quarta-feira, 13 de abril de 2022

Primeiro trimestre deve registrar mais de 700 mil vagas de temporários no Brasil

O primeiro trimestre deste ano promete mais de 700 mil vagas temporárias no país, de acordo com os dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM). Em Pernambuco, a expectativa é que também se registre um número de destaque no segmento.


“Pernambuco não foge à regra a nível de perfil de contratações temporárias com um predomínio de vagas operacionais nas áreas industriais. Destaque para o polo automotivo, indústria de derivados de petróleo e combustíveis e alimentos”, ressalta Glaucus Botinha, diretor do Grupo Selpe, empresa especializada na seleção e encaminhamento deste tipo de mão de obra com atuação em Pernambuco e também diretor da Asserttem.


Segundo ele, como boa parte do PIB do estado (acima de 70%) vem das atividades de serviços, este também é um setor que demanda contratações com destaques das áreas de serviços médicos, informáticos e tecnologia, de engenharia, consultoria empresarial, ensino e pesquisa, além do turismo.


O mês de janeiro deste ano gerou 202.220 mil vagas temporárias, um aumento de 13,2% em comparação com o mesmo período de 2021, sendo esse o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2014. De acordo com a ASSERTTEM, no mês, o setor da Indústria foi responsável por 55% das contratações temporárias, seguido pelo de Serviços (35%) e Comércio (10%).


Do Diario de PE / Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil