Entre aqueles que pretendem comemorar a data, 64,7% deverão realizar a compra de presentes. A perspectiva é que cerca 2/3 dos consumidores adquiram apenas um presente para celebrar o momento. Em média, o gasto será de R$ 165. Para viabilizar a compra, 49,1% dos pernambucanos pretendem utilizar o cartão de crédito. O pagamento em dinheiro foi citado por 30,8%, seguido do cartão de débito (16,3%) e do PIX (10,4%).
Já para outra parte dos pernambucanos, 17%, a celebração acontecerá em restaurantes ou lanchonetes. O percentual também está abaixo do registrado em anos anteriores, quando 25% da população afirmou pretender celebrar em restaurantes e lanchonetes.
Para a Fecomércio-PE, os resultados refletem o ambiente de inflação elevada que vêm afetando os preços em diversos segmentos do varejo e serviços. No caso dos serviços de alimentação fora do domicílio, por exemplo, o IPCA-15 aponta um aumento de 6% em 12 meses na Região Metropolitana. Assim, apesar do fim da maioria das restrições relacionadas à Covid-19, a maior parte dos consumidores, 55%, considera comemorar a data em confraternização doméstica, inclusive para viabilizar a compra de presentes.
Do Diario de PE / Tânia Rego/Agência Brasil