Com cerca de 5 mil expositores, a feira comemorou os 30 anos do movimento Manguebeat. “Em uma edição tão especial para nós, em ritmo de retomada, chegamos ao fim desta Fenearte comemorando os números de público e vendas. A movimentação financeira superou nossas projeções, consolidando a Fenearte como uma importante plataforma de fomento à cultura e ao artesanato no Brasil. São meses de preparação para que a feira seja sempre este sucesso e o nosso desafio é evoluir a cada edição”, detalhou a coordenadora geral da Fenearte, Márcia Souto. “Outro exemplo desse incremento foi a ampliação das vendas no espaço do Programa do Artesanato de Pernambuco que teve um incremento de 15% em relação a 2021 e de 40% em relação de 2019”, finalizou.
Além disso, o evento contou com salões de arte, exposições, desfiles de moda, oficinas gratuitas, rodas de conversas, aulas de gastronomia, visitas guiadas e diversas atrações artísticas. Foram cerca de 700 espaços em uma área de 30mil m², além de mais de 2,5 mil postos de trabalho temporários. O evento de fato foi marcado pela bandeira pernambucana, com 80% de participação artesanal vinda do estado. Os outros 20% foram expositores de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal. O setor internacional contou com 26 países, como Japão, Egito, Emirados Árabes e Angola.
“Voltamos a realizar a feira no período tradicional de julho por meio de um esforço coletivo de vários órgãos e secretarias do Governo de Pernambuco. A Fenearte 2022 foi um feito grandioso, digna do grande público que a prestigia. A feira hoje concentra inúmeras expressões culturais e impulsiona o artesanato e demais expressões da economia criativa”, explicou o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto Abreu e Lima.
Ainda sobre o evento, o Sebrae/PE divulgou o resultado dos negócios realizados em três dias de feira, com movimentação financeira superior a R$1,5 milhão, inclusos em compras efetivas durante o evento e negociações. Nesta edição, foram feitos 70 encontros, com 40 lojistas e 40 artesãos.
A Fenearte foi realizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC), da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Secretaria Estadual de Turismo, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria Estadual de Cultura. Além disso, o evento também contou com os patrocínios da Copergás, Bradesco e Jeep I Stellantis, e o apoio da Rede Globo, Shopping Tacaruna, Sebrae, CIPEC, AGE, Coca-Cola, Shopping RioMar, Programa do Artesanato Brasileiro, Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Artesanato de Pernambuco.
Da Folha de Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco