Em Pernambuco, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev), há cerca de 700 servidores do INSS. No Estado, existem quase 90 agências no Estado, e a greve afeta todas as unidades.
“Nós, servidoras e servidores públicos federais de Pernambuco, estamos comunicando a todos que estamos em greve. Protestamos contra o congelamento salarial e a atual situação de precariedade pela qual passam diversos órgãos federais responsáveis pela prestação de serviços públicos essenciais à população brasileira”, diz uma carta aberta divulgada no site do Sindsprev. [Confira a íntegra da carta aberta à população].
Ainda segundo o sindicato, outros fatores. como falta de investimento em tecnologia nos computadores, prejudicam o trabalho dos servidores, o que resulta num atraso para concessão dos benefícios. Há pessoas que passam de seis meses a um ano para receber algum resultado do benefício, informou o Sindicato. Em todo o Brasil, há cerca de 2 milhões de processos atrasados.
O Sindsprev, porém, não soube informar quantos atendimentos são realizados diariamente nas agências do Estado.
A greve da categoria, no entanto, não interfere na perícia médica do Instituto. A reportagem procurou o INSS para saber o posicionamento do órgão quanto à greve.
"Não estamos falando sobre a greve", informou o INSS por meio de assessoria de imprensa.
Da Folha de PE / Foto: Divulgação