas carecem de estruturas física e de capacitação.


Da Redação (Negócios & Informes)

Informe publicitário: Surubim ganha câmera de monitoramento climático ao vivo

Conhecida como a Capital da Vaquejada por ser a sede da mais antiga e tradicional Festa de Vaquejada do Brasil, Surubim costuma receber cerca de cem mil visitantes durante a Festa do Gado em setembro e também durante o Carnaval.


Com o objetivo de trazer mais inovação e benefícios para moradores, turistas e visitantes, a startup climaaovivo.com.br e a PAFF oficializaram uma parceria que mantém uma câmera que registra as condições do tempo ao vivo em Surubim.

climaaovivo.com.br  é uma empresa de monitoramento de tempo e clima que possui mais de 240 câmeras em 180 cidades de 24 estados do Brasil. Há seis anos no mercado, é a única plataforma com câmeras especificamente posicionadas para transmitir as condições do tempo ao vivo em cada cidade, com acesso totalmente gratuito para toda a população.

“As condições do tempo afetam a vida de todos nós, e são extremamente importantes em nossas experiências e tomadas de decisão. Surubim possui agora uma nova tecnologia que transmite o tempo ao vivo para todo o mundo, com acesso gratuito a toda a população e a todos os turistas que visitam a cidade”, diz o CEO do Clima ao Vivo, Denilson Rocha.

Empresa tradicional e experiente, a PAFF presta serviços fúnebres em Surubim e região, auxiliando famílias enlutadas a passar uma fase tão delicada que é a perda de um ente querido. A empresa já oferece a transmissão de velórios ao vivo, uma tecnologia extremamente importante que une familiares e amigos distantes que não poderiam participar das cerimônias de despedida presencialmente. As salas do centro velatório estão equipadas com a solução da Adiaŭ, empresa especializada em transmissões de cerimônias de velório através de câmeras de alta definição.

“A PAFF sempre está buscando inovações para a nossa cidade. No último ano firmamos parcerias importantes e este ano já começamos com esta do Clima ao Vivo, sistema esse que irá permitir a todos(as) de forma simples e gratuita ver o clima atual e previsão do tempo de Surubim, além de uma visão privilegiada 24h/dia no centro da nossa querida capital da vaquejada“, relata o presidente da PAFF, Anderson de Paula.Com essa união, a câmera em Surubim viabiliza uma vista privilegiada da região. Além disso, o Clima ao Vivo está sempre em busca de novas parcerias para a ativação de novas câmeras ao vivo em várias cidades do país.

Condições de tempoAs condições do tempo afetam diretamente a rotina de milhões de brasileiros todos os dias, por isso uma plataforma com informações sobre o tempo ao vivo é muito útil para toda a população, desde pequenas cidades a grandes metrópoles.

A média de pluviosidade anual de Surubim é de 515 mm, sendo maio o mês que recebe mais chuva com uma média de 63 mm e novembro o mais seco, com uma média de 21 mm. Já a temperatura média na cidade é de 23,9 ºC. (Dados: Climate).


Acesse a câmera ao vivo em Surubim clicando aqui


Do Correio do Agreste

Surubim lança Programa Terra Pronta e assina comodato do terreno do Jardim Clonal do Cajueiro

Reforçando o compromisso e a responsabilidade com o homem e a mulher do campo, a Prefeitura de Surubim, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, lançou hoje o Programa de aração “Terra Pronta”, que vai atender 2 mil famílias.


Esta ação beneficiará 35 comunidades rurais e fortalecerá ainda mais a agricultura familiar no município.  Com ela, serão garantidas melhores condições de cultivo nas propriedades das famílias agricultoras.


Ainda na ocasião, foi assinado o termo de comodato do terreno do Jardim Clonal da mudas do cajueiro. Uma ação que vai consolidar ainda mais  linhagem do caju, trazendo benefícios para a agricultura familiar de Surubim e região.


"A agricultura familiar é uma das principais vocações do nosso município. Ao apoiar esses pequenos produtores, além de promover o fortalecimento do setor, a gente gera mais oportunidades de trabalho e renda, dando segurança e dignidade a essas famílias", explica prefeita Ana Célia, apontando o suporte à mulher e ao homem do campo como um dos principais eixos da sua gestão.


Da ASCOM Surubim

terça-feira, 29 de março de 2022

Caged: Brasil cria 328 mil empregos com carteira assinada em fevereiro

O Brasil fechou o mês de fevereiro de 2022 com a criação de 328.507 empregos formais, segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), apresentado hoje (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.


O saldo de fevereiro foi resultado de 2,013 milhões de contratações e 1,685 milhão de desligamentos. Segundo a pasta foi o melhor resultado para o mês da série iniciada em 2010, perdendo apenas para 2021, quando o saldo foi de 397.915 postos.


De acordo com o secretário executivo do ministério, Bruno Dalcolmo, esta foi a primeira vez que o total mensal de admissões superou 2 milhões de vagas, considerando a série com declarações feitas dentro do prazo. O secretário, entretanto, destacou que o resultado não pode ser considerado estrutural e que a tendência é de redução nas contratações.


 

“O que vemos aqui em fevereiro de 2022 do ponto de vista das admissões é algo importante a ser notado. Pela primeira vez estamos acima de 2 milhões de contratações. É claro que não é possível se afirmar que é algo estrutural e que permanecerá nesse patamar”, disse. “Temos já registrado que é natural que se espere alguma desaceleração com relação ao nível de contratação do ano passado. É um processo natural, as empresas não continuarão contratando naquele ritmo do ano passado para sempre”, acrescentou.


Os números mostram que, no mês de fevereiro, os cinco grupamentos de atividade econômica apresentaram saldo positivo, com destaque para o setor de serviços, com geração de 215.421 novos postos com carteira assinada, distribuídos principalmente nas atividades de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.


A indústria geral fechou o mês com 43 mil novos postos, concentrados especialmente na indústria de transformação, que gerou 38.575 postos. A construção fechou o mês com 39.453 novos empregos. Na sequência vêm a agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura que gerou 17.415 postos; e o comércio, com 13.219 postos.


Com o resultado de fevereiro, o estoque de empregos formais ativos ficou em 41.157.217 vínculos, uma variação positiva de 0,8% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado de 2022, foi saldo registrado é de 478.862 empregos com carteira assinada, decorrente de 3.818.888 admissões e de 3.340.026 desligamentos. 


Da Agência Brasil / Foto: Agência Brasília

Projeto da ETE Surubim é premiado na etapa Estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Um projeto da Escola Técnica Antônio Arruda de Farias (ETE Surubim), foi premiado na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, agora o projeto segue para a final nacional.


O projeto fez parte da disciplina Eletiva dos segundos anos de 2021, onde os estudantes foram preparados para atuarem como social media, aprendendo conceitos sobre marketing digital, redes sociais, edição de fotos e vídeos e design gráfico.



O intuito do projeto era fazer uma ponte entre a mão de obra qualificada dos estudantes e empresas locais que precisavam criar ou fortalecer sua presença na internet. Os estudantes puderam vivenciar, na prática, todo o conteúdo que foi aprendido em sala de aula. Estavam a frente do projeto os professores Augusto César, Carlos Lopes e Kamila Freitas. Além da gestão da Escola Técnica que viabilizou as parcerias com as empresas locais.


Da Redação (Negócios & Informes) com informações da ETE Surubim / Foto: Divulgação / Luís Fernando Germano

Aeroporto Internacional do Recife é o mais pontual do Brasil

O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre, administrado pela Aena Brasil, recebeu, nesta segunda-feira (28), o Prêmio Aviação Mais Brasil 2022, do Ministério da Infraestrutura, como o mais pontual do Brasil (categoria entre 5 e 10 milhões de passageiros por ano).


A solenidade ocorreu na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e contou com a presença de autoridades de todas as áreas da aviação, além de representantes das principais empresas do setor aéreo brasileiro. O diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, recebeu o prêmio da concessionária.


O diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti, ressaltou que a pontualidade é um marco do equipamento, garantindo os compromissos no horário. "A pontualidade dos voos reflete a nossa capacidade operacional e a eficiência no atendimento aos passageiros e às companhias aéreas", pontua.


Em janeiro deste ano, foi divulgado o resultado do levantamento The On-Time Performance Report, que registrou o Aeroporto do Recife como um dos cinco melhores do mundo em 2021 no quesito pontualidade, considerando os terminais de médio porte internacional. Dentro da mesma categoria, o Recife obteve a maior pontuação de todas as Américas, sendo o único brasileiro entre os cinco melhores. A pesquisa foi realizada pela consultoria Cirium – uma das mais importantes do setor aéreo.


Do Diario de PE / Foto: Nando Chiappetta/Arquivo DP 

Parque Ecológico José Irineu Cabral é lançado com plantio de ipês amarelos

Fernando Guerra faz explanação sobre o
Parque Ecológico José Irineu Cabral
(Foto: Alline Maiara/ Divulgação)

No momento dos pronunciamentos, o presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim, Fernando Guerra, idealizador do parque, explicou de forma detalhada o objetivo do empreendimento. “Iremos começar a ver o resultado do trabalho que estamos fazendo agora daqui a no mínimo três anos. É um projeto de longo prazo. Esse parque será uma espécie de ‘Arca de Noé’ da vegetação nativa do semiárido”, afirmou.


Fernando também destacou a escolha do homenageado. “O surubinense José Irineu Cabral, foi um dos fundadores e primeiro presidente da EMBRAPA, o mais importante órgão de pesquisa agropecuária do país. O nível de excelência que a EMBRAPA alcançou teve uma contribuição decisiva do trabalho de José Irineu Cabral”.


Após os discursos, os presentes à cerimônia realizaram o plantio de mudas de ipês amarelos. As árvores foram plantadas em locais previamente estabelecidos e quando crescerem, irão marcar os limites do parque. A ação foi orientada por Nezinho Apicultor, responsável pela coleta de sementes de plantas nativas que serão gradativamente introduzidas na área.


O evento contou com a presença de representantes de vários setores da sociedade, a exemplo do juiz de

O padre Inaldo Silva realizou a benção das primeiras
mudas que foram plantadas no local
(Foto: Alan Lucena/ Divulgação)

Direito, Dr. Joaquim Barbosa, titular da 2.ª vara da Comarca de Surubim; da co-deputada estadual da mandata Juntas, Joelma Carla (PSOL); da vereadora de Surubim Ivete Ramos (PT); do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Surubim, Denny Lapenda; do ex-prefeito Antônio Barros; do ex-vereador de Surubim, Aldo Leal, do presidente da União Nordestina da Agropecuária (UNA), José Orlando Duarte e do vice-presidente da instituição, João Teobaldo, criador do Projeto Bosques de Pernambuco; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ilário Pio; do Venerável da Loja Maçônica Fraternidade Surubinense, João Paulo Leal, além de populares.


Localização


Inserido dentro de um terreno de 4,7 hectares onde fica o Parque de Exposições Antônio Farias, a cinco quarteirões da Praça Dídimo Carneiro, centro histórico da cidade de Surubim, o Parque Ecológico José Irineu Cabral terá uma área de 2,5 hectares. Pertencente à instituição que representa os pecuaristas surubinenses o espaço é considerado uma APP – Área de Proteção Permanente, sendo proibida sua ocupação por outras atividades que não sejam a preservação ambiental. No local, passa um riacho que faz parte da bacia hidrográfica do rio Cai-Aí.


Do Correio do Agreste 

segunda-feira, 28 de março de 2022

Surubim abre vagas em dois cursos na área de informática

A Prefeitura de Surubim abre vagas em dois cursos na área de informática. Os cursos são gratuitos e as vagas são limitadas. 

Se você deseja fazer sua inscrição, basta se dirigir até a Casa das Juventudes, munido de seu RG. As aulas já se iniciam dia 04 de abril.

Mas não deixa para a última hora, para não ficar sem vaga!

Maiores informações através do WhatsApp da Secretaria de Juventude e Esportes (81) 98759-1519.



Da ASCOM Surubim


Pernambuco libera uso de máscaras em locais abertos a partir desta terça-feira (29)

Também está liberada a realização de eventos com 100% do público, incluindo shows, festas e estádios de futebol



A partir desta terça-feira (29), não será mais obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos em Pernambuco. Também está liberada a realização de eventos com 100% do público, incluindo shows, festas e estádios de futebol. A flexibilização foi anunciada no início da tarde desta segunda-feira (28) pelo governador Paulo Câmara.


Segundo o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, a decisão é baseada nos recentes dados de saúde do Estado, que registraram, no último sábado (26), a sétima semana consecutiva de queda nos índices da doença no Estado. Além dos casos, óbitos e solicitações de vagas em UTI estarem em patamares baixos, o índice de positividade nos exames processados chegou a 0,95%, menor número desde o início da pandemia, de acordo com o Governo de Pernambuco.

 


“Essas importantes medidas só estão sendo possíveis pela atitude de cada pernambucano e cada pernambucana que, desde março de 2020, compreendeu que só chegaríamos ao ponto atual respeitando as recomendações sanitárias e levando a sério a prevenção”, frisou o governador Paulo Câmara.


Ainda de acordo com o governador, permanece obrigatória a comprovação da dose de reforço para ter acesso aos eventos, bares e restaurantes. Paulo Câmara reforçou também a importância da vacinação na luta contra o novo coronavírus e incentivou a imunização daqueles que ainda não estão com o esquema vacinal completo. 


Da Folha de PE / Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

Inflação da construção é de 0,73% em março

O Índice Nacional de Custo da Construção-M (INCC-M), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,73% em março. O resultado é maior que o de fevereiro (0,48%), mas menor que o de março de 2021 (2%).


Assim, o INCC-M acumula inflação de 1,85% no ano e 11,63% em 12 meses. A mão de obra ficou 1,12% mais cara em março. Em fevereiro, a variação de preços havia ficado em 0,19%.


Os materiais, equipamentos e serviços tiveram inflação menor. Os serviços passaram de 1,69% em fevereiro para 0,79% em março. Já a taxa dos materiais e equipamentos recuou de 0,56% para 0,29% no período.


Por Agência Brasil / Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

BC divulga nova repescagem para saque de valores esquecidos

Quem não sacou recursos esquecidos em instituições financeiras na primeira rodada terá nova chance a partir desta segunda-feira (28). O Banco Central (BC) divulgou mais uma repescagem do site Valores a Receber. Até 16 de abril, haverá novo cronograma de agendamento de saques baseado no ano de nascimento ou de fundação da empresa.


Segundo o BC, todo mundo que fez a consulta terá de repetir o procedimento. As instituições financeiras acrescentaram informações ao sistema e pode haver novos recursos esquecidos. Mesmo quem sacou o dinheiro deve refazer a consulta.



Inicialmente, estava programada para hoje a liberação do saque para correntistas de todas as idades. No entanto, o BC mudou as regras de pagamento e divulgou novo calendário para agendar as retiradas, em etapas escalonadas conforme o ano de nascimento. Assim como nas últimas semanas, aos sábados haverá repescagem dentro da repescagem para quem perdeu a chance do agendamento.



Pelo novo cronograma, o correntista poderá agendar o saque a qualquer hora da data informada, em vez de entrar em horários determinados pelo sistema.


De 17 de abril a 1º de maio, haverá uma reformulação do sistema. As consultas serão retomadas em 2 de maio, na abertura da segunda fase do programa, que incluirá mais fontes de recursos esquecidos no sistema financeiro.


Nas últimas três semanas, os correntistas puderam agendar a retirada, segundo cronograma escalonado pelo ano de nascimento ou de fundação da empresa. Nascidos antes de 1968 puderam pedir o agendamento entre os dias 7 e 12. Para nascidos entre 1968 e 1983, o processo ocorreu dos dias 14 a 19. Na semana passada, foi a vez dos nascidos a partir de 1984, entre os dias 21 a 26. As mesmas datas valem para a criação das empresas.


Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite acesso a todos os serviços digitais. Após o pedido de retirada, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.


Segundo o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas valoresareceber.bcb.gov.br, criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.


A maior parte dos recursos esquecidos, no entanto, é de pequeno valor. De acordo com levantamento do BC, saldos de até R$ 1 correspondem a 42,8% dos casos e de até R$ 10 concentram 69,7% do total.


Apesar do alto volume de consultas, o processo de agendamento de saques está sendo menor que o esperado. Até a última quinta-feira (24), apenas 2,83 milhões de pessoas físicas e 6.172 empresas haviam pedido a retirada. Dos R$ 3,9 bilhões disponíveis, foi agendado o saque de R$ 239,3 milhões por pessoas físicas e de R$ 6,3 milhões por pessoas jurídicas, até agora.


Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:


Passo 1

Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.


Passo 2

Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha o correntista a não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.


Passo 3

Ler e aceitar o termo de responsabilidade


Passo 4

Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber,, sem dar detalhes.


Passo 5

Clicar na opção indicada pelo sistema:


"Solicitar por aqui": para devolução do valor pelo Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.


"Solicitar via instituição": a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).


Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.


Nova fase

Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis. Na segunda etapa, serão incluídas as seguintes fontes de saldos residuais:


cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito não previstas em termo de compromisso;

contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível;

contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários;

demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.

Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias. 



Por Wellton Máximo/Agência Brasil / Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil



Sesc abre vagas para turmas esportivas em Surubim

Unidade oferece aulas de Natação, Hidroginástica, Futebol Society e do projeto MoviMente 50+. Inscrições na Central de Relacionamento  

 

O Sesc Ler Surubim está com vagas abertas para as aulas de modalidades esportivas oferecidas pela unidade para crianças, jovens e adultos. São turmas de Natação, Hidroginástica, Futebol Society e do projeto MoviMente 50+. Os interessados podem fazer suas inscrições na Central de Relacionamento da unidade, localizada na Rua Frei Ibiapina, s/n, no bairro São José.


 

A Natação contribui para aumentar a frequência cardíaca, tonificar os músculos, melhorar a força e a resistência. As aulas são para crianças e adultos, nos seguintes dias e horários: segundas e quartas, às 16h, para crianças dos 5 aos 8 anos; segundas e quartas, às 15h, para o público dos 9 aos 11 anos; terças e quintas, às 17h, para adolescentes dos 12 aos 17 anos. Para os adultos, as aulas acontecem nas terças e quintas, às 18h, e nas segundas e quartas, também às 18h. As mensalidades custam R$ 55, sendo que os trabalhadores do comércio e seus dependentes, com a Credencial do Sesc atualizada, têm desconto e pagam R$ 28.

 

A Hidroginástica auxilia na melhora da força muscular, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Por ser de baixo impacto, não compromete as articulações, apresentando menor risco de lesões. Para os idosos, a atividade melhora a capacidade motora funcional. No Sesc Ler, as aulas acontecem nas terças e quintas, às 7h. Os preços das mensalidades são de R$ 40 para comerciários e dependentes e de R$ 65 para o público em geral.

 

O Futebol Society é destinado às crianças dos 7 aos 10 anos. O esporte promove o aumento da massa e da força muscular, melhora a resistência cardiovascular, estimula a circulação sanguínea, favorece o trabalho de vários sistemas do corpo e, por ser uma atividade coletiva, contribui com a socialização. Os encontros são nas segundas e quartas, às 17h e as mensalidades saem por R$ 15 (dependentes dos comerciários) e R$ 30 (público em geral).

 

O MoviMente 50+ é uma atividade funcional para o público acima dos 50 anos. Os encontros são nas segundas e quartas, das 16h às 17h. A partir da junção das palavras Movimento e Mente, o projeto tem como proposta a prática de exercícios aeróbicos de baixo impacto para corpo e a mente, buscando o estímulo da cognição, da coordenação motora e da concentração. Mensalidades: R$ 30 (comerciários e dependentes) e R$ 50 (público em geral).



Da ASCOM

CDL prestigia lançamento do primeiro parque ecológico de Surubim

Com o início do plantio de cerca de 100 mudas de ipês amarelos a Sociedade dos Criadores de Surubim (SCS), lançou a pedra fundamental do que será o primeiro parque ecológico do município. A cerimônia aconteceu neste domingo (27), ao lado do local onde é realizada semanalmente a feira de gado. O presidente da CDL Surubim, Ilário Pio, esteve presente e parabenizou a diretoria da Sociedade dos Criadores, por essa importante ação ecológica. "O parque é fundamental para a qualidade de vida de Surubim, pois vai permitir inter- relações entre as pessoas, além de ser determinante para a realização de atividades físicas e o lazer", destacou Ilário Pio.


Inserido dentro de um terreno de 4,7 hectares onde fica o Parque de Exposições Antônio Farias, a cinco quarteirões da Praça Dídimo Carneiro, centro histórico da cidade de Surubim, o futuro Parque Ecológico José Irineu Cabral terá uma área de 2,5 hectares. Pertencente à instituição que representa os pecuaristas surubinenses é um local considerado uma APP-Área de Proteção Permanente, sendo proibida sua ocupação por outras atividades que não sejam a preservação ambiental. No local, passa um riacho que faz parte da bacia hidrográfica do rio Cai-Aí.



Presidente da CDL, Ilário, Pio (E), presidente da SCS,
Fernando Guerra (C) e
o ex-prefeito de Surubim, sr. Antonio Barros (D).


Da ASCOM CDL / Com informações do Correio do Agreste 

sábado, 26 de março de 2022

Surubim lança Programa Terra Pronta

Na próxima terça-feira (29), a prefeitura de Surubim lança o Programa Terra Pronta, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico. 


Uma ação que vai beneficiar os agricultores(as) da Capital da Vaquejada, com os cortes de suas terras para plantio. Além do lançamento do programa, também acontece a assinatura do termo de comodato do Jardim Clonal do Cajueiro.


Da ASCOM Surubim

Governo lança medidas que facilitam home office e liberam contratar por produção

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (25) a assinatura de duas medidas provisórias (MP) que impactam o mercado de trabalho. Uma delas flexibiliza o teletrabalho (home office) para além do período da pandemia, abrindo a possibilidade de adoção definitiva de um modelo híbrido e também a adoção de um esquema de trabalho por produção — e não apenas por jornada de trabalho.


Com isso, o trabalhador poderá ser contratado seguindo as regras da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mas sob o regime de produção, inclusive sem controle de ponto, quando estiver no regime de telebrabalho.


A outra MP estabelece um "roteiro" de ações que podem ser tomadas em caso de calamidade pública, incluindo a redução de salário e jornada, como foi autorizado durante a pandemia de Covid-19.


As MPs foram assinadas pelo presidente Jair Bolsonaro durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, mas ainda não foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).


Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o objetivo de uma das medidas é ajustar a legislação às necessidades do trabalho híbrido, explicitada durante a pandemia. O governo libera, com isso, possibilidade de adoção do modelo híbrido e a contratação do trabalhador com controle de jornada (marcação de ponto) ou por produção (sem ponto).


"No caso da jornada, por exemplo, tem que respeitar toda a legislação trabalhista normal. Descanso para o almoço, descanso à noite, tem hora extra", explicou o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Bruno Dalcolmo.


De acordo com o governo, não estão sendo alteradas regras previdenciárias, isto é, a pessoa que adotar o teletrabalho continua com as mesmas normas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que valem para o trabalho presencial.


No caso de o trabalhador ser contratado por produção, não será aplicado o capítulo da CLT que trata da duração do trabalho e que prevê o controle de jornada.


"Se for por demanda, é uma opção do trabalhador, e o trabalhador vai trabalhar e fazer sua entrega no período que ele é mais produtivo, onde melhor interessa, na parte da manhã, na parte da tarde, por algum momento. São possibilidades que se abrem para a empresa e para os trabalhadores", afirmou o secretário-executivo do Ministério do Trabalho.


De acordo com o Ministério do Trabalho, a MP prevê a possibilidade de adoção do modelo híbrido pelas empresas, com prevalência do trabalho presencial sobre o remoto ou vice-versa. O texto estabelece que a presença do trabalhador no ambiente de trabalho para tarefas específicas, ainda que de forma habitual, não descaracteriza o trabalho remoto.


Além do modelo híbrido de trabalho, o funcionário poderá trabalhar em uma localidade diferente de onde foi contratado.


"Vale a legislação de onde ele celebrou o contrato. Dito isto, ele pode morar em outro estado, ele pode morar em outro país, não há problema nenhum. Agora, a beleza disto é que fica permitido que esses detalhes constem do acordo individual entre a empresa e o trabalhador de jornada ou por produção", explicou Dalcolmo.


A reforma trabalhista de 2017 já havia criado regras para o trabalho remoto. Entretanto, de acordo com Dalcolmo, era um modelo "binário" e que gerava insegurança jurídica.


" Não existia nenhuma regulamentação até 2017. Então foi revolucionário naquele momento. Mas naquele momento o trabalho remoto era uma coisa binária, ou você está lá, ou você está aqui. Não tinha essa coisa de flexibilidade. Então o texto gerava esse tipo de interpretação, ele gerava insegurança política, ele amarrava muito as empresas e os trabalhadores", afirmou o secretário.


A MP diz ainda que trabalhadores com deficiência ou com filhos de até quatro anos completos devem ter prioridade para as vagas em teletrabalho. O teletrabalho poderá ser contratado por jornada ou por produção ou tarefa, de acordo com o ministério.


A medida provisória também estabelece que, para atividades em que o controle de jornada não é essencial, o trabalhador terá liberdade para exercer suas tarefas na hora que desejar.


Além disso, caso a contratação seja por jornada, a MP permite o controle remoto da jornada pelo empregador. Por último, permite que teletrabalho também poderá ser aplicado a aprendizes e estagiários.


A medida também prevê a possibilidade da empresa reembolsar os trabalhadores por gastos decorrentes do trabalho remoto, como luz, internet e equipamentos.


A MP ainda muda o auxílio-alimentação. O objetivo, diz o govero, é garantir que os recursos sejam efetivamente utilizados para adquirir gêneros alimentícios.


"O que a gente está fazendo aqui é coibir essa fraude, fechar essa válvula e reorganizar o auxílio-alimentação para o que ele deve ser, que é a alimentação do trabalhador", disse Dalcolmo.


As alterações previstas na MP visam a garantir que os recursos sejam efetivamente utilizados para adquirir gêneros alimentícios e corrigir as distorções de mercado existente na contratação das empresas fornecedoras, afirma o Ministério do Trabalho.


Já a MP com regras sobre situações de calamidade autoriza o saque-calamidade do FGTS, a antecipação do abono salarial e o aumento de parcelas do seguro-desemprego.


Também será possível facilitar o teletrabalho, antecipar férias e feriados e adotar a redução proporcional de jornada de trabalho e salário ou suspensão temporária do contrato.


De acordo com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, a ideia foi criar um "roteiro" de ações que podem ser tomadas:


"Serve como um manual. Aconteceu alguma coisa, seja o que for, do ponto de vista de fenômeno climático ou não, o governo tem um roteiro completo daquilo que tem que fazer". 


Por Agência O Globo / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

sexta-feira, 25 de março de 2022

ONG Sabiá visita projetos agroecológicos em Santa Maria do Cambucá

O coordenador da ONG, Alexandre Pires, debaterá com lideranças rurais temas como direito à água e, especial, o programa cisternas, que vem sendo esvaziado pelo governo federal



O Centro Sabiá, organização que soma quase 30 anos de trabalhos por várias regiões do estado de Pernambuco, tem com o Agreste uma relação especial: foi no município de Bom Jardim que realizaram-se as primeiras ações ligadas à agroecologia e convivência com o semiárido, principais bandeiras da instituição. De olho nessa perspectiva de olhar para o passado e planejar o futuro, o coordenador da ONG, o biólogo Alexandre Pires, chega nesta quinta, 24/3, a Santa Maria do Cambucá para verificar os resultados de alguns dos projetos já realizados e debater os desafios da agroecologia para o semiárido.


No município a organização assessorou 67 famílias em assistência técnica e extensão rural (ATER) com foco em agroecologia, e outras 50 em situação de vulnerabilidade social tiveram a mesma assistência dentro do Programa Dom Hélder Câmara. A ONG também construiu 3 casas de sementes e articulou 827 cisternas entre as modalidades primeira água, calçadão, enxurrada, BAP,  barragem subterrânea, barreiro trincheira, cisterna telhadão e cisterna nas escolas. Por fim, a ONG ainda fomentou o fundo rotativo solidário (FRS), ação onde uma família recebe apoio financeiro para desenvolver determinada atividade econômica (conforme a primeira família paga todas as parcelas do “empréstimo”, uma segunda família recebe esse valor pago e desenvolve também uma outra atividade econômica) .


Há ainda o projeto Reuso de Águas Cinza/ Sistema Agroflorestal (RAC/SAF), onde doze famílias são beneficiadas: as águas das pias, banho e tanque de roupas são filtradas e armazenadas em cisternas especiais para irrigação de plantas frutíferas e forragem para os animais. Durante a pandemia, o município também recebeu cestas agroecológicas. "Ir aos territórios para conversar com nossa equipe e com as famílias agricultoras percebendo os impactos do trabalho na vida das pessoas é fundamental para reafirmarmos nossas estratégias, mas também para sentir quais outras demandas", explica Alexandre.



LUTA POR MAIS POLÍTICAS PÚBLICAS

Além do Centro Sabiá, o biólogo também coordena a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE), rede que desenvolveu o programa de cisternas adotado pelo Governo Federal, ação que infelizmente vem sendo desmontada desde o governo Temer: após o recorde de 111 mil e 106 mil cisternas em 2013 e 2014, respectivamente, ano após ano a construção dessas tecnologias no semiárido vem caindo, até atingir o número pífio de menos de 3 mil em 2021. 

 

“Lamentavelmente temos vivido um apagão das políticas públicas para as populações rurais. Ainda há uma demanda de 350 mil cisternas para atender agricultores, quilombolas e indígenas, principalmente. Em Pernambuco são 38 mil famílias que ainda não têm as tecnologias.”


AJUDE A CONSTRUIR UMA CISTERNA

A campanha "Tenho Sede" é uma alternativa da Articulação do Semiárido Brasileiro para seguir construindo cisternas pelo semiárido brasileiro. Se você puder ajudar com qualquer quantia acesse o site tenhosede.org.br e participe.  

 

Clipe da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=pYWGLsT9cPI


Da ASCOM